A Universal Pictures divulgou o nome oficial e também algumas imagens do novo filme da franquia Jurassic Park. A produção que será o quarto capítulo da série Jurassic World, se chamará “Jurassic World Rebirth”. O filme ainda não tem título oficial em português, mas a tradução literal do título em inglês seria algo como “Jurassic World: Renascimento”, já que os filmes da série aqui no Brasil tem mantido o pré-titulo “Jurassic World”, sem tradução para o português.
Como todos os outros três filmes da série, Jurassic World Rebirth será produzido pela dupla Frank Marshall and Patrick Crowley. Steven Spielberg, presidente da Amblin Entertainment, empresa que está responsável pela produção do filme, será um dos produtores executivos da obra. Lembrando que Spielberg também dirigiu os dois primeiros filme da franquia Jurassic Park.
A Amblin Entertainment produzirá Jurassic World Rebirth ao lado da Kennedy/Marshall Company, empresa que pertence a Frank Marshall e Kathleen Kennedy. Spielberg, Marshall e Kennedy são parceiros de longa data e trabalham juntos desde o final dos anos 1970. Jurassic World Rebirth será dirigido por Gareth Edwards, cineasta conhecido por ter dirigido Godzilla (2014), Rogue One: Uma História Star Wars (2016) e Resistência (2023), além da elogiada ficção científica independente Monstros (2010).
Um detalhe importante é que o roteirista de Jurassic World Rebirth será David Koepp, o mesmo que escreveu os roteiros dos dois primeiros filmes da franquia Jurassic Park, incluindo, é claro, o clássico Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993), amplamente considerado um dos melhores filmes do gênero já feitos. Koepp é considerado um dos mais talentosos e respeitados roteiristas da indústria e esteve envolvido em diversas produções de sucesso.
Portanto, talento não irá faltar por detrás das câmeras. Aliás, nem por detrás e nem pela frente, já que Jurassic World Rebirth conta com um elenco de primeira linha, liderado por Scarlett Johansson, Mahershala Ali e Jonathan Bailey. No enredo do filme, os três são parte de uma equipe de cientistas tentando coletar material genético de três dos maiores dinossauros do planeta Terra, já que o DNA dessas criaturas guarda o segredo para o desenvolvimento de uma droga miraculosa que pode representar um passo importante para a cura de diversas doenças.
No entanto, cinco anos após os acontecimentos de Jurassic World – Domínio, as condições do nosso planeta se mostraram inóspitas para essas criaturas e a maioria dos dinossauros não sobreviveu. Os últimos remanescentes vivem em locais isolados e de clima equatorial, parecidos com as condições que haviam na Terra na época em que eles dominavam o planeta. Assim, a equipe de cientistas tem que viajar até um desses locais e acaba ficando presa em uma ilha isolada, onde eles descobrem acidentalmente um grande segredo que vem sendo escondidos de todos há décadas.
Jurassic World Rebirth é tentativa de renovar franquia que já demonstrava desgaste
As filmagens de Jurassic World Rebirth começaram na Tailândia em 13 de junho desse ano e devem terminar em 18 de outubro, com as últimas cenas sendo gravadas em estúdio em Londres, na Inglaterra. O filme tem data de estreia comercial no mundo todo prevista para 2 de julho de 2025. O orçamento da produção ainda não foi divulgado pela Universal Pictures, distribuidora do filme, mas com toda certeza deve estar na casa das centenas de milhões de dólares.
Com uma equipe e um elenco de primeira linha, Jurassic World Rebirth tem tudo para trazer de volta os dias gloriosos da franquia Jurassic Park. Isso porque, apesar de Jurassic World – Domínio ter arrecadado mais de 1 bilhão de dólares em bilheterias, o filme teve a pior bilheteria da série Jurassic World, que vem piorando consistentemente sua arrecadação desde Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015), primeiro filme da série.
Além disso, Jurassic World – Domínio também foi muito mal recebido pela crítica especializada e atualmente mantêm uma taxa de aprovação de apenas 29% no Rotten Tomatoes, principal agregador de críticas especializadas da internet. Taxa que é, inclusive, não apenas a pior da série, mas também a pior de toda a franquia Jurassic Park. Assim, a série realmente precisava de uma renovação e também de um sopro de vida para mantê-la ainda relevante para o público e para a indústria. Agora, é espera para ver o resultado de todas essas mudanças.