Você provavelmente já ouviu falar de Tom Cruise. Seja pelo seu talento e atuação super elogiados ou pela sua bela aparência, Tom Cruise não é o tipo de ator que passa despercebido. O ator de Hollywood tem muitas facetas e hoje iremos conhecer um pouco mais de sua história e todos os seus sucessos, conquistas e polêmicas. Desde seu nascimento, em uma pequena cidade do estado de Nova Iorque, até chegar ao ápice de sua carreira.
Thomas Cruise Mapother IV, é piloto de avião, ator e produtor de cinema. Levou o prêmio do Globo de Ouro 3 vezes, foi indicado ao Oscar três vezes e ainda entrou para a lista da Forbes, no ano de 2006, como a celebridade mais popular naquele ano. Atualmente, Cruise é ainda o responsável por um dos estúdios cinematográficos mais famosos de Hollywood, o United Artists. Este foi fundado por ninguém menos que Charlie Chaplin.
Sendo assim, leia até o final, acompanhe conosco essa história e conheça mais sobre este ator incrível. Ainda, conheça suas mais variadas habilidades e seu estilo excêntrico e polêmico!
A infância de Tom Cruise
Thomas Cruise Mapother IV, ou simplesmente Tom Cruise, nasceu em 3 de julho de 1962 na cidade de Syracuse no estado de Nova Iorque.
Sua mãe era professora e se chamava Mary Lee Mapother e seu pai Thomas Mapother III, era engenheiro eletricista e morreu no ano de 1984, vítima de um câncer severo. Ambos naturais do Kentucky, de uma cidade chamada Louisville.
Do casamento de Thomas e Mary Lee, nasceram, além de Tom Cruise, mais três meninas irmãs do ator. São elas a publicitária Lee Anne, a professora Marian e, enfim, sua irmã mais nova Cass. A família de Cruise tem traços ingleses, alemães e irlandeses em sua ancestralidade. Ademais, eles tiveram uma vida simples, com uma educação católica.
O relacionamento de Tom com o pai não era nada saudável. Há alguns anos o ator disse em uma entrevista que seu pai era violento, o chamou de “comerciante do caos” e “covarde”.
Épocas de escola
Tom frequentou inúmeras escolas quando era apenas uma criança, o que desencadeou nele sérios problemas de aprendizagem. Então, após alguns anos, quando Tom estava na sexta série, seus pais se divorciaram e, em meados de 1984, seu pai biológico veio a falecer. A mãe de Tom decidiu então se casar novamente depois de um tempo, e a partir daí Jack South se tornou padrasto de Tom Cruise.
A infância do ator foi bastante conturbada, graças à morte prematura de seu pai e a configuração de sua família que era bastante instável.
Quando entrou na pré-adolescência, Tom recebeu diagnóstico de dislexia e acabou passando um ano em um mosteiro, para estudar e aprimorar suas habilidades acadêmicas. Durante esse período, ele conta que cogitou a possibilidade de se tornar um padre.
No entanto, por conta da bebida e dá chance de atuar, ele acabou desistindo da ideia. Aliás, foi depois disso que ele descobriu seu talento e vocação para a profissão de ator e decidiu focar e trabalhar para fazer isso acontecer.
O início de sua carreira
Quando Tom completou seus 18 anos, e após se formar no colégio, sua mãe Mary Lee e seu padrasto Jack permitiram que ele se mudasse para a cidade de Nova York, para buscar seu sonho de ser um grande ator.
Depois de trabalhar como garçom em diversos restaurantes da Big Apple, ele se mudou para a cidade de Los Angeles, na Califórnia, para procurar uma oportunidade melhor no mundo cinematográfico. Foi então que ele conseguiu um contrato com a CAA para começar a trabalhar com filmes. Pouco tempo depois já atuava em seu primeiro filme, Endless Love, dirigido por Franco Zeffirelli.
Logo em seguida, engatilhou outro papel em The Outsiders, do diretor Francis Ford Coppola, no ano de 1983.
Começo do sucesso
Depois disso, voltou para New Jersey para fazer um papel secundário em Taps. E foi logo depois desse papel que sua carreira começou a deslanchar, quando conseguiu seu primeiro protagonista em Risky Business. Ali foi onde contracenou com grandes nomes do cinema americano como Paul Brickman e Rebecca de Mornay.
Apesar de ter dado início a sua carreira como um estereótipo de bonitão em filmes e romances adolescentes, logo passou a ser um astro do cinema com filmes representativos, como Top Gun, em 1986.
Quatro anos depois, já em 1990, Tom Cruise conseguiu um feito buscado pela maioria dos atores naquela época. Ele queria agradar os principais críticos de cinema de Hollywood. Assim, veio Days of Thunder, onde contracenou com Nicole Kidman, que viria a ser sua esposa.
Em 1992, ao interpretar o advogado militar no filme A Few Good Men, Tom Cruise quebrou um novo recorde em sua carreira, cobrando incríveis 12 milhões de dólares para interpretar no longa.
Após esse feito, Cruise entrou para o hall da fama dos atores mais bem pagos de Hollywood. Só para se ter uma ideia, para atuar em “Interview with the Vampires”, com os galãs Brad Pitt e Antônio Banderas, Tom Cruise cobrou 15 milhões de dólares, o que se tornou mais um recorde na carreira do ator.
Depois de mais essa interpretação, ele estreou em uma nova profissão, como diretor de televisão. Mas, após se casar com Nicole Kidman, Tom adotou Isabelle e em 1994 ele se recusou a trabalhar para dar atenção à filha.
Era Missão Impossível
Depois desse ano sabático, Tom produziu e protagonizou o filme que viria a ser sua marca registrada. Missão Impossível teve seu recorde de vendas já nos primeiros 2 dias de exibição.
Daí para frente Tom participou de outros filmes com personagens que iam contra sua fama de herói, como Magnolia, Eyes Wide Shut e Vanilla Sky.
A profissão de produtor ficou mais presente na vida de Tom nos anos seguintes. Em 2002 ele chegou a trabalhar com um dos diretores de cinema mais famosos do mundo, Steven Spielberg, com quem voltou a trabalhar novamente em 2005 na filmagem do filme Guerra dos Mundos.
Em 2006 o contrato de Tom com a Warner Productions chegou ao fim. Enfim, em novembro daquele mesmo ano, juntamente com a executiva Paula Wagner, Tom adquiriu a United Artists, produtora fundada por Charlie Chaplin. Eles anunciaram que começariam a produzir seus próprios longas através dela.
Tom Cruise e seus relacionamentos
Tom Cruise é famoso por se apaixonar por suas companheiras de filmagem, tanto que sua primeira namorada, que ficou conhecida pelo público, foi Rebecca de Mornay, com quem contracenou em Risky Business.
No entanto, a primeira a chamar Tom Cruise de marido foi a também atriz Mimi Rogers. O casamento dos dois durou apenas três anos, e o motivo do divórcio, segundo a própria atriz, foi que Cruise havia se apaixonado por Nicole Kidman, que era sua companheira de cena na época, no longa-metragem Days of Thunder, gravado em 1990.
Nicole Kidman
Naquele mesmo ano, na véspera de Natal, Tom e Nicole se casaram em Telluride, no Colorado, em uma cerimônia bastante reservada. Tom e Nicole ainda filmaram outro filme juntos, Far and Away, em meados de 1991.
Alguns anos depois de casados, os atores decidiram adotar, e foi em 1994 que Isabelle se tornou a primeira filha do casal. Nicole ainda desejava mais uma criança e um ano mais tarde, eles adotaram Connor.
Em 1999, Tom e Nicole voltaram a aparecer juntos em sua produção, no filme De Olhos Bem Fechados.
Nos anos 2000, quando completaram 10 anos juntos, Tom e Nicole anunciaram o divórcio. No entanto, Cruise não ficou sozinho por muito mais tempo, já que em 2001, conheceu Penélope Cruz, no set de gravações do filme Vanilla Sky.
Os atores anunciaram o namoro poucos meses depois e ficaram juntos por quase 3 anos, se separando em 2004.
Katie Holmes
Em 2005, diferentemente de seus outros relacionamentos, que começaram em um set de filmagens, Tom Cruise e a também atriz Katie Holmes se conheceram em uma festa de lançamento e começaram a namorar. Ao melhor estilo romântico piegas, Tom propôs casamento a Katie em Paris, aos pés da torre Eiffel. No entanto, a cerimônia para oficializar o matrimônio nunca aconteceu.
Katie Holmes ficou grávida de sua primeira filha também no ano de 2005 e em 2006 deu à luz a Suri em 18 de abril. Infelizmente, o relacionamento dos dois atores chegou ao fim de forma conturbada no ano de 2012, quando Katie alegou não aguentar mais as interferências da igreja que Tom seguia, a Cientologia, na vida do casal e até na criação de sua filha.
Cientologia: a crença de Tom Cruise
A Cientologia, que é a crença adotada por Tom Cruise, foi fundada na década de 50, por um escritor de ficção científica, chamado L. Ron Hubbard. Nessa crença, embora não haja práticas dogmáticas a serem seguidas para se alcançar a salvação, como na maioria das religiões, há uma doutrina e uma entidade superior.
Entretanto, esse ser seria um vilão, um ditador intergaláctico, chamado Xenu, que teria expulsado seres de outros planetas para a Terra. Esses seres teriam, então, sido exterminados e suas almas haveriam possuído os corpos dos primeiros seres humanos, há 75 milhões de anos.
A história, apesar de ser um tanto bizarra, é aceita como pilar da Cientologia e a igreja até evita falar sobre ela publicamente. Aliás, mesmo os membros da religião só têm acesso aos conhecimentos mais profundos da doutrina depois de terem avançado bastante dentro da fé.
Avanço dentro da Cientologia
Essa evolução na igreja acontece por meio de muitos cursos, que custam valores exorbitantes, diga-se de passagem, e através das “auditorias” ou “audições”, que são sessões em que o fiel é submetido a uma medição, feita com um aparelho físico, para aferir qual o seu grau de “limpeza” espiritual e, depois disso, ele discorre abertamente sobre fatos traumáticos e dolorosos de seu passado.
A esses fatos é que são atribuídos todos os fatores que impedem a pessoa de evoluir e atingir um nível espiritual, pessoal e humano superior. Então, com essas sessões, os fiéis passam pela “clear”, ou seja, limpeza desses traumas e, assim, podem se tornar pessoas melhores, por assim dizer.
À medida em que os adeptos vão ficando mais “limpos”, eles vão tendo seu acesso permitido a ensinamentos mais profundos, inclusive aos escritos do fundador da Cientologia, Hubbard.
Ex-membros da religião dizem que é preciso desembolsar milhares de dólares para conseguir saber mais sobre ela e que essas sessões são gravadas. Boatos mais graves afirmam, ainda, que essas informações pessoais são usadas como chantagem para desmotivar os fiéis a deixarem a instituição.
Situações polêmicas
Apesar de sofrer duras críticas, ser alvo de investigações policiais e processos judiciais, a Cientologia segue ganhando popularidade, principalmente por ter tantos grandes nomes de Hollywood fazendo parte dela.
Afinal, além de Tom Cruise, John Travolta e Elisabeth Moss são alguns exemplos de famosos adeptos da Cientologia.
Em vários países, incluindo os Estados Unidos, Austrália, Itália, Suécia, África do Sul, dentre outros, a Cientologia tem reconhecimento oficial como religião. Por isso, é isenta do imposto de renda. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais o patrimônio dela é já estimado em cerca de 1,5 bilhões de dólares.
Tom Cruise e polêmicas envolvendo a Cientologia
Além de ser um dos membros mais célebres da Cientologia, Tom Cruise também é um dos maiores defensores de suas crenças. Tanto que ele afirmou, em entrevista, que a Cientologia “pode curar o vício em drogas com o poder da mente”.
Além disso, ele se afastou de seus familiares e amigos por causa da religião e permitiu que ela influenciasse diretamente em seus relacionamentos amorosos, como o casamento com Nicole Kidman e o noivado com Katie Holmes.
No caso de Nicole, ela foi convencida por ele a tentar ingressar na igreja. Porém, ela acabou desistindo por ter dúvidas sobre a metodologia adotada pela seita e por que não era bem vista pelos membros mais importantes da instituição. Isso devido ao fato de ter sido criada na Igreja Católica, e por seu pai ser psicólogo.
Aliás, uma das coisas mais peculiares e controversas da Cientologia, é o fato de que a psicologia e a psiquiatria são simplesmente execradas pela religião. Tanto que eles afirmam que os ansiolíticos e antidepressivos são “violações dos direitos humanos”.
Situações mais polêmicas
E uma das maiores polêmicas envolvendo Tom Cruise e a Cientologia, foi a entrevista que ele concedeu a Matt Lauer, exibida em 2005, pela NBC. Nessa entrevista, Tom ficou irritado com o apresentador, depois dele listar alguns benefícios cientificamente comprovados dos remédios para transtornos mentais. Ele, inclusive, ergueu o tom de voz e chamou de “pseudociência” a psiquiatria.
Outro boato muito polêmico, é o exílio que a sobrinha de Tom Cruise, Jamie Lesavoy, teria sofrido ao cometer um “ato pecaminoso”, ao dar um beijo em um menino na casa do tio, quando tinha 14 anos.
Segundo Nick Lister, um ex-membro da Cientologia e amigo de Jamie Lesavoy, a garota teria sido “condenada” a viver com uma família de menos posses. Além disso, não poderia ter acesso a um celular e não poderia mais conviver ou se comunicar com sua família biológica. Apesar de tudo isso, até hoje a sobrinha de Tom Cruise ainda é membro da Cientologia.
Tom Cruise é amigo pessoal e próximo do atual líder principal dos cientologistas, David Miscavige. David carrega a reputação de ser muito rígido e até cruel com os fiéis mais “rebeldes” da religião, tendo inclusive, o costume de impor castigos físicos a eles.
E outro ex-membro da Cientologia, Marty Rathbun, afirmou que Tom Cruise teria chegado a se oferecer para disciplinar fisicamente alguns desses membros.
Tom Cruise e Katie Holmes
Como vimos, uma das principais causas da separação conturbada entre Tom Cruise e Katie Holmes foi a Cientologia e a relação do ator com a religião. Isso porque, após se separar do galã, Katie afirmou que sofreu abuso por parte tanto de membros da igreja quanto do próprio Tom, influenciado pela crença.
Ela afirmou, em entrevista, que a obrigaram a ter a filha Suri em silêncio, mesmo sofrendo com as dores do parto. Isso pois ela recebeu um alerta de que gritar seria traumatizante para a criança e que isso era sinal de fraqueza.
Katie disse, ainda, que era seguida, espionada e até seus telefonemas para a família eram vigiados. Por amar muito o pai de sua filha, ela suportou por anos os abusos. Porém, quando viu que até a forma de educar e se relacionar com Suri estavam sendo controladas pela Cientologia, decidiu que era hora de sair do relacionamento.
Tom Cruise: maiores sucessos de bilheteria
Apesar da aprovação da crítica e a boa aceitação do público serem bons indicadores do grau de sucesso de um filme, o valor arrecadado com a bilheteria ainda é um dos principais “termômetros” do sucesso.
E Tom Cruise não decepciona nesse quesito! Tanto que ele acumula cerca de 10 bilhões de dólares em vendas de ingressos em seus 40 anos de carreira. Dentre seus principais sucessos estrondosos de bilheteria estão Missão Impossível e Missão Impossível 2, que arrecadaram respectivamente, 180,9 e 215,4 milhões de dólares.
Mas o grande campeão de bilheteria foi Top Gun Ases indomáveis. Ali, Tom Cruise deu vida ao arrogante piloto da Marinha Americana, Pete “Maverick” Mitchell.
Em 1986, esse filme faturou impressionantes 179 milhões de dólares, o que nos dias atuais, somariam cerca de 444 milhões.
Com um sucesso tão grande e tido como o queridinho dos fãs de Tom Cruise entre seus personagens, Maverick voltou às telonas esse ano, em uma continuação de Top Gun, intitulado Top Gun: Maverick. O filme recebeu muitos elogios tanto pela crítica quanto pelo público. As pessoas lotaram os cinemas norte americanos em seu fim de semana de 4 dias de estreia, garantindo uma soma de mais de 156 milhões de dólares.
Tom Cruise na atualidade
Já vimos que Tom Cruise está na ativa no âmbito profissional. Afinal, com o lançamento da continuação de Top Gun, para o qual ele chegou a aprender a pilotar um caça e seguiu sua tradição de dispensar dublês, a agenda do astro segue cheia!
E no campo amoroso as coisas também estão indo bem para o Tom que, convenhamos, nunca teve problemas para arrumar namoradas! Atualmente, o galã estaria namorando com Hayley Atwell, de 39 anos, atriz da Marvel, que interpreta a agente Carter, o eterno amor do Capitão América.
Esse namoro nunca teve uma confirmação oficial, entretanto, fontes ligadas ao casal afirmaram em entrevistas que eles estão em um relacionamento sério. Aliás, muitos boatos de que eles teriam terminado há alguns meses atrás chegaram a correr soltos pelos meios de comunicação.
No entanto, na estreia de Top Gun: Maverick, em Cannes, na qual Tom Cruise esteve presente, Hayley também marcou presença, ainda que não faça parte do elenco do filme. Sendo assim, se eles haviam terminado, parece que resolveram reatar!
E Tom Cruise, que já está com 60 anos, mas continua arrancando suspiros por onde passa e dispensando dublês em seus eletrizantes filmes de ação. Sendo assim, ele segue sua carreira sem perder popularidade, apesar das recorrentes polêmicas e de seu estilo excêntrico de ser.
Aliás, parece que essa excentricidade toda só serve para acentuar ainda mais o seu status de mito. Ele é consagrado como um dos maiores ícones de Hollywood de todos os tempos! E aí, curtiu saber mais sobre a vida pessoal e profissional do Tom Cruise? Então, compartilhe essas informações com seus amigos e deixe nos comentários qual é a sua opinião sobre esse talentoso e controverso ator!