Imagem do jogo Earthbound
Earthbound - Divulgação

Earthbound é um RPG clássico da Nintendo, e sinônimo também da série japonesa Mother, da qual faz parte. Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre o título, a franquia que integra e muito mais. Acompanhe!

Antes de começar a se aprofundar no artigo, porém, vale a pena deixar claro a dualidade que o termo Earthbound possui. Isso porque, comumente, ele refere-se ao jogo do Super Nintendo que se popularizou nos anos 90, mas também é muito utilizado para designar a própria série da qual faz parte, Mother, que chegou com força, inicialmente, apenas no Japão, seu país de origem.

O jogo Earthbound, nesse caso, é o segundo título da saga, que conseguiu “furar a bolha” e chegar ao ocidente, onde se popularizou e passou a se referir, em muitos casos, à franquia em si. Nos anos seguintes, com o reconhecimento, toda a obra conseguiu ser localizada para consoles mais modernos, com a nomenclatura cada vez mais deixando de referenciar o título 2, para englobar toda a série Mother fora do Japão.

Mother: a série japonesa por trás de Earthbound

Mother, que é o nome oficial da franquia/jogo no Japão, trata-se de uma série de jogos RPG que foi criada por Shigesato Itoi. Ela foi comandada pela HAL Laboratory e contou com a distribuição da Nintendo, chegando para os consoles da empresa.

Ao todo, ela é composta por três títulos, sendo inaugurada em 1989 e encerrada em 2006. São eles: Mother, ou EarthBound Beginnings, (1989); Mother 2, ou EarthBound, (1994); e Mother 3 (2006).

O enredo da obra chama atenção por sua originalidade e humor, onde o jogador usa poderes psíquicos e armas para batalhar contra os inimigos, sejam eles aliens, objetos variados, pessoas que sofreram uma lavagem cerebral, dentre outros. A missão é salvar o planeta Terra de invasores.

Como mencionado, dentre os títulos, o destaque especial fica com o segundo, devido ao fato dele ser, por muito tempo, o único a ter chegado ao ocidente. Foram mais especificamente duas décadas. O jogo chegou de forma exclusiva para o Super Nintendo Entertainment System, inicialmente no Japão, mas só alcançou o solo norte-americano em 1995.

Conheça os jogos da série

Para entender mais sobre essa história, acompanhe um pouco sobre os lançamentos da série.

EarthBound Beginnings

Tudo começa com Mother, nomeado fora do Japão de EarthBound Beginnings, que chegou ao mercado no dia 27 de julho de 1989. O RPG foi desenvolvido pela Ape e pela Pax Softnica, sendo lançado pela Nintendo no Family Computer, equivalente ao famoso Nintendo Entertainment System (NES).

Sua jogabilidade tem uma inspiração direta nos jogos da série Dragon Quest (Dragon Warrior; RPG produzido pela Enix), mas se diferenciando por ser ambientado em um mundo real: os Estados Unidos do século XX. Em Mother, o personagem central é o jovem Ninten, originário dos subúrbios de Podunk, que usa um taco de beisebol como principal arma. E o jogo utiliza encontros aleatórios a fim de entrar dentro de um sistema de batalhas de perspectiva (1ª pessoa) baseado em menu.

Shigesato Itoi, que escreveu e dirigiu a obra, encontrou um certo receio por parte da Nintendo inicialmente, mas logo conseguiu convencer a empresa de que o projeto poderia vingar. Infelizmente, essa versão original acabou não chegando ao território americano.

A versão norte-americana acabou sendo localizada, mas nunca foi lançada em efetivo. O motivo seria, além da inviabilidade comercial, a chegada iminente do SNES (o Super Nintendo Entertainment System), tornando a espera por um segundo título uma estratégia muito mais eficiente – como realmente ocorreu.

Earthbound

O grande responsável pela popularidade da obra fora do Japão foi justamente, EarthBound, como é conhecido o título Mother 2: Gyiyg Strikes Back!, o segundo lançamento da série Mother. O RPG foi lançado em 1994 pela Nintendo, sendo desenvolvido pela HAL Laboratory e a Ape, e chegou à América do Norte já em 1995, de forma exclusiva para o Super Nintendo Entertainment System.

Dessa vez, quem protagoniza o título é o personagem Ness, que acabou se transformando no mascote da série, atingindo enorme popularidade entre os fãs. Ness e seus amigos viajam ao redor do planeta buscando oito melodias, para que assim possam derrotar a força maligna denominada Giygas.

O protagonista, aliás, é um dos grandes responsáveis pela popularidade da franquia. Isso porque, depois de um início ruim do jogo, ele acabou aparecendo como um personagem jogável em Super Smash Bros, isso já em 1999. Com o passar do tempo, uma comunidade gigantesca de fãs se formou, dando o devido reconhecimento à obra.

Mother 3

Mother 3 é uma continuação de Earthbound, sendo o terceiro e último jogo da franquia Mother. O RPG chegou no ano de 2006, sendo desenvolvido pela Brownie Brown e pela HAL Laboratory, e publicado pela própria Nintendo para o Game Boy Advance.

Agora, quem protagoniza o título é Lucas, um jovem com habilidades psíquicas, que se une a outros personagens para tentar impedir que um poderoso exército invasor consiga destruir o mundo.

Como esse já era o período final da vida útil do Game Boy Advance e a empresa começava a focar no Nintendo DS, o jogo nunca chegou a ser lançado fora do Japão. No país, de todo modo, alcançou bastante sucesso.

Earthbound: um jogo que tornou-se um clássico

Quando chegou ao território da América do Norte em 1995, Earthbound não conseguiu um reconhecimento imediato. Na verdade, o jogo vendeu apenas metade do número de cópias comercializadas no Japão.

A campanha de marketing satírica que o título recebeu, bem como o desinteresse inicial do público no gênero foram apontados como alguns dos pontos que contribuíram para o mau resultado.

O ganho de popularidade ocorreu de forma mais gradual, com o público olhando com um pouco mais de atenção após a utilização de Ness na franquia crossover Super Smash Bros, que proporciona lutas entre personagens icônicos da Nintendo e outras franquias. Assim, nos anos 2000, diversos críticos e jogadores passaram não apenas a elogiar a obra, mas também a considerá-la como sendo um dos melhores jogos de todos os tempos – um verdadeiro status cut.

Foi o pedido incessante dos fãs, aliás, que levou a empresa, anos depois do cancelamento da série, a lançar mundialmente EarthBound no Wii U Virtual Console, isso já em 2013, o marcou sua estreia dentro de outros territórios. Já em 2022, foi a vez do Nintendo Switch, através do Nintendo Switch Online, receber o jogo.

O jogo, aliás, se destaca por incluir uma trama mais contemporânea. Os personagens usam, por exemplo, tacos de beisebol, yo-yos, estilingues, etc. Já alguns dos inimigos encontrados são palhaços, cachorros e estátuas. E claro, o humor único da obra, bem como as diversas referências ligadas a cultura pop tornam tudo ainda mais atrativo. Obras posteriores, como a sitcom South Park, tiveram bastante influência do humor aplicado no jogo.

Jogabilidade

Em termos práticos, Earthbound conta com características padrões de um RPG. É necessário desbravar o mapa, colher informações, adquirir equipamentos, etc. No entanto, diferentemente de grande parte dos títulos do gênero, onde o dinheiro é adquirido nas batalhas, a ambientação urbana do jogo leva a essa retirada ocorrer diretamente em um caixa eletrônico. Esse valor são os próprios pais do Ness quem depositam para ele, quando solicitado.

De Dragon Quest, a jogabilidade herda o sistema de batalhas em si, onde se seleciona uma ação – seja atacar, utilizar itens, etc. – e tudo ocorre a depender da velocidade do personagem. Depois dos duelos, ganha-se mais experiência, nível e itens, em alguns casos.

Enredo

Quanto ao enredo, Earthbound chama atenção logo de início por sua ambientação em um tempo moderno (algum momento da década de 1990, especificado no jogo apenas como 199X). Tudo ocorre em Onett, uma cidade de Eagleland, país que é uma espécie de paródia dos Estados Unidos.

Ness, o protagonista do título, é um jovem normal, mas vê as coisas mudarem após um meteoro cair praticamente ao lado da sua casa. O evento faz ele conhecer Buzz Buzz, um tipo de inseto do futuro que acaba o enviando para uma jornada única: acabar com os Giygas, que representam todo o mal no mundo. Seu objetivo é conseguir encontrar em 8 santuários as forças da Terra, para que assim consiga reunir o poder necessário para derrotar os inimigos.

Influência no mercado

Após se estabelecer como uma obra cut, Earthbound conseguiu influenciar bastante outros criações posteriores, e não apenas no mercado de jogos. Como mencionado, o programa South Park, criado por Matt Stone e Trey Parker em 1997, é um exemplo, principalmente pelo tipo de humor utilizado e a ambientação.

Quanto aos jogos, vale o destaque para Yume Nikki, de 2004, que explora temas bem delicados; Castelo Mogeko, RPG de terror lançado em 2012; Lisa: The Painful, RPG em Scrolling de 2014; Undertale, famoso RPG indie de 2015; dentre outros.

Os gênios por trás da obra

Para se aprofundar ainda mais no universo de Earthbound, vale a pena conferir os gênios por trás da obra. Acompanhe!

Shigesato Itoi

Shigesato Itoi, como mencionado, é o criador visionário do jogo e da série em si. Nascido no Japão no dia 10 de novembro de 1948, ele já desempenhou diversos papeis ao longo de sua carreira, sendo redator, letrista, ensaísta, game designer, empresário e também ator, mas ganhou reconhecimento mesmo por ter elaborado os jogos Mother/Earthbound. Foi o responsável por fundar o estúdio Ape Inc.

No título inaugural, EarthBound Beginnings, ele atuou como roteirista, designer e diretor principal; no segundo jogo, o clássico, desempenhou o papel de diretor, produtor e roteirista; já em Mother 3, Itoi foi o roteirista da história.

A batalha final de EarthBound, contra os Giygas, aliás, o criador elaborou inspirando-se em uma parte de sua infância, quando ele assistiu ao filme japonês The Military Policeman and the Dismembered Beauty.

Outros trabalhos do cenário de jogos em que Shigesato Itoi esteve envolvido foram Monopoly (1993), The Monopoly Game 2 (1995), Itoi Shigesato no Bass Tsuri No. 1 (1997) e Cabbage.

Ape e HAL Laboratory

Além do criador, vale o destaque ainda para as empresas desenvolvedoras do jogo, Ape e HAL Laboratory.

Ape

A Ape Inc. foi um estúdio de jogos fundado em 1989 por Shigesato Itoi, quando ele começou seu trabalho de desenvolvimento de Mother. A criação da empresa, nesse caso, teve um incentivo direto, inclusive financeiro, do então presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi.

Após o lançamento de Earthbound, ela acabou sendo dissolvida em 1995, mas foi sucedida pela Creatures Inc., agora sob o comando de Tsunekazu Ishihara, em uma associação direta com Satoru Iwata da HAL Laboratory (Satoru também é famoso por ter sido presidente da Nintendo a partir de 2002, ocupando o cargo até 2015, ano de sua morte, além de ter sido o desenvolvedor principal de Earthbound). Atualmente, a Creatures é uma das marcas proprietárias de Pokémon.

HAL Laboratory

A HAL Laboratory é outra desenvolvedora de jogos japonesa, e foi fundada no ano de 1980 por Mitsuhiro Ikeda. A empresa, apesar de independente, sempre teve uma relação bem próxima com a Nintendo, colaborando em diversos projetos. Além de Mother, ela também é famosa pelas séries Kirby e Super Smash Bros.

Keiichi Suzuki e Hirokazu Tanaka

Dentre os detalhes relevantes de Earthbound, como seu humor, outro destaque fica por conta de sua trilha sonora, que acabou desempenhando um papel crucial na construção da atmosfera do jogo. E por trás desse ponto estavam os compositores Keiichi Suzuki e Hirokazu Tanaka.

Eles optaram por incorporar os variados gêneros musicais dentro da trilha sonora da obra, incluindo elementos do reggae, salsa e dub (subgênero Dub de música eletrônica que surgiu do reggae).

Considerações finais

Por fim, como foi possível observar, Earthbound é um jogo que conseguiu romper a barreira do tempo. E, embora seja uma franquia encerrada, ainda faz bastante sucesso através do seu fiel público. Com o aniversário de 30 anos do título, vale a pena ficar de olho no mercado, porque pode pintar boas novidades!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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