Dirigido por Sam Raimi, muito conhecido pela franquia de terror Evil Dead (A Morte do Demônio). Doutor Estranho No Multiverso da Loucura surpreendeu os fãs, quando a empresa anunciou que o filme seria de terror. Contudo, pode até não parecer, mas não é de hoje que a Marvel trás filmes de super-heróis com um tom bem mais sombrio do que de costume. Além disso, os filmes da Marvel com Terror já existem há um bom tempo. O filme Multiverso da Loucura traz de volta uma antiga união, entre horror e heróis.
Leia também:
A sequência de Doutor Estranho (2016) teve seu anúncio com nome e tudo em 2019, logo no final da trilogia Vingadores: Ultimato. O filme, estrelado por Benedict Cumberbatch teria a direção de Scott Derrickson (O Exorcismo de Emily Rose). Contudo, após algumas negociações, o diretor Saim Raimi foi quem de fato assumiu o projeto. Isso, em uma promessa onde o filme iria mudar totalmente o Universo Cinematográfico Marvel. Assim, prometendo que a sequência seria a produção mais assustadora da Marvel.
Michael Waldron (Heels), roteirista da série Loki de 2021 e Doutor Estranho 2, comentou em uma entrevista que o primeiro Doutor Estranho, infelizmente não havia sido um filme de terror, embota tenha alguns elementos do gênero. Contudo, ao começar a trabalhar com Sam Raimi, ele garantiu que o filme seria bem assustador.
Claro, que esse fato ajudou e muito no marketing filme Doutor Estranho 2, mas por outro lado essa afirmação, deixou os fãs do herói um pouco preocupados. Afinal, uma promessa dessas têm a obrigação de ser cumprida, mas não é que no final das contas tudo deu certo como haviam planejado? O retorno do tema de terror na Marvel, depois de um longo tempo após a franquia Blade, promove certamente uma combinação de garante sucesso. Afinal foi no ano de 1998, que a Marvel começou sua trajetória nos cinemas ao começar a franquia do caçador de vampiros.
Vale lembrar, que antes disso, o diretor Sam Raimi, ao dirigir Homem-Aranha, na famosa trilogia dos anos 2000, trouxe uma série de elementos assustadores durantes os três filmes. Claro, isso não é nem de perto o terror que vimos nas obras a seguir e muito menos nos longas Evil Dead do diretor. Contudo, as obras contém algumas cenas bem assustadoras, como as cenas de jumpscare do Duente Verde, ou até mesmo a transformação do Doutor Octopus. Confira a lista dos 7 filmes da Marvel com uma abordagem de filmes de terror.
Blade: O Caçador de Vampiros – 1998
No ano de 1998 no dia 21 de agosto, o primeiro entre os filmes da Marvel com terror entrou em cena, Blade: O Caçador de Vampiros. O diretor Stephen Norrington (O Mundo Fantástico de Oz) e o escritor David S. Goyer (Batman Begins) comandam a trama. O filme é baseado no super-herói dos quadrinhos da Marvel, como o mesmo nome. Já o elenco conta a presença do ator Wesley Snipes (Passageiro 57) como o protagonista Eric Brooks, ou como conhecemos, Blade.
Nesse sentido, o filme foi um sucesso comercial, arrecadando cerca de $70 milhões nos Estados Unidos e mais $ 131,2 milhões por todo mundo. Entretanto, contou com muitas falhas em um roteiro inconsistente, mas a trama ainda assim garantiu críticas mistas durante sua exibição. Assim, Blade deu início ao sucesso cinematográfico da Marvel, sendo o primeiro entre muitas adaptações de quadrinhos que estavam por vir.
Com uma pegada sombria para a época, a trama unia ação, super-heróis, vampiros, sustos e muito sangue. A cena que abria o filme foi considerada única, onde acontece um massacre sangrento dentro de uma boate. O filme, fez tanto sucesso que acabou ganhando duas sequencias Blade II e Blade: Trinity, todas com o roteiro de David S. Goyer e Snipes como centro da trama.
Portanto, podemos afirmar que a obra foi um guia para outras produções do mesmo gênero. Onde ação, sexo, sangue e criaturas sobrenaturais em uma estética lotada de maquiagem garantiram sua marca. Por exemplo, um filme como Anjos da Noite (2003) provavelmente só conseguiu o seu legado, por causa da franquia.
Já trama acompanha Eric Brooks que se tornar um híbrido, ou no filme mais conhecido como um Dhampir ainda na barriga da sua mãe. Pois quando ela estava grávida de Eric, foi mordida por um vampiro. Trinta anos depois, ele se torna Blade um caça vampiros, possuindo as habilidades especiais dos vampiros, mas sem suas fraquezas. Ainda com aspecto humano, contudo ele ainda precisa consumir sangue humano para se manter forte. Assim, ele impede que mais inocentes morram, como foi o caso de sua mãe.
Dessa forma, ele está junto do seu mentor Abraham Whistler (Kris Kristofferson) e da médica hematologista Karen Jenson (N’Bushe Wright) em sua eterna luta contra os vampiros. Contudo, ao invadir um clube do vampiro Deacon Frost (Stephen Dorff), ele passa por uma série de acontecimentos que levam Karen a ser mordida por um vampiro, assim carregando a sua marca. Enquanto isso, os vampiros mais jovens, comandados por Frost desafiam os anciões a fim de travar uma guerra entre humanos e vampiros que está muito longe de acabar.
Assista “Blade: O Caçador de Vampiros” na HBO Max→
Blade II – 2002
Logo após o sucesso do primeiro filme, a Marvel junto à produtora New Line já haviam feito planos para uma sequência, isso ainda no ano de 1999. Por fim, o diretor Guillermo del Toro (A Forma da Água) foi contratado pelo próprio presidente da produtora, Michael De Luca. O roteirista da franquia Blade, David Goyer, fã de longa data de Guilhermo, acreditando que ele acrescentaria o que faltava no filme. Assim, Guilhermo del Toro entrou de cabeça na direção tentando mudar o conceito romantizado que as pessoas haviam criado em torno dos vampiros, transformando-os em criaturas assustadoras.
Guilhermo que era um diretor visual muito forte na época só havia dirigido os filmes Cronos (1993), Mimic (1997) e El espinazo del diablo (2011). Contudo, todos possuíam críticas extremamente positivas. Ele era um grande fã de história em quadrinhos, e sabia muito bem o que fazer. Por fim, o filme contou com efeitos especiais gerados em computador e dublês digitais, algo raro na época.
Assim, as filmagens de Blade II, ocorreram em Praga na República Tcheca e depois, em Londres, durante março a julho de 2001. Em 22 de março de 2002, o filme foi lançado nos cinemas, e mais uma vez um sucesso de bilheteria, garantindo $ 155 milhões. A sequência recebeu críticas mistas, contudo mesmo assim ainda foi bem mais elogiado que o primeiro. Assim, recebendo principalmente elogios por sua direção e sequencias de ação. Já, Wesley Snipes afirmou, que embora retornar ao papel tenha sido um grande desafio ele amou interpretar todas as performances do personagem, e se divertiu muito em recriar algo que já fez.
A trama que mais uma vez acompanha o híbrido Blade, em sua saga em proteger os humanos dos vampiros. Sempre, incentivado pelo seu mentor Abraham Whistler, que foi considerado morto, após ser atacado por Frost, se transformando em vampiro e mantido em cativeiro em Praga. Blade vai atrás do seu mentor, e resgata Whistler o curando, isso tudo com a ajuda de Scud (Norman Reedus), seu novo capanga.
Agora, ele precisará cravar uma batalhada contra um grupo primitivo de vampiros mutantes, os “Reapers”, transformados em uma pandemia. A raça transforma os humanos em vampiros em poucos minutos. Além disso, as criaturas são ainda mais vorazes e perigosas que os vampiros comuns.
O vampiro puro-sangue Eli Damaskinos (Thomas Kretschmann), envia Asad (Danny John-Jules) e sua filha Nyssa (Leonor Varela) a fim de conseguir uma trégua com Blade, para então combater os Reapers. Contudo, eles descobrem que os mutantes são imunes a maior fraqueza dos vampiros, o sol, tornando a situação ainda pior. Agora, Blade seus aliados, humanos e vampiros, precisam unir forças para lutarem antes os vampiros mate todo o mundo.
Assista “Blade II” na HBO Max→
Blade Trinity – 2004
Infelizmente, a trilogia foi encerrada de forma decepcionante com o péssimo Blade Trinit em dezembro de 2004, com o roteiro e direção de David S. Goyer. A obra teve um orçamento de $ 65 milhões e arrecadou $ 132 milhões. Entretanto, garantiu a pior avaliação entra os filmes da trilogia, a obra foi extremamente critica por conter temas estereotipados. Por fim, até tentaram fazer acontecer no ano de 2006 a série Blade: The Series, que também não foi para frente.
O filme começou a ser desenvolvido ainda em 2001, quando a produtora New Line fez um acordo com David S. Goyer, para que ele fosse o produtor e roteirista do filme. Mais adiante, em 2003, Ryan Reynolds se juntou ao elenco, seguido por Jessica Biel.
O terceiro filme da franquia contou com muitos problemas nos bastidores, já que o astro Wesley Snipes não estava contente com o roteiro do até então diretor. Assim, Goyer que já era o roteirista e produtor da série foi selecionado para substituir o atual diretor. Contudo, Snipes não se deu por vencido e contínuo alegando diferenças criativas.
O ator foi acusado de causar diversos tipos de problemas durante as filmens, se recusando a muitas vezes de participar das cenas. Por fim, Goyer precisou usar dublês e efeitos de computação para substituir o personagem. O ator Patton Oswalt que interpretou Hedges, afirmou que o ator se tornou violento e passava a maior parte do tempo fumando maconha em seu trailer. Alguns ainda disseram que o ator também não interagia com o elenco, e apenas se comunica através do seu assiste. Contudo Snipes negou todas as acusações disse que como era um dos produtores executivos do filme tinha liberdades que outros não entendiam.
A terceira parte da trilogia Blade acompanha um grupo de vampiro que tenta encontra a tumba que pertenceu ao primeiro vampiro de todos, Drácula. A fim de evitar que Blade interfira na descoberta, Danica Talos (Parker Posey) arma para que ele seja incriminado de um assassinato humano. Assim, O FBI, começa a procurar pelo caçador e ao encontrarem seu esconderijo e matam seu mentor Abraham Whistler.
Após ser preso, Blade é resgatado por Hannibal King (Ryan Reynolds) e Abigail Whistler (Jessica Biel) filha de Abraham Whistler. A dupla o convida para fazer parte dos caçadores de vampiros intitulados Nightstalkers. Por fim, Blade descobre que a vampira Danica Talos reviveu o poderoso Drácula, o primeiro vampiro que já existiu. Agora Blade precisa se juntar aos caçadores para usar uma nova arma, que promete eliminar os vampiros. Agora, para proteger o futuro da humanidade, eles vão precisar enfrentar o inimigo mais mortal de todos os tempos.
Assista “Blade Trinity” na HBO Max→
Motoqueiro Fantasma – 2007
Quase uma década depois, em fevereiro 2007, nascia o filme Motoqueiro Fantasma, que usou a mesma premissa de Blade para garantir sucesso. O filme baseado no personagem dos quadrinhos da Marvel, foi escrito e dirigido por Mark Steven Johnson (Demolidor). Contudo, o filme que era muito esperado pelos fãs do personagem dos HQ’s recebeu críticas extremamente negativas, tanto pelo público quando pelos próprios críticos. Com um roteiro clichê e genérico a história do filme não cativou ninguém.
Entretanto, o filme ainda foi um sucesso de bilheteria, contanto com um orçamento de $ 110 milhões e garantindo $ 228,7 milhões em troca. Ainda assim, o filme pode pecar, mas contem alguns bons momentos do vigilante e uma ótima computação gráfica.
A Marvel havia começado o desenvolvimento do filme ainda em 1992, mas travava uma discussão sobre quem seria o produtor do projeto, mas somente em 1997 o filme conseguiu seu roteiro e produção. Os produtores abordaram o ator Eric Bana para interpretar o herói, contudo os produtores o colocaram em Hulk. Após nove anos em 2001 o ator Nicolas Cage, fã dos quadrinhos do herói entrou para o elenco. Isso após mostrar seu interesse no papel, já que o ator Johnny Depp também queria interpretar o personagem.
Após o sucesso da franquia Homem-Aranha a produtora Columbia Pictures procurou adquirir os direitos do filme, e o roteiro foi reescrito por Shane Salerno (Armageddon). Só em 2003, Mark Steven Johnson assumiu o comando do Motoqueiro Fantasma. As filmagens do filme foram adiadas durante muito tempo através dos anos. O filme só começou de fato a ser gravado em fevereiro de 2005, na Austrália e depois em 2006 em Vancouver, durante uma refilmagem.
Já a trama companha Johnny Blaze, um garoto de 17 anos cuja mãe está com câncer, o demônio Mefisto faz uma proposta ao rapaz de curar sua mãe em troca da sua alma. Ao amanhecer a mãe de Johnny está curada, mas seu pai acaba morrendo queimado no mesmo dia. O menino acusa Mefisto, mas ele nega que tenha descumprido o contrato.
Alguns anos depois em 2007, Johnny se torno um acrobata de motocicletas, um dia ele vai a um encontro com sua ex-namorada Roxanne (Eva Mendes) que abandonou após a morte de seu pai. Entretanto, a caminho do local, ele encontra Mefisto que em fim transforma Johnny em seu novo Motoqueiro Fantasma. Mefisto diz que devolverá a sua alma quando ele derrotar seu filho, o Coração Negro. Então, Johnny tem sua pele corroída por fogo e se transforma em um esqueleto, garantindo o poder das chamas.
No outro dia, de volta a forma humana, Johnny encontra um homem chamado Zelador que conta a verdadeira história do Motoqueiro Fantasma, garantindo que tudo que aconteceu na noite anterior acontecerá novamente. Assim, forçado a obedecer as ordens de Mefisto, ele decide enfrentá-lo usando seus poderes para ajudar as pessoas.
Assista “Motoqueiro Fantasma” na HBO Max→
Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança – 2012
Embora o primeiro filme não tenha sido bem avaliado, em 2011 a Sony fez uma nova tentativa ao lançar Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança. Muito diferente dos filmes anteriores da Marvel, a trama se torna uma sequência de ação que também não funcionou bem. O ator Nicolas Cage reprisa o seu papel como Johnny Blaze. A direção é feita por Mark Neveldine (Jonah Hex) e Brian Taylor (Adrenalina 2 – Alta Voltagem), enquanto o roteiro é de Scott M. Gimple (The Walking Dead: Um Novo Universo )
A obra teve seu orçamento cortado pela metade, sendo de apenas $ 57 milhões, mas arrecadou cerca de $ 132 milhões. Ainda assim, o filme conseguiu ser mais duramente criticado do que o primeiro, em um roteiro desfavorecido, atuações ruins e um CGI péssimo. Após isso, o ator Nicolas Cage saiu do papel, enquanto um terceiro filme não aconteceu.
No Rotten Tomatoes o filme tem um índice de aprovação de apenas 18%, em uma classificação média de 4/10. Enquanto isso o Metacritic deu a pontuação de 34 entre 100 pontos. A trama foi até mesmo indicada a dois prêmios no Framboesa de Ouro, incluindo “Pior Ator” e “Pior Sequência”.
Motoqueiro Fantasma 2 foi confirmado ainda em 2007, com os atores principais mantendo o interesse em reprisar os personagens, que gostariam de ver um filme mais sombrio. Em 2009 a Columbia Pictures autorizou o projeto, enquanto buscava por novos integrantes do elenco. As filmagens começaram em novembro de 2010, sem a atriz Eva Mendes no elenco. As gravações ocorreram na Romênia e Turquia, sendo na cidade de Sibiu a maioria das cenas.
A trama acompanha novamente Johnny Blaze, após nove anos dos acontecimentos do primeiro filme. Ele fica durante todo esse tempo, tentando esconder sua maldição na Europa. Contudo, após um menino de 10 anos chamado Danny que pode ser a salvação mundo ser feito de refém por uma seita, ele precisa assumir novamente a forma do Motoqueiro Fantasma. Moreau (Idris Elba) se oferece para restaurar a alma de Johnny, caso ele ajude a encontrar o menino.
Por fim, Johnny precisa entrar em uma corrida contra o tempo, antes que um ritual onde a alma do demônio Roarke ( Ciarán Hinds) entre no corpo de Danny (Fergus Riordan). O filme contém uma sequência infinita de cenas de ação, que nunca acabam. Além disso, a trama é bem similar a franquias como Carga Explosiva, onde muitas coisas explodem, em uma correria sem fim, mas pouca essência é mantida ou até mesmo explicada.
Assista “Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança” na Netflix→
Os Novos Mutantes – 2020
Depois de o Motoqueiro Fantasma, mais nenhuma produção da Marvel Studios implicou no tema terror. Durante esses anos, foram construídas as histórias entre os Vingadores, com uma pegada completamente diferente. Somente no ano de 2020, quase dez anos sem se quer ousar falar sobre o tema, estreava o filme Os Novos Mutantes. A obra que apresentava uma trama derivada da tradicional equipe X-Man, passou por uma série de filmagens e refilmagens, e muitos adiamentos até chegar aos cinemas. Embora a obra tenha sido um belo fracasso, houve uma série de homenagens aos clássicos do horror. Entretanto, o roteiro não agradou nem os fãs dos super-heróis, tão pouco os amantes de terror.
Josh Boone (A Culpa É Das Estrelas) dirigiu o spin-off, com o roteiro que ele escreveu junto a Knate Lee (O Sequestro). A contratação da dupla foi feita ainda em 2016, e as atrizes Maisie Williams e Anya Taylor-Joy entraram para o elenco em 2016. As filmagens ocorreram em 2017 no antigo hospital psiquiátrico Medfield State Hospital, na cidade de Boston, o local foi o cenários de vários filmes de terror. Durante esse meio tempo a obra teve vários adiamentos, e um dos motivos é a compra da 20th Century Studios, feita para Disney.
No site Rotten Tomatoes o filme possui um índice de 36%, com uma classificação 4,8/10. No Metacritic, sua pontuação é de 43 entre 100. Durante o tempo em que esteve nos cinemas, críticos dos jornais The New York Times e Globe and Mail escreveram sobre o quão descontentes ficaram com o filme. Alguns jornalistas até se negaram a comentar sobre a obra, já que na época, a pandemia estava no seu auge. Mesmo assim, a obra ainda recebeu uma indicação ao Saturn Award na categoria Melhor adaptação de quadrinhos para filmes
O filme os Novos Mutantes, recebeu críticas maioritariamente negativas. Contudo, a situação se agravou ainda mais quando a obra se tornou um fracasso de bilheteria. Já que o orçamento da produção era entre $ 67 a 80 milhões, mas só arrecadou $ 49 milhões em todo mundo, um prejuízo inimaginável para um filme da Marvel.
Sendo um dos filmes da Marvel com terror em maior quantidade, a produção investiu pesado no tema para o filme. Seu primeiro trailer, aconteceu em uma sexta-feira 13 e teve inspiração no filme It – A Coisa. Além disso, a famosa música Another Brick in the Wall, Part 2 da banda Pink Floyd trazia um tratamento ainda mais obscuro para a trama.
Já a trama, retrata um grupo de jovens mutantes que são mantidos em uma instalação secreta. A jovem Danielle Moonstar (Blu Hunt) é a primeira a aparecer, logo após ter o local onde mora destruído por um tornado é a única sobrevivente a acordar em um hospital. No local a Dra. Cecilia Reyes (Alice Braga) explica para a menina que ela não é um ser humano comum, mas sim um ser mutante e ela precisa ficar no hospital até aprender a controlar o seus poderes.
Depois, ela conhece mais cinco adolescentes Sam Guthrie (Charlie Heaton), Illyana Rasputin (Anya Taylor-Joy), Roberto da Costa (Henry Zaga) e Rahne Sinclair (Maisie Williams). Todos eles estão no local, pelo mesmo motivo em comum, devido aos seus poderes eles causaram grandes tragédias. Reyes parece estar ajudando os jovens, contudo eles acabam desconfiando que algo a mais está escondido sob a instalação. Por fim, eles vão reviver seu passado e enfrentar seus maiores traumas, para em fim escapar dessa prisão.
Assista “Os Novos Mutantes” na Disney+→
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura – 2022
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é a sequência de Doutor Estranho (2016) e o 28º filme do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). A trama acontece após os acontecimentos de Homem-Aranha Sem Volta para Casa (2021), onde Strange acaba afetando o multiverso. O filme que já tinha sequência garantida logo em 2016 teve elementos adicionados após os acontecimentos das séries WandaVision e Loki.
O diretor Sam Raimi adicionou os mais vários elementos de terror no filme, quase todos, fazem Wanda Maximoff, a maior vilã do filme. Mesmo que a trama não seja de fato um filme de terror, no que é proposto em sua classificação para maiores de 14 anos ele promete tudo que cumpre. Muita tensão, sustos, um pouco de sangue, isso em torno de uma atmosfera assustadora. Algo que o diretor Raimi consegue fazer num piscar de olhos.
A estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura aconteceu no dia 2 de maio de 2022, na Fase Quatro do MCU. Até agora o filme já arrecadou $ 688,1 milhões em todo o mundo, se tornou a segunda maior bilheteria do ano, logo após The Batman. Os críticos exaltam o visual, elenco e o trabalho do diretor dentro do filme.
A trama do filme se concentra na saga do personagem de Doutor Estranho, em proteger a adolescente America Chavez (Xochitl Gomez) que possui a capacidade de viajar pelo multiverso. Conforme entram nos mais diversos locais do multiverso, acabam recebendo a ajuda de alguns aliados, alguns deles já conhecidos pelo público. Eles vão atravessar milhares de realidades alternativas para escapar da Feiticeira Escarlate.
Vale lembrar que a Marvel Studios confirmou um reboot de Blade, e parece que a saga de filmes de terror da Marvel, está apenas começando. Assista Doutor Estranho no Multiverso da Loucura nos cinemas de todo Brasil.