Parece que o sonho chegou ao fim. Afinal, a Netflix anunciou oficialmente o cancelamento da série Sandman, confirmando que a segunda temporada, já em fase de pós-produção, será a última. Desse modo, a adaptação dos quadrinhos de Neil Gaiman termina este ano. Em comunicado, a plataforma divulgou uma mensagem do showrunner Allan Heinberg, que explicou os motivos da decisão.
Leia também:
De acordo com Heinberg, desde o início a ideia era contar apenas a trajetória de Sonho. Após analisarem o material original, perceberam que não havia conteúdo suficiente para estender a série além da segunda temporada. Assim, optaram por encerrar a história de forma planejada e sem prolongamentos desnecessários. Veja o anúncio completo abaixo:
Dream’s journey has all been building to this. The story of THE SANDMAN comes to its epic conclusion in 2025, only on Netflix. pic.twitter.com/IwDbohR74U— The Sandman (@Netflix_Sandman) January 31, 2025
“A série Sandman sempre esteve focada na história de Morpheus, e, lá, em 2022, quando olhamos para o restante do material sobre o personagem nos quadrinhos, nós já sabíamos que só tínhamos história para mais uma temporada. Somos extremamente gratos à Netflix por juntar o time todo novamente, nos disponibilizando tempo e recursos para fazer essa adaptação de maneira fiel, e de um jeito que possa surpreender e encantar tanto os leais fãs dos quadrinhos quanto os fãs da nossa série,” disse showrunner Allan Heinberg.
O anúncio acontece em meio a graves denúncias contra Neil Gaiman, que também impactaram outras produções baseadas em suas obras, como Garotos Detetives Mortos e Good Omens. Embora a Netflix não tenha citado o autor diretamente, diversas mulheres vieram a público acusá-lo de assédio e abuso sexual. No último mês, uma reportagem revelou múltiplos casos que teriam ocorrido ao longo dos anos.
Na época, Gaiman não aceitou dar declarações para a revista Vulture, responsável por divulgar as denúncias. Pouco depois, ele publicou um comunicado em seu blog pessoal negando as acusações. No entanto, admitiu que havia “situações que reconhecia parcialmente”, sem aprofundar detalhes sobre os episódios mencionados.
Apesar do cancelamento, as gravações da segunda temporada já foram concluídas e a estreia continua prevista para 2025. Embora Gaiman tenha participado da produção, a Netflix optou por removê-lo do primeiro vídeo de bastidores divulgado, o que sugere uma tentativa da plataforma de se afastar da polêmica.
Além do comunicado oficial, o serviço de streaming também revelou o primeiro cartaz da nova temporada, aumentando a expectativa dos fãs para os episódios finais.
No elenco, grandes nomes retornam para a última fase da série, incluindo Tom Sturridge (A Viúva Clicquot), Kirby Howell-Baptiste (O Telefone do Sr. Harrigan), Mason Alexander Park (Parceiros de Viagem), Gwendoline Christie (Wandinha), Jenna Coleman (Wilderness), Boyd Holbrook (Narcos) e Vivienne Acheampong (Tudo pra Ontem).
Enquanto isso, a nova temporada também introduzirá personagens inéditos, como Orfeu (Ruairi O’Connor), filho de Morpheus (Tom Sturridge), além de figuras da mitologia nórdica, como Odin (Clive Russell), Thor (Laurence O’Fuarain) e Loki (Freddie Fox). Outros destaques são Adrian Lester (Destino), Esmé Creed-Miles (Delírio) e Barry Sloane (Pródigo).
Considerada uma das obras mais famosas de Neil Gaiman, Sandman acompanha Sonho, um dos Perpétuos, responsáveis pelo reino dos sonhos. A trama começa quando ele escapa de um cativeiro de 70 anos e precisa restaurar seu domínio. A adaptação tem Allan Heinberg (Mulher-Maravilha) como showrunner.
A primeira temporada de Sandman segue disponível na Netflix, e os quadrinhos são publicados no Brasil pela Panini. Por fim, a estreia da segunda temporada está confirmada para 2025, mas ainda sem uma data exata.