Neste domingo, dia 12 de junho, tivemos uma grande revelação, a Netflix acaba de oficializar a segunda temporada de Round 6. Desse modo, a divulgação veio através da postagem de um pôster teaser nas redes sociais da plataforma. Ou seja, uma das séries, de maior sucesso da rede de streaming, acaba de ganhar oficialmente uma continuação. Além disso, o diretor Hwang Dong Hyuk, aproveitou a oportunidade para soltar um pequeno spoiler sobre os novos episódios.
Leia também:
Embora já houvesse rumores sobre a continuação da popular série sul-coreana, a segunda temporada de Round 6, foi oficializada somente neste domingo. A continuação de Squid Game, como é conhecido em todo mundo, foi confirmada no dia 12 de junho, através de um teaser e alguns comentários do seu criador, o diretor Hwang Dong Hyuk.
Junto ao anúncio de continuação, há um pequeno teaser, dando um close nos olhos do robô que no Brasil ficou conhecida como “Batatinha” durante a primeira temporada. Contudo, na Coréia do Sul, o robô da garotinha gigante é conhecida como Young Hee. “Junte-se a nós mais uma vez para uma rodada totalmente nova”, escreveu Dong Hyuk. Confira o anúncio da segunda temporada de Round 6 em detalhes:
Ou seja, a oficialização chega somente após oito meses da primeira temporada, que garantiu o maior sucesso da história da plataforma de streaming. Contudo, embora a Netflix esteja pronta para repetir o incrível sucesso do ano passado, além de expandir ainda mais o universo de Round 6, os fãs terão que esperar um pouco para assistir os novos capítulos dessa história.
Em suma, durante uma entrevista a revista Vanity Fair, Hwang Dong Hyuk havia declarado que a segunda temporada demoraria um pouco para ficar pronta. Já que mesmo que seja feita o mais rápido possível, a data prevista era para o final de 2023. Ou seja, tais episódios só poderão ir ao público no mínimo em janeiro de 2024.
“A primeira temporada de Round 6 levou 12 anos para ser produzida, mas se tornou a série mais popular da Netflix em apenas 12 dias. Como roteirista, diretor e produtor de Round 6, agradeço a todas as pessoas, do mundo todo, que assistiram e gostaram da série, Obrigado!.”, declarou o criador.
Logo depois, ele solta um pequeno spoiler sobre a continuação, “Agora, Gi Hun (Lee Jung Jae) está de volta. O líder está de volta. A segunda temporada estreia em breve. O homem de terno (Gong Yoo) com o ddakji pode voltar. Você também conhecerá o namorado de Young Hee (Batatinha), Cheol Su. Prepare-se para mais um round!”, completou Dong Hyuk, sem revelar a data prevista para o lançamento.
Todavia, os produtores da série ainda não divulgaram nenhuma possível data de estreia, contudo, eles disseram, “em breve”. Lembrando que junto ao novo pôster, a Netflix divulgou uma nota do diretor e roteirista da série, sobre os maiores detalhes da nova trama. Mas a primeira temporada está atualmente disponível para transmissão na Netflix.
Rumores sobre a segunda temporada
Em novembro de 2021, durante uma entrevista a Agence France-Press (AFP) o criador da série, Dong Hyuk já havia falado sobre os possíveis novos episódios que estavam sendo desenvolvidos. “Eu tenho uma estrutura para a próxima temporada, está tudo na minha cabeça por enquanto, estou atualmente no processo de planejamento. Mas também tenho que admitir que sinto cada vez mais pressão sobre a segunda temporada, já que a série recebeu muito mais amor e atenção do que eu poderia esperar. Eu também tenho um filme que estou planejando filmar depois de Squid Game, mas ainda não decidi qual devo fazer primeiro.” Na época, o diretor também já havia comunicado que o ator Lee Jung Jae retornaria como o personagem Seung Gi Hun.
Além disso, embora a confirmação da segunda temporada só tenha acontecido agora, ainda em janeiro deste ano, Ted Sarandos um dos CEO e também diretor de conteúdo da Netflix, já havia confirmado uma segunda temporada. Na época, ele havia relatado que Dong Hyuk estava conversando com a Netflix não apenas para a 2ª temporada, mas também para a 3ª temporada, declarando, “O universo Squid Game está apenas começando.”
Mais sobre a segunda temporada de Round 6
A série Round 6, ou como é conhecida em todos os outros países, Squid Game, se tornou um dos conteúdos originais do serviço de streaming mais populares do mundo. Logo, mesmo sabendo que as produções sul-coreanas não costumam ter continuação, houve uma insistência maçante para que o criador da obra, Hwang Dong Hyuk realizasse uma segunda temporada. Contudo, a continuação de Round 6 deve demorar no mínimo, até o final do próximo ano.
Durante a nova temporada, os jogos infantis provavelmente também serão adaptados da forma mortal que conhecemos, testando os limites da humanidade dos participantes. Desse modo, a nova trama central, deve focar na resposta se há mesmo solidariedade entre os humanos, como o diretor já havia dado a entender.
De acordo com algumas fontes, o criador da série possui cerca de três páginas de ideias prontas. Essas, poderão se transformar em um roteiro para segunda, ou quem sabe outras temporadas. Nesse sentido, o material ainda é bem pequeno e explica a falta de detalhes específicos para compartilhar ao público. Por enquanto, a única confirmação é que o personagem Gi Hun, protagonista da trama, volte a ser a estrela principal. Por fim, mais jogos também serão atribuídos a a continuação.
Round 6/Squid Game
Squid Game é uma série sul-coreana, do gênero de sobrevivência e drama, de criação e direção de Hwang Dong Hyuk. A trama original da Netflix, teve seu lançamento no dia 17 de setembro de 2021. Tendo aclamação crítica e universal, se tornando um grande marco da cultura pop atual.
Round 6 acumulou recordes de audiência ao redor do mundo e ainda é a série do streaming mais assistidas de todos os temos. No total, o programa foi visto por cerca de 142 milhões de contas, somente em suas quatro primeiras semanas no catálogo. Além disso, atraiu a atenção de 94 países, entrando para o Top 10 de todos eles. No total, acumulou cerca de 1,65 bilhões de horas de visualizações durante esse tempo.
De acordo com relatórios da Netflix, dois terços dos usuários concluíram a série em 23 dias. Por fim, superando Bridgerton , que até então era o título mais assistido da plataforma. Agora sendo a série mais popular da plataforma de streaming de todos os tempos. No início do ano de 2022, já haviam rumores de uma possível continuação. Já que o final da primeira temporada dá abertura para isso, contudo a segunda temporada de Round 6 só teve sua confirmação agora.
Seu elenco inclui grandes estrelas do mercado sul-coreano, como Lee Jung Jae (Livrai-nos do Mal), Park Hae Soo (Manual do Presidiário), Wi Ha Joon (Fuga da Meia-Noite), O Yeong Su (A Little Monk), Heo Sung Tae (O Mar da Tranquilidade), Anupam Tripathi (Nova Ordem Espacial) e Kim Joo Ryoung (Lembranças) Além da participação de dois dos maiores astros do país, como Gong Yoo (Train to Busan) e Lee Byung Hun (G.I. Joe). Assim como a estreante Ho Yeon Jung em uma interpretação fabulosa.
O título é um grande sucesso mundial e recebeu os melhores elogios da crítica. Durante o Globo de Ouro 2022 o ator Oh Yeong Su recebeu o prêmio na categoria Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para Televisão. Enquanto isso, no Screen Actors Guild Award, Lee Jung Jae ganhou a categoria de Melhor Ator em Série Dramática. Já a novata Ho Yeon Jung por Melhor Performance de uma Atriz em Série Dramática. Por fim, a série fez história, já eles foram os primeiros atores sul coreanos a receber prêmios por essas categorias.
O criador da série, Hwang Dong Hyuk nasceu e foi criado em Seul, capital da Coreia do Sul. Desde muito novo, ele começou a ler quadrinhos e mangás, passando horas em cafés. Com base em suas próprias lutas econômicas, ele concebeu a história de Squid Game. Assim, no ano de 2008, ele já tinha escrito um roteiro, e foi atrás de investimento para seu projeto. Contudo, Dong Hyuk não conseguiu encontrar um estúdio de produção para encontrar suporte para o roteiro. A sua família, até tentou ajudar, pedindo alguns empréstimos, mas tudo foi em vão. Em relação, ao roteiro, ele era bem diferente do que conhecemos.
Mais tarde, as produções sul-coreanas começaram a ter certa relevância, na Netflix. Em 2018 a plataforma abriu uma divisão dentro da Ásia. Assim, o roteiro de Squid Game chamou a atenção do diretor de conteúdo Minyoung Kim. Mais tarde, a disparidade econômica na Coreia do Sul, junto com a pandemia, fizeram a história se tornar ainda mais realista. Entretanto, durante os dez anos que o projeto de Squid Game esteve no papel, o diretor realizou outras obras, como Silenced, Miss Granny e The Fortress que mais tarde, também foram adicionadas ao catálogo da Netflix.
Os nomes de muitos personagens teve como inspiração os amigos de infância do criador da série, Hwang Dong Hyuk. Além disso, os dois personagens principais Gi Hun e Sang Woo é uma retratação do próprio criador, que expõe os dois lados de si mesmo. Entretanto, o passado do personagem Gi Hun teve inspiração na greve trabalhista Ssangyong Motor, empresa que faliu em 2009, ocasionando demissões em massa.
Assim como os jogos, que tiveram inspiração nas brincadeiras da infância do diretor. O jogo da lula foi muito popular em as décadas de 70 e 80, sendo um jogo um pouco agressivo. Desse modo, Dong Hyuk faz uma ligação entre um jogo infantil ser agressivo, do mesmo modo que atualidade de uma sociedade é tão competitiva.
Enquanto isso, as cores do ddakji, aquele cartão azul e vermelho, que aparecem logo no início da trama, durante os momentos da estação de metrô, que apareceram junto com o homem de terno, teve como inspiração, lendas urbanas do país. Já o jogo com o pirulito dalgona, teve o intuito de impulsionar e trazer de volta a venda do tradicional doce no país.
Dong Hyuk escreveu toda a história da série sozinho, os dos primeiros episódios levaram quase seis meses para ficarem prontos. O roteirista, declarou que que trabalhou era cansativo tanto físico, como mentalmente. Desse modo, ele também revelou que renunciou a própria saúde bucal durante a primeira temporada, tendo que extrair seis dentes após a conclusão a produção. Por esse fato, o criador estava extremamente inseguro sobre uma possível continuação, embora o final tenha um gancho para uma continuação.
A confirmação do elenco da série, aconteceu no dia 17 de junho de 2020 e o início das gravações ocorrerem no mesmo mês. As gravações das cenas de dentro da cidade aconteceram em Daejeon, a quinta maior metrópole da Coreia do Sul. Todavia, os cenários dos jogos ocorreram em Seongapdo Island, no condado de Ongjin.
Como o maior intuito da plataforma era que a série fosse um sucesso para o público internacional, as regras dos jogos infantis foram simplificadas, para evitar problemas de tradução. Enquanto isso, o cenário colorido, representava um parque ou até mesmo, um mundo de fantasia. Já os jogadores e os guardas usam roupas diferentes, para enfatizar a diferença de dois grupos. Os moletons verdes dos jogadores foram inspirados em roupas esportivas dos anos 70, conhecidas como trainingbok. Enquanto isso, a complexa rede de túneis entre a arena, o dormitório e o escritório administrativo teve como inspiração as colônias de formigas.
O desenhista de produção Chae Kyoung Sun também foi inspirado pela iniciativa política Saemaul Undong da década de 1970. Também conhecida como New Community Movement, destinada a modernizar as aldeias rurais coreanas. As cores verde e rosa durante toda série era um tema muito comum nas escolas coreanas nas décadas de 70 e 80. Assim, refletiu ainda mais os temas ao longo da trama, com os jogadores de roupa verde com medo e considerando a cor rosa.
Já o compositor, Jung Jae il, que já havia feito a trilha sonora de Parasita, também dirigiu e compôs a trilha sonora de Squid Game. Por fim, a estratégia de marketing foi gigante, com simulações dos cenários, em muitos países.
No site Rotten Tomatoes a série tem um índice de aprovação de 94%, em uma classificação média de 8,20/10. Enquanto isso, no Metacritic, sua pontuação é de 69 em 100 pontos. Daniel D’Addario da Variety descreve a trama, Como Coringa, há uma insistência de ter os dois lados de que uma cultura que pode criar violência é inerentemente doente e perturbada, ao mesmo tempo em que representa uma versão exagerada de uma perturbação doentia de uma maneira projetada para ser extremamente tensa e divertida”.
Round 6 é considerado um dos maiores exemplos da crescente e popular mídia sul-coreana. Algo que há um bom tempo, já vem ganhando atenção internacional. Assim como, os populares grupos de k-pop. Como exemplo, o sucesso extremo dos meninos do BTS, que em suas turnês dentro de estádios gigantescos seus ingressos vendidos em uma fração de segundos. Ou como os k-dramas com uma legião de seguidores no Brasil, e filmes como Parasita, que alcançaram sucesso global.
Um fato importante é que tais trabalhos começaram a chamar muita atenção devido aos serviços de streaming como Netflix e YouTube. Tais meios conseguem disponibilizar um conteúdo de difícil acesso, muito bem controlado por emissoras locais, para todo mundo. Afinal, de acordo com Choe Sang Hun do The New York Times, os criadores sul-coreanos normalmente pagam ideias de obras estrangeiras e aplicam seu próprio toque cultural nas obras, para atrair mais audiência no país.
Atrama de Round 6 aborda o tema capitalismo e disparidade econômica. Dong Hyuk escreveu Squid Game baseado em suas próprias experiências pessoais e a observação do capitalismo e das lutas de classes econômicas na Coreia do Sul.
Enquanto isso, trama gira em torno de Seong Gi Hun um homem divorciado e e completamente endividado. Ele vive com sua mãe idosa e possui uma filha, que mora com a mãe e o padrasto. Gi Hun se sente frustrado com toda sua situação de pobreza e é viciado em apostas. Um dia, em um acontecimento muito estranho, ele é convidado para tentar mudar de vida. Contudo, ao chegar no misterioso local, ele se depara com mais 456 jogadores, todos com grandes problemas financeiros, disputando onde o premio de 45,6 bilhões de won ($ 38 milhões).
Entretendo, logo na primeira prova eles descobrem que só continua no jogo, quem permanece vivo, e quem não ganha, é morto. Por fim, Gi Hun se alia a outros jogadores, incluindo seu amigo de infância Cho Sang Woo e a desertora norte-coreana Kang Sae Byeok. Desse modo, para tentar sobreviver às reviravoltas físicas e psicológicas dos jogos.
Vale lembrar, que apesar da confirmação da continuação, a segunda temporada de Round 6 ainda não tem previsão de lançamento.