Fãs de Zack Snyder são acusados de manipularem votação do Oscar
Fãs de Zack Snyder são acusados de manipularem votação do Oscar - Imagem Divulgação

De acordo com o site TheWrap, o filme Army of the Dead: Invasão em Las Vegas venceu categoria “Filme Favorito dos Fãs” enquanto Liga da Justiça ganhou a categoria de “Melhor Momento” no Oscar 2022, após os fãs do diretor, roteirista e produtor Zack Snyder usarem robôs durante a votação.

As novas categorias foram criadas apenas na 94ª edição do Oscar, finalmente podendo levar em conta a opinião popular e dos fãs. Contudo, ao que tudo indica, as categorias de “Filme Favorito dos Fãs” e “Momento Mais Empolgante” cujo meio de votação era o Twitter, além de votos humanos, também contaram com manipulação de bots.

O Oscar 2022 aconteceu no dia 28 de março. Entretanto, antes disso, A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, anunciou que no dia 14 de faveiro daria inicio a votação nas categorias “Filme Favorito dos Fãs” e “Melhor Momento”. Isso, através do Twitter, onde era necessário votar com a #OscarsFanFavorite, até o dia 03 de março. Então, o resultado final seria dado durante a cerimonia.

Por fim, o momento em que o herói Flash, vivido pelo ator Ezra Miller, entra na Força de Aceleração durante o filme Liga da Justiça de Syner acabou ganhando o melhor momento. Enquanto isso, o filme Army of the Dead, foi o mais votado na categoria “Favorito dos Fãs.

Contudo, o site TheWrap afirma, que dois relatórios da fermenta de rastreamento de hashtag, chamada Tweet Binder, acabaram descobrindo que a maioria dos votos vieram de programas autônomos online, ou seja, os votos eram falsos para favorecer os filmes de Snyder, já que essas contas, não eram reais.

O site, afirma que as votações teriam sido predominantemente automatizadas e isso fez com que os filmes Army of the Dead e Liga da Justiça vencessem os prêmios. E ambos os filmes coincidentemente possuíam o mesmo diretor.

De acordo com o professor da Universidade de Universidade de Maryland nos Estados Unidos, David Kirch, especialista no estudo de bots. Os votos que vinham das contas, garantiram a vitória dos filmes de Snyder “certamente não parecem ter sido geradas por um usuário humano”. Assim, o site The Wrap ainda observa que as contas estavam “na beira do ponto de corte da equipe de pesquisa (de Kirsch) para declará-las definitivamente como bots”.

A matéria também levou um ponto em questão, levantando uma possível real hipótese após algumas curiosidades relacionadas a votação serem percebidas. Já que o uso das contas falsas explicaria a grande variação no número de votos de um dia para outro. Por exemplo, um mês antes da premiação no dia 27 de fevereiro, haviam sido contados 25 mil votos em apenas um dia. Entretanto, nas semanas anteriores, os votos diários variavam de apenas 4 mil até no máximo 15 mil votos ao dia.

A empresa que realizou a pesquisa, Telescope, ainda não respondeu as perguntas e comentários feitos pelo TheWrap a respeito desse assunto. Já um representante de Zack Snyders se recusou a comentar sobre o assunto. Vale lembrar que a notícia sendo verdade ou não, o diretor não possui nenhuma ligação ao assunto.

Por fim, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas mantém sua decisão de premiar ambos os filmes. Eles ainda alegam que a votação foi limitada a 20 votos por usuário do Twitter. Além disso, a as contas criadas com menos de 24 também foram bloqueadas.

Nesses termos, Army of the Dead foi vencedor da categoria Favorito dos Fãs no Oscar e não há muito o que julgar. Existe ainda outro fator importante que faz com que a Academia mantenha seus resultados. É o fato que que no site oficial da organização, o resultado foi o mesmo e pelo menos Army of the Dead. O filme teria vencido com ou sem bots dos fãs de Zack Snyder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui