Nesse domingo acontece a cerimônia de entrega do Screen Actors Guild Awards (ou “SAG Awards”, como é mais conhecido), que é uma das mais importantes premiações de sindicato em Hollywood. Aliás, essa é provavelmente a mais popular premiação de sindicatos, já que reconhece o trabalho de atores e atrizes e normalmente tem entre seus indicados nomes bastante conhecidos junto ao público. Por isso, é comum que o SAG Awards receba ampla cobertura da mídia nos Estados Unidos. Aliás, sua cerimônia de entrega é, atualmente, transmitida pela Netflix que é, com folgas, a maior plataforma de streaming do mundo.
Devido a essa popularidade e também devido ao fato de o SAG Awards ser entregue pelo mais poderoso sindicado de Hollywood, o Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), ele é considerado a terceira mais importante premiação do cinema norte-americano, perdendo apenas para o Oscar e para o Globo de Ouro.
Além disso, o fato de atores e atrizes, quase todos eles filiados ao SAG-AFTRA, serem maioria entre os eleitores do Oscar faz com que o SAG Awards seja considerado uma prévia importante do Oscar. É preciso lembrar, no entanto, que a cerimônia que ocorrerá no domingo não influenciará em nada no Oscar, já que a votação para o “Prêmio da Academia” se encerrou no último dia 18 de fevereiro.
No entanto, os resultados do SGA Awards mostraram para nós quem são os atores preferidos da maioria dos membros do SAG Awards. Como muitos deles também são filiados a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) e, por esse motivo, ajudam a escolher os vencedores do Oscar, poderemos através desses resultados inferir quais atores e atrizes (e até mesmo que filme), tem mais chances de vencer o Oscar no próximo dia 2 de março.
O que é o SAG Awards
O Screen Actors Guild Awards é uma premiação que começou a ser distribuida em 1995 e que é entregue pelo Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA). Essa instituição por sua vez, foi fundada em 2012 e resulta da fusão entre o Screen Actors Guild (ou “Sindicato dos Atores de Cinema”) e o American Federation of Television and Radio Artists (ou “Federação Americana dos Atores de Televisão e Rádio”). O SAG foi fundado em 1933 e representava primordialmente atores e atrizes de televisão e cinema trabalhando nos Estados Unidos. Já a AFTRA foi fundada em 1937 e representava atores, cantores, locutores e profissionais em geral atuantes no rádio e na televisão norte-americana. Atualmente, o SAG-AFTRA possui cerca de 160 mil filiados.
O Screen Actors Guild Awards foi criado em 1995 pelo Screen Actors Guild e daí vem seu nome. Após a fusão com a American Federation of Television and Radio Artists, o nome da premiação foi mantida, porque já era conhecido do grande público e estava comercialmente consolidado. Como praticamente todos as grandes premiações de sindicato, o SAG Awards possui categorias para premiar tanto produções televisivas quanto cinematográficas.
Dessa forma, o SAG Awards possui seis categorias destinadas a premiar atores e atrizes por seus trabalhos em filmes e nove categorias destinadas a premiar atores e atrizes por seus trabalhos em televisão. Além disso, o SAG Awards também possui uma categoria honorária que existe para homenagear atores e atrizes pelo conjunto de seus trabalhos. Esse ano, a lendária atriz Jane Fonda é quem será homenageada nessa categoria.
Nesse texto, iremos analisar cada uma das categorias do SAG Awards, afim de determinar quais atores e atrizes têm mais chances de vitória em cada uma delas. Para isso, ponderaremos também a opinião de veículos de mídia especializados em cobrir a temporada de premiações. Sem mais delongas, vamos as previsões.
Categorias cinematográficas do SAG Awards
Melhor Elenco – Um das principais categorias do SAG Awards
Essa é uma das principais categorias do SAG Awards e também aquela que mais se assemelha a categoria de Melhor Filme do Oscar. Por isso, nessa categoria, os votantes do SAG Awards costumam votar ou em um filme que tem muitas chances de vencer o Oscar de Melhor Filme ou então em uma produção com um elenco e interpretações de primeiro calibre. Como O Brutalista, que é considerado favorito a vencer o Oscar de Melhor Filme, não está indicado nessa categoria, a maioria dos especialistas acredita que será Wicked quem levará a vitória para casa.
O musical que é uma superprodução conta com três intérpretes indicados ao SAG Awards desse ano, mais do que qualquer outro filme. Além disso, seu elenco inclui intérpretes do primeiro time de Hollywood, como Peter Dinklage, Jeff Goldblum e Michelle Yeoh. O principal concorrente de Wicked parece ser Anora, que vem vencendo diversas premiações importantes nas últimas semanas. O filme já venceu o DGA Awards, o PGA Awards e também teve um ótimo desempenho no Critics’ Choice Awards, surpreendendo muita gente e se colocando entre os principais favoritos ao Oscar.
O “problema” é que Anora possui um elenco quase todo formado por intérpretes novatos e/ou desconhecidos, a maioria deles, inclusive, vindos de países do leste europeu. Por isso, uma possível vitória de Anora nessa categoria seria um forte indício de que a maioria dos eleitores do SAG Awards acredita que o filme vencerá o Oscar de Melhor Filme. O que, da mesma forma, indicaria que aqueles que também são filiados a AMPAS poderiam ter votado em Anora nessa categoria do Oscar.
Correndo por fora e tentando desafiar o favoritismo de Anora e Wicked está Conclave. A produção anglo-americana conta com um elenco de primeiríssimo nível liderado por Ralph Fiennes, que é um ator respeitadíssimo em Hollywood. A questão é que o filme não conseguiu nem sequer vencer o BAFTA em uma categoria parecida com essa, perdendo justamente para Anora, sendo que a premiação britânica é conhecida por favorecer produções do Reino Unido.
Além disso, do elenco do filme, apenas Fiennes está indicado ao SAG Awards desse ano. Por tudo isso, é difícil ver Conclave com forças suficientes para desafiar o favoritismo de Anora e Wicked. No entanto, os eleitores do SAG Awards podem querer premiar o excelente desempenho do elenco do filme, apesar de tudo que falamos.
Já Um Completo Desconhecido e Emilia Pérez parecem ter pouquíssimas chances nessa categoria. Até porque, Emilia Pérez em especial teve toda sua campanha ao Oscar desse ano destruída pelos escândalos envolvendo sua protagonista. Dessa forma, é difícil ver o filme saindo com qualquer vitória além daquela já quase garantida em Melhor Atriz Coadjuvante.
MELHOR ELENCO
- Anora – Yura Borisov, Mark Eydelshteyn, Karren Karagulian, Mikey Madison, Aleksei Serebryakov e Vache Tovmasyan (Tem Chances de Vencer)
- Um Completo Desconhecido – Monica Barbaro, Norbert Leo Butz, Timothée Chalamet, Elle Fanning, Dan Fogler, Will Harrison, Eriko Hatsune, Boyd Holbrook, Scoot McNairy, Big Bill Morganfield e Edward Norton (Corre por Fora)
- Conclave – Sergio Castellitto, Ralph Fiennes, John Lithgow, Lucian Msamati, Isabella Rossellini e Stanley Tucci (Tem Chances de Vencer)
- Emilia Pérez – Karla Sofía Gascón, Selena Gomez, Adriana Paz e Zoe Saldaña (Corre por Fora)
- Wicked – Jonathan Bailey, Marissa Bode, Peter Dinklage, Cynthia Erivo, Jeff Goldblum, Ariana Grande, Ethan Slater, Bowen Yang e Michelle Yeoh (Vencerá o SAG Awards)
Melhor Ator
Nessa categoria temos os suspeitos de sempre: Adrien Brody e Timothée Chalamet e quase todo mundo acredita que um dos dois levará o SAG Awards para casa. Brody venceu praticamente tudo até agora por sua interpretação de um arquiteto judeu sobrevivente do Holocausto e que tenta reconstruir sua vida nos Estados Unidos. Suas inúmeras vitórias fazem dele favorito a também vencer o SAG Awards.
No entanto, muita gente acredita que dessa vez Chalamet tenha chances reais de vitória. O jovem ator de apenas 29 anos de idade, concorre por interpretar o lendário músico Bob Dylan no início de sua carreira. Os que acreditam que Chalamet vá vencer o SAG Awards, argumentam que os eleitores da premiação adoram filmes biográficos e que gostaram muito mais de Um Completo Desconhecido, filme protagonizado por Chalamet, do que de O Brutalista, filme protagonizado por Brody.
O que não deixa de ser verdade, já que Um Completo Desconhecido recebeu quatro indicações ao SAG Awards desse ano, ficando atrás apenas de Wicked em número de indicações. Enquanto que O Brutalista só foi indicado nessa categoria e não recebeu uma indicação nem sequer a Melhor Elenco, o que é um forte indício de que os eleitores do SAG Awards realmente não gostaram tanto assim do filme.
Como sempre, é Ralph Fiennes quem tentar desafiar o favoritismo de Adrien Brody e Timothée Chalamet e vencer nessa categoria do SAG Awards. Tem sido assim em quase todas as principais premiações do ano e, até agora, o ótimo ator britânico não obteve sucesso em nenhuma delas. Pode ser, no entanto, que isso mude agora. Já Daniel Craig e Colman Domingo parecem correr por fora sem muitas chances reais de vitória.
MELHOR ATOR
- Adrien Brody – O Brutalista (Vencerá o SAG Awards)
- Timothée Chalamet – Um Completo Desconhecido (Tem Chances de Vencer)
- Colman Domingo – Sing Sing (Corre por Fora)
- Ralph Fiennes – Conclave (Tem Chances de Vencer)
- Daniel Craig – Queer (Corre por Fora)
Melhor Atriz – Uma das mais disputadas categorias do SAG Awards desse ano
Nessa categoria a briga mais uma vez deve ser entre Demi Moore e Mikey Madison. As duas vem disputando ferrenhamente a vitória nessa categoria nas últimas semanas e aqui, mais uma vez, a brasileira Fernanda Torres não está indicada. Torres parece ser a única com força suficiente para desfiar o favoritismo das duas. Moore vem sendo favorita a vitória nessa categoria desde sua vitória no Globo de Ouro no início de janeiro.
No entanto, sua campanha vem sofrendo reveses nas últimas semanas, enquanto Mikey Madison vem crescendo na esteira de diversas vitórias de Anora, filme que ela protagoniza, no último mês. O auge desse crescimento ocorreu no último final de semana quando Madison ganhou o BAFTA de Melhor Atriz. Por isso, apesar de Moore ainda ser favorita a vitória, essa categoria está mais aberta do que nunca.
Já correndo por fora e ainda com chances de vitória está Cynthia Erivo, que concorre por seu desempenho em Wicked. A atriz vem durante toda a temporada fazendo o mesmo papel que Ralph Fiennes na categoria de Melhor Ator. Assim como ele, ela também não tem tido muito sucesso em suas tentativas de vitória. O que pode mudar no SAG Awards. Já Pamela Anderson e Karla Sofía Gascón correm por fora com poucas chances reais de vitória. Gascón, especialmente, provavelmente nem comparecerá a cerimônia de entrega do SAG Awards, devido aos inúmeros escândalos envolvendo seu nome.
MELHOR ATRIZ
- Cynthia Erivo – Wicked (Corre por Fora)
- Karla Sofía Gascón – Emilia Pérez (Corre por Fora)
- Mikey Madison – Anora (Tem Chances de Vencer)
- Demi Moore – A Substância (Vencerá o SAG Awards)
- Pamela Anderson – The Last Showgirl (Corre por Fora)
Melhor Ator Coadjuvante – Categoria mais fácil de prever no SAG Awards desse ano
Essa categoria talvez seja uma das poucas com um claro favorito. No caso, Kieran Culkin. O jovem ator venceu todas as principais premiações do ano até agora e é muito difícil vê-lo saindo derrotado do SAG Awards. Aliás, uma possível derrota de Culkin poderia facilmente ser considerada uma das maiores surpresas da noite. O ator parece não ter quem o desafie nessa categoria.
Os que parecem mais perto de conseguir desafiá-lo são Edward Norton e Yura Borisov. Ambos vem sendo indicados nessa categoria em todas as grandes premiações, mas até agora não conseguiram derrotar Culkin. Há ainda os que acreditam que Jeremy Strong, indicado por sua elogiada performance em O Aprendiz, poderia surpreender a todos e levar o SAG Awards para casa. É difícil, no entanto, ver Kieran Culkin deixando de vencer o SAG Awards desse ano.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- Yura Borisov – Anora (Tem Chances de Vencer)
- Kieran Culkin – A Verdadeira Dor (Vencerá o SAG Awards)
- Edward Norton – Um Completo Desconhecido (Tem Chances de Vencer)
- Jonathan Bailey – Wicked (Corre por Fora)
- Jeremy Strong – O Aprendiz (Corre por Fora)
Melhor Atriz Coadjuvante
Aqui, assim como na categoria anterior, temos uma clara favorita. Isso porque, Zoe Saldaña venceu todas as principais premiações do ano nessa categoria. Além disso, ela parece ter sobrevivido, pelo menos até agora, a onda de escândalos envolvendo Karla Sofía Gascón, protagonista de Emilia Pérez, filme pelo qual Saldaña está indicada ao SAG Awards. Onda essa que praticamente destruiu a campanha do filme. No entanto, os votantes parecem entender que Saldaña não tem nada a ver com o que ocorreu e não merece ser punida pelos atos de Gascón.
Pelo menos é isso que tem ocorrido até aqui. Contudo, muitos acreditam que isso possa ainda mudar. E nessa categoria, diferentemente da anterior, existe uma clara concorrente com chances reais de derrotar a favorita. Essa pessoa é Ariana Grande. A atriz e cantora vem sendo a principal rival de Saldaña nessa categoria desde o início da temporada de premiações. No entanto, ela até agora não conseguiu vencer essa categoria nenhuma vez.
Contudo, se os ventos pararem de soprar a favor de Saldaña, Grande pode aproveitar a oportunidade. Ainda mais se tratando de uma estrela pop, extremamente popular e com uma enorme base de fãs. Correndo por fora estão Monica Barbaro, Jamie Lee Curtis e Danielle Deadwyler. Barbaro está indicada ao Oscar e, por isso, ainda pode sonhar com uma vitória aqui. Já Lee Curtis e Deadwyler não estão indicadas ao Oscar e, devido ao histórico do SAG Awards, têm pouquíssimas chances de vitória.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Jamie Lee Curtis – The Last Showgirl (Corre por Fora)
- Ariana Grande – Wicked (Tem Chances de Vencer)
- Danielle Deadwyler – Piano de Família (Corre por Fora)
- Monica Barbaro – Um Completo Desconhecido (Tem Chances de Vencer)
- Zoe Saldaña – Emilia Pérez (Vencerá o SAG Awards)
Melhor Elenco de Dublês – Categoria mais difícil de prever no SAG Awards
Essa é uma categoria que praticamente só existe no SAG Awards e que foi criada para reconhecer o trabalho dos dublês. Aliás, há anos que tentam, sem sucesso, criar uma categoria desse tipo no Oscar. Dito isso, essa é provavelmente a categoria do SAG Awards desse ano onde prever o vencedor é mais difícil. Isso porque, todos os concorrentes, em alguma medida, parecem ter chances reais de vitória.
Deadpool & Wolverine, Duna: Parte Dois e O Dublê parecem estar quase que empatados na disputa por essa categoria e uma vitória de qualquer um deles não surpreenderia ninguém. Deadpool & Wolverine é provavelmente o principal filme de ação do ano, sendo um enorme sucesso de bilheteria e crítica. Já Duna: Parte Dois vai mais além é, inequivocamente, um dos principais filmes do ano estando, inclusive, indicado ao Oscar de Melhor Filme.
Já O Dublê, como nome deixa claro, é protagonizado por um personagem que é dublê de filmes e o enredo acompanha sua rotina de trabalho. Dessa forma, uma vitória do filme seria uma ótima forma de os eleitores do SAG Awards homenagearem o trabalho dos dublês. Isso sem falar que o filme é dirigido por David Leitch, que foi dublê e criou a franquia John Wick. Leitch é conhecido por valorizar o trabalho de dublês e isso, alias, fica muito claro em John Wick.
Ainda concorrendo nessa categoria estão Gladiador II e Wicked. Apesar de talvez não terem tantas chances de vitória quanto os três filmes citados anteriormente, eles ainda estão ainda firme fortes na briga por vencer essa categoria do SAG Awards. Por isso também, nem mesmo uma vitória deles poderia ser descartada.
MELHOR ELENCO DE DUBLÊS
- Deadpool & Wolverine (Vencerá o SAG Awards)
- Duna: Parte Dois (Tem Chances de Vencer)
- O Dublê (Tem Chances de Vencer)
- Gladiador II (Corre por Fora)
- Wicked (Corre por Fora)
Categorias televisivas do SAG Awards
Melhor Elenco em uma Série Dramática
Como ocorreu em toda a temporada até aqui, o drama histórico Xógum: A Gloriosa Saga do Japão deve dominar o SAG Awards, até porque a produção é quem tem mais indicações ao SAG Awards desse ano, com cinco no total. Por esse motivo, a série é amplamente considerada favorita a vencer nessa categoria que normalmente não só premia a produção televisiva com o melhor elenco, mas também aquela que é considerada a melhor do ano.
Xógum tem sido amplamente considerada a principal série dramática de 2024 e, por isso também, foi o principal vencedor nas principais premiações televisivas dessa temporada, incluindo o Globo de Ouro, o Critics’ Choice Awards e o Primetime Emmy Awards. Por isso, seria uma grande surpresa se Xógum não vencesse também no SAG Awards.
Correndo por fora e ainda com chances parecem estar o thriller de espionagem Slow Horses e o thriller político A Diplomata. Ambos foram aclamados pela crítica especializada e possuem um elenco de primeira linha. Ainda com chances parece estar também o consagrado romance histórico Bridgerton, que é a aposta de alguns especialistas.
MELHOR ELENCO EM UMA SÉRIE DRAMÁTICA
- Bridgerton (Netflix) – Geraldine Alexander, Victor Alli, Adjoa Andoh, Julie Andrews, Lorraine Ashbourne, Simone Ashley, Jonathan Bailey, Joe Barnes, Joanna Bobin, James Bryan, Harriet Cains, Bessie Carter, Genevieve Chenneour, Dominic Coleman, Nicola Coughlan, Kitty Devlin, Hannah Dodd, Daniel Francis, Ruth Gemmell, Rosa Hesmondhalgh, Sesley Hope, Florence Hunt, Martins Imhangbe, Molly Jackson-Shaw, Claudia Jessie, Lorn Macdonald, Jessica Madsen, Emma Naomi, Hannah New, Luke Newton, Caleb Obediah, James Phoon, Vineeta Rishi, Golda Rosheuvel, Hugh Sachs, Banita Sandhu, Luke Thompson, Will Tilston, Polly Walker, Anna Wilson-Jones e Sophie Woolley (Corre por Fora)
- O Dia do Chacal (Peacock) – Khalid Abdalla, Jon Arias, Nick Blood, Úrsula Corberó, Charles Dance, Ben Hall, Chukwudi Iwuji, Patrick Kennedy, Puchi Lagarde, Lashana Lynch, Eleanor Matsuura, Jonjo O’Neill, Eddie Redmayne, Sule Rimi e Lia Williams (Corre por Fora)
- A Diplomata (Netflix) – Ali Ahn, Sandy Amon-Schwartz, Tim Delap, Penny Downie, Ato Essandoh, David Gyasi, Celia Imrie, Rory Kinnear, Pearl Mackie, Nana Mensah, Graham Miller, Keri Russell, Rufus Sewell, Adam Silver e Kenichiro Thomson (Tem Chances de Vencer)
- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (FX) – Shinnosuke Abe, Tadanobu Asano, Tommy Bastow, Takehiro Hira, Moeka Hoshi, Hiromoto Ida, Cosmo Jarvis, Hiroto Kanai, Yuki Kura, Takeshi Kurokawa, Fumi Nikaido, Tokuma Nishioka, Hiroyuki Sanada e Anna Sawai (Vencerá o SAG Awards)
- Slow Horses (Apple TV+) – Ruth Bradley, Tom Brooke, James Callis, Christopher Chung, Aimee-Ffion Edwards, Rosalind Eleazar, Sean Gilder, Kadiff Kirwan, Jack Lowden, Gary Oldman, Jonathan Pryce, Saskia Reeves, Joanna Scanlan, Kristin Scott Thomas, Hugo Weaving, Naomi Wirthner e Tom Wozniczka (Tem Chances de Vencer)
Melhor Elenco em uma Série Cômica
Nessa categoria também a favorita é uma série que vem dominando as premiações televisivas durante toda a temporada. É claro que estamos falando de Hacks, a série dramática protagonizada por Jean Smart teve muito sucesso no Globo de Ouro, no Critics’ Choice Awards e também no Primetime Emmy Awards do ano passado e, por esse motivo, quase todo mundo espera que esse ano ela vença essa categoria do SAG Awards.
Ainda com chances estão O Urso e Abbott Elementary, que venceram essa mesma categoria no ano passado e no ano retrasado, respectivamente. Por isso, ambas as produções ainda estão firmes na briga pela vitória no SAG Awards desse ano. No entanto, muita gente acredita que devido a já terem vencido essa mesma categoria nos anos anteriores, os eleitores do SAG Awards podem achar que é hora de dar a vitórias para outras séries, o que só faz aumentar ainda mais a expectativa por uma vitória de Hacks.
MELHOR ELENCO EM UMA SÉRIE CÔMICA
- Abbott Elementary (ABC) – Quinta Brunson, William Stanford Davis, Janelle James, Chris Perfetti, Sheryl Lee Ralph, Lisa Ann Walter e Tyler James Williams (Tem Chances de Vencer)
- O Urso (FX / Hulu) – Lionel Boyce, Liza Colón-Zayas, Ayo Edebiri, Abby Elliott, Edwin Lee Gibson, Corey Hendrix, Matty Matheson, Ebon Moss-Bachrach, Ricky Staffieri e Jeremy Allen White (Tem Chances de Vencer)
- Hacks (Max) – Rose Abdoo, Carl Clemons-Hopkins, Paul W. Downs, Hannah Einbinder, Mark Indelicato, Jean Smart e Megan Stalter (Vencerá o SAG Awards)
- Only Murders in the Building (Hulu) – Michael Cyril Creighton, Zach Galifianakis, Selena Gomez, Richard Kind, Eugene Levy, Eva Longoria, Steve Martin, Kumail Nanjiani, Molly Shannon e Martin Short (Corre por Fora)
- Falando a Real (Apple TV+) – Harrison Ford, Brett Goldstein, Devin Kawaoka, Gavin Lewis, Wendie Malick, Lukita Maxwell, Ted McGinley, Christa Miller, Jason Segel, Rachel Stubington, Luke Tennie, Michael Urie e Jessica Williams (Corre por Fora)
Melhor Ator em uma Série Dramática
Nessa categoria, novamente Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é favorito a vitória. Por isso aqui, os eleitores do SAG Awards devem premiar o protagonista da série, Hiroyuki Sanada. O ator japonês de 64 anos de idade já tem uma carreira consolidada em Hollywood e venceu todas as principais premiações dessa temporada com sua elogiada atuação na série. Por isso, é muitíssimo provável que ele também vença o SAG Awards.
Se Sanada perder, no entanto, a disputa parece estar aberta e existem muitos candidatos que poderiam levar a vitória para casa. Eddie Redmayne é talvez o mais favorito entre eles. No entanto, tanto Jeff Bridges quanto Gary Oldman, dois premiadíssimos atores com carreiras consolidadas no cinema, também aparecem entre os nomes que poderiam tirar o SAG Awards das mãos de Hiroyuki Sanada. No entanto, é difícil ver o japonês perdendo nessa categoria.
MELHOR ATOR EM UMA SÉRIE DRAMÁTICA
- Tadanobu Asano – Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (FX) (Corre por Fora)
- Jeff Bridges – The Old Man (FX) (Corre por Fora)
- Gary Oldman – Slow Horses (Apple TV+) (Corre por Fora)
- Eddie Redmayne – O Dia do Chacal (Peacock) (Tem Chances de Vencer)
- Hiroyuki Sanada – Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (FX) (Vencerá o SAG Awards)
Melhor Atriz em uma Série Dramática
Pode parecer que estamos “chovendo no molhado”, mas nessa categoria, novamente, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é favorito a vitória e, por esse motivo, a jovem atriz japonesa Anna Sawai, que é uma das protagonistas da série, deve levar o SAG Awards para casa. Por seu papel na série Sawai já venceu o Globo de Ouro e foi indicada ao Critics’ Choice Awards, onde perdeu para Kathy Bates, que mais uma vez aqui deve ser sua principal adversária.
Bates, que é uma atriz consagrada e vencedora do Oscar, concorre por seu papel no drama legal Matlock. Se Sawai não levar o SAG Awards para casa é quase certo de Bates levará, já que como dito, as duas vem dominando essa categoria durante toda a temporada. Correndo por fora parece estar Allison Janney, outra atriz consagrada, que concorre por seu papel no thriller político A Diplomata.
MELHOR ATRIZ EM UMA SÉRIE DRAMÁTICA
- Kathy Bates – Matlock (CBS) (Tem Chances de Vencer)
- Nicola Coughlan – Bridgerton (Netflix) (Corre por Fora)
- Allison Janney – A Diplomata (Netflix) (Corre por Fora)
- Keri Russell – A Diplomata (Netflix) (Corre por Fora)
- Anna Sawai – Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (FX) (Vencerá o SAG Awards)
Melhor Ator em uma Série Cômica
Nessa categoria, a briga deve ser entre Jeremy Allen White e Adam Brody. White vem dominando essa categoria desde 2023 devido a sua elogiadíssimo performance em O Urso. O ator venceu o Globo de Ouro três vezes seguidas (incluindo nesse ano), além do Primetime Emmy Award e do Critics’ Choice Awards duas vezes seguidas. No entanto, foi exatamente no Critics’ Choice Awards que as coisas aparentemente começaram a mudar.
Isso porque, nesse ano, foi justamente Adam Brody quem venceu a premiação nessa categoria. Isso somado ao fato de que White tem estado distante das campanhas por premiações e também ao fato de que Ninguém Quer, série protagonizada por Brody, é uma produção nova e que tem feito um imenso sucesso de público e crítica, podem fazer com que a maré começe a virar a favor de Brody. É preciso deixar claro, no entanto, que White é o atual “bi-campeão” do SAG Awards nessa categoria e, portanto, ainda é favorito a vitória.
MELHOR ATOR EM UMA SÉRIE CÔMICA
- Adam Brody – Ninguém Quer (Netflix) (Tem Chances de Vencer)
- Ted Danson – Um Espião Infiltrado (Netflix) (Corre por Fora)
- Harrison Ford – Falando a Real (Apple TV+) (Corre por Fora)
- Martin Short – Only Murders in the Building (Hulu) (Corre por Fora)
- Jeremy Allen White – O Urso (FX / Hulu) (Vencerá o SAG Awards)
Melhor Atriz em uma Série Cômica
Nessa categoria, Jean Smart ainda é favorita a vitória por sua atuação em Hacks. A veterarana atriz vem consistentemente vencendo essa categoria nas principais premiações nos últimos três anos. Nessa temporada, ela já venceu o Critics’ Choice Awards e o Globo de Ouro. Nesse ano, mais uma vez, sua principal adversária será a jovem atriz Ayo Edebiri, de O Urso. Edebiri já venceu o Critics’ Choice Awards e o próprio SAG Awards nessa mesma categoria no ano passado e, por isso, é forte concorrente a repetir a dose em 2025 e mais uma vez levar o SAG Awards para casa.
Se por algum milagre as duas atrizes não vencerem essa categoria, quem parece ter mais chances de vitória é Kristen Bell, que é uma veterana de séries cômicas e é protagonista de Ninguém Quer, produção que foi um dos maiores sucessos da Netflix no ano passado. Além dessas três, Quinta Brunson, de Abbott Elementary, e Liza Colón-Zayas, de O Urso, parecem correr por fora com menos chances reais de vitória.
MELHOR ATRIZ EM UMA SÉRIE CÔMICA
- Kristen Bell – Ninguém Quer (Netflix) (Corre por Fora)
- Quinta Brunson – Abbott Elementary (ABC) (Corre por Fora)
- Liza Colón-Zayas – O Urso (FX / Hulu) (Corre por Fora)
- Ayo Edebiri – O Urso (FX / Hulu) (Tem Chances de Vencer)
- Jean Smart – Hacks (Max) (Vencerá o SAG Awards)
Melhor Ator em um Filme para Televisão ou Minissérie
Nessa categoria, também temos um franco favorito, ele é Colin Farrell, de Pinguim. O ator venceu todas as principais premiações desse ano nessa categoria e Pinguim é uma das minisséries mais elogiadas do ano passado. Por isso, seria uma grande surpresa se Farrell não levasse também o SAG Awards para casa.
Tentando desafiar o favoritismo de Farrell estão Richard Gadd, de Bebê Rena e Andrew Scott, de Ripley. Bebê Rena, que é um enorme sucesso desde seu lançamento em abril de 2024, é criação do próprio Gadd e, por esse motivo, os eleitores do SAG Awards poderiam querer premiá-lo não apenas por sua elogiada atuação na minissérie, mas também por seu trabalho por trás das câmeras. Já Scott, concorre pelo papel principal em mais uma elogiada adaptação, dessa vez para o streaming, do livro O Talentoso Ripley (1955), de Patricia Highsmith.
MELHOR ATOR EM UM FILME PARA TELEVISÃO OU MINISSÉRIE
- Javier Bardem – Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais (Netflix) (Corre por Fora)
- Colin Farrell – Pinguim (HBO) (Vencerá o SAG Awards)
- Richard Gadd – Bebê Rena (Netflix) (Tem Chances de Vencer)
- Kevin Kline – Disclaimer (Apple TV+) as Stephen Brigstocke (Corre por Fora)
- Andrew Scott – Ripley (Netflix) (Corre por Fora)
Melhor Atriz em um Filme para Televisão ou Minissérie
Nessa categoria, a disputa pelo vitória deve ser principalmente entre Jodie Foster e Jessica Gunning. Foster que é uma das atrizes mais premiadas e talentosas de sua geração, concorre por seu papel em True Detective: Night Country. Já Gunning concorre por sua performance em Bebê Rena, papel que a tornou mundialmente conhecida. Ambas as atrizes vem vencendo as principais premiações nessa temporada. No entanto, as duas normalmente não competem na mesma categoria, já que Foster, geralmente, compete como atriz principal e Gunning como atriz coadjuvante.
No entanto, no SAG Awards só existe uma categoria para premiar atrizes em minisséries e filmes para televisão e, portanto, as duas vão ter que finalmente se enfrentar aqui. Além das duas, outra atriz que parece ainda estar na briga por uma vitória nessa categoria é Cristin Milioti, de Pinguim. Isso porque a atriz surpreendeu a todos ao vencer o Critics’ Choice Awards desse ano, derrotando, inclusive, Jodie Foster. No entanto, naquela ocasião Jessica Gunning concorria em outra categoria. Dessa forma, para sair do SAG Awards desse ano com uma vitória, Milioti terá que derrotar Foster e Gunning ao mesmo tempo pela primeira vez.
MELHOR ATRIZ EM UM FILME PARA TELEVISÃO OU MINISSÉRIE
- Kathy Bates – The Great Lillian Hall (HBO) (Corre por Fora)
- Cate Blanchett – Disclaimer (Apple TV+) (Corre por Fora)
- Jodie Foster – True Detective: Night Country (HBO) (Vencerá o SAG Awards)
- Lily Gladstone – Under the Bridge (Hulu) (Corre por Fora)
- Jessica Gunning – Bebê Rena (Netflix) (Tem Chances de Vencer)
- Cristin Milioti – Pinguim (HBO) (Tem Chances de Vencer)
Melhor Elenco de Dublês em uma Série Dramática ou Cômica
Nessa categoria, novamente, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é favorito a vitória. Isso porque, além de ser uma produção com roteiro e aspectos técnicos de primeira linha, Xógum também tem muitas cenas de ação de qualidade indiscutível. Dessa forma, a minissérie acaba unindo o útil ao agradável, facilitando a vida dos eleitores do SAG Awards. Por isso, praticamente todo mundo acredita que aqui, mais uma vez, Xógum deve sair vitorioso da cerimônia dessa noite.
Correndo por fora e tentando lutar contra o favoritismo de Xógum está Pinguim. A produção também tem roteiro e aspectos técnicos de primeira linha linha unidos a muitas cenas de ação de qualidade inquestionável. Por isso, a minissérie ainda pode sonhar com uma vitória nessa categoria. No entanto, é preciso deixar claro que o ano é de Xógum e, portanto, para vencer aqui, Pinguim terá que nadar forte contra a corrente.
MELHOR ELENCO DE DUBLÊS EM UMA SÉRIE DRAMÁTICA OU CÔMICA
- The Boys (Prime Video) (Corre por Fora)
- Fallout (Prime Video) (Corre por Fora)
- A Casa do Dragão (HBO) (Corre por Fora)
- Pinguim (HBO) (Tem Chances de Vencer)
- Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (FX) (Vencerá o SAG Awards)
Conclusão
E aí, gostou do nosso texto? Esperamos que sim. Como sempre tentamos não apenas prever os vencedores em cada categoria, mas também explicar o motivo desse favoritismo de uma forma clara e direta para faciliar seu entendimento. Esperamos que após ler o nosso texto você esteja mais preparado para acompanhar a cerimônia de entrega do SAG Awards.
Lembrando que a cerimônia de entrega do SAG Awards acontece nesse domingo, terá a atriz Kristen Bell como anfitriã e será transmitida no mundo todo, incluindo o Brasil, pela Netflix. Se você gostou do nosso texto ou tem algo a dizer sobre o SAG Awards desse ano, não se esqueça de deixar um comentário. Como sempre, ele é muito importante para nós.