Jack e Rose em Titanic
Jack e Rose em Titanic - Imagem: Paramount

Titanic é um dos maiores sucessos do mundo, e é claro que ninguém dúvida disso. Afinal, não é a toa que o longa garante a segunda maior bilheteria da história dos cinemas. Contudo, a linda história de amor entre Rose e Jack tem gerado a mesma discussão há 25 anos. No caso, o protagonista vivido por Leonardo DiCaprio teria ou não sobrevivido a icônica cena da “parta” no meio do mar?

Para sanar toda essa dúvida gerada há muitos anos, o cineasta James Cameron, por trás do sucesso resolver uma bateria de testes. Assim, a fim de encerrar de uma vez por todas o assunto, o diretor recriou a cena para o seu documentário Titanic: 25 Years Later with James Cameron. No caso, acabou provando que sim, Jack poderia ter sobrevivido.

O debate sobre como os dois amantes poderiam ter sobrevivido em cima da parte flutuante é amplo. Afinal, os fãs já até mesmo testaram a teoria por milhares de vezes. Agora, o próprio Cameron também colocou a dúvida à prova, garantindo que ambos poderiam sobreviver ao mar gélido. Confira o vídeo com os testes a seguir:

Durante o trecho retirado do documentário especial Titanic: 25 Years Later with James Cameron o cineasta recria a cena, testando vários cenários diferentes. Junto com uma equipe de cientistas, Cameron experimentou algumas posições diferentes, onde grande parte do corpo de Jack e Rose ficassem fora da água gelada.

Outros testes também incluem o de exaustão, ou seja, alguns desses detalhes, tanto de posições, quanto fora de cena foram alterados para saber o que iria acontecer. A princípio, o primeiro teste mostre que após ambos conseguirem subir na porta, eles poderiam afundar. Por fim, uma outra solução é se Rose emprestasse seu colete salva-vidas para Jack. Apesar do momento nunca acontecer no filme, e tenha algumas variáveis, esse seria o modo mais certo da sua sobrevivência.

Contudo, essas amostras não devem acabar com os debates, afinal, são tantas as situações e condições que possibilitariam ou não tal acontecimentos. De acordo com Cameron: “Ele está estabilizado. Ele chegou a um ponto em que, se projetarmos isso, ele pode ter sobrevivido até o bote salva-vidas chegar lá. Jack pode ter sobrevivido, mas há muitas variáveis. Acho que o processo de pensamento dele foi: ‘Estou não vai fazer nada que a coloque em risco’, e isso é 100% do personagem”.

Vale lembrar que Titanic foi lançado em 1997, a história parcialmente baseada em fatos reais, mostra o naufrágio do que na época era o maior navio do mundo, em 1912. Logo, somos apresentados a história de amor que iria ser desenvolvida entre Rose e Jack, dois passageiros de classes diferentes. A produção faturou cerca de US$ 2.2 bilhões nas bilheterias pelo mundo. Além disso, venceu ao todo 11 Oscars, que inclui Melhor Direção para Cameron.

O documentário Titanic: 25 Years Later with James Cameron será transmitido neste domingo, dia 5 de fevereiro no National Geographic . O programa está disponível no streaming Hulu, mas no Brasil, a plataforma ainda não está disponível.

Enquanto isso, Titanic voltará aos cinemas na versão remasterizada em 3D 4K no dia 9 de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui