O premiado diretor brasileiro Breno Silveira faleceu nesse sábado ao sofrer um infarto fulminante enquanto filmava as primeiras cenas de seu próximo longa-metragem, Dona Vitória, na cidade de Limoeiro, no interior de Pernambuco. Era o primeiro dia de filmagens e Silveira havia comandado as gravações das primeiras cenas do filme em um engenho na Fazenda Jundiá.

Segundo membros da equipe, o diretor havia sentido uma queda de pressão durante a filmagem das primeiras cenas do filme, mas havia se recuperado. Logo depois, Silveira sentiu uma taquicardia (quando o coração acelera muito) e foi levado às pressas para um hospital da região, onde já teria chegado morto. O diretor tinha 58 anos de idade.

Início no cinema

Silveira começou sua carreira como assistente de câmera e depois como diretor de fotografia. Como assistente de câmera, ele participou da produção de filmes importantes como Avaeté — Semente da Vingança (1985) e A Hora da Estrela (1985).

Já como diretor de fotografia, a partir dos anos 90, Silveira participou da produção de diversas obras significantes da época da retomada do cinema brasileiro, como Carlota Joaquina — Princesa do Brazil (1995), Eu Tu Eles (2000) e O Homem do Ano (2003). Nessa posição, foi indicado e venceu diversos prêmios cinematográficos de renome, como o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Cena de Carlota Joaquina (1995), uma das principais produções que Silveira participou como diretor de fotografia.

A partir dos anos 90, Silveira também dirigiu diversos clipes musicais de artistas importantes, como Titãs, Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil e Marisa Montes. Nessa época, ele também esteve à frente de filmes e especiais para a televisão, como o documentário Amyr Klink – Mar Sem Fim.

Sucesso com 2 Filhos de Francisco

Sua estreia como diretor de cinema, em 2005, foi muito bem-sucedida. Seu primeiro longa-metragem, 2 Filhos de Francisco, foi um imenso sucesso de público e crítica. Na época, a obra se tornou o filme mais visto da história recente do cinema brasileiro. Com uma arrecadação de mais de 34 milhões de reais, 2 Filhos de Francisco, ultrapassou Carandiru (2003) que até então era o filme com a maior bilheteria da história do cinema brasileiro.

Cena de 2 Filhos de Francisco (2005), filme que tornou Breno Silveira nacionalmente conhecido.

A obra, que conta a história de vida da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, terminou sua passagem pelas salas de cinema com quase 5 milhões de espectadores e fez de Silveira um nome conhecido do cinema brasileiro. Depois disso, o diretor esteve à frente de outros projetos, como Gonzaga: de Pai pra Filho (2012) e Entre Irmãs (2017).

O que deve ocorrer com o filme Dona Vitória, após a morte de Silveira

Como dissemos acima, Breno Silveira morreu enquanto filmava as primeiras cenas de seu próximo longa-metragem, Dona Vitória. O filme, que seria protagonizado por Fernanda Montenegro, contaria a história de uma aposentada que, através de imagens filmadas da varanda de seu apartamento em Copacabana, ajuda a desmantelar uma quadrilha de policiais e traficantes.

Primeiras imagens de Dona Vitória, filmadas nessa manhã, um pouco antes da morte de Breno Silveira.

Como somente as primeiras imagens do filme foram gravadas, é difícil precisar o que será feito do projeto, depois da morte de Silveira. Talvez outro diretor assuma as rédeas da produção, mas isso, provavelmente, significará um recomeço completo para o projeto. Portanto, é difícil saber se produtores, atores e equipe envolvida estariam dispostas a continuar com o projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui