A série de Harry Potter na HBO pode ter encontrado seu novo Alvo Dumbledore. Afinal, segundo informações da Variety, o ator John Lithgow, vencedor do Emmy e conhecido por seu trabalho em O Escândalo e The Crown, está em estágio final de negociações para interpretar o icônico diretor de Hogwarts na produção da HBO.
Até o momento, a HBO não confirmou oficialmente a contratação do ator, destacando que os nomes só serão anunciados após a assinatura dos contratos. “Sabemos que uma série dessa importância gera muitas especulações”, declarou a emissora. “Somente divulgaremos informações concretas à medida que os acordos forem finalizados.”
Lithgow recentemente integrou o elenco de Conclave (2024), filme indicado ao Oscar 2025. Além disso, ele já trabalhou em séries como Dexter e The Crown, bem como em clássicos do cinema como O Mundo Segundo Garp (1982) e Footloose: Ritmo Louco (1984).
Nos filmes originais de Harry Potter, Alvo Dumbledore foi inicialmente vivido por Richard Harris, que atuou nos dois primeiros longas. Após sua morte, o papel passou para Michael Gambon, que permaneceu no personagem até o fim da saga.
A série baseada no universo de Harry Potter terá uma duração planejada de dez anos. Desse modo, Francesca Gardiner assumirá o posto de showrunner e roteirista, enquanto Mark Mylod atuará como diretor e produtor executivo. Desde o anúncio da produção, a HBO reforçou o compromisso de realizar “uma adaptação fiel” e “explorar em profundidade cada um dos livros”.
Premiada com um Emmy por seu trabalho em Succession, Francesca Gardiner liderará o desenvolvimento da série. Enquanto isso, Mark Mylod, que dirigiu episódios de Game of Thrones e O Menu, também comandará vários capítulos da produção. Ambos já colaboraram anteriormente na série sobre a família Roy.
Embora a Warner Bros. já tenha oficializado o reboot televisivo de Harry Potter, o projeto ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. Assim, poucas informações concretas foram divulgadas. A previsão é que a primeira temporada chegue à plataforma de streaming em 2026.
A nova versão contará com a polêmica J.K. Rowling como produtora executiva, acompanhada por Neil Blair e Ruth Kenley-Letts. Além disso, a produção será realizada pela Max, em parceria com a Brontë Film and TV e a Warner Bros. Television.
Enquanto aguardam novidades, os fãs podem revisitar todos os filmes da saga no Max.