Chris Columbus é um diretor, produtor e roteirista norte-americano, famoso por seus trabalhos em diversas produções conhecidas no mundo do cinema, como o clássico Esqueceram de Mim e Harry Potter.
Neste artigo, iremos conhecer mais profundamente sobre esse talentosíssimo cineasta, acompanhar sua biografia, principais obras, prêmios e muito mais. Acompanhe!
Fatos rápidos sobre Chris Columbus
- Nome completo – Chris Joseph Columbus
- Nacionalidade – norte-americano
- Data de nascimento – 10 de setembro de 1958
- Pais – Alex Michael Columbus e Mary Irene
- Famoso como – Cineasta
Quem é Chris Columbus?
Chris Columbus é um dos mais famosos e respeitados cineastas da atualidade. Sua carreira no mundo do cinema iniciou como roteirista, e logo depois como diretor em seu primeiro trabalho, ainda em 1987, e, desde lá, vem construindo seu legado na indústria.
Em sua carreira, é notável o grande número de produções já realizadas, sendo mais impressionante ainda a quantidade de filmes renomados mundialmente. Ao longo dos anos, ele coleciona grandes destaques da indústria, como a trilogia de Uma Noite no Museu, alguns filmes de Harry Potter, e muito mais.
Biografia de Chris Columbus
Infância
A vida inicial de Chris foi em Spangler, Pensilvânia, Estados Unidos da América, que é sua cidade natal. No entanto, logo cedo se mudou para Champion, em Ohio, outro estado norte-americano, onde foi efetivamente criado. Ele é o único filho de Alex Michael Columbus e Mary Irene, sendo que ambos trabalhavam como operários de fábricas.
Sua paixão por contar histórias começou logo cedo. Bem no início de sua infância já gostava de desenhar storyboards. Assim, quando estava cursando o ensino médio, essa paixão se intensificou, com ele passando a criar vários filmes de 8mm.
Após finalizar seus estudos na John F. Kennedy High School em Warren, Ohio, Chris ingressou na Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York, para estudar cinema. Por lá, foi colega de várias personalidades famosas no meio, como o premiado ator e produtor Alec Baldwin.
Embora tivesse entrado na universidade como bolsista, um esquecimento fez com que perdesse a bolsa, pois não lembrou de renová-la. E como não tinha dinheiro para arcar com os custos, o único meio foi arrumar um emprego em uma fábrica. Apesar de ter sido uma época bem difícil de sua vida, ele considera a experiência valiosa para seu crescimento pessoal e profissional.
De todas as experiências que esse período lhe trouxe, o mais importante foi que justamente nessa época ele aproveitou para escrever um roteiro que foi primordial para dar o pontapé em sua carreira. Acontece que, depois de apresentar a ideia a um de seus professores, ele ficou tão impressionado que deu um jeito de conseguir um agente, graças ao tal roteiro.
Início de carreira
Depois de formado, Chris Columbus deu seus primeiros passos na indústria do cinema trabalhando como escritor do enredo de Reckless, lançado em 1984. Depois desse trabalho, começou a escrever suas ideias para um roteiro que, quando finalizado, ele o enviou para a Amblin Entertainment, do renomado diretor Steven Spielberg, que logo comprou o material, pois achou o promissor.
Anos antes, Chris já havia chamado a atenção de Spielberg quando dirigiu, ainda na época da faculdade, I Think I’m Gonna Like It Here, um curta-metragem que no ano de 2014 foi preservado pela Academy Film Archive. Assim, ele passou a fazer parte efetivamente do time de escritores da companhia, lá escrevendo “Young Sherlock Holmes” e “The Goonies“.
Para assumir seu posto como escritor, Columbus teve que se mudar para Los Angeles. Porém, passados dois anos, resolveu retornar a Nova York, onde trabalhou como roteirista de Little Nemo: Adventures in Slumberland (1989) e Galaxy High (1986), uma série animada.
Início da carreira como diretor
Finalmente, em 1987, ele começou sua carreira como diretor, estreando no comando do filme Adventures in Babysitting. Até então ele só havia atuado como roteirista, mas a partir daí começou sua jornada, logo em seguida roteirizando e dirigindo Heartbreak Hotel (1988).
O seu primeiro grande sucesso
Mesmo com pouco tempo atuando na direção, Chris Columbus não demorou muito para conseguir seu primeiro grande sucesso. Isso porque já em 1990, a convite de John Hughes, ele dirigiu o filme Esqueceram de Mim (Home Alone).
Sendo um grande clássico de Natal, e também uma das comédias mais conhecidas do planeta, o filme ajudou a consolidar sua carreira, tornando-o um nome renomado dentro do mercado.
Com o sucesso do primeiro filme, veio a sequência: Esqueceram de mim 2: perdido em Nova York (1992). As duas produções foram muito bem avaliadas pela crítica especializada, tendo um ótimo desempenho nos cinemas arrecadando juntos um incrível montante de quase US$ 836 milhões de dólares.
Criação do estúdio 1492 Pictures
Para produzir seus próprios filmes, Columbus fundou uma empresa: a 1492 Pictures. O nome é dado em forma de um divertido trocadilho entre seu nome e do explorador italiano Cristóvão Colombo. Afinal, é impossível citar o nome do diretor e não lembrar automaticamente do navegar, responsável por descobrir as Américas. Assim, 1492 remete ao ano em que Cristóvão chegou por aqui.
Alguns dos filmes produzidos e lançados por sua produtora foram: Nine Months (1995), Bicentennial Man (1999), The Christmas Chronicles 2, além dos primeiros filmes de Harry Potter.
Em 2014, ele, juntamente com sua filha, Eleanor Columbus, que também é atriz e produtora, fundou uma outra empresa, a Maiden Voyage Pictures, atuando no mesmo setor de produção.
Outro grande marco em sua carreira
Uma década depois do lançamento do primeiro filme de Esqueceram de Mim, Chris Columbus conseguiu lançar um outro grande sucesso: Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), onde atuou como diretor. Se tratando de histórias de aventura e magia, o filme Harry Potter é um dos mais famosos e aclamados do mundo, e um dos mais importantes trabalhos do cineasta.
Depois do primeiro, o sucesso se replicou. Isso porque veio logo a sequência Harry Potter e a Câmara Secreta, lançado em 2002. Chris também foi o responsável por dirigir o filme.
Em 2004, foi lançado nas telas dos cinemas o terceiro filme da saga: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Porém, como estava em busca de mais tempo para ficar com sua família, o diretor trabalhou somente como produtor do título, juntamente com outros colegas. Daí para frente, ele não colaborou mais com a franquia.
Outros trabalhos importantes
Além de Harry Potter, Chris Columbus também colaborou em outros filmes famosos, como Night at the Museum (2006) e suas sequências, Night at the Museum 2: Battle of the Smithsonian (2009) e Night at the Museum: Secret of the Tomb (2014); História Cruzadas (2011); e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007); A Bruxa (2015); onde atuou como produtor executivo.
Dirigiu, para 20th Century Fox, Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios (2010), o primeiro filme baseado na franquia de livros de Rick Riordan, e Percy Jackson: Mar de Monstros (2013). Além disso, ele também dirigiu, com Adam Sandler, Pixels (2015), um filme de comédia científica.
Projetos recentes e futuros
O seu trabalho mais recente em que atuou como produtor foi Meu amigo Lutcha. O filme foi lançado em abril de 2023 na plataforma de streaming da Netflix. Outro trabalho recente foi na animação Uma Noite no Museu: O Retorno de Kahmunrah, sendo uma versão em desenho animado de um clássico da série “Uma noite no museu”, agora voltado para o público infantil. A produção foi lançada em dezembro de 2022 no catálogo da Disney Plus.
Quanto a seus projetos para o futuro, um dos grandes destaques é o filme Nosferatu, o remake de um filme de terror de mesmo nome lançado em 1922, onde ele estará como produtor. Este é um trabalho bastante aguardado, mas ainda sem data marcada para lançamento (a especulação é para que seja em 2024). Na produção, Chris irá trabalhar com sua filha Eleanor, que está seguindo os passos do pai.
Além de Nosferatu, o cineasta também está trabalhando no desenvolvimento de House of Secrets, uma série baseada em seus livros de aventura. Outro projeto que está em andamento é Gremlins 3.
Vida pessoal
Chris Columbus é casado desde 1983 com a coreógrafa Mônica Devereux, com quem teve quatro filhos: Eleanor, Isabella, Violet e Brendan. Ele mora com a família em San Francisco, nos Estados Unidos.
Quando estava produzindo o filme Harry Potter, mudou-se com a família para o Reino Unido, mas assim que terminou todas as gravações retornou para o seu país de origem.
Uma curiosidade bem interessante quanto ao aspecto familiar do cineasta, é que ele sempre costuma inserir seus parentes mais próximos dentro de suas produções. Alguns desses membros que já fizeram participações em seus filmes são suas filhas, mãe, pai, um primo e até mesmo seu sogro.
Todos, é claro, são papéis mais simbólicos, como figurantes realmente. O papel de maior destaque que um deles recebeu foi em Herry Potter, onde a Eleanor Columbus dá vida a pequena Susan Bones (uma personagem sem fala nos primeiros filmes, apesar de aparecer algumas vezes na tela).
Quais são os principais trabalhos de Chris Columbus?
Até agora, acompanhamos a história de Chris de sua infância até o sucesso nos cinemas. A partir desse ponto, iremos nos aprofundar mais em suas principais obras, falar de como foram produzidas e sua recepção no mercado. Acompanhe!
Esqueceram de mim (1 e 2)
Como já mencionado, Esqueceram de Mim fez Chris Columbus entrar no mundo da direção com o pé direito, coroando seu terceiro trabalho já com um tremendo sucesso.
A história gira em torno da família McCallister e principalmente do membro mais novo, o jovem Kevin (Macaulay Culkin), quando eles decidem viajar em família para Paris, a fim de comemorar as festividades de natal.
Acontece que a família não é nada harmônica. Os filhos vivem em pé de guerra e os pais são negligentes. Quem mais sofre é justamente o filho caçula Kevin, que acaba sendo importunado por seu irmão mais velho, Buzz. Depois de uma briga entre os dois, nas vésperas de Natal, Kevin pede ao Papai Noel que faça sua família sumir.
Durante a noite, ventos fortes causam estragos na rede elétrica e desativam seus despertadores, fazendo com que se atrasem. Durante a confusão, o caçula dorme demais e é esquecido, ficando sozinho em casa.
Acreditando que a residência está vazia, uma dupla de ladrões resolvem invadir a casa para roubar, mas não contavam com a presença de Kevin, que traça armadilhas para protegê-la e derrotar os ladrões.
Esqueceram de mim 2
Já no segundo filme, Esqueceram de mim 2, Kevin se vê novamente em uma situação parecida a história anterior. Porém, em vez de ser esquecido, ele mesmo é quem acaba embarcando em um voo errado para Nova York, quando todos os outros membros da família pegam um avião para suas férias de final de ano na Flórida. Novamente, o garoto é alvo da dupla de ladrões, que conseguiram escapar da prisão e agora estão em busca de vingança.
Tanto o primeiro quanto o segundo filme conseguiram alcançar números de telespectadores impressionantes, ultrapassando grandes produções da época e sendo indicado a vários prêmios, como o Globo de Ouro de Melhor Ator a Culkin.
Harry Potter (1 e 2)
Emplacando mais um sucesso, o diretor trouxe, das páginas dos livros da escritora JK Rowling para as telas dos cinemas, o bruxo mais amado do mundo. Nesse caso, sua colaboração mais efetiva foi nos dois títulos de estreia da saga.
Neles, vemos o pequeno órfão Harry Potter (Daniel Radcliffe) se descobrindo como bruxo e entendendo um pouco mais da sua história. Também acompanhamos suas aventuras com seus novos melhores amigos: Hermione Granger (Emma Watson) e Rony Weasley (Rupert Grint), bem como a história da morte dos seus pais pelas mãos de Lord Voldemort .
Um ponto interessante é que ambos foram os filmes de maior bilheteria de seus respectivos anos de lançamento, além de conseguirem várias indicações e prêmios ganhos.
Percy Jackson
Os livros de aventuras e fantasias são constantemente usados como base para grandes produções cinematográficas. As obras da JK Rowling mostram muito bem isso. Aliás, esse também é o caso de Percy Jackson, que é baseado na saga literária de Rick Riordan.
O filme usa a temática da mitologia grega e dos seus filhos semideuses, fruto do relacionamento desses seres superiores com os mortais. Em Percy Jackson e o Ladrão de Raios (onde Chris Columbus é diretor), o protagonista é Percy Jackson (Logan Lerman), o filho meio sangue do Deus dos mares, Poseidon.
Até então, essa parte da sua vida era desconhecida, sendo ele somente um garoto com TDAH e dislexia. No entanto, logo que o raio de Zeus foi roubado, ele se vê dentro de um mundo que para ele antes só existia nos livros de história.
Já em Percy Jackson e o Mar de Monstros, onde Columbus atua na produção, eles exploram a continuação da primeira história. Nesta nova aventura, o herói e seus amigos saem em uma missão pelo Mar de Monstros, para encontrar o velocino de ouro. O objetivo é salvar a árvore que protege todo o acampamento meio sangue.
Apesar de não ter feito tanto sucesso como outras releituras, as produções tiveram um bom desempenho, arrecadando juntas US$ 427,3 milhões. Além disso, foram indicados a algumas premiações, como ao 37° prêmio Saturno, onde Logan Lerman recebeu uma indicação na categoria de melhor performance de um ator jovem.
Gremlins
Lançado em 1984, essa comédia de terror foi o segundo roteiro escrito por Chris Columbus, baseado em lendas urbanas conhecidas desde a Segunda Guerra Mundial, onde estranhas criaturas espalham caos na força aérea britânica.
Tudo acontece quando Billy ganha de presente de natal uma criatura desconhecida e muito fofa que seu pai comprou em uma loja de antiguidade. Para cuidar do novo bichinho, o vendedor instruiu a não dar comida depois da meia noite, não deixá-lo ter contato com água e nem com a luz solar.
Acidentalmente, o garoto molha o bichinho, e isso faz com ele que se multiplique. Apesar de parecerem fofos, também são muito espertos e enganam o menino para lhe alimentarem depois do horário recomendado.
Depois disso, eles se transformam em pequenos monstros, que se espalham pela cidade se multiplicando cada vez mais até tomarem a cidade causando caos e assassinatos por onde passam.
O filme recebeu avaliações positivas da crítica especializada e teve uma ótima resposta do público, se tornando o quarto filme de maior bilheteria daquele ano. No ano seguinte ganhou várias premiações, como o prêmio Saturno de melhor filme de terror, melhores efeitos especiais, e outros.
Uma Noite no Museu (1, 2 e 3)
Em Uma Noite no Museu, Ben Stiller dá vida a Larry Daley, um pai divorciado, desempregado e aspirante a inventor sem perspectiva nem uma de melhora. Frustrado com o exemplo que está dando ao filho, ele tenta encontrar um emprego.
Quando lhe é oferecida uma vaga de vigia noturno de um museu, ele topa na hora, mas o que parecia ser uma tarefa fácil, rodeado apenas por fósseis e bonecos de cera, se transforma na experiência mais doida de sua vida.
Acontece que graças a Tábua Dourada do Faraó Ahkmenrah, um artefato antigo em exposição, as outras peças conseguem ganhar vida durante o período da noite. Logo, essa peça desperta o interesse de um grupo de criminosos, que tenta roubá-la.
Quanto à sequência do primeiro título, ela acontece três anos após os eventos anteriores, onde Larry sai do trabalho no museu e começa uma empresa para vender suas invenções.
No entanto, há algumas mudanças no museu que passa a utilizar imagens holográfica. Assim, armazenando a exposição antiga em Smithsonian, onde um personagem quer utilizar o artefato para conquistar o mundo.
Já no terceiro filme da franquia, o nosso herói tem que dá um jeito de restaurar a magia da Tábua Dourada, que está sendo destruída gradativamente, para manter seus amigos “vivos”
História Cruzadas
História Cruzadas é uma adaptação do livro de Kathryn Stockett. A história é ambientada em Jackson, Mississippi, nos anos 60, e conta a história da amizade de Skeeter (Emma Stone), uma jovem mulher da alta sociedade, que sonha em ser escritora, e Aibileen Clark (Viola Davis), uma empregada doméstica negra.
Para seus livros, Skeeter pretende colher relatos dessas empregadas que trabalham em casas de famílias brancas. Porém, essa atitude não é bem vista pela alta classe.
O filme foi um dos protagonistas no Oscar de 2012, onde foi indicado como Melhor Filme. Octavia Spencer levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante na cerimônia, concorrendo com mais duas colegas de elenco; além de outras premiações.
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado
Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado é a continuação do primeiro filme da saga Quarteto Fantástico, que foi lançado em 2005. Passado os eventos anteriores e sem nem um empecilho, Sue Storm (Jessica Alba) e Reed Richards (Ioan Gruffudd) se concentram no planejamento de seu casamento.
No entanto, um objeto estranho, que mais tarde será identificado como um surfista prateado, penetra a atmosfera da Terra, causando crateras e destruição por onde passa. O grupo tem que deixar os preparativos para lá e partir para a ação, a fim de tentar derrotar essa poderosa ameaça.
Prêmios e indicações
Além das realizações de suas obras, como a indicação ao Oscar de melhor filme para História Cruzadas, Chris Columbus é muito elogiado por seu trabalho em si, recebendo indicações e prêmios por isso, como:
- Melhor redação: indicado ao prêmio Saturno de 1985 por seus roteiro em Gremlins;
- Melhor direção: indicado ao prêmio Saturno de 2002 por Harry Potter e a Pedra Filosofal e em 2003 por Harry Potter e a Câmara Secreta
Considerações finais
Como foi possível observar, Chris Columbus é um nome importantíssimo dentro da indústria cinematográfica, tendo contribuído significativamente para o setor. Além de diretor, o cineasta também atua na produção e roteirização de filmes, ampliando ainda mais suas áreas de impacto.
Gostou do conteúdo? Aproveite e confira também muitos outros materiais como esse aqui no nosso site!