Naughty Dogs - Divulgação
Naughty Dogs - Divulgação
Fundação:27 de setembro de 1984, McLean, Virgínia, EUA
SedeSanta Mônica, Califórnia, EUA
FundadorAndy Gavin, Jason Rubin
Atuais donosSony Interactive Entertainment
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de jogos

Antes de tudo, videogame é muito mais que diversão, envolve tecnologia, ousadia, criatividade e sensibilidade. E se tem uma desenvolvedora que entede muito bem disso tudo é a Naughty Dog.

Fundada por dois adolescentes nos anos 1980, assim, ela mostrou para o que veio. Decisões corajosas e muita visão de mercado renderam à Naughty Dog, e seus fundadores Andy Gavin e Jason Rubin, papel de destaque na indústria.

Hoje, com títulos como Crash, Uncharted e The Last of Us, a desenvolvedora é referência em qualidade e avanço técnico. Quer saber como foi essa trajetória de sucesso? Continue lendo!

Quando a Naughty Dog foi fundada?

Foi no ano de 1984 que os jovens Andy Gavin e Jason Rubin, de apenas 14 anos, se uniram para fundar a Naughty Dog, na época sob o nome de JAM Software, Inc. Neste ano os dois ainda estavam no ensino médio e estava aprendendo as linguagens de programação Lisp e C++.

Apenas em 1989 a JAM Software se tornou Naughty Dog. No entanto, antes disso a desenvolvedora já estava lançando jogos.

Math Jam, jogo educativo da dupla Gavin e Rubin, saiu em 1985 para o computador Apple II em modelo de auto publicação.

O primeiro trabalho em parceria com um publicadora externa da JAM Software foi Ski Crazed. Este jogo de ski foi lançado em 1986, publicado pela Baudville, também para a plataforma Apple II.

Outro título saiu dessa união com a Baudville. Desta vez na forma de Dream Zone, um jogo de aventura que acompanha as aventuras do personagem principal no mundo dos sonhos após tomar uma fórmula científica estragada.

Lançado em 1987 para o Atari IIGS, Amiga, Atari ST e DOS, Dream Zone marcou o último ponto da união entre JAM Software e Baudville.

O desejo de trabalhar com uma empresa maior foi o principal motivador de Gavin e Rubin para encerrar a parceria. Assim, uma relação já desgastada viu seu fim, deixando a desenvolvedora, e seus donos, livre para novos projetos.

Parceria da JAM Software com Electronic Arts

Foi durante o desenvolvimento de seu quarto jogo que Gavin e Rubin foram atrás de suas ambições mais ousadas. E ousadia foi necessário, pois foi graças à uma ligação direta que eles conseguiram um contrato com a Electronic Arts.

Dessa forma, a já gigante da indústria dos games, que viria a ser tornar EA Games futuramente, publicou Keef the Thief em 1989. O point-and-click sobre um ladrão profissional saiu para Apple IIGS, DOS e Amiga.

Ainda em 1989 os fundadores tomaram uma decisão chave para o futuro da empresa. A fim de repaginar o visual e identidade da desenvolvedora, e cortar relações com seu passado com a Baudville, Gavin e Rubin renomearam sua empresa para Naughty Dog, Inc (futuramente Naughty Dog LLC).

Além de Keef the Thief, a agora Naughty Dog lançou, juntamente da Electronic Arts, o RPG Rings of Power para o Mega Drive. Uma história clássica de aventura que coloca o jogador para resgatar artefatos poderosos e salvar o mundo.

Para o desenvolvimento de Rings of Power, Rubin e Gavin se juntaram à Vijay Pande, que viria a se tornar um lendário programador, especialmente pelas suas contribuições para a computação médica aplicada.

Contrato com a Universal e a criação de Crash Bandicoot

Crash Bandicoot - Divulgação
Crash Bandicoot – Divulgação

Com títulos diversos e parcerias de peso sob seu nome, a Naughty Dog deu passo importante para o sucesso no ano de 1994 ao se unir com a Universal Interactive Studios.

Esta história começou durante o desenvolvimento do próximo jogo de Gavin e Rubin. Desta vez um título de luta, Way of the Warrior foi apresentado pela dupla para Mark Cerny, importante nome da indústria que na época acabara de se unir à Universal como Chefe da Divisão de Multimídia.

Cerny adorou o jogo e fechou contrato. Way of the Warrior foi lançado ainda em 1994 para 3DO Interactive Multiplayer.

Mas não parou por aí. Foi desta união surgiu aquele que seria o título que levaria a Naughty Dog para o hall da fama dos videogames – Crash Bandicoot.

Com o sucesso da parceria, a Universal acertou com a Naughty Dog para a produção de mais três jogos. Nesta época, Gavin e Rubin já planejavam um jogo novo de plataforma 3D.

Graças à posição da câmera, que ficava atrás do personagem, o projeto foi apelidado de Sonic’s Ass Game (Jogo do Traseiro do Sonic). Este projeto, além de descontraído desde o início, também permitiu à dupla de desenvolvedores muita experimentação e crescimento.

Já em 1994 eles expandiram o time, contratando mais funcionários. Além disso, apresentaram ao mercado a ferramenta “Goal Oriented Object LISP”, utilizada para criar objetos, personagens e mecânicas de jogabilidade para seu novo projeto.

Assim, o jogo sobre um marsupial em suas aventuras insanas foi apresentado à Sony após 14 meses de desenvolvimento. Crash Bandicoot agradou e recebeu sinal verde, sendo lançado para o Playstation em 1996.

O sucesso e as polêmicas de Crash Bandicoot

As mecânicas divertidas, fases desafiadoras e carisma dos personagens são as principais características do jogo que virou febre global.

Parte deste carisma e charme todo se deu pelo design dos personagens, que ficaram nas mãos dos cartunistas Charles Zembillas e Joe Pearson. Os dois tiveram papel crucial na criação do jogo.

No entanto, a importância de ambos foi drasticamente diminuída pela Naughty Dog nos anos 90. Isso desgastou a relação dos artistas com a desenvolvedora. Os dois só vieram a trabalhar juntos em Crash novamente no jogo Crash Nitro Kart, junto da Vicarious Visions.

Charles Zembillas continuou a trabalhar com a Naughty Dog em seu jogo Jak & Daxter. Tal qual com Crash, novamente seu trabalho foi obscurecido, rendendo ainda mais trocas de farpas entre as duas partes.

Apesar disso, o sucesso do jogo não foi afetado. Servindo como vitrine tanto para a Naughty Dog, quanto para a Sony e o Playstation, Crash Bandicoot foi apresentado na E3 de 1996.

Crash Bandicoot vendeu mais de 6 milhões de cópias e rendeu muitas sequências e spin-offs, tanto desenvolvidos pela Naughty Dog como por outros estúdios.

Sequências e direitos de Crash Bandicoot

Dado o sucesso de Crash Bandicoot era natural o lançamento de uma sequência para o jogo. Colocando ainda mais força por trás disso havia a Universal, que ainda tinha mais dois jogos contratados com a Naughty Dog.

Assim surgiram Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997) e Crash Bandicoot 3: Warped (1998), ambos lançados para os Playstation. Assim, como seu predecessor, estes dois jogos foram um sucesso enorme, vendendo 4,09 e 5,7 milhões de cópias respectivamente.

 O plantel de personagens cresceu,o jogo evoluiu e conquistou ainda mais fãs e o mercado. Hoje, Crash Bandicoot é uma das franquias mais lembradas e amadas pelos fãs. Tanto que uma coletânea remasterizada dos três, chamada de Crash Bandicoot: N.Sane Trilogy, foi lançada em 2018.

A Naughty Dog voltaria para a franquia ainda em 1999 para criar o jogo Crash Team Racing, do Playstation. O jogo de corrida, aos moldes do sucesso Mario Kart da Nintendo, reunia os amados personagens conhecidos na trilogia Crash Bandicoot para competirem entre si em corridas repletas de caos e velocidade.

Apesar disso, a franquia Crash teve ainda diversos outros jogos desenvolvidos por múltiplos estúdios. Inclusive o quarto título da série principal, Crash 4: It’s About Time, que foi desenvolvido pela Activision, atual detentora dos direitos de Crash Bandicoot.

A Naughty Dog é comprada pela Sony

Sony - Divulgação
Sony – Divulgação

Finalizar Crash e o contrato com a Universal mais uma vez deixou Gavin e Rubin para levar a Naughty Dog a locais cada vez mais ousados. Ávidos por conquistar cada vez mais importância na indústria, a dupla se viu frente de frente com uma oportunidade de ouro.

Assim, em 2001 foi oficializada a compra da Naughty Dog pela Sony Computer Entertainment of America.

A transação deu mais liberdade para o estúdio, segundo afirmativas de seu co-fundador Jason Rubin. Segundo ele, com a Sony cuidando da parte administrativa e financeira a empresa poderia focar totalmente na parte criativa e de desenvolvimento.

Outro fator chave foi a não interferência da Sony nos direitos dos jogos e personagens. Assim, ao contrário de experiências anteriores, agora o que a Naughty Dog criava era totalmente dela.

O primeiro projeto desta parceria histórica foi o título Jak & Daxter. Para o primeiro jogo, Jak & Daxter: The Precursor Legacy (2001) toda a experiência adquirida em Crash se mostrou.

Unindo plataforma, aventura e puzzles, o jogo foi um sucesso. Surpreendentemente, ele tinha carisma e jogabilidade, além de gráficos belíssimos possibilitados pelo poderoso Playstation 2, console recém lançado pela Sony.

Jogos da franquia Jak

Com o caminho pavimentado, a Naughty Dog entregou mais três jogos da franquia. Jak II e Jak 3, sequências diretas, saíram em 2003 e 2004. O último, Jak X: Combat Racing (2005), afirma a tradição da desenvolvedora de lançar um spin-off de corrida, desta vez mais focado no combate entre veículos.

Todos os jogos de Jak pela Naughty Dog saíram para o Playstation 2. Outros spin-offs existem, desenvolvidos por outros estúdios tanto para este console quanto para o PSP.

No ano de 2012 e 2013, em parceria com a Mass Media Inc, foi lançada a coletânea Jak & Daxter Collection para o Playstation 3 e PS Vita, contendo a trilogia Jak do Playstation 2.

Andy Gavin e Jason Rubin deixam a Naughty Dog

No ano de 2004 tanto Andy Gavin quanto Jason Rubin, fundadores da Naughty DOg, deixaram a empresa. No período que englobou o desenvolvimento dos jogos Jak 3 e Jak X eles começaram a transferir as funções da presidência para Evan Wells e Christophe Balestra.

Wells até hoje ocupa o cargo, mas agora formando dupla com Neil Druckmann.

Apesar de relativamente precoce, para padrões de mercado, a saída dos fundadores da Naughty Dog não afetou a produção. Pelo contrário. A desenvolvedora se mostrou madura e independente o suficiente para alcançar seus maiores sucessos até então nos anos que viriam.

A Era Playstation 3 e a criação de Uncharted

Uncharted - Reprodução Sony
Uncharted – Reprodução Sony

Depois do sucesso de Crash e Jak, a Naughty Dog já era uma desenvolvedora com bagagem e respeito. Dessa forma, para seu próximo título em parceria com a Sony eles, mais uma vez, ousaram.

O nome da vez era Uncharted, uma franquia de jogos de ação, aventura e puzzles que apostava em um visual mais realista e, principalmente, em uma narrativa cinematográfica.

Apesar da mudança drástica de estilo, a desenvolvedora acertou de novo. O primeiro jogo da franquia, Uncharted: Drake’s Fortune, foi lançado para o Playstation 3 em 2007 e foi um sucesso.

Em seu primeiro ano ele vendeu mais de 2 milhões de cópias e, dessa forma, marcou presença em diversas premiações. Entre os títulos estão o de Melhor Realização Técnica na Spike Video Game Awards de 2007 e Melhor Visual na Game Developers Choice Awards de 2008.

História de Uncharted

O jogo acompanha o protagonista Nathan Drake, um caçador de tesouros, em busca do lendário tesouro de El Dourado. Acompanhado de Elena Fisher e Victor “Sully” Sullivan, o jogador se verá saltando e escalando ruínas antigas e a selva feroz, além de tiroteios com organizações e outros caçadores de tesouros.

Como era de se esperar, logo vieram as sequências. Uncharted 2: Among Thieves, saiu em 2009 e Uncharted 3: Drake’s Deception em 2011, ambos para o Playstation 3.

Esta trilogia foi responsável pela formação de milhões de fãs na desenvolvedora e do jogo. Ela levou a Naughty Dog ao patamar mais elevado da indústria, conferindo a ela respeito e admiração dentro e fora do ecossistema Sony-Playstation.

Tanto que em 2019 a desenvolvedora voltou para uma despedida oficial de Nathan Drake e da franquia. Uncharted 4: A Thief’s End, e Uncharted: The Lost Legacy, spin-off da série, saíram para o Playstation 4 e foram um sucesso absoluto entre jogadores e crítica.

The Last of US, inovação e domínio do mercado

The Last of US - Divulgação
The Last of US – Divulgação

Em 2011, na Spike Games Awards, a Naughty Dog anunciou o desenvolvimento de seu mais novo jogo e franquia – The Last of Us. Seguindo os moldes realistas e cinematográficos da Uncharted, o foco agora era entregar uma experiência sem igual também em narrativa.

E eles conseguiram.

The Last of Us acompanha a dupla Ellie e Joel em um mundo pós apocalíptico, onde uma infecção pelo fungo Cordyceps unilateralis transforma as pessoas em criaturas semelhantes a zumbis.

A dupla então deve sobreviver em meio a tais monstros, outros humanos, sejam amigos ou não, e os desafios de uma relação de paternidade que se desenvolve.

O jogo foi lançado em 2013 para o Playstation 3 e foi recebido com elogios por todos os lados. O estilo gráfico realista, direção cinematográfica e história envolvente cativaram os jogadores e inaugurou uma nova era na indústria dos videogames.

Muito do teor emotivo conquistado pelo jogo se deve à tecnologia inovadora de captura de movimentos, que a empresa apresentou em detalhes em palestra para a Game Dev Conference de 2015.

Dublagem e VXF

Além disso, a presença de dubladores e atores de peso no time que participou da criação deu a alma ao jogo. Entre eles estão Ashley Johnson no papel de Ellie e Troy Baker como Joel, que entregaram atuações de alta qualidade e deram vida ao projeto.

Tudo isso deu à Naughty Dog o que precisavam para se tornar a principal referência em jogos narrativos do mercado. Em 2013 eles ganharam o título de Estúdio do Ano na Pico’s VGX, principalmente, graças à The Last of Us.

O jogo teve ainda um spin-off, intitulado Left Behind, lançado em 2014 para o Playstation 3, e uma sequência.

Lançado em 2020 para o Playstation 4, The Last of Us 2 continuou a aventura de Ellie e Joel alguns anos no futuro. Com o retorno dos atores que fizeram a dupla no primeiro título, este jogo ficou cerca de 3 anos em desenvolvimento e vendeu mais de 10 milhões de cópias.

Participação da Naughty Dog no time ICE

Toda a experiência e técnica adquirida pela Naughty Dog ao longo dos anos rendeu à desenvolvedora papel de destaque em um dos principais times dentro da Sony, o ICE.

A Iniciativa para uma Engine Comum, ou Initiative for a Common Engine – ICE, é responsável pelo desenvolvimento de técnicas e sistemas para melhoria da tecnologia gráfica dentro da Sony.

Assim, com o auxílio de empresas e pessoas de peso do game design e programação, a Sony busca sempre extrair o máximo de seu hardware no quesito gráfico e de desempenho.

Quem são os fundadores da Naughty Dog?

Andy Gavin e Jason Rubin são os fundadores da Naughty Dog. Os dois amigos ainda estavam no ensino médio quando aprenderam Lisp e C++ e criaram a JAM Software em 1984.

Em 1989 o nome da empresa seria mudado para Naughty Dog.

Andy Gavin

Andy Gavin -  Reprodução Wikipedia
Andy Gavin – Reprodução Wikipedia

Andrew Scott Gavin, mais conhecido como Andy Gavin, nasceu em 11 de junho de 1970. Natural de Washington, D.C.

Aficionado por tecnologia e ciência desde a adolescência, Gavin estudou Ciências Neurobiológicas no Haverford College, além de um PhD no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, trabalhando no Laboratório de Propulsão a Jato para o projeto Mars Rover.

No entanto, foi o aprendizado de LISP, uma linguagem de programação, que o levou a se unir ao amigo e colega Jason Rubin a fundar a JAM Software, futura Naughty Dog, quando tinha apenas 14 anos.

Além de programador, game designer e empresário, Gavin também é escritor. Seu primeiro romance, The Darkening Dream, uma fantasia sombria, foi lançado em 2011. Já em 2012 veio Untimed, um livro sobre viagem no tempo.

Após deixar a Naughty Dog em 2004, ele e Rubin criaram a Flektor, uma startup de tecnologia e internet.

Posteriormente, a empresa obteve sucesso e conquistou parcerias importantes. A mais notória foi com a MTV para a captação de votos de seus espectadores durante entrevistas com o então senador e candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama

Jason Rubin

Jason Rubin -  Reprodução Twitter
Jason Rubin – Reprodução Twitter

A princípio, ele é um game designer, programador, empresário e escritor estadunidense nascido em 1970. Aos 14 anos ele se uniu ao amigo Andy Gavin para criar a desenvolvedora de jogos JAM Software, que se tornaria a Naughty Dog em 1989.

Ele se formou em Ciências Econômicas pela Universidade de Michigan em 1992 e desde então se tornou uma figura de destaque no meio dos jogos e tecnologia.

Ele foi co-presidente da Naughty Dog até 2004, ano em que saiu junto do amigo e co-fundador Andy Gavin. Os dois se juntaram então para montar a Startup Flektor.

Entre 2012 e 2013 Rubin assumiu a presidência da THQ, desenvolvedora de jogos que, na época, enfrentava uma situação financeira e criativa difícil. Apesar dos esforços e experiência, ele não conseguiu salvar a empresa.

Desde 2021 Jason Rubin é vice-presidente de conteúdo para o Metaverse na META.

Assim como seu parceiro de JAM Software, Rubin arriscou na escrita. Ele roteirizou duas revistas em quadrinhos.

A primeira foi Iron Saint, para a Aspen Comics e contou com ilustrações de nomes importantes, como Joe Madureira, Jeff Matsuda, Francis Manapul and Joel Gomez.

Seu segundo título foi Mysterious Ways, da TopCow Comics, desenhado por Tyler Kirkham, que teve passagens importantes por revistas como Batman, Lanterna Verde Corps e Amazing Spider-Man.

Quem são os atuais donos da Naughty Dog?

Desde 2001 a Naughty Dog LLC é propriedade da Sony Interactive Entertainment. A compra da desenvolvedora pela Sony foi tranquila e fortuita.

A parceria rendeu liberdade criativa para o estúdio e culminou no lançamento de seus maiores sucessos até hoje – as séries de jogos Uncharted e The Last of Us.

O que a Naughty Dog oferece?

A Naughty Dog LLC é uma desenvolvedora de jogos de videogame. Assim, ela entrega títulos para consoles e computadores pessoais com foco em jogabilidade e narrativa.

Em atuação desde 1984, ela já desenvolveu e publicou jogos diversos, sendo eles:

  • Primeiramente, math Jam (1985)
  • Ski Crazed (1986)
  • Dream Zone (1987)
  • Keef the Thief (1989)
  • Rings of POwer (1991)
  • Way of the Warrior (1994)
  • Crash Bandicoot (1996)
  • Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back(1997)
  • Crash Bandicoot: Warped 1998
  • Crash Team Racing (1999)
  • Jak and Daxter: The Precursor Legacy (2001)
  • Jak II (2003)
  • Jak 3 (2004)
  • Jak X: Combat Racing (2005)
  • Uncharted: Drake’s Fortune (2007)
  • Uncharted 2: AMong Thieves (2009)
  • Uncharted 3: Drake’s Deception (2011)
  • The Last of Us (2013)
  • The Last of Us: Left Behind (2014)
  • The Last of Us Remastered (2014)
  • Uncharted 4: A Thief’s End (2016)
  • Uncharted: The Lost Legacy (2017)
  • Por fim, the Last of Us Part II (2020)
Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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