O filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura conquistou oficialmente o título de primeiro filme de terror da Marvel. A trama que bateu diversos recordes de bilheteria em seu primeiro fim se semana nos cinemas, contem algumas cenas que realmente dão medo. Acompanhe a lista dos seis filmes de terror que inspiraram Doutor Estranho 2.
Leia também:
O diretor Sam Raimi, é conhecido mundialmente pelos seus famosos filmes de terror, com um estilo diferente do comum. Seus sucessos incluem a franquia Evil Dead – A Morte do Demônio, que vez com que o diretor se tornasse um ícone dos clássicos de terror. A franquia conta com quatros filmes, sendo três deles realizados bem no começo da carreira do diretor. Já o quarto filmes, é um reboot do primeiro, que estreou nos cinemas no ano de 2013, intitulado de apenas A Morte do Demônio.
Depois, no ano de 2009, ele comandou o filme Arraste-me para o Inferno, que possuía o roteiro do seu irmão, Ivan Raimi. Embora o filme tenha estreado no ano de 2009, a história foi escrita antes mesmo de Raimi assumir a direção de Homem-Aranha 1, 2 e 3. A obra estreou no Festival de Cinema de Cannes, além disso, foi um sucesso de bilheteria, arrecadando cerca de US$ 90 milhões em todo mundo. Na época, acabou vencendo a categoria de “Melhor Filme de Terror” no Scream Awards e também no Saturn Awards de 2010.
Quando se trata de super-heróis, Sam Raimi ficou extremamente popular ao dirigir a franquia de Homem-Aranha, de 2002 a 2007. As obras foram um baita sucesso, e o primeiro filme foi até indicado ao Oscar, nas categorias “Melhores Efeitos Especiais” e “Melhor Mixagem de Som”. Contudo, se formos parar para pensar, realmente a franquia possuía traços sobrenaturais e diabólicos, como caso do personagem Duende Verde, vivido pelo excelentíssimo Willem Dafoe. Embora o terceiro ainda tenha sido um sucesso de bilheteria, os fãs e os críticos não gostaram nada do da trama. Desde lá, Raimi nunca mais trabalhou em filmes de heróis.
Embora houvesse alguns boatos, quando Sam Raimi foi confirmado na direção de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, após o final do primeiro teaser do filme, os fãs vieram a loucura. Isso por tamanha a expectativa que o filme já gerava, e agora, junto a um diretor extremamente amado pelos fãs da Marvel. Assim, não foi surpresa nenhuma, quando Doutor Estranho 2 foi creditado como o primeiro filme oficial de terror do Universo Cinematográfico da Marvel. A obra que contém traços aterrorizantes e alguns sustos recebeu uma indicação PG-13, ou seja, para maiores de 13 anos, por esses motivos.
Assim, enquanto a Marvel trouxe um diretor extremamente querido de volta, e entregou o que os fãs dos quadrinhos queriam ver. Ela também agradou e muito os fanáticos pelos filmes de terror, principalmente com referencias a 6 filmes de terror que inspiraram Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, acompanhe a lista abaixo:
Dia dos Mortos – 1985
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura entrega os zumbis no estilo do filme Dia dos Mortos, do ano de 1985. O filme cultua o diretor George A. Romero, que faleceu em 2017, sendo conhecido como o mestre dos zumbis. Em Doutor Estranho 2, a referência ao filme Dia dos Mortos, acontece quando Stephen Strange, possui sua versão zumbi do multiverso, a fim de controla-lo. Assim, podemos até acompanhar a clássica cena de filmes de terror zumbi, onde a mão do morto-vivo, sai dentro do túmulo, atravessando a terra.
Também podemos ver a homenagem, quando um grande enxame de Doutores Estranhos Zumbis impede Strange, de invadir o corpo. Por fim, somos presenteados por centenas de mãos de mortos-vivos agarrando o personagem. A cena, é uma cópia identidade do filme Dia dos Mortos, onde várias mãos zumbis, agarrando o herói do filme.
O filme Dia dos Mortos do ano de 1985 acompanha a história de um mundo devastado após um apocalipse zumbi. Os poucos humanos que restam vivem em acampamentos lotados e bunkers subterrâneos. Em uma dessas instalações, cientistas tentam encontrar a solução para a pandemia de zumbi, enquanto os soldados protegem esses profissionais. Assim, somos apresentados os personagens principais, Doutora Sarah Bowman (Lori Cardille), Capitão Rhodes (Joseph Pilato), o Soldado Miguel Salazar (Anthony Dileo JR.), Doutor Logan (Richard Liberty), o radialista Bill McDermott (Jarlath Conroy), além do piloto de helicóptero John (Terry Alexander). Um das últimas pessoas sobreviventes do mundo, que ainda procuram por outros seres vivos.
Contudo, o cientista Logan, apelidado de Frankenstein acredita que os zumbis podem ser domesticados, mantendo cobaias dentro do subterrâneo. Enquanto alguns se opõe a isso, outros acreditam que a ideia do cientista pode ser a única solução que resta. Conforme o tempo passa, a escassez de suprimentos e perda de munição acarreta na tensão entre soldados e cientistas. Assim a tensão e o desespero, faz a equipe estar em guerra contra si mesmo.
Assista “Dia dos Mortos” no Hulu→
O Iluminado – 1980
Em uma homenagem sutil ao clássico do terror O Iluminado, o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, relembra brevemente o icônico vilão Jack Torrance, vivido pelo ator Jack Nicholson. A cena em questão acontece no Complexo Illuminati, no momento em que Steve Strange, America Chavez (Xochitl Gomez) e Christine Palmer (Rachel McAdams) fogem da Feiticeira Escarlate. Durante o instante em que estão na Terra 838, eles se encontram um um imenso labirinto de túneis. Enquanto isso, Wanda está mancando e perseguindo os personagens, assim como fez Jack Torrance com seu fiel machado, ao perseguir sua esposa Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd) em O Iluminado. Além disso, a personagem Wanda, acompanha a mesma expressão corporal de Torrance. No momento em questão, o foco vai para os olhos da feiticeira, olhando para cima, com a cabeça ligeiramente inclinada para baixo, e um pequeno sorriso nos lábios.
O filme O Iluminado é um terror psicológico dos anos 80, baseado no livro de Stephen King de 1977. A obra é um clássico, sendo constantemente uma grande influência que deu origem a muitas outras cenas de filmes. A trama acompanha o personagem Jack Torrance, um aspirante a escritor, que se torna caseiro do isolado Hotel Overlook, nas montanhas congeladas do Colorado. Durante o inverno, Jack vai para hotel junto com sua esposa e filho, que possui um dom terrível, de premonição, onde pode ver o passado e o futuro. O menino consegue ver o passado do hotel, e todo mal que aconteceu no local, onde o antigo zelador enlouqueceu e matou sua família depois a si mesmo.
Nesse momento, Jack passa por um bloqueio mental e não consegue escrever, enquanto as visões de Danny se tornam ainda mais perturbadora. Já o cozinheiro do hotel, possui a mesma capacidade que Danny e consegue se comunicar com o menino, tornando as coisas ainda mais estranhas. Contudo, um dia o escritor acaba descobrindo os segredos mais sombrios do local. E após uma tempestade que deixa a família ilhada no hotel a sanidade de Torrance começa a ir embora. Devido a influências sobrenadais, Jack agora se transforma em uma maníaco psicótico, que passa a fazer da vida da família um inferno.
Assista “O Iluminado” na Netflix→
Carrie a Estranha – 1976
O personagem O Iluminado do ator Jack Nicholson não é o único dos livros de Stephen King em que a Wanda da Terra-838, possuída pela Feiticeira Escarlate se assemelha. Carrie a Estranha é outro entre os filmes de terror que inspiraram Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Assim, existem duas coisas diferentes, em relação a sua presença ao entrar na Fortaleza Illuminati pela primeira vez. Existe um certo baque, ao ver a personagem encharcada de sangue o que por si só, já se remete imediatamente a personagem Carrie do filme Carrie a Estranha do ano de 1976. Contudo, um outro momento é enquanto caminha em linha reta, mantendo os braços para baixo, ao lado do corpo com os dedos das mãos esticados. A imagem é a exata cópia de quando Carrie, causa o ataque telecinético durante o baile da escola, nos eventos principais do filme.
Lançado em 3 de novembro do ano de 1976, Carrie, ou como conhecido no Brasil, Carrie a Estranha, é um filme norte-americano de terror, suspense e drama, baseado na obra de Stephen King. Através dos anos o filme se tornou um sucesso comercial e também crítico, sendo um influenciador dentro da cultura pop. O filme arrecadou $33,8 milhões, enquanto seu orçamento foi de apenas $ 1,8 milhão, ou seja, algo muito discrepante ao que imaginaram. As atrizes Sissy Spacek que interpretou Carrie, e Piper Laurie que fez Laurie, foram indicadas aos prêmios de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar do ano de 1977. A obra é continuamente citada como uma das melhores adaptações do livro, e existe centenas de personagens que se baseiam no personagem, assim como aconteceu com Wanda.
Já a trama acompanha a adolescente Carrie White uma garota extremamente tímida e reclusa que sofre bullying entre os colegas de escola. Sua mãe, Margareth, é uma fanática religiosa que maltrata a garota, fantasiando a situação como se estivesse protegendo a garota. Em sua primeira menstruação, Carrie começa a mudar e agir de forma estranha, sendo humilhada perante as colegas no banheiro. A turma de meninas que estava no local sofre punição durante as aulas de educação física, devido ao ocorrido, com a condição de fazer algumas tarefas em troca de ir ao baile. Porém, a personagem Chris Hargensen (Nancy Allen), se recusa a fazer as tarefas e é suspensa do baile, o que faz com que a garota crie um ódio mortal de Carrie.
Enquanto isso, Sue Snell (Amy Irving), pede desculpas a Carrie pelo ocorrido, e insiste que seu namorado Tommy Ross (William Katt) a acompanhe ao baile. Durantes a festa, Chris e seu namorado Billy Nolan (John Travolta) armam um plano para que um balde de sangue de porco caia em Carrie enquanto a garota é escolhida como rainha do baile. Ao ouvir as gargalhadas do público, Carrie usa seus poderes e mata todos que estavam do salão, transformas o baile em uma grande tragédia.
Assista “Carrie A Estranha” na Amazon Prime Video →
O Chamado – 2002
Em mais um momento protagonizado pela personagem Wanda, em homenagem aos filmes de terror que inspiraram Doutor Estranho 2, acontece no ataque a Kamar-Taj. A personagem possui a mente dos defensores do local, enquanto queima e mata todos que avançam contra ela. Depois disso, Stephen Strange tenta aprisionar a feiticeira em uma dimensão espelhada. Porém, Wanda percebe que consegue transformar a superfície espelhada em água, com apenas um toque. Assim, ao usar os reflexos da sala onde Strange e America Chavez estão escondidos, ela consegue se teletransportar até eles. Enquanto os dois personagens corram para tampar a poça de água, Wanda emerge do reflexo, enquanto rasteja, curvada, contorcida e de quatro. Em uma imagem idêntica a cena clássica e traumatizante da personagem Samara Morgan do filme O Chamado, enquanto rasteja enxergada para fora da televisão.
O Chamado é um filme de terror do ano de 2022, adaptado da obra japonesa Ringu (1998), que também é uma adaptação da trilogia Ring (1991) do escritor japonês Koji Suzuki. O filme é considerado um dos maiores e melhores do gênero de terror de todos os tempos. E é impossível, alguém que não tenha ouvido falar na famosa e e assustadora personagem Samara. O orçamento do filme foi caro, em torno de $48 milhões, contudo arrecadou cerca de $ 249 milhões em todo mundo, sendo um dos 10 filmes mais assistidos do ano de 2002.
A trama gira em tornou de Rachel Keller (Naomi Watts) uma repórter cuja sua sobrinha Katie (Amber Tamblyn), morreu misteriosamente de parada cardíaca. Desconfiada, Rachel começa a investigar o caso, que pode ter ligação com uma fita de vídeo, que ao ser assistida faz com que a vítima receba uma ligação onde sua morte é anunciada em sete dias. Contudo, pensando não ser verdade, Rachel assiste a fita e de fato recebe o telefone. A situação piora ainda mais, quando Aidan (David Dorfman) filho da repórter encontra a fita e também a assiste. Agora a personagem precisa lutar contra o tempo, a fim de descobrir em menos de 7 dias de onde veio a fita e qual o motivo que leva a garotinha de roupa branca, chamada Samara, a matar quem assiste o vídeo. Enquanto isso, uma série de acontecimento paranormais começam a acontecer.
No Limite da Realidade – 1983
Um dos filmes de terror que inspiraram Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é No Limite da Realidade, ou mais comumente conhecido como Twilight Zone – The Movie. Durante o segundo filme, no episódio It’s a Good Life, Antony possui o poder de alterar a realidade com sua mente, mas com efeitos devastadores, assim como Wanda. Um desses momentos é quando Antony deseja fechar a boca da irmã, e em uma cena perturbadora a personagem tem sua boca apagada. Contudo, em Doutor Estranho 2, quando o personagem Raio Negro ameaça a vida de Wanda com um simples sussurro, a Feiticeira pergunta “Que Boca?”. Por fim, vemos o personagem Raio Negro, com uma massa que cobre a parte inferior do seu rosto, agora, sem sua boca, em uma clara referência ao filme No Limite da Realidade.
Twilight Zone: The Movie ou No Limite da Realidade é um filme do ano de 1983, produzido por Steven Spielberg. A obra é a versão cinematográfica a série de TV, The Twilight Zone criada pelo roteirista Rod Serling, durante as décadas de 1950 e 1960. A trama é dividida em quatro partes, com referencia a série original, intituladas Time Out, Kick the Can, It’s a Good Life e Nightmare at 20,000 Feet. Os episódios são narrados por uma terceira pessoa, com a voz do ator Burgess Meredith, que também fez a narração da obra original.
A história começa com dois motoristas que estão dirigindo por uma estreada nebulosa, ouvindo uma canção, eles são interpretados pelos atores Dan Aykroyd e Albert Brooks. Assim, ao começarem a conversar e relembrar as famosas séries de televisão da infância, eles citam o programa The Twilight Zone. Por fim, se inicia a narração de Burgess Meredith para os próximos minutos.
Em, It’s a Good Life, em um dos episódios de terror que inspiraram Doutor Estranho 2, somos apresentados a personagem Helen Foley (Kathleen Quinlan) que em meio a mudança de cidade, para em um bar e ao ver um menino chamado Antony, ser coagido por outras crianças defende. Contudo, Helen acaba atropelando Antony ao ir embora. Ele não possui nenhum ferimento, mas mesmo assim ela decide levar o garoto para a casa dele que acaba sendo muito distante dali. Só então, ela percebe que a casa é uma cópia de um desenho animado que estava passando na TV. Assim, Antony, apresenta sua família, completamente estranha, e ela descobre que o menino tem poderes assustadores ao ver sua irmã Ethen, sem a boca.
Assista “No Limite da Realidade” no Amazon Prime Vídeo →
Evil Dead – A Morte do Demônio: Uma Noite Alucinante – 1987
Do próprio diretor Sam Raimi, um dos filmes terror que inspiraram Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é o segundo filme da trilogia Evil Dead: Uma Noite alucinante, do ano de 1987. Em Doutor Estranho 2, temos a presença do ator Bruce Campbell, que interpreta Ash Williams, estrela da franquia de sucesso de Raimi. Ele aparece brevemente como um rude vendedor de pizza, na Terra-838, que Strange amaldiçoou, fazendo o homem se bater várias vezes com a própria mão. A cena é claramente uma referência ao segundo filme Evil Dead, quando uma força demoníaca assume o controle da mão de Ash e tenta matar o jovem rapaz. Mas isso é claro, em uma cena menos aterrorizante, de apenas alivio cômico.
Uma Noite Alucinante 2, ou como é mais conhecido The Evil Dead, é o segundo filme de uma das maiores franquias de terror, do diretor Sam Raimi. O filme, lançado no ano de 1987, teve uma bilheteria de apenas $6 milhões, contudo, recebeu ótimas críticas com ênfase no elenco e no trabalho do diretor. Com o passar dos anos, The Evil Dead se tornou um ícone da cultura pop, muito famoso entre os fãs do gênero.
No site Rotten Tomatoes, o filme conta com um índice de aprovação de 97%, em uma classificação média de 7,85/10. Em 2008, a revista Empire, colocou o filme Uma Noite Alucinante 2 em 49º lugar na lista dos “500 Maiores Filmes de Todos os Tempos”. Já pela Entertainment Weekly , ele é classificado em 19º na lista “Top 50 Filmes Cult”. No ano 2016, o diretor criativo da revista Playboy, James Charisma, pôs o filme em 12º lugar na lista “15 Sequência Muito Melhores que a Original”. Já o jornalista Roger Ebert do Chicago Sun Times deu nota três de quatro estrelas, e descreveu o filme como “uma sátira bastante sofisticada, que faz você querer se levantar e se misturar”. Por fim, Uma Noite Alucinante 2 ainda foi indicado ao Saturn Awards Academy do ano de 1987, como “Melhor Filme de Terror”.
A trama acompanha o personagem Ash Williams, que após os incidentes do primeiro filme, decidi novamente viajar para uma cabana em uma floresta abandonada, agora, com sua namorada, Linda (Denise Bixler). Porém, ao encontrarem uma fita gravada por um professor de arqueologia, onde ele recita algumas passagens do Livro dos Mortos, Linda acaba sendo possuída pela fala. Ash, acaba matando e enterrando a namorada, contudo os demônios permanecem na floresta, trazem consigo criaturas malignas. Ash e alguns amigos precisaram lutar contra os demônios, fantasmas e outras forças malignas que se fundem e mudam de forma na floresta.