Logo da empresa Toys for Bob
Toys for Bob - Divulgação
Fundação:1989, Novato, Califórnia, EUA
SedeNovato, Califórnia, EUA
FundadorPaul Reiche III, Fred Ford
Atuais donosActivision
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora de games

Toys for Bob é uma empresa que entende bastante de criar jogos envolventes. Afinal, os seus títulos têm grande apelo ao público e muitos dos seus lançamentos foram bem-sucedidos. Por esse motivo, a empresa desenvolveu um grande patrimônio e conquistou o respeito do público e crítica.

Hoje, a Toys for Bob continua a se expandir e se preparar para outros lançamentos. Por isso, vale a pena conferir a trajetória da marca, enquanto as novas etapas são construídas.

Neste artigo, você encontrará a história completa da desenvolvedora, quem são seus criadores, seus atuais donos e muito mais. Acompanhe!

Quando a Toys for Bob foi fundada?

A Toys for Bob surgiu no ano de 1989, nos Estados Unidos. Assim, já são mais de 3 décadas de atuação nesse mercado.

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Quem fundou a Toys for Bob?

A empresa foi criada pelo trio Fred Ford, Paul Reiche III e Terry Falls.

Quem são os atuais donos da Toys for Bob?

Logos das empresas Activision e Blizzard
Activision e Blizzard – Divulgação

Hoje, a Activision Blizzard é a proprietária da Toys for Bob. A gigante adquiriu a empresa e transformou a marca em sua subsidiária. Mesmo assim, a Toys for Bob mantém autonomia para trabalhar em seus títulos.

O que a Toys for Bob oferece?

A Toys for Bob é uma empresa que desenvolve jogos eletrônicos para os mais diversos consoles. Sediada em Novato, Califórnia, a companhia é fruto da parceria de três amigos, que estudaram na Universidade da Califórnia na juventude.

O primeiro sucesso da companhia foi o jogo Star Control, um game de ficção científica. Na época, Paul Reiche precisava de um programador para desenvolver o título. A ótima parceria entre os fundadores e a receptividade do jogo levou a empresa a produzir uma sequência bastante aclamada.

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História da Toys for Bob

Os fundadores se juntaram para desenvolver e lançar o bem-sucedido Star Control. A esposa de Paul, Laurie Lessen Reiche, idealizou e sugeriu o nome da empresa. Segundo ela, a proposta visava diferenciar a marca, mantendo a curiosidade do público sem mencionar pessoas específicas.

Fred Ford e Paul Reiche III se aproximaram por causa de amigos em comum. Reiche estava trabalhando no jogo Star Control e precisava de um bom programador. Além de ter encontrado o profissional que buscava, ele também achou um novo parceiro de trabalho. A parceria foi muito bem-sucedida, visto que o primeiro e segundo jogo da franquia foram sucessos. Inclusive, Star Control II é considerado um dos melhores jogos de ficção científica já lançados.

Durante os anos 90, a Toys for Bob desenvolveu jogos para a empresa Crystal Dynamics. Alguns dos maiores sucessos foram Pandemonium!, The unholy war e The Horde. Já nos anos 2000, a Toys for Bob conseguiu licenças para desenvolver jogos de outros estúdios. Tempos depois, ela encerrou a parceria com a Crystal Dynamics. A empresa passaria por outras mudanças, como a aquisição pela Activision Blizzard em 2005.

Após a nova fusão entre a Activision e Vivendi, a Toys for Bob passou a trabalhar na série Skylanders e Spyro. Enquanto isso, a empresa fez testes para unir um brinquedo com a experiência de jogo. Ou seja, usar um brinquedo real para interagir com o game. A tecnologia recém-desenvolvida foi usada em Spyro’s Adventure.

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O jogo foi um grande sucesso, considerado um aprimoramento tecnológico notável. Como resultado, a empresa iniciou uma série de títulos da franquia e utilizando a nova tecnologia. Por isso, a companhia recebeu mais de US$ 1 bilhão como lucro em alguns meses, além de prêmios.

O período de união com a Crystal Dynamics

Antes de poder lançar um dos seus jogos, a Toys for Bob passava por problemas. Tudo porque alguns contatos e colaboradores da empresa foram trabalhar para a Crystal Dynamics. Em função disso, a Toys for Bob precisou entrar em acordo com a empresa para seguir com o projeto.

Durante esse período, a equipe da Toys for Bob estava reduzida. Além de Reiche, Fred Ford e o irmão de Ford, a companhia contava com freelancers. A primeira parceria com o Crystal Dynamics resultou no lançamento de The Horde. Pensando na popularidade da parceira, a Toys for Bob contratou atores para as cenas do jogo. Essa ideia só foi possível também por causa do armazenamento expandido das CD-ROMs da época.

Depois desse bem-sucedido jogo, a Toys for Bob lançou o Pandemonium!. Por causa da mecânica 3D do game, a empresa aumentou o seu número de colaboradores para o projeto. Em paralelo ao crescimento da equipe, crescia também a popularidade da companhia. Uma prova disso foi o constante questionamento do público a respeito do nome da empresa.

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Antes do lançamento de The Unholy War, a Eidos Interactive adquiriu a Crystal. Porém, a Crystal Dynamics ajudou a equipe a contatar uma empresa parceira no Japão. O propósito dessa ponte era vender a jogabilidade do jogo para outra companhia por meio de licenças.

Como resultado, a Bandai fechou uma parceria com a Toys for Bob para lançar um jogo de fantasia. No entanto, a norte-americana enfrentou dificuldades para traduzir a programação do título. A Bandai sempre entrava em contato para indicar os bugs encontrados no projeto. Depois de um tempo, a Toys for Bob decidiu encerrar a parceria. O jogo recebeu lançamento exclusivo no Japão.

A chegada da Activision

A Toys for Bob conseguiu um acordo com a Activision, tornando essa a nova editora da empresa. Por sua vez, a Activision pediu para trabalhar em algumas adaptações de jogos para a Disney. O game Extreme Skate Adventure ajudou a empresa a ter mais experiência com produtos para os mais jovens.

Em parceria com a Activision, a Toys for Bob passou a se concentrar nos jogos licenciados. E logo depois tornou-se uma subsidiária, reformulando o contrato de todos os funcionários.

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Durante os projetos, o jogo Madagascar não gerou o impacto esperado pelas empresas. Esse foi um sintoma de que o mercado de licenças estava declinando após lançamentos de jogos divisivos. Para mudar a sua imagem e gerar receita, a Toys for Bob precisaria de títulos mais ousados e inovadores.

Parceira da franquia Call of Duty

A Toys for Bob fechou um acordo para integrar as equipes do jogo Call of Duty. Sua participação aconteceu durante o desenvolvimento da terceira temporada do jogo.

Em paralelo, surgiram rumores de demissões no estúdio. O ilustrador e design de personagens, Nicholas Kole, confirmou essas saídas, lamentando. Ele deu a entender que a empresa passava por dificuldades e que a ideia de encerramento foi cogitada.

No entanto, a Activision negou essas demissões em um comunicado ao PSX do Brasil. A companhia deixou claro que se tratava de informações incorretas e infundadas. Não o bastante, a equipe da Toys for Bob continuava plenamente funcional e com vagas disponíveis.

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Logo, o estúdio manteria as suas atividades no desenvolvimento de Call od Duty e do jogo Crash Bandicoot. Além da Toys for Bob, a maioria dos estúdios da Activision está de alguma forma envolvida em Call of Duty.

Paixão pelo que fazem

Os colaboradores da Toys for Bob sempre estão envolvidos com a criação dos seus títulos. Para o desenvolvimento de Spyro Reignited, a equipe se mostrou animada com a experiência. Segundo Peter Kavic, produtor, o jogo ajudou a inspirar a equipe e os jogadores.

O time precisou ser criativo o bastante para escolher bem as ações dos antagonistas. Não só as atitudes, mas também os diálogos durante as partidas. Afinal, um vilão se conecta ao outro e isso deve ficar coerente e claro para a história. A proposta é naturalizar o mundo do jogo, incluindo sacadas inteligentes e humor nos lugares certos. Não o bastante, a cultura de cada game influencia no comportamento e cotidiano das pessoas.

Uma das prioridades da equipe era garantir a experiência de jogo para o usuário. Por esse motivo, a empresa se preocupou em tocar nas memórias afetivas dos jogadores. Dessa forma, seria um lembrete carinhoso de títulos saudosistas nos consoles modernos.

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Para Stephan Vankov, remixer, a trilha sonora era parte essencial dessa meta. Além de resgatar a trilha sonora original do Spyro, Vankov a inovou para a geração atual. No começo, foi desafiador para o remixer fazer essa transição. Porém, ele soube como se manter fiel ao original e mostrar um novo modo de ouvir o clássico.

Para fazer esse trabalho, equipes de diferentes setores interagiam constantemente. A equipe de som recebia artes conceituais dos cenários para se inspirar. Depois disso, a equipe passava a se concentrar na criação de músicas que também combinassem com a estética.

Conexão entre produtos

Russel Vaccaro, artista de UI, afirmou que o personagem Spyro era muito querido pelo público. O motivo é que o personagem era uma criatura pequena enfrentando um grande mundo. Essa concepção relembra as pessoas que mesmo diante de desafios é possível ser corajoso.

Além disso, as pessoas buscam criar memórias afetivas de longa duração. Nesse sentido, personagens parecidos com as pessoas criam conexões facilmente. Os jogadores sentem felicidade ao guiar um personagem divertido e alegre por obstáculos complexos. De algum modo, isso reflete a jornada pessoal de cada usuário.

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O lançamento de Spyro Reignited reacendeu esses sentimentos de identificação no público. Além disso, os efeitos emocionais dos jogos ajudam na criação de comunidades informais. Em outras palavras, para Russell, as pessoas ficam felizes ao descobrirem que outros partilham da mesma sensação afetiva dos jogos.

A equipe da Toys for Bob mantém a proposta de honrar os clássicos. Para tanto, a equipe mapeou o que fazia o título ser tão querido e o que poderia ser melhorado. Ou seja, não só resgatar um título do passado, mas atualizá-lo para as novas gerações.

Crash Bandicoot 4

Crash Bandicoot 4 - Divulgação
Crash Bandicoot 4 – Divulgação

O anúncio do Crash Bandicoot 4 foi uma surpresa bastante agradável para o público. Após o terceiro jogo da saga, a empresa lançou jogos derivados da franquia. O quarto jogo servirá como uma sequência direta do terceiro título, expandindo a história principal.

A princípio, a Toys for Bob manteve a essência dos jogos Crash Bandicoot. No entanto, a empresa conseguiu elevar a narrativa e o visual da sequência. A experiência proporcionada pelo game é garantia de diversão para o público. Toys for Bob já é conhecida pelo seu ótimo trabalho com o jogo Spyro.

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Além disso, um artbook de Crash Bandicoot deu indícios da chegada de um quarto jogo de Spyro. No livro, o dragão Spyro pode ser visto atrás de alguns veículos. Ademais, um doce inflável com as mesmas características do personagem pode ser visto em Crash Bandicoot 4.

Principais jogos da Toys for Bob

A Toys for Bob não deixa a desejar quando o assunto é variedade de jogos. Seu catálogo é diversificado e conta com títulos e sequências de muitos gêneros. Alguns dos mais conhecidos são:

Crash Bandicoot Trilogy

Crash Bandicoot Trilogy
Crash Bandicoot Trilogy – Divulgação

A Toys for Bob decidiu refazer a trilogia de Crash Bandicoot em um único jogo. Tal como nos primeiros jogos, o personagem pode saltar e girar para derrotar os adversários. Ainda é possível quebrar objetos para coletar itens que serão úteis durante a corrida.

O jogo em trilogia oferece novas mecânicas de jogo para o usuário. Por exemplo, menus de pausa e salvamento, checkpoints e o modo contrarrelógio. Um dos grandes diferenciais é a alta resolução dos gráficos, agora em 4K.

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Madagascar

Madagascar
Madagascar – Divulgação

Inspirado na animação de mesmo nome, Madagascar mostra animais tentando fugir de um zoológico. Uma zebra, um leão, um hipopótamo fêmea e uma girafa acabam saindo do santuário. Eles devem despistar um caçador para conseguirem fugir do local.

Controlando os animais, o jogador deve concluir uma lista de objetivos. Os protagonistas possuem habilidades únicas que serão requisitadas em fases específicas do jogo. Além disso, o jogador pode utilizar totens para selecionar personagens importantes para as missões.

Pandemonium!

Pandemonuim! - Game da empresa Toys for Bob
Pandemonuim! – Divulgação

Em Pandemonium!, o bobo da corte Jester e a feiticeira Nikki destroem a cidade acidentalmente. Para reverter a situação, eles devem encontrar um artefato capaz de reverter a situação.

Cada personagem tem habilidades próprias para avançar os estágios. Não o bastante, é possível utilizar itens aleatórios do cenário como armas ou objetos de poder. Esses objetos e os feitiços permitem ataques contra diversos inimigos ao mesmo tempo.

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Skylanders: Spyro’s Adventure

Skylanders! Spyro's Adventure
Skylanders! Spyro’s Adventure – Divulgação

Os skylanders protegem o seu planeta natal com a ajuda de poderes baseados nos elementos da nação. No entanto, um vilão chamado Kaos destruiu o centro energético dessa terra. Em seguida, os skylanders se viram obrigados a fugirem para terra. Por causa da falta de magia no planeta, eles se transformaram em brinquedos. A partir disso, eles devem encontrar um portal capaz de levá-los para casa e reverter a situação.

Quem joga deve guiar os skylanders durante os estágios para escapar do Kaos. Para tanto, é possível resgatar itens capazes de derrotar os adversários. Não o suficiente, o jogador ainda deve resolver quebra-cabeças para avançar de fase. Enquanto alguns personagens são proibidos de acessar alguns estágios, outros ficam mais poderosos em ambientes do seu elemento natural.

Tony Hawk’s Downhill Jam

Tony Hawk's Downhill Jam
Tony Hawk’s Downhill Jam – Divulgação

Derivado da série Tony Hawk’s, o jogo mostra um skatista participando de uma corrida. Em vez de manobras, o jogador deve ser ágil para chegar em primeiro lugar. Durante a corrida, o jogador pode ganhar mais tempo ao passar por arcos dentro do caminho.

No console Wii, o jogador deverá utilizar o Wii Remote, controle com sensor de movimento. Para mover o personagem, o usuário deve girar o controle para a direção que quiser. Felizmente, o jogador não terá dificuldades para executar os comandos, desta vez mais simples. No Nintendo Wii é possível pular e fazer manobras por meio de botões acessíveis.

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Quem jogar na versão para DS terá acesso ao multiplayer online. Para tanto, ainda é necessário estar conectado ao Nintendo Wi-fi Connection. Assim, será possível jogar com amigos e conversar em tempo real. O usuário terá acesso a seis pistas diferentes com obstáculos variados.

Considerações finais sobre a Toys for Bob

A Toys for Bob é uma empresa que entende o amor das pessoas pelos jogos eletrônicos. Por esse motivo, a desenvolvedora se empenha para criar e lançar títulos de grande apelo ao público. Não só para gerar entretenimento, mas também criar lembranças. Dessa forma, um jogo pode atravessar gerações, manter o seu público e cativar mais pessoas.

Mesmo após a aquisição pela Activision, a Toys for Bob não pensa em parar. Embora sigiloso, o calendário de lançamentos da empresa continua a crescer. Não só com as sequências, mas também com os lançamentos de jogos inéditos. Sem dúvida, serão jogos de sucesso que tocarão a alma de cada jogador.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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