Glória Maria
Glória Maria - Imagem: G1

Morreu nesta quinta-feira, dia 2 de janeiro, a jornalista e apresentadora Glória Maria. A repórter de 73 anos foi um dos maiores ícones da televisão brasileira. Além disso, pioneira em momentos históricos que transformou o modo que assistimos TV. Com passagens marcantes pelo Jornal Nacional, Globo Repórter e Fantástico, Glória acabou não resistindo as complicações de um câncer.

Segundo as informações dadas pelo G1, site de notícias da Rede Globo, a jornalista foi diagnosticada com um câncer no pulmão em 2019, ou seja, há mais de três anos. Desse modo, Glória realizou todos os tratamentos necessários, o que parecia ser bem-sucedido na época. Contudo, houve uma piora em seu estado, após complicações de metástases em seu cérebro.

Por meio de uma nota, a emissora esclareceu: “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria. Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia. Sofreu metástase no cérebro, tratada em cirurgia, também com êxito inicialmente”.”

Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio.

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro, iniciando sua carreira como “radioescura”. Ou seja, fazendo ligações para delegacias ao mesmo tempo que acompanhava a frequência para descobrindo novas notícias. Depois, chegou a Rede Globo pela primeira vez em 1971. Além disso, na época, fez história ao ser a primeira repórter a entrar ao vivo e a cores no Jornal Nacional. Na época, também participou de noticiários como Bom Dia RioRJTV e Jornal Hoje.

Entre 1998 e 2007, a jornalista apresentou o programa de domingo, Fantástico. Na época, realizou grandes entrevistas com os maiores astros do cinema e música de todo o mundo. Entre eles, personalidades como. Michael Jackson, Harrison Ford (Indiana Jones), Nicole Kidman (Big Little Lies), Leonardo Dicaprio (Era Uma Vez… em Hollywood) e além disso, até mesmo Madonna. Na mesma época, também foi a primeira a realizar uma transmissão em HD na televisão brasileira.

Contudo, em 2010 começou a integrar a equipe do Globo Repórter, onde viajou pelo mundo, e mostrou mais de 100 países em suas reportagens. Suas matérias, destacavam as diferentes culturas do mundo para o Brasil. Passando por Europa, África, América Central e grande parte do Oriente. Não é a toa, que até o final da sua vida, dividiu a apresentação do programa com Sandra Annenberg.

Por fim, suas reportagens mudaram nosso país, principalmente em questões políticas. Afinal, durante toda sua carreira cobriu diversos momentos históricos no Brasil e mundo. Ao mesmo tempo que acompanhou a posse de Jimmy Carter nos Estados Unidos. Também realizou uma entrevista extremamente impactante com o presidente militar João Baptista Figueiredo.

Glória Maria deixa duas filhas, Maria e Laura, ambas adotadas em 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui