Lee Sun-kyun, astro sul-coreano mais conhecido por seu trabalho no vencedor do Oscar de Melhor Filme, Parasita, de Bong Joon Ho, morreu aos 48 anos. De acordo com as autoridades policiais do país, o ator foi encontrado morto em um aparente suicídio nesta quarta-feira, dia 27 de dezembro. As informações foram confirmadas pela Associated Press e pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Leia também:
De acordo com as informações, o astro foi encontrado dentro de um carro na manhã do dia 26 de dezembro em um parque em Seul, capital da Coreia do Sul. As investigações começaram depois que a família do astro encontrou uma nota de suicídio e relatou o desaparecimento de Sun-kyun às autoridades.
Vale lembrar que Lee esteve envolvido em uma ampla investigação policial relacionada ao aparente uso de drogas ilegais na Coreia do Sul. O ator, juntamente com mais sete pessoas, estava sendo investigado desde outubro de 2023. Desde então, Lee foi questionado ao menos três vezes pela polícia, sendo até mesmo detido durante 19 horas no dia 23 de dezembro.
No entanto, todos os testes de drogas que o ator fez nesse período deram negativo, conforme confirmado pela polícia de Incheon. Mas, de acordo com a polícia, o ator alegou ter sido induzido ao uso de drogas e também chantageado pela mesma pessoa. Ao que tudo indica, o astro perdeu milhares de dólares em relação a essa extorsão, movendo uma ação contra o suposto chantagista. Ainda de acordo com as autoridades, Lee usou maconha, entre outras drogas, em um bar de luxo na capital sul-coreana.
Por fim, a polícia expressou sinceras condolências à família do ator, tentando ao máximo evitar o vazamento das informações para a mídia desde o início da investigação. Afinal, a lei sul-coreana proíbe a amplificação das informações que envolvem investigações criminais antes de uma determinada acusação formal.
A Hodu & U Entertainment, a agência do ator, esclareceu que o funeral de Lee Sun-kyun acontecerá de forma privada, somente com a presença de familiares e amigos do ator. Lee deixa a esposa e também atriz Jeon Hye-jin (Search: WWW), e seus dois filhos.
Carreira de Lee Sun-kyun
Para o mundo, Lee Sun-kyun ficou amplamente conhecido por interpretar Park Dong-ik, o pai da rica família Park em Parasita. O filme ganhou quatro Oscars, incluindo melhor filme, diretor para Bong Joon-ho, roteiro original e longa-metragem internacional para a Coreia do Sul em 2020. Por seu papel, Lee também ganhou o prêmio dos atores de Hollywood pelo excelente desempenho de um elenco em um filme. Vale lembrar que o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes foi o primeiro filme sul-coreano a conquistar tamanha honra.
No entanto, o ator, que nasceu em 1975, fez sua estreia na série médica Behind the White Tower de 2007, após estudar drama na Korea National University of Arts. Mais tarde, também participou de k-dramas como Coffee Prince (2007) e Petty Romance (2010).
Em 2012, migrou para os cinemas, estrelando dois filmes: Helpless, de Byun Young-joo, a maior bilheteria da Coreia do Sul naquele ano, e All About My Wife, de Min Kyu-dong, no mesmo ano.
Mas em 2018, Sun-kyun voltou aos dramas para My Mister, dividindo tela com Lee Ji-eun, atriz e cantora mais conhecida por seu nome artístico IU. Na época, a produção foi um sucesso, e com uma trama tensa e cheia de reviravoltas, foi considerado o melhor drama do ano nos prêmios Baeksang Arts Awards.
Recentemente, em 2021, Lee estreou Dr. Brain, sua primeira série sul-coreana, para o Apple TV+. Na história, ele interpretou o neurologista frio e calculista Koh Se-won, que usa experimentos cerebrais para descobrir pistas e desvendar um mistério familiar. Por esse papel, o astro foi indicado ao prêmio de melhor ator no International Emmy Awards de 2022.