Enquanto segue trabalhando nas próximas sequências de Avatar, James Cameron encontrou tempo para se dedicar a um novo projeto. Desta vez, ele deixará o universo de Pandora de lado para contar uma inspiradora história de sobrevivência. Afinal, o consagrado diretor de Titanic anunciou seus planos para o futuro, especialmente para o período após o lançamento do terceiro filme de sua saga bilionária.
Leia também:
Conforme informações do Deadline, Cameron irá produzir uma obra cinematográfica baseada no livro Ghosts of Hiroshima (Fantasmas de Hiroshima, em tradução livre). Além disso, o cineasta pretende adaptar o filme em uma combinação com Last Train from Hiroshima (Último Trem de Hiroshima), de Charles Pellegrino, publicado em 2015.
“É um tema que sempre quis abordar em um filme e que venho tentando descobrir como realizar ao longo dos anos. Encontrei Tsutomu Yamaguchi, um sobrevivente de Hiroshima e Nagasaki, poucos dias antes de sua morte. Ele estava no hospital e passando o bastão de sua história pessoal para nós, então eu tenho que fazê-lo. Não posso me afastar disso”, disse Cameron ao Deadline.
O filme será centrado na história real de um japonês que sobreviveu ao bombardeio atômico em Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Afinal, Tsutomu Yamaguchi, o protagonista da história, sobreviveu não só ao ataque em Hiroshima, mas também ao segundo bombardeio em Nagasaki, para onde viajou logo após o primeiro ataque, em 1945.
Vale lembrar que Cameron já explorou o tema da ameaça nuclear em filmes como O Exterminador do Futuro e sua sequência, O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.
Enquanto isso, o novo projeto marcará o primeiro longa-metragem de Cameron fora da franquia Avatar desde o sucesso de Titanic, em 1997.
Ainda não há uma data prevista para a estreia do novo filme, que deverá ser rodado nos intervalos das filmagens de Avatar, conforme a disponibilidade do diretor.
Enquanto isso, Avatar: O Caminho da Água arrecadou impressionantes US$ 2,3 bilhões nas bilheteiras e já está disponível no Disney+. Além disso, o terceiro filme da saga, Avatar: Fogo e Cinzas, tem previsão de estreia para 18 de dezembro de 2025.