Imagem do filme Pennywise
Pennywise - Divulgação

Se você já assistiu o filme “It – A Coisa”, deve lembrar-se bem do personagem Pennywise, o palhaço dançarino. E, neste artigo, é justamente sobre eles que iremos falar. Acompanhe!

Quem é o Pennywise?

Pennywise, o palhaço dançarino, é a forma mais comum utilizada por IT, A Coisa, um personagem fictício criado pelo escritor norte-americano Stephen King em seu romance de terror “It”, e que ataca crianças e, às vezes, adultos.

IT trata-se de um ser intergaláctico, vindo de um lugar chamado Macroverso, e que teria surgido ainda antes do Big Bang. Ele acabou pousando na Terra depois do impacto de um asteroide, que caiu na região de Derry, uma cidade fictícia localizada no estado de Maine.

O que se sabe sobre sua origem é que ele foi criado por um ser onipotente e divino chamado de O Outro. Esse também é o responsável por criar o inimigo mortal de IT, A Tartaruga. Enquanto A Coisa é a forma da destruição, A Tartaruga representa a criação.

Continue depois da publicidade

Embora seja uma criatura sobrenatural metamorfa que consiga mudar de forma, Pennywise é a mais utilizada. O palhaço é o disfarce perfeito para atrair as presas preferidas da criatura: crianças.

Vale lembrar que ele adota um ciclo de hibernação, ficando inativo por um certo período de tempo (cerca de 27 a 30 anos), retornando posteriormente para atacar suas vítimas em Derry.

A criação do personagem

Como mencionado, o Pennywise surgiu pelas mãos do autor Stephen King em seu livro de terror “It”, lançado no ano de 1986. Segundo o escritor, a ideia para a criação do personagem, que seria a forma mais comum de A Coisa, veio depois dele perguntar-se o que as crianças realmente temiam mais que qualquer outra coisa. Depois de refletir, a resposta que chegou com o seu questionamento foi: palhaços.

Assim, passou a desenvolver melhor o personagem, com o palhaço dançarino sendo a base de sua obra. Vale lembrar que, antes de se decidir, King pensou em outras opções para ser essa figura central, com um troll. No entanto, acabou optando pelo Pennywise – uma decisão bastante certeira.

Continue depois da publicidade

Outro ponto importante é que esse processo de construção contou com uma inspiração principal no próprio Ronald McDonald, além de outros palhaços, como o Bozo e o Clarabell de Howdy Doody.

Quais são os principais poderes de Pennywise?

Metamorfose/transformação

A criatura é capaz de transformar-se em qualquer tipo de coisa ou ser. Afinal, o próprio Pennywise é somente uma dessas transformações. Somado a essa habilidade, ele é capaz de basear a imagem diretamente da mente de sua vítima, para espelhar seus principais medos. Alguns exemplos das formas já adotadas são sanguessugas voadoras, leproso, múmia, lobisomem, aranha gigante, dentre outros.

Criar ilusões

Outra habilidade bastante perceptível é a de criar ilusões variadas, mas que conseguem ser realistas ao ponto de prejudicar suas vítimas.

Invisibilidade

O Pennywise também consegue ficar invisível, apesar de ter a capacidade de ficar completamente visível quando quer e para quem ele quiser.

Continue depois da publicidade

Regeneração

Embora possa ser ferido em graus de pequena ou grande escala, A Coisa tem a capacidade de regenerar-se de forma rápida e espontânea.

Telepatia

Quando próximo as pessoas, ele consegue ainda ler mentes. Aliás, essa é uma habilidade muito explorada pelo personagem, que baseia suas transformações no medo de suas vítimas.

Controle mental

A criatura é capaz de fazer uma lavagem cerebral nas pessoas e, dentre outras aplicações, torná-las indiferentes ao que ocorre ao seu redor. Essa é uma das explicações para a população de Derry não ligar para os acontecimentos terríveis que ocorrem na cidade.

Teletransporte

Apesar de não explorar tanto essa habilidade, ele é capaz de se teletransportar em distâncias limitadas, sumindo e aparecendo em algum outro ponto.

Continue depois da publicidade

Telecinese

Apenas com o poder da mente, o Pennywise pode ainda manipular objetos inanimados, sejam portas, objetos, etc.

Curiosidades sobre o Pennywise

Para conhecer mais a fundo o personagem, confira algumas curiosidades bem interessantes sobre Pennywise!

Sua verdadeira forma

Levando em consideração que A Coisa não pertence a esse planeta, e que Pennywise é apenas uma de suas formas, é preciso considerar a incapacidade humana em compreender sua forma original. De todo modo, para muitos, sua verdadeira morfologia, ao menos aqui na Terra, é a de uma aranha gigante, que já apareceu durante as obras.

O motivo dos sustos

Uma característica marcante do personagem é que ele sempre costuma assustar suas vítimas antes de atacá-las em definitivo. Mas, qual a verdadeira razão para isso? Bem, de acordo com o próprio Pennywise, o susto deixa o sabor das presas muito melhor.

Continue depois da publicidade

Masculino ou feminino?

Como está diretamente associado à imagem de Pennywise, para a grande maioria do público, a criatura trata-se de um personagem do gênero masculino. No entanto, isso não necessariamente é verdade.

No livro, há a descrição de sua suposta forma oficial (a aranha) colocando diversos ovos, que teriam o papel de destruir a humanidade. E isso coloca em cheque o gênero do personagem, que pode ser masculino, feminino ou até mesmo um híbrido.

Inspiração real?

Stephen King nunca confirmou essa teoria. No entanto, é bem provável que a história por trás de Pennywise tenha uma inspiração real. John Wayne Gacy, também conhecido como o palhaço assassino, foi um serial killer que espalhou bastante terror pela América entre os anos da década de 70 e 80.

O homem vestia-se de palhaço e seguia para festas infantis, onde conseguia atrair crianças. Ao todo, ele atacou, abusou e matou cerca de 30 garotos. Os crimes, caracterizado pela crueldade, renderam diversas sentenças de perpétuas e condenações à morte a John.

Continue depois da publicidade

Principais adaptações com o personagem

Assim como outras obras de Stephen King, “It” também recebeu ótimas adaptações. Acompanhe!

Stephen King’s IT (1990)

A primeira adaptação ocorreu logo em 1990, através de uma minissérie de terror psicológico da ABC. A obra foi dirigida por Tommy Lee Wallace, tendo o processo de adaptação feito por Lawrence D. Cohen.

Aqui, temos também o primeiro ator a dar vida a Pennywise, Tim Curry, além de um elenco formado por nomes como Richard Thomas, Tim Reid, Harry Anderson, John Ritter, Jonathan Brandis e outros.

A minissérie foi o maior sucesso da ABC durante seu ano de exibição, tendo recebido alguns prêmios e indicações, como dois Emmy Awards e um Eddie Award. E muito desse reconhecimento deve-se a atuação de Tim Curry, que conseguiu interpretar o Pennywise de uma forma brilhante, contribuindo para a fama do personagem ser um dos palhaços mais assustadores da TV e do cinema.

Continue depois da publicidade

It – A Coisa (2017)

Em 2017, houve uma nova adaptação do livro, agora através do filme “It – A Coisa”, do diretor Andy Muschietti e dos roteiristas Chase Palmer, Gary Dauberman e Cary Fukunaga.

Dessa vez, quem recebe o papel de Pennywise é o ator sueco Bill Skarsgård, que conseguiu continuar perfeitamente o trabalho de Curry. O filme foi um grande sucesso de crítica e de público, arrecadando mais de          US$ 700 milhões em bilheteria, tornando-se o longa de terror mais visto da história. Por isso, ganhou uma continuação em 2019, com “It — Capítulo Dois”, com Skarsgård reprisando seu papel.

Considerações finais

Como foi possível observar, Pennywise é um personagem icônico dentro do gênero de terror, seja na literatura, na TV ou no cinema. Além disso, é referência quanto a temática sobre palhaços assassinos.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui