Halloween Ends não atingiu as expectativas dos especialistas da indústria e não conseguiu repetir o bom desempenho de seu antecessor, Halloween Kills, nas bilheterias. Na quinta-feira, os especialistas tinham a expectativa de que o filme arrecadasse pelo menos 50 milhões de dólares, só nos Estados Unidos, em seu fim de semana de estreia. Repetindo assim, o desempenho de Halloween Kills.

A obra, contudo, só conseguiu arrecadar cerca 41 milhões em solo americano. Dessa forma, Halloween Ends, teve a pior estreia entre todos os filmes da trilogia dirigida por David Gordon Green, que inclui Halloween (2018), Halloween Kills (2021) e Halloween Ends (2022). Esse último, era um dos filmes mais aguardados do ano, já que não apenas deve encerrar (segundo seu próprio criador John Carpenter) a franquia Halloween, mas também deve ser a última vez que Jamie Lee Curtis encarna sua icônica personagem Laurie Strode. A atriz de 63 anos, já disse que não deve mais voltar a interpretar Strode.

Jamie Lee Curtis na pele de Laurie Strode em Halloween Ends (2022)

Por tudo isso, muita gente pensou que Halloween Ends poderia até mesmo superar os 50 milhões de dólares arrecadados por Halloween Kills em sua estreia, mas isso não ocorreu. De qualquer forma, a obra liderou com folga as bilheterias norte-americanas nesse fim de semana, já que foi o único filme com ampla estreia no mercado norte-americano nesse fim de semana. Além disso, mesmo com a bilheteria abaixo do esperado, a produção seguramente será um enorme sucesso comercial. Já que custou cerca de 30 milhões de dólares para ser feito e já arrecadou, só nos últimos quatro dias, 58 milhões em bilheterias (41 milhões nos EUA e mais 17 milhões nos mercados internacionais).

O grande confronto final entre Strode e Meyers é o momento mais esperado do filme

Assim, a trilogia dirigida por Green deve terminar sendo um estrondoso sucesso financeiro para a Universal Pictures, a Miramax e a Blumhouse Productions, estúdios responsáveis pela sua produção e distribuição. Isso porque, Halloween (2018), que custou cerca de 15 milhões para ser feito, arrecadou mais de 255 milhões nas bilheterias. Enquanto, que Halloween Kills que foi produzido a um custo de 20 milhões, ultrapassou 130 milhões em arrecadação. Halloween Ends, apesar do início abaixo do esperado, deve superar os 100 milhões em bilheterias. Isso deve fazer com que a franquia Halloween, iniciada em 1978, chegue perto do 1 bilhão de dólares em bilheteria. Fazendo dela, seguramente, a franquia de terror mais bem-sucedidas da história.

O que explica a arrecadação abaixo do esperado de Halloween Ends?

Alguns fatores podem explicar a dificuldade de Halloween Ends em superar a arrecadação de seu antecessor. O primeiro deles é o fato de o filme ter estreado ao mesmo tempo, nos cinemas e também em uma plataforma de streaming, a Peacock. Contudo, é importante notar que seu antecessor, Halloween Kills, também teve o mesmo esquema de lançamento. Portanto, esse fato sozinho não explica a arrecadação abaixo do esperado do filme. É importante notar também, que segundo a Universal e a Peacock, Halloween Ends teve a melhor estreia da história da plataforma, se tornando a produção mais assistida da história da Peacock no período de dois dias após estrear.

Icônica cena de Halloween, de 1978. Filme lançado há quase 40 anos, deu origem a franquia mais bem-sucedida da história do cinema de terror

O outro fator que pode explicar as dificuldades de arrecadação de Halloween Ends é uma certa rejeição por parte dos fãs da franquia e do público de forma geral. Plataformas agregadoras de opiniões do público, como o CinemaScore e o PostTrak, por exemplo, indicam que o público não ficou tão satisfeito com o resultado final da produção. No CinemaScore, por exemplo, o filme teve a pior avaliação do público entre todos os filmes da franquia Halloween. O principal motivo de insatisfação tem sido o final que, segundo muita gente (inclusive, críticos especializados), não foi “suficientemente satisfatório” para uma franquia que já dura mais de 40 anos.

Agora, é acompanhar as próximas semanas para ver se Halloween Ends consegue superar esses percalços iniciais e melhorar sua arrecadação ou se a obra acabará arrecadando bem menos que seus antecessores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui