Ghostface, principal personagem da franquia Pânico. Divulgação Spyglass Media Group e Paramount Pictures.
Ghostface, principal personagem da franquia Pânico. Divulgação Spyglass Media Group e Paramount Pictures.

Segundo reportagens de dois respeitados veículos da imprensa norte-americana, a revista The Hollywood Reporter e o site Deadline, um sétimo filme da franquia Pânico já está em desenvolvimento. Inclusive, a Spyglass Media Group, principal responsável pela produção dos dois últimos filmes da franquia, já teria, inclusive, contratado um diretor para estar a frente dessa nova produção.

Christopher Landon, que deve estar à frente de Pânico 7. Foto de MICHAEL TRAN/AFP via Getty Images.
Christopher Landon, que deve estar à frente de Pânico 7. Foto de MICHAEL TRAN/AFP via Getty Images.

Seria Christopher Landon, que já é conhecido no cinema de terror e nos últimos anos dirigiu e roteirizou diversos sucessos do gênero, incluindo, vários filmes da franquia Atividade Paranormal e o filme de “slasher” A Morte Te Dá Parabéns, que foi um enorme sucesso de bilheteria, sendo produzido a um custo de aproximadamente 5 milhões de dólares e arrecadando mais de 125 milhões de dólares.

Pânico 7: Novo capítulo de uma franquia de sucesso

Se tudo der certo, Pânico 7 será o mais novo capítulo de uma franquia que se iniciou em 1996 e que revolucionou o cinema de terror, dando uma nova vida ao sub-gênero chamado de “slasher”. Aquele em que um assassino (ou, em alguns casos, vários) sai matando um monte de gente “indiscriminadamente” ou por algum motivo específico.

Ghostface, principal personagem da franquia Pânico. Divulgação Spyglass Media Group e Paramount Pictures.
Ghostface, principal personagem da franquia Pânico. Divulgação Spyglass Media Group e Paramount Pictures.

Os quatro primeiros filmes da franquia, lançados entre 1996 e 2011, foram dirigidos pelo mestre do terror, Wes Craven. O diretor, que era extremamente respeitado no meio, criou A Hora do Pesadelo, outra grande franquia do cinema de terror, e também dirigiu outros filmes importantes do gênero.

Continue depois da publicidade

Além disso, o roteiro de Pânico, Pânico 2 e Pânico 4, foi escrito por Kevin Williamson, um roteirista talentoso que ajudou a dar uma “refrescada” no cinema de terror e também foi responsável por outras obras importantes para o gênero, como Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997) e Prova Final (1998).

Pânico
Drew Barrymore em famosa cena de Pânico (1996), filme que deu início a franquia. Divulgação.

Com a morte de Craven em 2015 e a falência da The Weinstein Company, principal responsável por produzir os filmes da série, a Spyglass Media Group e a Paramount Pictures adquiriram os direitos sobre a franquia e resolveram “rebutá-la”. Assim, sob a direção da dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, foi lançado em 2022, Pânico.

Reboot ou continuação

Apesar de ter sido lançado como um “reboot” da franquia e contar com diversos novos nomes no elenco, a produção, na verdade, era uma sequência direta de Pânico 4 (2011) e contava, inclusive, com a presença de alguns dos principais atores dos filmes anteriores, como Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette.

Cena de Pânico 6 (2023). Divulgação Spyglass Media Group e Paramount Pictures.
Cena de Pânico 6 (2023). Divulgação Spyglass Media Group e Paramount Pictures.

Acostumados a dirigir filmes menores e independentes, Olpin e Gillett conseguiram produzir Pânico com um orçamento de 24 milhões de dólares. Um valor bastante modesto para os padrões hollywoodianos. O resultado foi um sucesso enorme de crítica e público. Com uma taxa de aprovação de 76% no Rotten Tomatoes, o principal agregador de críticas profissionais da internet, a obra arrecadou 138 milhões de dólares em bilheterias.

A sua continuação, Pânico 6, lançada esse ano, também não decepcionou. Apesar de não contar com a presença de Neve Campbell, protagonista da franquia, o filme arrecadou quase 170 milhões de dólares e mantêm a mesma taxa de aprovação de seu antecessor no Rotten Tomatoes. Assim, não é de se surpreender, que tanto a Spyglass quanto a Paramount, queiram produzir uma outra continuação.

Neve Campbell e Courteney Cox em cena de Pânico (2022). Divulgação Spyglass Media Group e Paramount Pictures.
Neve Campbell e Courteney Cox em cena de Pânico (2022). Ainda não se sabe se as atrizes estarão em Pãnico 7. Divulgação Spyglass Media Group e Paramount Pictures.

Segundo as reportagens da Deadline e da The Hollywood Reporter, apesar de deixarem a direção desse novo filme, Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett devem continuar envolvidos com a franquia e serão produtores executivos de Pânico 7. Ainda não se sabe quem escreverá o roteiro e nem quais atores e atrizes estarão no elenco. Todas essas questões devem ser resolvidas apenas após o fim das greves dos sindicatos dos roteiristas e também dos atores. Até porque, até lá, não há muito o que se possa fazer mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui