A Netflix não para de transmitir e produzir dramas coreanos, afinal, as produções garantem uma legião de fãs por onde passa. Além disso, conta com um estilo inconfundível de narração, com tramas emocionantes e diferente de tudo que conhecemos. Agora, é a vez do K-Drama, Meu Diário para a Liberdade, a nova aquisição da plataforma, que está chamando atenção dos assinantes. Com uma trama carregada de emoção, a produção dramática já conquistou muitos fãs no streaming.
O mais novo drama a ser adicionado ao catálogo da Netflix é Meu Diário para a Liberdade. A trama conta com uma história calma, profunda e muito reflexiva. Tudo isso, ao retratar a monotonia de vidas simplesmente normais, ao longe de algumas viagens.
Meu Diário para a Liberdade é uma produção original do canal de TV a cabo coreano JTBC. A trama foi ao ar no país entre abril e maio desse ano com um bom alcance de audiência. Contudo, garantiu a distribuição da Netflix, em torno dos seus 16 episódios adicionados na plataforma.
O drama conta com alguns rostos muito conhecidos pelo público fã de K-Dramas. Logo, a série que chegou no mês de julho, já é uma das mais assistidas do streaming. Enquanto isso, a história é uma criação de Park Hae-Young, responsável por outros dramas de sucesso, como o incrível My Mister. Vale lembrar, que é possível que você encontre o título na Netflix apenas pelo seu nome em inglês, My Liberation Notes.
Enredo de Meu Diário Para a Liberdade
A história fala sobre objetivos, sonhos e escolhas. Assim, nos fazendo refletir sobre a nossa própria vida. Logo, somos inspirados pela trama do gênero “slice of life”. Esse termo é usado para identificar filmes, séries e animes que retratam a realidade mundana e a experiência cotidiana ao longo da trama.
Assim, somos apresentados a três irmãos, que levam uma vida sem graça e com nenhuma perspectivava de futuro. Desse modo, eles buscam algum jeito de escapar dessa realidade iminente, para viverem seus sonhos.
Nesse sentido, a história gira em torno dos acontecimentos da cidade de Seul. A princípio, conhecemos a irmã mais nova, que se chama Mi-Jeong, que é o maior foco da trama. Ela é tímida, introvertida e muito solitária, além disso não está nada satisfeita com sua vida. Mi-Jeong trabalha no departamento de design de uma empresa de cartões de crédito.
Logo depois, somos apresentados a irmã mais velha, Gi-Jeong. Uma mulher de temperamento explosivo que passa seus dias viajando de Seul a Sanpo, a trabalho. Gi-Jeong trabalha em uma grande companhia de pesquisa de mercado. Apesar de ter uma vida muito complicada, a personagem está sempre procurando por um amor.
Só então, conhecemos Chang-Hee, o filho do meio. Ele ainda mora em Sanpo e trabalha em uma loja de conveniência. Contudo, pretende sair do interior, para seguir seus sonhos e se tornar rico e ter uma vida plena.
Por fim, conhecemos Sr. Gu, um homem estranho e atraente, que aparece na vida dos três irmãos por acaso. Embora nenhum deles saiba, o homem pode mudar a vida dos irmãos. Logo, ele mostra que a situação que envolvem incertezas e dificuldades não são exclusivas da família. Mas de todas as pessoas que desejam um futuro melhor.
Sinopse Oficial de Meu Diário para a Liberdade: “Exaustos com a monotonia do dia a dia, três irmãos buscam escapar de suas vidinhas sem graça e encontrar a verdadeira felicidade”.
Elenco de Meu Diário para a Liberdade
O elenco conta com artistas sul-coreanos muito conhecidos no país. Quem interpreta a irmã mais nova Yeom Mi-jeong, é a atriz Kim Ji-Won. Que já trabalhou em Descendants of the Sun, Fight for My Way, Arthdal Chronicles e Lovestruck in the City. Enquanto isso, o irmão do meio Yeom Chang-Hee é interpretado por Lee Min-Ki. O astro já atuou em filmes como Tidal Wave, Quick e Very Ordinary Couple.
Por fim, a Lee El interpreta a irmã mais velha Yeom Ki-JeongMuito famosa por obras como It’s Okay, That’s Love e Guardian: The Lonely and Great God. Já Mr. Gu é interpretado pelo excelente Son Seok-Koo, conhecido por D.P Dog Day, Suits e Designated Survivor: Coreia.
Vale a pena assistir?
Sim! A história cativante sobre três irmãos com problemas cotidianos da vida adulta é uma grande inspiração. A trama mostra que apesar de tudo, pode ser possível ou não conquistar aquilo que se deseja. Já que apesar dos maiores esforços, nem tudo sempre tem solução. Além disso, isso nos faz se sentir representados na história.
Contudo, vale lembrar que a história é bem lenta e não carrega nenhuma ação e tem foco em seus diálogos longos. Ou seja, pode ser quem alguns não tenham paciência para isso. Entretanto, essa lentidão trás diálogos que garantem um aprendizado atrás do outro.
Além disso, os personagens possuem uma ótima interação e química. Isso faz com que realmente o tratemos como uma família. E ainda por cima, que torçamos para que eles consigam por fim ter um final feliz.
Por fim, a série é uma garantia de uma obra muito sensível e cativante. A trama não esconde a vida como ela é, e mostra os erros falhas dos personagens assim como nós.
Meu Diário para a Liberdade 2ª Temporada
Até o momento, a emissora JTBC não confirmou uma segunda temporada da trama. Vale lembrar que apesar de a série ser adquirida pela Netflix, ele não é uma produção da própria. Ou seja, é pouco provável que um dorama tenha segunda temporada, quase impossível.
Contudo, a primeira temporada teve uma boa aceitação do publicando, garantindo um bom índice de audiência no país. Mesmo tendo começado com pouco, foi crescendo conforme a exibição dos seus episódios. Assim, o 12° episódio foi o que recebeu a maior audiência da série, registrando cerca de 4,9%. Vale a pena lembrar que a concorrência no horário em que o drama foi ao ar na Coreia era gigantesca. Assim, esses números são de fato um grande sucesso.
Enquanto isso, na Netflix, a produção ficou no Top 10, tanto na Coreia do Sul, quando no Brasil. Mas ainda assim, a possibilidade de uma segunda temporada é quase nula. Afinal, 99% dos K-Dramas não são planejados para mais de uma temporada. Lógico, com exceção dos últimos anos, que alguns realmente ganharam continuação devido ao sucesso na Netflix.
Vale lembrar, que no caso de Meu Diário para a Liberdade talvez não seja necessário que o drama precise de uma segunda temporada. Afinal, apesar de alguns arcos ainda ficarem abertos, isso é bem típico das produções sul coreanas. Mesmo que o final seja bem simbólico e deixe no ar uma possível continuação. Contudo, o andamento dos episódios já é uma ótima maneira de explicação.
Gostei muito! Bem escrito, mesmo a parte da comédia. Os sentimentos de Mi-jeong em relação a vida, os diálogos dela com o Sr. Gu, as análises comportamentais do Chang-hee, etc., trazem conteúdos.
Impecável este dorama. Muito sensível diante as dores e interrogações da atualidade. Todos tentam se encontrar e buscam não se perder. Entre idas e vindas de trem, na banalidade do cotidiano, tudo acontece.