Filmes de terror de Sam Raimi
Filmes de terror de Sam Raimi - Imagem: Divulgação

Samuel Marshall Raimi, ou como todos conhecemos Sam Raimi, é um diretor, produtor, ator e roteirista norte-americano de 62 anos. Ele se tornou mundialmente famoso ao dirigir o sucesso comercial Homem-Aranha (2002), Homem-Aranha 2 (2004) e Homem-Aranha 3 (2007). Contudo, antes de se aventurar no mundo dos super heróis, ele garantiu e ainda garante um grande acervo de filmes de terror em seu portfólio.

O diretor é um grande nome dos filmes terror, atuando na direção e muitas vezes na produção das obras. Além disso, é muito querido pelos fãs do gênero. Após alguns anos fora do universo da Marvel, foi uma grande surpresa o anúncio da sua direção em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. O filme que possui alguns momentos assustadores, é apenas um entre melhores filmes de terror de Sam Raimi. Acompanhe a lista de alguns dos filmes de terror mais emblemáticos do diretor.

Leia também:

Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981)

Um dos melhores filmes de terror de Sam Raimi foi Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, escrito e dirigido ele. O filme foi a estreia do diretor no gênero, além disso apresentou o subgênero de terror em cabanas na floresta. No Brasil, ele ficou muito conhecido pelo seu nome original Evil Dead, se tornando um dos terrores trash mais importantes da história do cinema.

O filme apresenta cinco estudantes da Universidade de Michigan, que em um determinado final de semana, decidem viajar para uma área completamente isolada, em uma floresta e se hospedarem em uma cabana aparentemente abandonada. Dentro do local, eles encontram um livro muito antigo, feito com pele humana e escritas com sangue, que na verdade é um livro dos mortos egípcios.

Continue depois da publicidade

Enquanto procuram mais objetos pela casa, eles acabam gravando uma fita com os encantamentos demoníacos escritos no livro e assim, liberando um mal antigo que é despertado ao lerem em voz alta.

A primeira a sofrer a possessão é Cheryl (Ellen Sandweiss), corrompida pelas forças do mal, então seu irmão Ash (Bruce Campbell) tentar levá-la para a cidade mais próxima, mas descobre que a ponte que conecta os dois locais está destruída. Então, sua irmã acaba se transformando por completo em um demônio, e começa a atacar todos dentro da cabana. Assim, um por um o grupo de amigos acaba sendo possuídos por espíritos demoníacos.

Evil Dead, foi muito difícil de ser gravado, tanto pelo elenco quanto pela equipe de filmagem, por se tratar de uma área completamente remota. A obra teve animações feitas em stop-motion, além de muita maquiagem. Por fim, a trama foi exibida em 1982 no Festival de Cannes e contou com elogios do autor de clássicos do terror Stephen King.

Assista “Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” na Apple TV →

Continue depois da publicidade

Uma Noite Alucinante 2 (1987)

Após ter arrecado apenas $2,4 milhões nos Estados Unidos e $29,4 milhões mundialmente, nos próximos anos, o filme conseguiu críticas predominantemente positivas, se tornando o clássico cult que consideramos hoje e sendo considerado um dos maiores filmes do gênero de todos os tempos. Logo, a obra se tornou uma franquia de filmes de terror de Sam Raimi. Assim, após 6 anos do lançamento do primeiro filme, nascia a segundo parte da franquia, Uma Noite Alucinante 2.

A história foi gravada no ano de 1986, no estado de Michigan e também na Carolina do Norte. O lançamento do filme que aconteceu um ano depois, teve um desempenho comercial pequeno, conseguindo faturar apenas $6 milhões. Todavia, as críticas foram favoráveis à continuação e o trabalho de Sam Raimi, que mais uma vez, foi muito elogiado.

Em Evil Dead 2, logo no começo do filme, vemos a reprise de tudo que acontece na obra anterior. Mesmo o foco da história ainda sendo Ash Williams (Bruce Campbell) a história agora é outra. O rapaz decide levar sua namorada, Linda (Denise Bixler) para passar alguns dias de romance. E mais uma vez ele erra, ao escolher de novo uma cabana abandonada na floresta.

Agora, dentro da cabana ele encontra uma fita de áudio, gravada por um professor de arqueologia, que estava ocupando a cabana antes dele. Contudo, o material recita mais uma vez, uma passagem dos livros dos mortos, que foi descoberta durante uma escavação recente.

Continue depois da publicidade

Os encantamentos, liberam uma força demoníaca que atinge a floresta, assim, possuindo Linda, a transformando no monstro Deadite. Então, a única solução acaba sendo matar a garota, o que ele faz, mas ao enterrá-la, o foco de possessão se torna Ash. Enquanto isso, a filha do arqueólogo, está se dirigindo para a cabana, mas Ash pensa que a visita é perigosa, e acaba atirando nela. Assim, ao pensarem que o rapaz é um psicopata o prendem no porão. Por fim, Ash descobre que o corpo da esposa do arqueólogo, Henrietta, está junto dele no porão, possuído pelo mesmo demônio que tomou Linda. Com todos esses problemas, eles vão precisar lugar contra demônios, fantasmas e espíritos malignos que mudam de forma.

Após uma franquia com três filmes, além do reboot do primeiro filme lançado em 2013, intitulado A Morte do Demônio. Evil Dead também ganhou uma série de TV , Ash vs. Evil Dead que foi ao ar de 2015 a 2018. Por fim, a história também possui alguns videogames e até um HQ . Além disso, o ator Bruce Campbell, que protagonizou Ash, se tornou um ícone cultural.

Assista “Uma Noite Alucinante 2” na Apple TV →

Darkman: Vingança Sem Rosto (1990)

Após o fim da trilogia de sucesso Evil Dead, Sam Raimi começou a perambular pelo mundo dos heróis, quando o gênero ainda nem era febre mundial. Também no gênero de terror, mas mostrando um herói em destaque, foi lançado Darkman: Vingança Sem Rosto no ano de 1990 também sendo um dos melhores filmes de terror de Sam Raimi.

Continue depois da publicidade

O filme era sombrio e bastante violento, além disso, inspirou as mais diversas obras durante os anos seguintes. A trama possui traços de ficção científica, terror, ação e drama. Também, contou com duas sequências, Darkman 2 – A Volta de Durant (1995) e Darkman 3: Enfrentando a Morte (1996). O Filme ganhou um prêmio no Festival de Cinema de Sitges e concorreu a outros pela Academia de Ficção Científica, Fantasia, e Filmes de Terror.

A trama acompanha Peyton Westlake (Liam Neeson), um cientista que procura pelo tratamento de deformidades, então ele descobre a fórmula para criar pele sintética. Entretanto, antes de o seu projeto estar finalizado e poder relevar a sua descoberta que mudaria o mundo, ele é atacado e espancado em seu laboratório por alguns criminosos, que deixam seu corpo no local com uma bomba. Assim, após a explosão seu corpo fica completamente mutilado, e ele é dado como morto.

Então, devido a sua descoberta, Peyton passa por um tratamento experimental radical, uma cirurgia que reagrupa seus nervos, permitindo que ele não sinta qualquer tipo de dor. Entretanto, como efeito colateral, além de não conseguir sentir mais sensações físicas, seu organismo acaba liberando adrenalina em seu sangue. Então, sua personalidade muda por completo, o transformando em um homem agitado e descontrolado, além de conseguir uma força física equivalente a dez homens.

Assim, quando aprende a lidar com seu novo eu, parte em busca de vingança contra as pessoas que acabaram com sua vida. Usando para isso, sua pesquisa que faz com que ele consiga assumir a identidade que quiser, através de uma máscara de pele sintética. Então, ele parte para uma longa jornada de vingança.

Continue depois da publicidade

Contudo, existe apenas um problema que pode atrapalhar o herói dessa história, mesmo que ele consiga reconstruir qualquer rosto, quando é exposto à luz, a pele sintética dura apenas 99 minutos.

Assista “Darkman: Vingança Sem Rosto” na Apple TV →

O Grito (2004)

O Grito do diretor Takashi Shimizu é uma refilmagem de Ju-On do ano de 2003, que segue com o mesmo diretor, mas acrescenta Sam Raimi como produtor. O filme é considerado alemão, canadense, japonês e também americano, isso, por causa das suas mais diversas origens e locais de filmagem.

Vale lembrar que no Brasil, apesar do muito famoso, o filme não foi nada bem recepcionado, as críticas foram terríveis e massacraram o pobre coitado. Isso pode se dar ao fato dos filmes orientais serem motivos de riso no país, e muitas vezes o público nem conseguir entender a trama, devido a diferença cultural e religiosa entre os dois países, ou até mesmo distinguir os personagens.

Continue depois da publicidade

A história se passa na cidade de Tóquio, em uma casa que oculta um terror existente há anos, já que quando uma pessoa morre, nasce uma maldição que percorre o motivo desta morte. Nesse contexto somos apresentado a Karen Davis (Sarah Michelle Gellar), uma jovem americana, estudante de serviço social que está em Tóquio, junto com seu namorado Doug (Jason Behr) em um intercâmbio cultural a fim de conseguir conseguir créditos para a faculdade.

Certo dia, como parte do seu trabalho, ela é designada para cuidar de uma idosa americana, chamada Emma Williams (Grace Zabriskie), isso, quando a assistente social anterior (Yoko Maki), desaparece misteriosamente. A idosa, que até então vivia sozinha, possui uma leve demência e sinais de difidência mental devido a traumas, o que faz com que ela não consiga se comunicar e durma quase o dia todo. Em seu primeiro dia, ao chegar na casa, Karen encontra Emma sozinha, enquanto toda a casa parece estar completamente abandonada.

Enquanto cuida da senhora, Karen começa a ouvir sons estranhos na parte superior da casa e passa a presenciar atividades incomuns. Então, ao investigar o barulho, ela acaba encontrando algo muito mais apavorante do que pensava, que faz com que ela comece a ligar os problemas da senhora com tudo que está acontecendo na casa.

Por fim, ela descobre através de uma antiga lenda japonesa, que uma sucessão de fatos terríveis ligados a uma maldição dentro da residência, ocorrido há muitos anos atrás. Ela acaba presenciando o espírito de mãe e filho, mortos e passam o pior do terror para quem ousar entrar dentro da casa. Depois de muitas mortes e Karen descobrindo o ciclo da maldição dentro da residência, ela precisa parar essa situação, antes que ela mesma morra.

Continue depois da publicidade

O filme é fragmentado, e a partir do primeiro momento em que Karen entra na casa, a narrativa vai e volta, mostrando o antes, o depois e o agora, sem nenhuma ordem. A história também revela o porquê da idosa estar desse jeito.

O Grito é o terceiro filme do gênero Juon (terror japonês) do diretor Takeshi Shimizu e o primeiro a ser exibido no cinema. Além disso,o filme possui duas continuações, O Grito 2 (2007) e O Grito 3 (2009) que também possuem a produção de Sam Raimi.

Assista “O Grito” na Paramount Plus →

Arraste-me para o Inferno (2009)

Continue depois da publicidade

Após passar quase toda a década de 2000 no comando da trilogia dos filmes do Homem-Aranha, e depois ver o terceiro filme com a estrela Tobey Maguire ser um completo fiasco, o diretor decidiu sair do projeto do quarto filme do herói e voltar as suas origens de filmes de terror, em um pequeno projeto. Na época do seu lançamento, Arraste-me para o Inferno não fez um enorme sucesso, mas com o passar dos tempos, também acabou se tornando um filme cult do gênero, assim como um dos melhores filmes de terror de Sam Raimi.

Lançado no ano de 2009, o filme de terror americano teve a direção e roteiro de Sam Raimi, e quem co-escreveu a história foi seu irmão mais velho, Ivan Raimi (Uma Noite Alucinante 3). O filme fez sua estreia no Festival de Cannes, e teve grande aclamação dos críticos. Mesmo não sendo um sucesso absoluto, arrecadou mais de $90 milhões em todo mundo. Além disso, ganhou o prêmio de Melhor Filme de Terror no Scream Awards em 2009 e posteriormente no Saturn Awards em 2010.

A história começa em 1969, na cidade de Pasadena, Califórnia, um casal, procura uma médium (Adriana Barraza) após seu filho roubar um colar de prata de uma carroça cigana e apresentar sintomas sobrenaturais, que mesmo depois da devolução do item, continuam deixando o menino doente. A médium San Dena, começa uma sessão espiritual, entretanto uma força demoníaca ataca todos dentro do local e arrasta o garoto para o inferno.

Após, muitos anos, na atual Los Angeles, vive Christine Brown (Alison Lohman) uma agente de empréstimos bancários, que disputa uma promoção no trabalho com seu colega bajulador, Stu Rubin (Reggie Lee). Em determinado dia, para provar que consegue lidar com decisões difíceis, ela nega a extensão da hipoteca de uma velha senhora cigana, Sylvia Ganush (Lorna Raver). Mesmo a idosa estando ajoelhada, chorando e implorando a responda ainda é a mesma e os guardas do banco retiram a mulher do local. Neste momento ela acusa a bancária de envergonhá-la, e assim amaldiçoa Christine com três dias de tormento crescente, e após esse tempo, ela será arrastada para o inferno e vai queimar pela eternidade.

Continue depois da publicidade

Ainda no mesmo dia, após sair do trabalho Ganush ataca Christine dentro do seu carro, e após uma luta, arranca um botão do casado e amaldiçoa a mulher. Com medo, Christine e seu namorado Clay Dalton (Justin Long) procuram a cartomante Rham Jas que afirma que a garota está mesmo sendo assombrada. Já em casa, Christine começa a ser assombrada por uma entidade, enquanto alucina e começa a ficar muito doente. Então, com receio do que possa acontecer, ela decide pedir perdão para Ganush, contudo, acaba descobrindo que a senhora já morreu.

Vale lembrar, que compositor Christopher Young produziu a a trilha sonora, ele já havia trabalhado com Sam Raimi em Homem-Aranha 3.

Assista “Arraste-me para o Inferno” na Apple TV →

Possessão (2012)

Dirigido por Ole Bornedal e produzido por Sam Raimi, Robert Tapert (Xena: A Princesa Guerreira) e JR Young (Poltergeist) Possessão é um filme de terror do ano de 2012. O filme teve filmagens feitas no Hospital Riverview, uma antiga instituição mental abandonada, que foi a locação de outros programas de terror. Produzido em 2011 a história do filme é sobre a Caixa Dybbuk, que segunda a lenda, é supostamente assombrada.

Continue depois da publicidade

Existe um fato muito interessante por trás da participação de Sam Raimi na produção do filme, já que Jason Haxton, diretor de um museu de antiguidades e atual dono da Caixa Dibbuk, se ofereceu para enviar o objeto ao produtor. Sam Raimi, apesar de interessado, se mostrou relutante ao aceitar o projeto e assim como todos os membros da produção e elenco, teve medo até de ver as fotos da caixa.

A primeira cena do filme mostra uma senhora em sua sala, olhando para uma caixa com escrita hebraica enquanto sussurra assustadoramente um canto. Quando a mulher tenta destruir o objeto com um martelo, seu rosto começa a derreter enquanto algo que não é visível a ataca.

Mais tarde, é apresentado os personagens Clyde (Jeffrey Dean Morgan) e Stephanie Brenek (Kyra Sedgwick) que estão terminando um relacionamento, mas mesmo assim, conseguem se relacionar bem a fim de criar suas duas filhas da melhor maneira possível. Quando Cleyde compra uma nova casa, suas filhas vão passar o fim de semana com ele para ajudar na mudança. Então sua filha mais nova Emily (Natasha Calis) o convence a decorar a casa enquanto passam por uma feira de garagem.

Lá eles se deparam com uma caixa, bem trabalhada, bonita e ao mesmo tempo misteriosa, mas que por mais que tentem, não conseguem abrir. A caixa é a mesma que estava na primeira cena do filme, e ao segurar o objeto e olhar para a janela da casa, o homem vê a mesma senhora em uma cama gritando de terror. Mesmo assim, a pedido da filha ele acaba levando a caixa para casa.

Continue depois da publicidade

Na mesma noite, a garotinha começa a ouvir sussurros vindos da caixa, ao mesmo tempo que finalmente consegue abri-la. Dentro dele havia um dente, uma estátua de maneira, uma mariposa morta e um anel, que ela passa a usar. Conforme o passar dos dias, a alegre Emily muda por completo seu comportamento, se tornando quieta, solitária e perturbadora enquanto nutre uma obsessão pela caixa.

Ao mesmo tempo, coisas estranhas começam a acontecer dentro de casa, então Clyde conversa com a mãe das meninas sobre toda a situação e o que viu, mas ela não se importa. Contudo, ao se darem conta do que a caixa representa, a situação já havia tomado um rumo muito além do que havia solução, já que a garota estava possuída por um espírito maligno que se alimenta dos seus hospedeiros. Por fim, o casal precisará salvar a garota e o único jeito parece ser um exorcismo.

Embora tenha recebido os mais diversos tipos de críticas, Possessão teve uma recepção muito positiva do público. O filme arrecadou $49,1 milhões nos Estados Unidos, e $33,8 milhões pelo mundo, tendo ficado em primeiro lugar no fim de semana de sua estreia.

Assista “Possessão (2012)” na Amazon Prime Video →

Continue depois da publicidade

O Homem Nas Trevas (2016)

O filme do gênero de terror e suspense dirigido por Fede Alvarez (Millennium: A Garota na Teia de Aranha) foi lançado no ano de 2016, e possui o roteiro do próprio diretor, e também de Rodo Sayagues (Panic Attack!), além claro da produção de Sam Raimi. A trama recebeu críticas muito positivas, e acabou sendo um sucesso um tanto quanto inesperado.

O suspense arrecadou $157 milhões, sendo que seu orçamento foi de apenas $9,9 milhões. O sucesso foi tanto que o filme conseguiu uma continuação que estreou em 2021, que não é nem de longe tão boa quanto. A avaliação do filme no site Rotten Tomatoes é de 87%, possuindo uma classificação média de 7,1/10. A trama é ambientada na cidade de Detroit, entretanto, a maioria das suas cenas aconteceram na Hungria.

A trama gira em torno de três adolescentes delinquentes, Rocky (Jane Levy), Alex (Dylan Minnette) e Money (Daniel Zovatto) que apesar de muito jovens, ganham dinheiro invadindo e vandalizando a casa de pessoas ricas da cidade de Detroid. Durante os roubos, tudo é perfeitamente planejado, desde o roubo até a fuga, o que faz com que os jovens nunca sejam pegos.

Com o sonho de um dia deixar a cidade, para fugir dos problemas da vida e de pais negligentes, Rocky e Alex são responsáveis por avaliar a situação das casas, enquanto Money fica encarregado de roubar as propriedades. Contudo, em um determinado dia, Money informa aos companheiros que ficou sabendo de um velho cego, veterano de guerra (Stephen Lang) que herdou uma fortuna devido a morte da sua filha e mora sozinho em uma casa. Por fim, eles decidem planejar o roubo invadindo a casa que fica em uma vizinhança completamente abandonada, já que a vítima seria uma pesa fácil.

No entanto, durante a noite do crime, nada daquilo que eles planejaram funcionou, assim como a vítima, que não era como disseram. Eles encontraram todas as entradas da casa bloqueadas, mas mesmo assim conseguiram entrar. Contudo apesar de muita procura não encontraram nenhum dinheiro. Então, ao fazerem determinado ruído o cego acorda, e eles até descobrem onde a grana está, todavia é ai que o verdadeiro pesadelo começa. O velho, na verdade não é uma vítima inofensiva, muito pelo contrário, é um psicopata habilidoso e terrivelmente perigoso, que possui segredos horripilantes. Mas agora, presos dentro da casa, os jovens precisam lutar por suas vidas para encontrar a uma saída e escapar do apavorante homem cego e seus planos doentios.

Assista “O Homem Nas Trevas” na Amazon Prime Video

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui