Logo Activision
Activision - Divulgação
Fundação:1 de outubro de 1979, Sunnyvale, Califórnia, EUA
SedeSanta Mônica, Califórnia, EUA
FundadorLarry Kaplan, David Crane, Alan Miller, Bob Whitehead, Jim Levy
Atuais donosActivision Blizzard
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora de games

A Activision é uma das gigantes do mundo dos jogos eletrônicos, e que já conta com mais de 40 anos de existência. Dona de franquias de peso no mercado, como Call of Duty e Tony Hawks Pro Skater, a empresa norte-americana já é uma referência no setor de games.

Neste artigo, você irá conferir um pouco mais sobre a história e evolução da Activision, além dos seus principais títulos desenvolvidos e publicados ao longo desses anos. Acompanhe!

Quando a Activision foi fundada?

A Activision foi fundada nos Estados Unidos no dia 1 de outubro de 1979, sendo a primeira empresa a desenvolver e distribuir, de forma independente, jogos eletrônicos para consoles.

Quem são os fundadores da Activision?

Os grandes nomes por trás da criação da empresa são David Crane, Alan Miller, Jim Levy, Bob Whitehead e Richard Muchmore.

Continue depois da publicidade

Quem são os atuais donos da Activision?

Logo da Blizzard: Atual dona da activision
Logos da Activision e Blizzard – Divulgação

Atualmente, a Activision é uma subsidiária da Activision Blizzard, ganhando esse status desde a fusão das empresas, em 2008. E a sede da marca fica localizada em Santa Mônica, Califórnia, Estados Unidos da América.

O que a Activision oferece?

Como mencionado, a Activision é uma produtora e distribuidora de jogos eletrônicos. Aliás, trata-se de uma das referências do segmento, graças a títulos de peso que fazem parte do seu portfólio, como a franquia Call of Duty.

Um pouco da história da empresa

Sendo pioneira na produção e distribuição de jogos eletrônicos para consoles, a Activision conseguiu ganhar destaque já desde seus primeiros trabalhos. Na fase inicial, por exemplo, a empresa criou alguns títulos clássicos para o Atari 2600, como o River Raid, Pitfall e Enduro.

Próximo aos anos 90, começou a desenvolver games também para a SEGA, que dispunha de consoles próprios na época. E com o avanço dos computadores, manteve um foco nos jogos de PC a partir do ano de 1995. Foi a partir dessa época que a Activision passou a desenvolver seus títulos de maior expressividade, com destaque para a Call of Duty e Tony Hawk’s.

Continue depois da publicidade

O nascimento da Activision Blizzard

Um dos marcos na história da empresa norte-americana foi justamente quando ela deu origem a Activision Blizzard, atual proprietária da marca. Todo o processo começou a acontecer em 2007, mas acabou sendo finalizado realmente apenas em 2008.

No período, a Activision se apresentava já como a maior desenvolvedora dos Estados Unidos, e a Blizzard Entertainment era uma subsidiária da Vivendi Games. A fusão, nesse caso, aconteceu justamente com a própria Vivendi, que além da Blizzard era a dona do estúdio Sierra Entertainment.

A nova holding passou a comandar os rumos de todas essas marcas, com Bobby Kotick, que era da Activision, assumindo o cargo de presidente e CEO do grupo. Como eram dois nomes de peso, a nomenclatura ficou como Activision Blizzard, dando enfoque aos estúdios.

Essa, aliás, é uma das maiores empresas de jogos do planeta, que detém sobre sua tutela títulos de destaque, como:

Continue depois da publicidade
  • Call of Duty
  • Tony Hawk’s
  • Candy Crush Saga
  • Crash Bandicoot
  • Spyro
  • StarCraft
  • Diablo
  • Guitar Hero
  • Overwatch
  • World of Warcraft
  • Dentre outros

Esse portfólio generoso se dá pela união das franquias de peso de cada um dos estúdios, que a partir da união passaram a colaborar de forma mútua, como um só grupo, apesar de ainda manterem suas estruturas básicas separadas.

Principais estúdios da Activision

Um ponto importante também sobre a história e evolução da Activision é em relação ao vasto número de estúdios que são de propriedade da empresa atualmente. Isso porque, ao longo dos anos e da formação de parcerias, a marca acabou realizando bons investimentos e trazendo para a sua tutela nomes relevantes do mercado. Esse, aliás, é um dos pontos que torna a desenvolvedora tão bem sucedida em seus títulos. Veja alguns destaques da lista:

  • Vicarious Visions – desenvolveu ou co-desenvolveu títulos como Guitar Hero, Call of Duty: Warzone, Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 e Skylanders: Spyro’s Adventure. Pertence a Activision desde 2005.
  • Raven Software – desenvolveu Call of Duty: Black Ops Cold War, Quake 4, Call of Duty: Online, etc. Pertence a Activision desde 1997.
  • Infinity Ward – é a produtora original de Call of Duty, sendo responsável por desenvolver títulos memoráveis como Call of Duty: Modern Warfare 3. Pertence a Activision desde 2003.
  • Radical Entertainment – desenvolveu sagas como Prototype, Crash of the Titans e The Incredible Hulk: Ultimate Destruction. Pertence a Activision desde 2008.
  • Toys for Bob – famoso por desenvolver séries como Star Control, Crash Bandicoot e Skylanders. Pertence a Activision desde 2005.

Outros estúdios relevantes são:

  • Beachhead Studios
  • Beenox
  • FreeStyleGames
  • Treyarch em Santa Mônica
  • Fun Labs
  • Demonware
  • High Moon Studios
  • Sledgehammer Games

Principais jogos da Activision

Após conhecer um pouco mais sobre a história da Activision, vale a pena observar também alguns dos principais títulos desenvolvidos ou publicados pela empresa nesses mais de 40 anos de existência. Acompanhe!

Continue depois da publicidade

Call of Duty

Capa do game Call of Duty
Call of Duty – Divulgação

É uma série de jogos de tiro em primeira pessoa lançada em 2003. O primeiro lançamento da saga era voltado para computadores, mas não demorou para se expandir para outros consoles.

No primeiro lançamento da série, a temática era totalmente voltada à segunda guerra mundial e a grandes acontecimentos e conflitos da época como a Batalha de Normandia.

A série de jogos conquistou ao longo dos anos, merecidamente, uma legião de fãs e também novos jogos da franquia. O sucesso o levou a ser considerado pelo Guiness World Records em 2014 como a série de jogos mais rentável de todos os tempos.

Call of Duty: Warzone

É um jogo eletrônico free-to-play do gênero battle royale lançado em 2020. Apesar de fazer parte do título Call of Duty: Modern Warfare essa versão é gratuita. Warzone tem modo de jogo multijogador, permitindo um total de até 150 jogadores. 

Continue depois da publicidade

O jogo é ambientado na cidade de Verdansk que é ligeiramente baseado na cidade ucraniana de Donetsk. O lançamento teve uma ótima recepção, sendo que no mês da sua estreia o jogo alcançou incríveis 50 milhões de download. 

No final de 2020, Warzone ganhou uma atualização sendo integrado Call of Duty: Black Ops Cold War, adicionando assim todos os acessórios e armas do jogo.

Call of Duty: Vanguard

Call of duty: vanguard é um jogo de tiro em primeira pessoa lançado em 2021.  Sendo o décimo oitavo jogo da franquia, o enredo baseia-se na origem das forças especiais para enfrentar um conflito na segunda guerra mundial. A história é contada a partir de  flashbacks dos personagens em vários pontos do tempo.

Call of Duty: Modern Warfare II

É um jogo de tiro em primeira pessoa lançado em 2022 e uma sequência de Call of Duty: Modern Warfare. O jogo é o décimo nono da franquia.

Continue depois da publicidade

O enredo se passa apenas 3 anos após o embate anterior, onde o grupo de intervenção Task Force 141 recebe a missão de encontrar integrantes de um cartel de drogas mexicanos. Esse confronto causa um tiroteio em De Wallen, em Amsterdã.

Tony Hawks Pro Skater

Capa do game Tony Hawk's Pro Skater
Tony Hawk’s Pro Skater – Divulgação

Esse é um dos títulos de destaque da Activision, e que surgiu graças à percepção da empresa. Ainda na década de 90 ela notou uma alta na popularidade do skate, e investiu em um jogo no setor.

O primeiro título foi diretamente inspirado em Top Skater, um arcade da Sega de 1997, sendo produzido pela Neversoft a partir de 1999. A Activision, além de mentora, foi responsável por publicar o título e o restante da franquia.

O jogo, como o próprio nome deixa entender, homenageia o skatista Tony Hawk, um dos gigantes do esporte, conhecido como Birdman.

Continue depois da publicidade

Tony Hawks Pro Skater 1 e 2

Sendo lançado no ano de 2020, Tony Hawks Pro Skater 1 e 2 é o trabalho mais recente da franquia, produzido pelo estúdio Vicarious Visions. Apesar de ser inicialmente voltado para o Microsoft Windows, o título se faz presente nas mais recentes plataformas e consoles, como PS4 e PS5, Xbox One e Xbox Séries X/S, e Nintendo Switch.

A versão é um um remake dos títulos originais, mais especificamente de Tony Hawk’s Pro Skater, de 1999, e Tony Hawk’s Pro Skater 2, do ano de 2000. Assim, trouxe uma releitura desse sucesso inicial, mas com as tecnologias e gráficos atuais.

Crash Bandicoot

Crash Bandicoot: jogo da empresa Activision
Crash Bandicoot – Divulgação

Desenvolvida originalmente pela Naughty Dog, ainda em 1996, Crash Bandicoot chegou nas mãos da Activision após a fusão com a Vivendi/Blizzard. Os jogos da franquia se passam nas Ilhas Wumpa, sendo esse um arquipélago fictício que fica no sudeste da Austrália. O local é repleto de humanos e animais mutantes, que coexistem.

O personagem principal dos títulos é Crash, um bandicoot aprimorado, que habita a ilha. A paz do protagonista começa a se estremecer quando o Doutor Neo Cortex, grande criador de Crash, surge para colocar um fim em sua criação.

Continue depois da publicidade

Crash Bandicoot 4

Um título destacável da franquia é Crash Bandicoot 4, que chegou ao mercado em 2020. Sendo produzido pelo estúdio Toys for Bob, o jogo é o quarto da série, e traz também um retcon dos originais.

Assim, a história segue Crash e sua irmã, Coco, em sua luta para recuperar as máscaras quânticas, e impedir o Doutor Neo Cortex de assumir o multiverso.

Guitar Hero

Guitar Hero: Um famoso game da empresa Activision
Guitar Hero – Divulgação

A Activision também faz parte dos primórdios de Guitar Hero. Isso porque, ainda em 2005 a empresa, juntamente com a distribuidora RedOctane, contatou a desenvolvedora Harmonix Music Systems para a criação de um título que servisse como um controle especial, só que na forma de uma guitarra elétrica. Com essa temática musical, rapidamente o jogo se tornou um fenômeno de público, e ainda é uma referência do setor.

Spyro

Spyro: Um clássico jogo da empresa Activision
Spyro – Divulgação

É um saga de jogos de plataformas que tem como protagonista principal Spyro. Esse é um dragão que possui várias habilidades, dentre elas a de controlar elementos como a terra, fogo, gelo, eletricidade, voar, dar cabeçada, entre outras.  Desde seu lançamento, em 1998, foram lançadas várias versões spin-off .

Continue depois da publicidade

Spyro Reignited Trilogy

É um box da série de jogos eletrônicos Spyro. É uma remasterização dos primeiros três jogos da saga: Spyro the Dragon (1998), Ripto ‘s Rage! (1999) e Year of the Dragon (2000). Foi lançado em 2018 para xbox One e Playstation 4  e depois para outros consoles.

O jogo gira em torno do personagem spyro que tenta manter um conjunto de mundos a salvo derrotando vários inimigos que ameaçam a segurança desses mundos. Para progredir o jogador deve recolher vários itens colecionáveis como ovos de Dragão e jóias.

River Raid

Como mencionado, River Raid foi um dos primeiros sucessos da Activision, e faz parte do processo inicial de formação da empresa. O jogo, lançado para o Atari 2600, chegou ao mercado em 1982. Criado por Carol Shaw, é realmente um clássico da época, e um dos títulos mais famosos do seu tempo.

Com uma jogabilidade simples, em River Raid o jogador consegue controlar um avião que fica sobrevoando um rio. Sua inovação, nesse caso, deve-se ao fato da aeronave mover-se de forma vertical, encontrando helicópteros, navios e aviões inimigos. Assim, é preciso controlar a velocidade do avião, e evitar ser abatido.

Continue depois da publicidade

Outro ponto interessante fica por conta da limitação do tanque de combustível, que traz a necessidade de reabastecimento durante o percurso.

Pitfall

Pitfall: jogo da empresa Activision
Pitfall – Divulgação

Outro importante jogo dos anos iniciais da Activision foi Pitfall, chegando ao mercado em 1982. Assim como River Raid, o título foi lançado para o Atari 2600, mas alcançou também outros consoles, como o Atari 5200 e o Sega SG-1000.

Criado por David Crane, o jogo é o precursor do gênero de plataforma de rolagem lateral, onde o jogador precisa mover seu personagem, o Pitfall Harry, e enfrentar os desafios de uma floresta densa.

O objetivo final é justamente chegar ao fim da floresta, que é um tipo de labirinto, e coletar os tesouros ao longo do caminho. Tudo isso, dentro do limite estabelecido de 20 minutos.

Continue depois da publicidade

Enduro

Como o nome deixa a entender, Enduro é um jogo de corrida, que chegou ao mercado ainda no ano de 1983. O título é um dos clássicos da Activision, e foi lançado também para o Atari 2600.

Nele, o jogador controla um carro de Fórmula 1, e compete pelo National Enduro, uma corrida longa, que exige bastante resistência dos competidores. A meta é conseguir ultrapassar uma quantidade estipulada de veículos por dia, o que permite que o jogador dê continuidade ao jogo posteriormente.

Um ponto bem interessante sobre o título é que ele traz variações de visibilidade ao longo do dia. Na parte da noite, por exemplo, é possível ver apenas as luzes traseiras dos veículos. E fatores como clima e terreno também são pontos relevantes.

Considerações finais sobre a Activision

Como foi possível observar, a Activision é realmente uma das gigantes do mercado de games, e que soube muito aproveitar seu espaço. Graças a títulos de peso para o setor, carrega legiões de fãs por todo o mundo, e agrega positivamente para a evolução do universo gamer.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui