Fundação: | junho de 1998, Nova Iorque, Nova York, EUA |
Sede | Nova Iorque, Nova York, EUA |
Fundador | Martin Goodman |
Atuais donos | Walt Disney Company |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Entretenimento Digital |
A Marvel Entertainment é uma das gigantes do mundo do entretenimento, e que se expandiu ao longo dos anos para abarcar os mais variados segmentos de mídia. Assim, de um simples estúdio voltado para a criação de histórias em quadrinhos, conseguiu criar obras enigmáticas no cinema, como Os Vingadores, com algumas das maiores bilheterias mundiais.
Vale lembrar que a Marvel Entertainment é justamente a empresa mãe da Marvel, onde ficam sob a tutela todas as produções relacionadas a marca. Quer saber um pouco mais sobre a história e evolução da empresa? Então fique com a gente!
Quando a Marvel Entertainment foi fundada?
Nos moldes em que se apresenta atualmente, a Marvel Entertainment surgiu no ano de 1998, sendo formada pela união da Marvel Entertainment Group e a Toy Biz, Inc.
Contudo, o real início da organização se deu ainda em 1939, quando começou a publicar suas primeiras histórias em quadrinhos, sobre a alcunha de Marvel Comics, a sua primeira revista.
Quem são os fundadores da Marvel Entertainment?
O editor e escritor Martin Goodman é o grande responsável por dar o pontapé inicial do que um dia seria a Marvel Entertainment.
Quem são os atuais donos da Marvel Entertainment?
Atualmente, a Marvel é uma subsidiária direta da Walt Disney Company (a famosa Disney).
O que a Marvel Entertainment oferece?
A Marvel Entertainment é justamente a empresa mãe dos diversos segmentos que integram o grupo Marvel, sendo uma gigantesca companhia de entretenimento norte-americana.
Seus principais braços ao longo da história foram a Marvel Comics, Marvel Music, Marvel Studios e a Marvel Television.
História da Marvel Entertainment
Foi em 1939 que Martin Goodman começou a publicar os primeiros HQs da marca, estreando com Tocha Humana e Namor, o Príncipe Submarino. Esse foi um período de afloramento do formato, e com toda a qualidade das produções, a Marvel não demorou para conquistar seu espaço no mercado.
O próprio Capitão América, por exemplo, surgiu ainda em 1941, sendo criado por Joe Simon e Jack Kirby, em um momento conturbado da Segunda Guerra Mundial.
Nesse mesmo ano, o saudoso Stan Lee, responsável por criar personagens icônicos como o Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Quarteto Fantástico, Pantera Negra, Demolidor e os Vingadores, também chegou para integrar o time.
Após o reconhecimento do estúdio, a Marvel se expandiu para outras mídias também, explorando o cinema, a TV e até o universo musical nos anos seguintes.
No ano de 1986, o grupo foi vendido para a New World Entertainment Ltd, passando para as mãos da MacAndrews & Forbes Holdings em 1989. A empresa pertencia ao banqueiro e empresário Ronald Perelman, que investiu 82,5 milhões de dólares no negócio.
Nas mãos de Perelman, a Marvel continuou sua evolução, mas quase foi à falência em 1998, com o encolhimento do mercado dos quadrinhos. Foi nesse ano que se fundiu a Toy Biz, criando o projeto atual da empresa.
Por fim, em um dos capítulos mais importantes da história da companhia, em 2009 a Disney acabou comprando a Marvel Entertainment. O negócio envolveu mais de 4 bilhões de dólares.
Principais divisões da Marvel Entertainment
Como mencionado, a Marvel Entertainment é a empresa mãe, a qual os braços são subsidiados. Historicamente, as principais divisões do grupo são a Marvel Comics, Marvel Music, Marvel Studios e a Marvel Television, que exploram segmentos variados de mídia.
Marvel Comics
A Marvel Comics é, sem dúvidas, a divisão mais importante da empresa, sendo desse núcleo que sai toda a parte criativa. Trata-se de uma editora, a top 1 do mundo quando o assunto são histórias em quadrinhos. Foi daqui que surgiram todos os grandes nomes da marca, como:
- Homem-Aranha
- Hulk
- Homem de Ferro
- X-Men
- Arqueiro
- Wolverine
- Blade
- Quarteto Fantástico
- Pantera Negra
- Demolidor
- Demolidor
- Senhor Fantástico
- Mulher invisível
- Vingadores
- Capitão América
- Coisa
- Ciclope
- Noturno
- Thanos
- Professor Xavier
- Visão
- Vampira
- Magneto
- Jessica Jones
- Surfista Prateado
- Justiceiro
- Feiticeira Escarlate
- Motoqueiro Fantasma
- Thor
- Deadpool
- Homem Formiga
- Viúva Negra
- Doutor Destino
- Falcão
- Doutor Estranho
- Jean Grey
- Capitã Marvel
- Loki
- E muito mais
A partir da Marvel Comics é que a empresa consegue seguir para outras plataformas de mídia, e explorar segmentos distintos, como o cinema e a TV.
Marvel Studios
Saindo agora para o universo dos filmes, campo que deu grande popularidade para a Marvel Entertainment, temos a Marvel Studios (antiga Marvel Films), um estúdio de cinema próprio da empresa, atualmente integrado ao Walt Disney Studios.
De uma forma básica, a divisão expande as obras da Marvel Comics para o cinema, criando filmes relacionados aos personagens da organização.
Seja direta ou indiretamente, entram nesse núcleo obras ainda da década de 90 e início dos anos 2000, como Blade e O Homem-Aranha. Mas o real destaque vai para os filmes que integram o chamado UCM, Universo Cinematográfico da Marvel.
A abertura do UCM aconteceu em 2008, com o lançamento de Homem de Ferro, levando até o arco principal de Os Vingadores, em sua batalha contra Thanos.
Homem de ferro
O primeiro filme foi lançado em 2008, sendo uma recriação do personagem já conhecido dos HQS. A produção foi responsável por dar início ao universo da UCM, como mencionado, e também por apresentar uma das franquias mais importantes do cinema: “Vingadores” .
Na obra, o ator Robert Downey Jr é o responsável por dar vida a Tony Stark, um playboy, magnata de uma empresa de tecnologia (Stark Industries), e também a sua identidade secreta, o herói “Homem de Ferro” .
A versão cinematográfica foi tão bem recebida pelo público e também pela crítica especializada que logo no mesmo ano começou a criação de uma continuidade da história. Assim, em 2010 foi lançado Homem de Ferro 2, com o Homem de Ferro 3 chegando em 2013.
Capitão América
O primeiro filme intitulado “Capitão América: o primeiro vingador” foi lançado nos cinemas em 2011. A produção é ambientada na segunda guerra mundial, onde mostra-se a origem do herói, desde quando era apenas Steve Rogers (Chris Evans), um rapaz magrelo e asmatico. Após o sucesso do primeiro longa, a produção também ganhou complemento. Veja a sequência:
- Capitão América – O Primeiro Vingador (2011)
- Capitão América – O Soldado Invernal (2014)
- Capitão América – Guerra Civil (2016)
Como é de praxe dentro do UCM, os filmes exploram bastante também os demais personagens da Marvel. Por isso, em todos os títulos do Capitão América dá para conferir alguns detalhes ligados aos Vingadores e ao grupo de heróis que o integra.
Vingadores
A saga “Vingadores” foi lançada em 2012, e faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel. O primeiro filme mostra justamente a formação do grupo, que é composto inicialmente pelo Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Thor (Chris Hemsworth) e Hulk (Mark Ruffalo).
Anteriormente, os heróis agiam de forma solo, porém, após uma trama traçada pelo vilão Loki, com o objetivo de dominar a terra, Nick Fury e a S.H.I.E.L.D. reúnem todos em uma equipe permanente.
Ao total, são quatro filmes da saga, sendo que os últimos giram especificamente em torno da batalha contra o grande Thanos. O vilão tem o objetivo de reunir todas as jóias do infinito e sumir com metade da população do universo.
- Os Vingadores – The Avengers (de 2012)
- Vingadores: Era de Ultron (de 2015)
- Vingadores: Guerra Infinita (de 2018)
- Vingadores: Ultimato (de 2019)
Uma prova do sucesso da franquia é que, dentro do top 10 maiores bilheterias da história do cinema mundial, os Vingadores tem 3 dos seus títulos na lista. The Avengers está na 10° colocação, tendo arrecadado 1,5 bilhões de dólares; Guerra Infinita está em sexto, arrecadando mais de 2 bilhões de dólares; e Ultimato é o vice líder, com 2,8 bilhões de dólares de arrecadação, atrás apenas de Avatar, de 2009, com 2,9 bi.
Thor
O primeiro filme do Thor foi lançado em 2011. Assim como já de costume na maioria das produções da Marvel, mostra justamente como toda a história do herói começou. O ator Chris Hemsworth é o responsável por dar vida ao personagem, sendo Thor o herdeiro do trono de Asgard, filho de Odin. Ao total foram lançado quatro filmes solo do Deus do trovão:
- Thor: ( lançado em 2011)
- Thor: o mundo sombrio ( lançado em 2013)
- Thor: Ragnarok (lançado em 2017)
- Thor: amor e trovão (lançado em 2022)
Pantera Negra
O filme chegou aos cinemas em 2018. Nesse caso, o arco da história gira em torno de T’challa, o príncipe de Wakanda, que após a morte do seu pai, herda não só o trono do reino, mas também o manto de “Pantera Negra”.
O papel de T’challa é estrelado pelo saudoso Chadwick Boseman. E seus poderes sobre humanos surgem através da ingestão da Erva Coração, em um ritual místico wakandano.
Marvel Television
Atualmente, a Marvel Television é uma divisão da própria Marvel Studios, assim nomeada de Marvel TV Studios. Como o próprio nome deixa claro, a diferença básica do segmento é que o objetivo aqui é explorar o universo da TV, e agora dos streamings.
Assim, a divisão traz traços antigos, com obras marcantes na história da empresa, dentro da televisão, com a modernidade das plataformas de streaming, dando o devido destaque para a Netflix e a Star+ e Disney Plus.
Agentes da S.H.I.E.L.D
Agents of Shield é uma série de televisão baseada na organização secreta S.H.I.E.L.D. que tem como objetivo proteger e manter a paz mundial.
A produção se passa em Nova York, se unindo aos eventos narrados em Os Vingadores. A série gira em torno de Phil Coulson e seu grupo de agentes, que buscam resolver casos ainda não classificados.
A primeira temporada da saga foi lançada em 2013, com transmissão original da rede ABC, ficando no ar até 2020, quando estreou sua sétima e última parte.
O Incrível Hulk
Esse seriado foi um seriado de TV muito famoso, lançado em 1977. Ao longo da produção, saíram 83 episódios em 5 temporadas, o que demonstra o sucesso da série.
Na época, os efeitos visuais não eram tão avançados quanto hoje, é claro. Assim, para a produção, foi utilizado um ser humano para dar vida ao monstrengo. O ator Bill Bixby interpretava o Dr. Bruce Banner (o Hulk na forma humana), e Lou Ferrigno assumia o papel de Hulk.
Como não poderia ser diferente, Ferrigno era um fisiculturista profissional e gigantesco, o que ajudava a dar um pouco mais de realidade a obra.
Streaming
Em 2013, a Marvel e a Netflix iniciaram uma parceria que seria muito lucrativa para ambas as empresas. O projeto visava a criação de novas séries e filmes por parte da Netflix, explorando os personagens das HQs da Marvel.
Ao longo da parceria, houve lançamento de títulos como Jessica Jones, Luke Cage, Demolidor, Justiceiro e Punho de Ferro. Além disso, houve também a criação de um grupo similar aos Vingadores, intitulado de Os Defensores, unindo esses heróis.
As produções duraram por cinco anos, até que em 2019 a Marvel decidiu não renovar o contrato com o streaming. Como resultado, o lançamento de novas obras desse universo passaram por cancelamento, levando a uma posterior retirada dos títulos iniciais do catálogo da Netflix.
No entanto, essas produções não foram deixadas completamente de lado. Isso porque a Disney dispõe da sua própria plataforma de streaming, a Disney Plus, onde as séries com os heróis foram integradas.
Marvel Music
Por fim, temos ainda a Marvel Music, outro braço da Marvel Entertainment que acabou não durando muito tempo. A meta, é claro, é unir o mundo dos quadrinhos com o universo da música.
Considerações finais sobre a Marvel Entertainment
Como foi possível observar, a Marvel Entertainment faz juz ao seu sucesso, já tendo marcado seu nome na história do entretenimento mundial. Dona de personagens icônicos, e que fazem parte da infância de muitas gerações, a empresa se diferencia também por sua ampla expansão ao longo dos anos.
Saindo das Histórias em Quadrinhos, conseguiu invadir a TV, o streaming e se colocou também na primeira prateleira do cinema internacional.