Infinity Ward Logo
Fundação:Maio de 2002
SedeEncino, Los Angeles, Califórnia, EUA
FundadorVince Zampella, Jason West, Grant Collier
Atuais donosActivision 
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora de games

Call of Duty é um dos nomes mais conhecidos no mundo dos games e principal representante do gênero de shooter militar em primeira pessoa. Mas saiba que o sucesso magnífico dessa franquia não é à toa, pois contou com toda a experiência do time da Infinity Ward.

Fundada por três ex-companheiros que trabalharam em Medal of Honor, o que não faltava era conhecimento do gênero. Isto,junto da parceria com a Activision, permitiu à Infinity Ward colocar no mercado um clássico instântaneo e abrir caminho para décadas de uma parceria recheada de sucessos.

No entanto, como não podia deixar de ser, não faltaram polêmicas nesta relação. Brigas permeiam a história entre as duas empresas, causando demissões, processos e mudanças no desenvolvimento dos jogos.

Apesar disso, a importância da desenvolvedora dentro da sua empresa mãe não diminui. Hoje, a Infinity Ward é peça chave para a Activision e os times de desenvolvimento de seu principal título, participando não apenas da criação dos jogos, mas também das engines que as viabilizam.

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Quando a Infinity Ward foi fundada?

A desenvolvedora de jogos Infinity Ward surgiu em maio de 2002 pelos três ex-companheiros de 2015 Inc. LLC Jason West, Vince Zampella e Grant Collier.

Todos trabalharam no desenvolvimento de Medal of Honor: Allied Assault para a Electronic Arts, lançado neste mesmo ano. Apesar de trabalharem em uma franquia forte da empresa, eles decidiram sair da 2015 pois estavam insatisfeitos com o contrato com ela.

Então, junto de outros 22 funcionários da 2015 Inc, o trio criou a Infinity Ward. Para viabilizar o projeto, eles contataram a Activision, que aceitou a proposta e financiou o estúdio para que desenvolvesse o primeiro jogo de uma nova franquia, Call of Duty, que concorreria justamente com Medal of Honor.

Inicialmente a Activision colocou 1,5 milhão de dólares no estúdio por 30% da empresa. O jogo ficou mais de um ano em desenvolvimento, e saiu em outubro de 2003. No mesmo dia de seu lançamento a Activision agiu e comprou o restante da Infinity Ward, a tornando assim uma subsidiária.

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Seu jogo de estréia foi um enorme sucesso e abriu caminhos para uma longa e fortuita parceria entre as empresas.

Sequência de Call of Duty

Call of Duty 2 – Divulgação

Call of Duty 2 começou a entrar em desenvolvimento logo em seguida, desta vez utilizando uma engine da própria desenvolvedora, chamada de IW 2.0. Isto logo se tornaria a norma entre os times de Call of Duty, com a Infinity Ward criando então a engine que iria utilizar em cada geração do jogo.

O segundo jogo foi um sucesso ainda mais estrondoso, provando que a franquia estava no caminho para o sucesso. Call of Duty 2 saiu juntamente com o Xbox 360, e levou a franquia para os consoles.

A partir de então a Activision colocou o time da Infinity Ward para focar no desenvolvimento de uma nova engine e no quarto jogo, enquanto o terceiro ficou nas mãos da Treyarch, outro estúdio interno.

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Assim, Infinity Ward começou a criação da engine IW 3.0 e, posteriormente, do jogo Call of Duty 4: Modern Warfare, lançado em 2007.

Com o sucesso desta entrada o jogo ganhou status de subsérie. Os próximos anos dariam luz às sequência Modern Warfare 2 (2009) e Modern Warfare 3 (2011), feito em conjunto com a Sledgehammer Games.

Quem são os fundadores da Infinity Ward?

Os fundadores da Infinity Ward são Jason West, Vince Zampella e Grant Collier, que trabalharam anteriormente na 2015 Inc. LLC, estúdio da Electronic Arts. Eles fizeram parte do desenvolvimento de Medal of Honor: Allied Assault antes de debandarem da empresa para fundar sua própria.

Nesta época, tanto Vince quanto Grant já tinham experiência prévia anterior à 2015. Ambos já atuavam na indústria de jogos desde meados dos anos 1990.

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Esta experiência foi essencial, pois permitiu a eles e Jason firmarem um acordo com a Activision, que viabilizou financeiramente a abertura da desenvolvedora e desenvolvimento do primeiro Call of Duty. Neste mesmo ano, logo após o lançamento do jogo, toda a Infinity Ward foi comprada pela sua investidora.

Vince assumiu como CEO, enquanto Grant alternou o cargo de presidência com Jason, que também assumiu como Diretor de Jogos, CTO e CCO em diferentes momentos.

Conflitos

Após o lançamento de Call of Duty 4: Modern Warfare, Jason e Vince buscaram um novo contrato com a Activision. Para a criação da sequência do aclamado quarto jogo da série eles gostariam de maior compartilhamento dos lucros e controle criativo.

A empresa assinou o novo contrato, mas não deixou de incluir uma cláusula que daria os direitos da franquia à ela em caso de demissão dos dois. Este ponto foi o estopim de uma briga que acabaria nos tribunais.

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Call of Duty: Modern Warfare 2 saiu em 2009, como acordado com Jason e Vince. No entanto, após isso, a Activision começou a ativamente buscar por motivos para demitir os fundadores da Infinity Ward, a fim de ativar a cláusula contratual inserida por ela.

Isto deu início a uma série de conflitos. Jason e Vince foram atrás de meios para tornar a Infinity Ward independente. Do outro lado, a Activision começou investigações na empresa para encontrar provas de que os dois agiram de má fé.

Em 1 de março de 2010 a Activision finalmente conseguiu o que queria e demitiu Jason e Vince da Infinity Ward. O motivo alegado foi “insubordinação”, o que os levou a perderem todos os bônus adquiridos no contrato firmado.

Estas medições se seguiram de diversas outras, desta vez voluntárias, por parte de outros funcionários da Infinity Ward. Muitos destes saíram para se juntarem à Jasone Vince na criação da Respawn Entertainment ainda em 2010, um estúdio que logo passaria a trabalhar com a EA em jogos como Titanfall.

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Tanto Jason e Vince quanto um grupo unido de ex-funcionários da Infinity Ward processaram a Activision. O caso teve julgamento e acordos se firmaram em 2012 entre todas as partes de maneira separada.

Quem são os atuais donos da Infinity Ward?

Activision - Divulgação
Activision – Divulgação

Atualmente a Infinity Ward é uma subsidiária da Activision Publishing, Inc., divisão de publicação de jogos da Activision Blizzard. Em 2002 a empresa investiu $ 1,5 milhão na Infinity Ward, adquirindo 30% da empresa nesta ocasião.

A compra total da Infinity Ward pela Activision se deu em outubro de 2003, no mesmo dia do lançamento de Call of Duty, primeiro jogo da desenvolvedora e da franquia.

Adquirir a empresa foi um passo chave para a Activision, que percebeu o potencial desta nova série, que seria a concorrente da empresa no gênero de shooter militar em primeira pessoa.

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Os fundadores da Infinity Ward, Jason West, Vince Zampella e Grant Collier, haviam trabalhado em Medal of Honor: Allied Assault, assim como 22 outros funcionários da empresa.

Nesta época o principal representante deste estilo era justamente Medal of Honor, série da EA.

Nova fase e processos

Jason e Vince deixaram a empresa em 2010 quando sofreram demissão pela Activision. Eles processaram a empresa, que teve que pagar reparações e royalties aos fundadores e outros funcionários que também deixaram a empresa na mesma época.

Este drama se deu durante o ciclo de lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011), último jogo da aclamada sub-série da franquia. Com a rápida e inesperada força de trabalho, a Activision decidiu desviar a Sledgehammer Games de seu atual projeto para ajudar a Infinity Ward.

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O próximo Call of Duty em que trabalharam foi Ghosts lançado em 2013. Para esta entrada da franquia a desenvolvedora trabalha com a Neversoft, outro estúdio da Activision, adquirido em 1999.

No ano de 2014 a Activision fundiu a Neversoft à Infinity Ward, que ainda sentia os baques de 2010.

Apesar de toda a turbulência destes anos, os próximos foram tranquilos para a Infinity Ward e sua relação com a Activision. Novos escritórios foram abertos, expandindo assim além do original na Califórnia.

Infinity Ward Polônia

No ano de 2017 a Infinity Ward em Krakow, na Polônia, foi aberta. Esta subdivisão ficou responsável principalmente pelo desenvolvimento de novas engines, papel que a empresa já cumpria com maestria dentro da Activision.

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De lá saiu a engine IW 8.0, em colaboração com o time principal. Ela foi utilizada no desenvolvimento do remake Call of Duty: Modern Warfare (2019) e Call of Duty: Warzone (2020).

Já em 2021 foi a vez de um escritório na cidade de Austin, Texas, ser criado. Outro também foi aberto no México, expandindo o alcance global da empresa.

Call of Duty: Modern Warfare II e Call of Duty: Warzone 2.0 foram lançados em 2022. Ambos foram criados na nova engine IW 9.0, co-criada pela Infinity Ward, Treyarch e a Sledgehammer Games.

O que a Infinity Ward oferece?

A Infinity Ward é uma desenvolvedora de jogos subsidiária da Activision Blizzard. Ela é conhecida pelo desenvolvimento de jogos da franquia Call of Duty, maior no gênero de shooter militar.

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A empresa é responsável por 11 jogos Call of Duty, incluindo o primeiro, de 2002, assim como toda a sub-série Modern Warfare e seus remakes. Além disso, a desenvolvedora contribui também com a pesquisa e desenvolvimento para a criação de novas engines dentro da Activision para uso em Call of Duty.

Em suas engines ela é responsável pela implementação de tecnologias que permitiram diversas funções chave para a evolução do jogo, como física interativa de fumaça, iluminação dinâmica e barreiras perfuráveis por balas.

Estas engines foram a IW versão 2.0, utilizada em Call of Duty 2, até a atual IW 9.0, onde foram criados os jogos Call of Duty: Modern Warfare II e Warzone 2.0.

A lista de jogos desenvolvidos pela Infinity Ward é a seguinte:

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  • Call of Duty (2003)    
  • Call of Duty 2 (2005)
  • Call of Duty 4: Modern Warfare (2007)
  • Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009)
  • Call of Duty: Modern Warfare 3 (2011)
  • Call of Duty: Ghosts (2013)
  • Call of Duty: Infinite Warfare (2016)
  • Call of Duty: Modern Warfare (2019)
  • Call of Duty: Warzone (2020)
  • Call of Duty: Modern Warfare II (2022)
  • Call of Duty: Warzone 2.0 (2022)

Porque a Activision foi processada pelos fundadores da Infinity Ward?

No ano de 2007 a Activision e os fundadores da Infinity Ward haviam firmado um contrato para o desenvolvimento de Call of Duty: Modern Warfare 2. Segundo o documento, Jason West e Vince Zampella teriam direito a uma maior percentagem dos lucros e controle criativos nos jogos desenvolvidos pela sua empresa.

No entanto, uma cláusula presente revertia todos os direitos para a Activision em caso de demissão dos dois. Esta tentou forçar ao máximo a execução desta regra.

A Activision ativamente começou a investigar a Infinity Ward, em busca de informações e motivos que poderiam ser utilizados para justificar uma demissão, que veio em março de 2010.

Jason e Vince foram desligados da empresa, e com isso perderam direitos aos royalties e direitos dos jogos. Dezenas de outros funcionários também saíram da empresa na época.

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Obviamente, não demorou para eles processarem a Activision. Jason e Vince o fizeram ainda em 2010, buscando receber o pagamento dos royalties negados. O valor chegou à marca de R$ 1 bilhão de dólares em 2012, quando foi fechado um acordo de valor não declarado entre Activision e os dois.

Outros processos

Vários dos ex-funcionários da Infinity Ward também abriram um processo contra a Activision. Para tal eles se uniram como o Infinity Ward Employee Group (IWEG) – Grupo de funcionários da Infinity Ward.

O motivo deste processo eram quantias não pagas aos membros da IWEG por bônus conquistados durante o desenvolvimento de Call of Duty: Modern Warfare 2. Os valores estimados eram entre 75 e 125 milhões de dólares. No entanto, o acordo firmado em 2012 foi de $ 42 milhões.

Por fim, a Activision também abriu processos neste caso. Estes foram contra Jason e Vince e a Electronic Arts, alegando sabotagem contra os jogos de Call of Duty.

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Segundo a empresa, os dois conspiraram entre eles e com a EA para prejudicar o desempenho do jogo da Activision, a fim de favorecer a concorrente e sua franquia de shooter militar Battlefield, na época já principal concorrente de Call of Duty.

Estes casos também tiveram encerramento em 2012, com a Activision perdendo e tendo que pagar quantias não informadas para a EA e seus ex-funcionários.

Jason West

Jason West - Divulgação
Jason West – Divulgação

Ele é um dos cofundadores da Infinity Ward, desenvolvedora que criou com Vince Zampella e Grant Collier. Os três eram parceiros na 2015 Inc. LLC, onde trabalharam no jogo Medal of Honor: Allied Assault.

Em 2002 ele deixou a 2015 junto dos dois amigos após a EA apresentar um contrato que não agradou o trio. Foi quando eles fundaram a Infinity Ward. Pela desenvolvedora ele participou da criação e expansão da franquia Call of Duty, que viria a se tornar uma das mais importantes e lucrativas da indústria.

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Logo após o lançamento do primeiro jogo, a Activision comprou a Infinity Ward. Jason integrou a empresa durante o desenvolvimento dos 5 primeiros jogos Call of Duty, ocupando cargos de Presidente, Diretor de Jogos, CTO e CCO.

No entanto, após confusões contratuais com a Activision que diziam respeito aos direitos sobre os jogos, ele e Vince deixaram a Infinity Ward durante o ciclo de desenvolvimento de Call of Duty: Modern Warfare 3.

Criação de nova empresa

Os dois foram seguidos de vários outros funcionários. Com experiência e contatos na indústria, Jason e Vince logo criaram a Respawn Entertainment, outra desenvolvedora de jogos, em 2010. Lá eles contrataram vários ex-Infinity Ward.

Lá ele atuou também como Presidente. Infelizmente teve que deixar a empresa precocemente, antes mesmo do lançamento de seu primeiro jogo, Titanfall, por conta de problemas de saúde envolvendo um membro de sua família.

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Após anos afastado do meio de desenvolvimento de jogos, Jason West retornou em 2019, ao ser contratado pela Epic Games, desenvolvedora de sucessos como Fortnite (2017) e Fall Guys (2020).

Jason West e Vince Zampella processaram então a Activision ainda em 2010. A dupla reclamava por royalties não pagos no valor de 36 milhões de dólares, e receberam contra-processos da empresa os acusando de sabotagem contra a série Call of Duty em conluio com a EA, desenvolvedora de Battlefield, principal concorrente.

Em 2012 ambos fecharam um acordo com a Activision, que lhes pagou uma quantia não informada.

Vince Zampella

Vince Zampella - Divulgação
Vince Zampella – Divulgação

Antes de criar a Infinity Ward, Vince Zampella já acumulava anos de experiência na indústria dos jogos. Em 1996 ele entrou para a Panasonic Interactive Media como Produtor Sênior na Ripcord Games, editora de jogos e gravadora de softwares de entretenimento interna da empresa.

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O tempo na Ripcord foi curto, de apenas um ano, pois em 1997 Vince foi para a SegaSoft. Lá ele ocupou a mesma cadeira, participando de perto dos projetos da empresa em um período movimentado para os jogos, quando começava a se formar uma indústria poderosa e lucrativa.

Depois de 2 anos na Sega ele recebeu contratação para ser Diretor de Desenvolvimento na 2015 Inc. LLC, desenvolvedora parceira da Electronic Arts. Foi durante seu período na 2015 que ele conheceu e trabalhou com Grant Collier e Vince Zampella, com quem co-fundaria a Infinity Ward.

A relação entre os três se estreitou durante o desenvolvimento de Medal Of Honor: Allied Assault, shooter militar em primeira pessoa de sucesso da EA. A experiência adquirida com este jogo foi crucial para Vince durante seu período à frente da Infinity Ward.

A fundação da empresa se deu em 2002, quando Vince e seus colegas deixaram a 2015 por conta de insatisfações em relação ao contrato firmado com a EA.

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Como CEO

Como CEO da Infinity Ward, Vince Zampella participou então diretamente da criação da franquia Call of Duty e do desenvolvimento de 5 de seus jogos. Foram estes Call of Duty, Call of Duty 2, Call of duty 3, Call of duty 4: Modern Warfare e Call of Duty: Modern Warfare 2.

Após contratos problemáticos com a Activision, que visou retirar de sua empresa os direitos sobre Call of Duty, Vince deixou a Infinity Ward. Jason o seguiu, assim como outras dezenas de funcionários.

Seguindo estes eventos problemáticos com a Activision, Vince fundou a Respawn Entertainment com Jason, e contratou diversos funcionários antigos da Infinity Ward que também haviam saído da empresa.

Ainda na cadeira de CEO, Vince levou a Respawn ao estrelato entre as desenvolvedoras. Trabalhando de maneira próxima com sua antiga empregadora, a EA, ele lançou jogos como Titanfall (2014) e Titanfall 2 (2016).

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Em 2020 ele assumiu cargo de direção dentro da DICE (EA Digital Illusions CE AB), desenvolvedora da EA responsável pelo shooter Battlefield, principal concorrente de Call of Duty. Vince, com sua vasta experiência em jogos do gênero, passou a trabalhar na franquia.

Vince Zampella integra o EA Worldwide Studios, um time de desenvolvedores experientes da empresa que trabalham em favor de disseminar tecnologia e conhecimento entre os times de desenvolvimento da empresa.

Em 2010, após sua saída conturbada da Activision, Vince, em conjunto com Jason, processaram a empresa. O motivo foi o não pagamento de estimados 36 milhões de dólares aos dois por royalties da venda dos jogos Call of Duty desenvolvido pela Infinity Ward.

Um acordo entre as partes se fechou apenas em 2012, de forma particular, e não teve valores revelados publicamente.

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Grant Collier

Grant Collier
Grant Collier

Ele é um designer, produtor e empreendedor na indústria de jogos eletrônicos. Mais conhecido pela criação da Infinity Ward, desenvolvedora que fundou com os ex-companheiros de 2015 Inc. LLC, seu histórico profissional nos jogos data de 1995.

Nestes anos iniciais ele trabalhou em diversas empresas, entre elas a Ripcord Games, onde também trabalhou Vince Zampella. Em meados dos anos 1990 Grant participou de testes para jogos como Baldies (1995), World Tour Racing (1997) e Enemy Infestation (1998).

Pela 2015 Inc. ele integrou o time de desenvolvimento de Medal of Honor: Allied Assault juntamente com Vince e Jason.

No ano de 2002 ele deixou a 2015 Inc. e a EA para fundar a Infinity Ward com seus parceiros na 2015. O motivo da saída foram insatisfações com o contrato apresentado pela EA, contratante da 2015 para desenvolvimento de Medal of Honor.

O portfólio de Grant com a Infinity Ward é invejável. Ele participou da criação de Call of Duty, empregando toda a experiência adquirida com a 2015. A parceria com a Activision para a franquia foi de extremo sucesso, e rendeu à Grant, companheiros e Infinity Ward posição de destaque na indústria.

Em 2010, com a saída de Jason e Vince da empresa que se deu após a rusga com a Activision, Grant se tornou então o único fundador a continuar na Infinity Ward.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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