A Marvel causou o maior alvoroço durante a SDCC 2024 ao revelar de forma bombástica que Robert Downey Jr., nosso eterno Homem de Ferro, faria seu retorno dentro do MCU, mas dessa vez como Victor Von Doom, o icônico vilão Doutor Destino. Em uma entrevista para o podcast do The Hollywood Reporter, o ator finalmente compartilhou detalhes sobre como foi convidado para esse papel inesperado e o que o levou a aceitar.
Leia também:
Afinal, em uma entrevista ao podcast Awards Chatter, Robert Downey Jr. comentou que, embora nunca tenha cortado os laços com Kevin Feige, as negociações sobre seu retorno ao MCU começaram a mais ou menos um ano atrás. Na época, Feige sugeriu que a loucura do Multiverso poderia ser uma ótima oportunidade para usar o talento do ator mais uma vez, mas agora, de uma maneira completamente nova.
Inicialmente, Downey Jr. procurou o chefe da Marvel Studios, para discutir temas relacionados aos parques temáticos da Disney. Porém, durante essa conversa, que ocorreu há cerca de um ano, Feige sugeriu que o ator voltasse ao MCU. Foi aí que surgiu a ideia de ele interpretar um personagem diferente, pois a intenção era preservar o legado intocado de Tony Stark como Homem de Ferro. No entanto, Downey Jr. ficou um pouco apreensivo com o convite inesperado.
Por fim, a decisão de trazer Robert Downey Jr. de volta ao universo Marvel envolveu até mesmo Bob Iger. Afinal, foi o CEO da Disney, que deu o sinal verde para que o estúdio seguisse em frente com essa ideia pra lá de ousada.
Desde o anúncio de que Downey Jr. o Doutor Destino dentro do MCU, os fãs especularam nas redes sociais sobre a verdadeira identidade do vilão. Muitos acreditavam que ele poderia ser uma versão alternativa de Tony Stark, o antigo personagem de Downey Jr. no MCU, o que por sinal, já aconteceu nos quadrinhos.
Contudo, Robert Downey Jr. deixou claro que o Doutor Destino no MCU será, na verdade, Victor Von Doom, sem qualquer conexão direta com Tony Stark. “Quando Kevin Feige propôs a ideia do meu retorno, eu precisei conversar com ele sobre os detalhes antes de aceitar. Estava preocupado que isso poderia parecer um retrocesso, decepcionando os fãs. Precisávamos superar as expectativas”, explicou o ator.
Com essa nova perspectiva, Downey Jr., que já foi o rosto do Homem de Ferro, agora retornará como o vilão Doutor Destino, que será o antagonista central nos próximos dois filmes dos Vingadores. Doom assumirá o papel de principal vilão na saga do multiverso, após a demissão de Jonathan Majors, que interpretava o antagonista Kang, o Conquistador.
Além disso, os irmãos Joe e Anthony Russo, que dirigiram sucessos como Capitão América: O Soldado Invernal, Capitão América: Guerra Civil, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, também estarão de volta ao MCU.
Mas, antes de sua estreia oficial como Doutor Destino no próximo filme dos Vingadores, intitulado Doomsday, há especulações de que Robert Downey Jr. possa aparecer no reboot do Quarteto Fantástico, que deve chegar aos cinemas em 2025. Segundo o jornalista Jeff Sneider, o ator fará uma aparição na cena pós-créditos do filme, e o diretor Matt Shakman (WandaVision) já está organizando as filmagens para acrescentar sua participação.
Com Robert Downey Jr. no papel de Doutor Destino, o filme Vingadores: Doomsday está previsto para estrear em maio de 2026, seguido por Vingadores: Guerras Secretas, que deve chegar aos cinemas em maio de 2027.