Após quase cinco meses de paralisação, a WGA (Writer’s Guild of America), sindicato dos roteiristas dos Estados Unidos, finalmente anunciou o fim da greve. O feito histórico aconteceu após uma nova votação, na qual o AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), a entidade que reúne estúdios e plataformas de streaming, junto aos roteiristas, chegaram a um novo acordo. Assim, a Greve dos Roteiristas de Hollywood se tornou suspensa a partir das 00h01 desta quarta-feira, dia 17 de setembro.
Leia também:
De acordo com a Variety, a votação para encerrar a greve aconteceu nesta terça-feira, dia 26. Na ocasião, reuniram-se os representantes de cada lado, com o acordo provisório da MPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers), representante dos estúdios. De forma unânime, o conselho da WGA decidiu suspender a greve a partir das 00h01 (horário de Los Angeles).
Tal decisão veio exatamente 2 dias após a última reunião dos roteiristas e estúdios para negociar um novo contrato. De forma unânime, com um novo contrato de três anos. Ou seja, a partir de agora, os roteiristas associados ao sindicato poderão voltar a exercer a profissão novamente após o período estipulado.
Contudo, após esse acordo preliminar, ainda será realizada a “votação de ratificação” que oficializa os termos entre ambas as partes. De acordo com a fonte, a WGA realizará reuniões presenciais e virtuais com seus membros nas duas costas dos Estados Unidos ao longo de toda a semana, para acertar todos os detalhes. Logo, parte desse longo processo deve acontecer entre os dias 2 e 9 de outubro.
Mas após muitos meses de negociação, espera-se que essa etapa seja meramente burocrática, sem muitas dificuldades. Afinal, a WGA aceitou o acordo com a AMPTP de maneira unânime.
Apesar de a WGA e a AMPTP não terem divulgado detalhes do acordo preliminar, a Variety trouxe o resumo dos novos termos do Sindicato de Roteiristas. Ou seja, pontos cruciais que incluem o uso da inteligência artificial no processo criativo, melhorias nas condições de pagamento. Além disso, a exigência de quantidade mínima de roteiristas em projetos de TV e royalties provenientes das plataformas de streaming, todos foram esclarecidos e devem ser ratificados em breve.
Após o fim da Greve dos Roteiristas de Hollywood, o foco se volta para o Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), que continua em greve. Afinal, o sindicato dos atores está no aguardo para retomar as negociações, após 75 dias de paralização. Mas até o momento, não há previsão de retorno das negociações com a AMPTP no momento.
Vale lembrar que entre as exigências do SAG-AFTRA estão o aumento dos ganhos residuais. Ou seja, parte do lucro em participações de filmes antigos e séries que estão nas plataformas de streaming.