Super Mario com certeza é um dos personagens mais populares e queridos do universo dos games. Não é por acaso que a Nintendo deseja leva-lo novamente para o cinema na forma de um longa animado.

A intenção desta vez, é apagar a má impressão deixada pelo live-action de 1993 e fazer com que o simpático encanador bigodudo, se torne um sucesso também nas telonas.

A adaptação dos jogos para um filme, acabou passando despercebida pelo grande público por conta da falta de notícias sobre o projeto, mas o estúdio já confirmou que a produção está caminhando.

Em uma entrevista para a revista americana Fast Company, o atual presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, comentou sobre a situação do longa que está sendo produzido pelo estúdio Illumination Entertainment.

Furukawa garante que a desenvolvedora está dando todo o suporte necessário para que a adaptação se saia bem no cinema, garantindo até mesmo a presença do próprio criador do personagem, Shigeru Miyamoto no projeto.

“Não é como se tivéssemos pedido para a Illumination cuidar de tudo. O Sr. Miyamoto está muito, muito envolvido com a produção desse filme”.

Super Mario
Imagem: Super Mario – Yoshi/ Divulgação

Segundo o presidente da Nintendo, o criador do Mario, Shigeru Miyamoto, está diretamente envolvido com o desenvolvimento da animação. Isso é mais uma prova da clara intenção do estúdio, em garantir um alto grau de fidelidade aos jogos da franquia.

Segundo a companhia, o filme não será um live-action, mas sim uma animação feita totalmente em CGI, que será co-produzida por Chris Meledandri, o CEO da Illumination Entertainment, responsável também por adaptar “Meu Malvado Favorito”, “Minions” e “Sing: Quem Canta Seus Males Espanta”.

O longa marcará o retorno do Super Mario e seu irmão Luigi aos cinemas, após quase tres décadas do lançamento de “Super Mario Bros.” em 1993, que foi dirigido por Rocky Morton e Annabel Jankel.

Infelizmente esta produção será lembrada para sempre como um enorme fracasso, e também como um típico exemplo da dificuldade que existe em levar para o cinema, todos os elementos que o público ama nos games.

Super Mario Bros. de 1993, ficou tão rotulado como um grande fiasco, que até hoje é mencionado nas listas das piores adaptações de jogos de todos os tempos, e também de produções mais ruins já feitas por Hollywood.
0
Qual a sua opinião sobre o filme Super Mario Bros. de 1993? Vc se lembra dele?x

A alguns anos atrás o diretor Rocky Morton concedeu uma entrevista ao site SciFi Now, onde fez duras críticas ao orçamento disponibilizado pelos produtores do longa e os desafios enfrentados durantes:

“Foi uma experiência angustiante. Quero dizer, tínhamos cinco unidades trabalhando diariamente.. Tínhamos aquele enorme set que foi construído sem o dinheiro necessário para erguê-lo.. Eu pedi um guindaste para colocar a câmera, você sabe, porque estávamos fazendo um filme e não havia dinheiro para o guindaste num filme daquele tamanho! [Risos] Coisas assim aconteciam o tempo todo.. Foi um inferno.”

Outra dificuldade que o diretor teve que lidar durante as filmagens, foi trabalhar com Dennis Hopper. Segundo ele, o ator fazia com que cada dia se transformasse em um pesadelo, reclamando o tempo inteiro de tudo.

Morton admitiu que o filme é uma bagunça e que gostaria de ter mudado vários elementos, desde o roteiro até a maneira como algumas cenas foram rodadas. Porém, mesmo sendo tão criticado, ele diz que se orgulha do que foi entregue, principalmente pelo modo como eles conseguiram dar vida à ícones dos games.

Super Mario Bros. - 1993
Imagem: Super Mario Bros. – 1993/ Reprodução

Contudo, cabe agora ao estúdio Illumination Entertainment, desfazer essa imagem negativa e devolver o brilho para o universo deste personagem que é tão querido pelos fãs. No que depender da Nintendo, a promessa é de que a tarefa será realizada com sucesso no novo filme animado.

Detalhes adicionais sobre narrativa de Super Mario, como personagens ou mesmo elenco e dubladores não foram divulgados, mas segundo a Nintendo, a produção está seguindo tranquilamente o cronograma idealizado pelos desenvolvedores.

O filme será distribuído internacionalmente pela Universal Pictures e tem previsão para chegar aos cinemas em meados de 2022. Porém, ainda não foi divulgada nenhuma data oficial de lançamento.

A origem do Super Mario

Poucos personagens são tão famosos quanto Mario, sendo que a franquia já bateu a marca de mais de 700 milhões de cópias vendidas. Os jogos vão desde o modesto NES até o moderno Nintendo Wii, sendo uma das franquias de games mais rentáveis de todos os tempos, atrás apenas de Pokémon e Tetris.

O herói foi criado em 1980, após o fracasso da Nintendo em desenvolver um jogo baseado no “Marinheiro Popeye”, devido a não conseguir adquirir seus direitos autorais. Até mesmo Olívia Palito faria parte da aventura, onde seria a donzela em perigo, mas precisando também ser substituída.

Esta foi a deixa para que o produtor e designer japonês, Shigeru Miyamoto, fosse recrutado pelo estúdio, e acabasse recebendo carta branca e liberdade para projetar novos protagonistas para o game.

O resultado foi a criação de um jogo onde o personagem conhecido originalmente como Jump-man, precisava salvar a Princesa Pauline das garras do gorila Donkey Kong que dava nome ao arcade.

Donkey Kong
Imagem: Donkey Kong- 1981/ Reprodução

O game bastante simples, foi lançado em 1981 e funcionava como um tipo de plataforma, onde era preciso subir diversas escadas e evitar os obstáculos para derrotar o vilão e salvar a donzela.

O icônico chapéu do Mario, foi criado na época para resolver um dos problemas que os desenvolvedores tinham, devido às limitações dos gráficos em 8-bit, que não permitiam criar um cabelo mais bem definido.

Por conta disso, Miyamoto decidiu inserir uma boina, evitando um cabelo que certamente teria ficado mal feito. Sem imaginar, ele acabou criando um dos visuais mais icônicos e queridos de todos os tempos.

O sucesso do arcade foi instantâneo e ajudou a impulsionar o definitivamente o personagem, que no futuro ganharia seu próprio título, Mario Bros., lançado pela Nintendo em 1983.

Neste jogo também projetado para fliperamas, houve a introdução de alguns dos elementos que se tornaram bastante importantes para o futuro franquia, como por exemplo a inclusão do personagem Luigi.

Super
Imagem: Mario Bros.- 1983/ Reprodução

Originalmente Mario seria um carpinteiro, mas devido aos inúmeros canos em que tinha que entrar e sair durante o jogo Mario Bros., naturalmente ele passou a ser considerado um encanador.

Naquela época, no prédio da Nintendo Havia um funcionário que se parecia absurdamente com o visual de Jump-man, e foi a partir daí que os desenvolvedores tiveram a ideia para o novo nome do personagem.

As inovações trazidas pela Nintendo com a franquia

O clássico Super Mario Bros. seria lançado em 1985, ainda para o console NES ou Nintendo Entertainment System, que no Brasil ficou mais conhecido como Nintendinho. De lá para cá, todos os consoles da Nintendo tiveram ao menos um jogo da série.

Este jogo foi um marco na história dos games, pois trazia muitas inovações em comparação ao que era feito naquela época. A finalidade da campanha deixava de ser apenas o acúmulo de pontos para dar espaço à uma história, com um objetivo a ser alcançado.

Além disso, foram criados vários elementos para o universo e uma trama bem mais elaborada, com vilões definidos e novos poderes que o personagem recebia no decorrer do jogo, para ficar mais forte ou ganhar habilidades.

Na história de Super Mario Bros., o famoso encanador estava sempre pronto para salvar a Princesa Peach do Reino dos Cogumelos, que havia sido raptada pelo malvado Bowser Koopa, o Rei dos Koopas.

Inicialmente, Miyamoto tinha imaginado Bowser como um boi, baseando-se no Rei Ox do filme “Alakazam, o Grande” da Toei Animation. Contudo, um dos designers da Nintendo, chamado Takashi Tezuka, observou que o personagem se parecia muito mais como uma tartaruga do que um boi.

Mario Bros. 1985
Imagem: Super Mario Bros.- 1985/ Reprodução

A famosa e clássica trilha sonora, foi composta pelo mestre Koji Kondo, que também é responsável pelas canções das franquias “Star Fox” e “The Legend of Zelda“. Talvez o tema de Super Mario Bros. seja um dos mais populares, dentre todos já feitos até hoje, conseguindo fazer da música, uma peça fundamental no design dos jogos.

O sucesso de Super Mario

Mario se tornou referência para vários outros títulos com seus obstáculos e sua mecânica que era uma revolução para a época, pulando nos inimigos e ganhando “power-ups” temporários através de itens coletados durante o game.

Na segunda metade da década de 80, nenhum jogo ou personagem conseguiu se comparar, ou mesmo bater de frente com o personagem da Nintendo, pelo menos até o lançamento de Sonic The Hedgehog para o Mega Drive em 1991, que se tornaria o mascote da SEGA.

Tanto Super Mario Bros. como o console NES, são creditados como fatores importantíssimos para revitalização da indústria de jogos eletrônicos após a crise de 1983, sem dúvidas, ajudando a popularizar definitivamente o estilo de plataforma com rolagem lateral.

Com passar do tempo, Mario foi ganhando games derivados e vivendo outros tipos de aventura em novos consoles, como nos jogos de corrida da série Mario Kart, os RPGs Paper Mario e os jogos de tabuleiro Mario Party, além de também marcar presença nos esportes, como em Mario Tenis, Mario Golf e vários outros.

Contudo, os primeiros jogos que vêm na cabeça quando pensamos no personagem da Nintendo, são os clássicos Super Mario Bros., Super Mario Word, Super Mario 64 e também o mais recente Super Mario Odyssey.

Odyssey
Imagem: Super Mario Odyssey/ Reprodução

Todos esses títulos foram responsáveis por trazer grandes inovações e cada um deles foi capaz de se reinventar para atrair o público de sua época. Sem dúvidas, esse foi um fator muito importante para manter a franquia na linha de frente, quando se diz respeito ao concorrido mercado de games.

Mario é um personagem atemporal e fora do comum, sendo que marcou muitas gerações e conquistou o carinho de várias pessoas ao longo dos anos.

Esperamos que a franquia continue fazendo sucesso por muito tempo, e além do novo longa animado, possam vir muitas novidades desse universo riquíssimo, criado pelo grande mestre Shigeru Miyamoto.

E aí galerinha, depois de todas essas informações e curiosidades sobre o universo do Super Mario, em que nível ficou seu “HYPE” para o lançamento do novo longa animado da franquia?

Então não marque bobeira!!!

Saiba tudo sobre os grandes personagens dos games em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade da cultura POP!!

 

Leia Mais:
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários