Vicarious Visions
Vicarious Visions - Divulgação
Fundação:1994, Menands, Nova York, EUA
SedeMenands, Nova York, EUA
FundadorKarthik e Guha Bala
Atuais donosBlizzard
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora de games

A Vicarious Visions é um estúdio norte-americano de grande sucesso, e que conta com produções de peso em seu currículo, como Tony Hawk’s Pro Skate, Homem-Aranha, Marvel: Ultimate Alliance e Skylanders.

Seu destaque e reconhecimento principal, no entanto, ficam por conta de sua capacidade de adaptar títulos para consoles portáteis, ou de remasterizar jogos clássicos. Assim, o estúdio já participou ativamente de franquias como Guitar Hero, Call of Duty e Diablo.

Quer saber mais sobre a Vicarious Visions, seus principais títulos e sobre os rumos que a empresa tomou atualmente? Então fique com a gente. Boa leitura!

Quando a Vicarious Visions foi fundada?

A empresa surgiu no ano de 1991, em Albany, Nova Iorque, nos Estados Unidos, sendo uma marca com mais de três décadas de existência.

Quem são os fundadores da Vicarious Visions?

Os grandes responsáveis por criar o estúdio foram os irmãos Karthik e Guha Bala, dois jovens estudantes, que ainda frequentavam o ensino médio na época.

Quem são os atuais donos da Vicarious Visions?

Blizzard: atual dona da Vicarious Visions
Blizzard – Divulgação

Atualmente, em termos práticos, a Vicarious Visions é uma empresa totalmente absorvida pela Blizzard, uma das gigantes do setor de desenvolvimento e publicação de jogos. Por isso, o nome do estúdio já não é mais utilizado desde 2022, tendo sido alterado para Blizzard Albany.

Vale lembrar, é claro, que a holding Activision Blizzard é agora uma subsidiária da Microsoft. Ou seja, o grande nome por trás da Vicarious Visions é a empresa de Bill Gates.

O que a Vicarious Visions oferece?

A Vicarious Visions é uma desenvolvedora de jogos. Assim, em seus mais de 30 anos de mercado, foi responsável por criar dezenas de títulos, como Skylanders; adaptar jogos para consoles portáteis, como Guitar Hero; e remasterizar alguns clássicos, como Diablo.

Além disso, contribuiu como auxiliar de outros estúdios, participando de outras franquias, como no caso de Call of Duty.

Um pouco da história da empresa

Como ainda eram bem jovens, os Karthik e Guha recorreram a um grupo de investidores de Albany para financiar o seu projeto. Michael Marvin (da MapInfo Corporation) e Charles S. Jones (da Geac e PSDI) foram os responsáveis por prestar esse apoio, ganhando ainda uma vaga no conselho administrativo da nova empresa.

Após a construção de projetos conhecidos, como o jogo Terminus, o estúdio ganhou fama ao desenvolver a série Tony Hawk’s, na versão portátil, para o Game Boy Advance, da Nintendo, isso em 2001.

Nos anos seguintes, a marca manteve uma boa parceria com a empresa japonesa, desenvolvendo títulos para o Nintendo DS. Dentre eles, os destaques vão para os jogos Spider-Man, Spider-Man II e Ultimate Spider-Man.

Venda para a Activision

O estúdio atuou de forma independente até o ano de 2005, quando o conselho negociou a sua venda para a gigante Activision. Esse foi um passo crucial para a evolução da marca, e ganho de novos fundos de investimento.

Outro ponto importante na história da empresa foi a fusão da Activision com a Blizzard, que aconteceu em 2008, tornando a marca uma parte de um todo maior: a holding norte-americana Activision Blizzard. Mesmo assim, a Vicarious Visions ainda respondia de forma direta a sua proprietária original.

Fusão com a Blizzard

A partir de 2020, o estúdio passou a apoiar diretamente alguns projetos da parceira de holding. E em uma negociação envolvendo as empresas, deixou de ser uma subsidiária da Activision em 2021, passando a responder a própria Blizzard, que estava utilizando as equipes da marca.

Com a venda da holding para a Microsoft em 2022, em um dos negócios mais importantes do século, envolvendo cerca de US$ 68,7 bilhões, os rumos da Vicarious Visions mudaram novamente. Isso porque o estúdio foi completamente integrado à sua então empresa mãe, tornando-se assim a Blizzard Albany.

Principais jogos da Vicarious Visions

A lista de jogos desenvolvidos ou co-desenvolvidos pela Vicarious Visions é bem extensa. De todo modo, algumas franquias merecem o devido destaque, uma vez que fazem parte da história da marca. Acompanhe!

Synnergist

Synnergist - Divulgação: game produzido pela Vicarious Visions
Synnergist – Divulgação

Esse foi o primeiro jogo de videogame desenvolvido pela Vicarious Visions, isso ainda no ano de 1996. O título foi publicado pela  21st Century Entertainment, sendo uma aventura point and click lançada para o MS-DOS, sistema operacional da Microsoft na época.

Apresentando uma narrativa profunda, o título era futurista, passando-se em 2010, na cidade fictícia de New Aarhus. O personagem principal, o qual o jogador assumia o papel era Tim Machin, um jornalista da região.

Apesar de não ter ganhado novos lançamentos, o jogo ficou bem famoso na época, por seus feitos técnicos. Afinal, trazia atores digitalizados, com gráficos bem atrativos.

Terminus

Outro marco na história do estúdio foi Terminus, um jogo lançado no ano de 2000, e um dos grandes responsáveis por elevar o nome da Vicarious. Trata-se de um RPG de voo espacial, onde o jogador (modo história) escolhe entre quatro carreiras e realiza missões relacionadas ao enredo.

O jogo ambienta-se no ano de 2197, com uma temática futurista, assim como o próprio Synnergist. Um dos seus grandes diferenciais é que, a depender do sucesso ou não de alguma missão, o final sofria variações.

Outro destaque era a capacidade da história em si de progredir, mesmo sem o jogador. Assim, quando iniciadas, as batalhas tinham uma continuidade. Por seus diferenciais, Terminus venceu a premiação do Festival de Jogos Independentes, nas categorias de “Excelência Técnica” e também “Inovação em Áudio”.

Tony Hawk’s Pro Skate

Tony hawk's Pro Skater: jogo produzido pela Vicarious Visions
Tony Hawk’s Pro Skater 2 – Divulgação

Após o lançamento de Terminus, o estúdio teve a sua consolidação no mercado ao desenvolver Tony Hawk’s Pro Skate. O famoso jogo de skate teve sua versão principal desenvolvida pela Neversoft, desde 1999, e a Vicarious ficou encarregada de criar a versão portátil, para o Game Boy Advance, da Nintendo, em 2001.

A série tem a publicação da própria Activision, sendo essa parceria uma das responsáveis por levar a futura compra do estúdio por parte da distribuidora.

Tony Hawk’s Pro Skate leva esse nome em homenagem ao próprio Tony Hawk, o Birdman, famoso skatista profissional, especialista na variação vertical. E ao todo, a Vicarious Visions ficou no projeto entre 2001 e 2007, retornando em 2020, para uma remasterização do jogo. Veja os títulos:

  • 2001 – Tony Hawk’s Pro Skate
  • 2001 – Tony Hawk’s Pro Skater 2
  • 2002 – Tony Hawk’s Pro Skater 3
  • 2002 – Tony Hawk’s Pro Skater 4
  • 2003 – Tony Hawk’s Underground
  • 2004 – Tony Hawk’s Underground 2
  • 2005 – Tony Hawk’s American Sk8land
  • 2006 – Tony Hawk’s Downhill Jam         
  • 2007 – Tony Hawk’s Proving Ground
  • 2020 – Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2

Crash Bandicoot

Crash Bandicoot: jogo produzido pela Vicarious Visions
Crash Bandicoot – Divulgação

A Vicarius não é a desenvolvedora original de Crash Bandicoot, uma vez que a série era exclusiva para a linha Playstation, e da Sony em si, até 2002. No entanto, após um acordo entre a Konami e a Universal Interactive Studios o jogo ganhou versões para portáteis.

O estúdio de Albany foi justamente o responsável por criar essa variação da franquia, direcionada para o Game Boy Advance. O primeiro título foi Crash Bandicoot: The Huge Adventure, de 2002.

O jogo fala sobre o Doutor Neo Cortex, o antagonista principal, que consegue encolher o planeta Terra. Assim, o Crash Bandicoot (protagonista) deve reverter essa situação, buscando os cristais especiais.

Após lançar também outros títulos, o estúdio recebeu a missão de remasterizar os jogos originais, que foram desenvolvidos pela Naughty Dog. Com isso, chegou ao mercado em 2017 com Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, apresentando novos gráficos para Crash Bandicoot, de 1996, a versão Cortex Strikes Back, de 1997, e Warped, de 1998. Veja os títulos produzidos pela marca:

  • 2002 – Crash Bandicoot: The Huge Adventure
  • 2003 – Crash Bandicoot 2: N-Tranced
  • 2003 – Crash Nitro Kart
  • 2004 – Crash Bandicoot Purple: Ripto’s Rampage e Spyro Orange: The Cortex Conspiracy
  • 2017 – Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

Marvel: Ultimate Alliance

Marvel: Ultimate Alliance: jogo da empresa Vicarious Visions
Marvel: Ultimate Alliance – Divulgação

Lançado em 2006, Marvel: Ultimate Alliance é um RPG criado pela Raven Software, mas com a versão portátil desenvolvida pela Vicarious Visions. Nesse caso, o estúdio foi também o responsável por lançar a segunda versão do jogo, em 2009, agora para plataformas variadas.

Explorando o Universo da Marvel, onde estão presentes dezenas de super-heróis conhecidos do público, como o Homem-Aranha, Wolverine, Capitão América, Demolidor, Thor, Motoqueiro Fantasma, etc. a série permitia ao jogador criar equipes de heróis e lutar contra vilões clássicos da editora.

Skylanders

Sendo uma das franquias que mais gerou lucro para a Activision, Skylanders também entra na lista de principais jogos da Vicarious Visions. A série chegou nas mãos do estúdio em 2011, lançando o título Skylanders: Spyro’s Adventure para o Nintendo 3DS.

Já a partir de 2013, com Skylanders: Swap Force, a marca assume de vez a frente do projeto, criando as versões também para outros consoles e sistemas operacionais, como para o próprio Playstation 4.

O jogo conta com tecnologia NFC, capaz de ler as tags de miniaturas reais, e importá-las para dentro do game. Skylanders, nesse caso, é o centro do universo, um mundo místico repleto de criaturinhas, que devem proteger o local das constantes tentativas de invasão. Veja os títulos principais lançados pelo estúdio:

  • 2011 – Skylanders: Spyro’s Adventure
  • 2012 – Skylanders: Cloud Patrol
  • 2012 – Skylanders: Lost Islands
  • 2013 – Skylanders: Swap Force
  • 2014 – Skylanders: Trap Team
  • 2015 – Skylanders: SuperChargers
  • 2016 – Skylanders: Imaginators (Crash Edition)

Guitar Hero

Guitar Hero 3: game da empresa Vicarious Visions
Guitar Hero 3 – Divulgação

O game é, sem dúvidas, um dos ícones do mundo dos jogos eletrônicos, e a Vicarious tem sua parcela nesse projeto. Isso porque o estúdio começou a desenvolver versões do jogo a partir de 2007, inicialmente para o Wii. Para os demais consoles, a produção foi da própria Neversoft.

O primeiro título foi Guitar Hero III: Legends of Rock, que possui a mesma jogabilidade dos títulos padrões. Nele, o jogador comanda um controlador em formato de guitarra, e acompanha as notas que surgem na tela, ao ritmo de clássicos do rock.

Nos anos seguintes, o estúdio desenvolveu títulos voltados também para o Nintendo DS. Assim, na lista de jogos da franquia, temos nomes como:

  • 2007 – Guitar Hero III: Legends of Rock
  • 2008 – Guitar Hero: On Tour
  • 2008 – Guitar Hero World Tour
  • 2009 – Guitar Hero 5
  • 2009 – Guitar Hero On Tour: Modern Hits
  • 2010 – Guitar Hero
  • 2010 – Guitar Hero: Warriors of Rock

Jet Grind Radio

Jet Grind Radio
Jet Grind Radio – Divulgação

Sendo um sucesso original no Dreamcast, da Sega, no ano de 2000, Jet Grind Radio chegou ao Game Boy Advance pelas mãos da Vicarious. A nova versão do jogo foi lançada em 2003 e conseguiu repetir o feito com o público.

No título, o jogador assume o personagem de um GG’s, que é uma gangue de graffiti que age sob a liderança de Beat  – que também é jogável. O objetivo do game é pichar certas partes de Tóquio, antes que os policiais cheguem ou antes que o tempo se esgote.

Spider-Man

Spider-Man: franquia de jogos da Vicarious Visions
Spider-Man – Divulgação

Sendo um dos super-heróis mais amados e conhecidos do mundo, o Homem-Aranha também faz parte da história da Vicarious. Isso porque foi o estúdio que desenvolveu o título do jogo para a primeira versão do Playstation, em 2001.

Nomeado de Spider-Man 2: Enter Electro, o jogo traz bastante fidelidade ao enredo demonstrado nos quadrinhos do amigão da vizinhança. Assim, leva a batalhas empolgantes contra vilões conhecidos, como o Homem-Areia e o Lagarto.

Antes da versão para Playstation, é claro, o estúdio já havia lançado o primeiro título da franquia, em 2000, direcionado para o Game Boy Color. Por isso, temos os seguintes jogos:

  • 2000 – Spider-Man
  • 2001 – Spider-Man 2: Enter Electro
  • 2001 – Spider-Man: Mysterio’s Menace
  • 2004 – Spider-Man vs. Doc Ock
  • 2004 – Spider-Man 2
  • 2005 – Ultimate Spider-Man
  • 2007 – Spider-Man 3

Call of Duty

Call of Duty
Call of Duty – Divulgação

Sendo uma das principais séries do planeta, Call of Duty também conta com alguns títulos onde a Vicarious Visions teve participação. A primeira delas foi no título de 2016, Call of Duty: Infinite Warfare, desenvolvido pela Infinity Ward.

Depois disso, assistiu a Raven Software, outro estúdio da Activision Blizzard, nos títulos Call of Duty: Black Ops Cold War, de 2020, e Call of Duty: Warzone, de 2021.

Diablo II: Resurrected

Diablo II: Resurrected
Diablo II: Resurrected – Divulgação

Lançado em 2021, Diablo II: Resurrected é uma remasterização do jogo original, Diablo II, de 2000, e de Lord of Destruction, de 2001 – uma expansão do game. O jogo foi criado já com essa parceria direta entre a Vicarious Visions e a Blizzard Entertainment, sendo o último título desenvolvido pelo estúdio antes da absorção por sua empresa mãe.

Seguindo os preceitos da obra original, não houve grandes alterações quanto a sua jogabilidade. O remake buscou principalmente atualizar os gráficos do jogo, trazendo mais qualidade e resolução.

Considerações finais sobre a Vicarious Visions

Como foi possível observar, a Vicarious Visions faz parte de diversas franquias de peso no universo dos jogos eletrônicos. Além dos títulos próprios, a marca conseguiu destaque também pelo bom trabalho com séries de terceiros.

Assim, foi capaz de adaptar e remasterizar dezenas de jogos, mantendo a mesma essência dos títulos. Atualmente, a Blizzard Albany busca dar continuidade ao legado da empresa, que muito fez pelo setor.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui