primeiro longa-metragemfilmado no espaço

A Rússia acaba de lançar o foguete Soyuz, com a equipe que será responsável por produzir o primeiro longa-metragem filmado no espaço. As imagens foram mundialmente exibidas pela agência espacial Roscosmos em tempo real.

A missão Soyuz MS19, conta com uma equipe composta pelo diretor do longa, Klim Shipenko (“Salyut 7″- 2017), a atriz Yulia Peresild (“Battle for Sevastopol“- 2015) e Anton Shkaplerov, um astronauta veterano bastante experiente.

A tripulação da nave deverá conviver com a modesta comunidade da Estação Espacial Internacional (ISS), incluindo os cosmonautas russos, Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov, que participarão do filme como figurantes, assim como Shkaplerov.

O objetivo desta mega produção é retomar o prestígio do programa espacial russo, que atualmente é liderado pela agência Roscosmos. Muitas imagens já foram feitas nas várias missões lançadas ao espaço, contudo, um longa-metragem nunca foi gravado em órbita.

O foguete partiu da base de Baikonur, no Cazaquistão, e chegou à ISS pela manhã de terça-feira, perto das 12h GMT, ou 9h no horário de Brasília, seguindo todo o planejamento feito para o trajeto.

Peresild e Shipenko terão exatamente 12 dias para gravar as cenas, pois a equipe retornará no dia 17 de outubro, a bordo da mesma espaçonave, que também deverá trazer os cosmonautas Novitsky e Dubrov.

primeiro longa-metragem filmado no espaço
Imagem: Klim Shipenko e Yulia Peresild/ Soyuz MS-19

Veja mais:

Não foram divulgados os detalhes sobre o retorno dos dois tripulantes, que se encontram na ISS desde abril, ou mesmo se a Rússia pretende mandar outros de seus cosmonautas para a estação. 

O primeiro longa-metragem filmado no espaço, deverá se chamar “The Challenge” ou “O Desafio”, na tradução literal, e contará a história do cosmonauta Ivanov.

Ele tem um ataque cardíaco e necessita de uma cirurgia de emergencial, depois de ficar inconsciente durante uma caminhada espacial.

A cirurgiã Zhenya (Yulia Peresild), que busca retomar a relação com sua filha, é convocada para a missão, que tem o objetivo de salvar a vida do viajante espacial.

Apenas algumas cenas serão rodadas na Estação Espacial Internacional, com outras partes do longa, e todo o restante do processo de pós-produção, sendo finalizados na Terra.

Durante a coletiva para a mídia, que se passou antes do lançamento da Soyuz, a atriz Yulia Peresild se referiu à produção, como um “um verdadeiro milagre, e uma chance incrível”.

Tanto a atriz, que atualmente tem 37 anos, como o diretor Klim Shipenko, precisaram passar por um treinamento intensivo, para poder suportar a aceleração da decolagem, além de aprender a lidar com a falta de gravidade.

Os dois descreveram o processo de preparação, como extremamente exaustivo, mas que acima de tudo, foi encarado por eles como uma oportunidade sem precedentes.

“Nós trabalhamos muito duro e estamos muito cansados, ainda que estejamos de bom humor e sorrindo.. Foi algo emocionalmente, psicologicamente e fisicamente difícil… Mas quando cumprirmos nossa missão, toda essa dificuldade não será mais tão evidente e lembraremos de tudo com um sorriso.”

Peresild disse ter gostado muito da simulação em gravidade zero, com a sensação de ausência de peso, e reconheceu ter muita dificuldade para aprender sobre os cuidados e a condução da espaçonave Soyuz.

“Eu ficava em aula até às quatro da manhã. São tantas siglas, e você tem que decorar todas, senão não vai entender mais nada dali em diante.”

Konstantin Ernst, um dos produtores do primeiro longa-metragem filmado no espaço, informou aos veículos de comunicação, que mantém contato com a equipe, e que todos estão se sentindo bem.

O diretor Klim Shipenko começou a filmar as primeiras cenas, antes mesmo de chegarem na ISS, e também durante o acoplamento da nave Soyuz que os levou ao espaço, como disse o próprio Ernst.

Primeiro longa-metragem filmado no espaço

E aí cinéfilo, depois dessa notícia incrível, em que nível ficou seu “hype” para a estreia do primeiro longa-metragem filmado no espaço?

Deixe sua opinião nos comentários e acompanhe as notícias e análises da nossa página, para que a equipe Proddigital POP possa continuar crescendo a cada dia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui