Doramas Médicos
Doramas Médicos - Imagem: Divulgação

Assim como Grey’s Anatomy, Dr. House e Chicago Med são um sucesso no mundo inteiro, os doramas médicos também garantem boas doses de drama, aprendizado, romance e gargalhadas. Existem os mais diversos tipos dentro do gênero, alguns são focados na rotina dentro do hospital, outros em como é a vida de um médico, enfermeiro e todos os profissionais do ramo, em suas questões mais pessoais. Além disso, existem também, divisões no quesito problemas de saúde, alguns nos apresentam cirurgiões. Enquanto isso, outros nos mostram mais sobre saúde mental.

Nesse sentido, resolvemos fazer uma lista com os 5 Doramas Médicos que você precisa assistir. As produções, são todas sul-coreanas que trazem a narrativa médica como foco. Além disso, existe temas pra todos os estilo, dependendo do que você procura, confira!

5 – Good Doctor (2013)

Vamos começar com o mais famoso entre os doramas médicos, que inspirou o sucesso americano The Good Doctor. A trama do ano de 2013 foi ao ar pela emissora KBS2 entre agosto e outubro. Contando com vinte episódios, que eram transmitidos na segunda e terça-feira. A princípio, o título da série seria Green Scalpel mas houve alteração. Assim, quem dirige a produção é Kim Jin Woo, com base em um roteiro de Park Jae Bum (Vincenzo). Além disso, Kim Sung Geun, Lee Jang Soo e Yoo Hong Su atuam como produtores executivos em uma produção da Logos Film.

O sucesso foi tão grande, que o drama ganhou uma adaptação feita por Daniel Dae Kim (Lost) que estreou na emissora americana ABC em 2017. Enquanto isso, no Japão, a produção também baseou um remake, que foi ao ar em 2018 pela Fuji TV. Outros países também adaptaram a obra como Turquia e Hong Kong. Dentro da Coreia do Sul, Good Doctor alcançou uma audiência final de 19.5%, se consagrando como um fenômeno.

Além disso, a produção foi indicada a prêmios como Grimae Awards, Korea Drama Awards, APAN Star Awards, KBS Drama Awards, Korea Producers & Directors Awards, Baeksang Arts Awards, Banff World Media Festival, Korea Broadcasting Awards e Seoul International Drama Awards. Pôr fim, conquistou a maioria dos prêmios, principalmente nas categorias Melhor Drama, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Além disso, no ano de 2013 a Associação Coreana dos Institutos de Bem-Estar para Deficientes reconheceu a produção com premio. No final do mesmo ano, Good Doctor também recebeu um prêmio da Sede da Campanha de Conscientização sobre Deficiência não apenas como um drama, mas sim como um serviço público.

Já o elenco é composto por grandes estrelas como Joo Won (Yong Pal) como Park Si-On, Moon Chae-Won (Flower of Evil) como Cha Yoon-Seo, Joo Sang-Wook (Birth of a Beauty) como Kim Do-Han, Kim Min-Seo (Pied Piper) como Yoo Chae-Kyung, Cheon Ho-Jin (Once Again) como Choi Woo-Seok. Além disso, Kim Young-Kwang (Dia D) como Han Jin-Wook e Jin Kyung (Romantic Doctor, Teacher Kim 2) como Nam Joo-Yeon integram a trama.

Enquanto isso, a trama acompanha a história de Park Si On uma criança que foi atendida em um centro especializado. Lá, eles descobrem que o menino além de estar no espectro, ele tem uma memória impressionante e habilidades de um gênio. Quando Si On cresce, cursa medicina e começa a fazer o primeiro ano de residência no Hospital Universitário Sung Won. Por fim, sua intenção é ser um médico pediatra, mas ele precisa de seis meses para provar o que é capaz.

Afinal, os membros da equipe médica e todo o hospital não acreditam nas habilidades do rapaz. Mas no meio de tudo isso, ele conhece a jovem médica Cha Yoon Suh por quem se apaixona. No local, ele vai enfrentar uma série de adversidades. Mas ao final, ele também ganha uma parceria que além do romance vai entregar a amizade e compreensão que ele precisa.

Assista “Good Doctor” no Amazon Prime Video →

4 – Romantic Doctor, Teacher Kim 1ª Temporada (2016)

Dr. Romantic é outro entre os doramas médicos mais famosos que existe. Assim, a série sul-coreana foi ao ar entre novembro de 2016 e janeiro 2017. Todas as segundas e terças em horário nobre, através da emissora SBS. Contando com 16 episódios em torno de 60 minutos cada. Enquanto isso, a segunda temporada estreou em 2020, mas vamos tratar apenas da primeira neste tópico.

O drama foi um grande sucesso, recebendo uma chuva de recepções positivas, garantindo 20% de audiência média. Além disso, os especialistas elogiaram o enredo e o desempenho dos atores principais. Nesse sentido, o responsável pela direção da temporada é Yoo In-Shik (Vagabond), com base em um roteiro de Kang Eun-kyung (Previsão do Tempo e do Amor). Por fim, Park Hyun-Ji atua como produtor executivo da obra.

Vale lembrar que a produção foi tão bem reconhecida que foi indicada a vários prêmios, entre os quais, ABU Prizes, APAN Star Awards, Art Awards, Asia Artist Awards, Asian Television Awards, Baeksang Arts Awards, Korea Drama Awards e SBS Drama Awards. Nesse sentido, a maioria das indicações se devem a atuação do trio principal da trama.

Enquanto isso, o elenco garante a presença de Han Suk-Kyu (Secret Door) como Kim Sa-Bu (Professor Kim), Yoo Yeon-Seok (Hospital Playlist) como Kang Dong-Joo, Seo Hyun-Jin (Why Her?) como Yoon Seo-Jung, Kim Hong-Fa (Go, Stop, Murder) como Yeo Woon-Young, Jin Kyung (A Testemunha) como Oh Myung-Sim e Yang Se-Jong (Thirty But Seventeen) como Do In-Bum.

Por sua vez, a trama acompanha a história do famoso cirurgião Boo Yong Joo. Enquanto estava no auge da sua carreira, é conhecido como “Mãos de Deus” e trabalhava em um hospital grande e famoso. Entretanto, após uma série de acontecimentos, desiste de tudo a começa a trabalhar em um um pequeno hospital do interior. Agora, ele gosta que o chamem de “Professor Kim”.

Enquanto isso, conhecemos Kang Dong Joo, um homem que se tornou médico apenas por glória e dinheiro, após ter crescido pobre. Assim, ele procura e tenta agradar os pacientes mais VIP’s do hospital em que trabalha, a fim de obter sucesso. Por fim, também somos apresentados a Yoon Seo Jung uma jovem cirurgiã, que ama seu trabalho, mas após um erro do seu passado tem grandes traumas. No final, todos os três acabam tendo que se “aguentar” em um novo território, precisando lutar contra todas as adversidades para salvar vidas.

Assista “Romantic Doctor, Teacher Kim” na Netflix →

3 – Beautiful Mind (2016)

Enquanto isso, Beautiful Mind é um dos doramas médicos com menos audiência, e não foi muito querido pelos coreanos. Mas para mim não poderia ficar de fora. A trama foi ao ar entre junho e agosto de 2016, através do canal KST. Assim, sua exibição aconteceu em horário nobre, todas as segundas e terças. A princípio, a produção teria 16 episódios, como é o normal no país. Entretanto o número de episódios foi reduzido devido a baixa audiência.

A série de mistério e romance tem um roteiro de Kim Tae Hee e a direção de Mo Wan-il (The World of the Married. Dessa forma, Ji Byung Hyun e Kim Dong Rae atuam como produtores executivos. Embora a falta de audiência, que acumulou cerca de 3.7% como média final, a produção ainda concorreu a prêmios como, Korea Drama Awards e KBS Drama Awards.

No elenco, aparecem vários atores famosos como, Jang Hyuk (Voice) como Lee Young-Oh, Park So-Dam (Parasita) como Gye Jin-Sung, Yoon Hyun-Min (A Bruxa do Tribunal) como Hyun Suk-Joo, Park Se-Young (Fashion King) como Kim Min-Jae e Heo Joon-Ho (Come Here And Give Me Hug) como Lee Gun-Myung. Oh Jung-Se (Tudo Bem Não Ser Normal) e Dong Ha (Suspicious Partner) integram o elenco.

Por sua vez, a trama é inspirada pelo conto gótico de Mary Shelley, Frankenstein. Assim, a história acompanha um neurocirurgião que se chama Lee Young-Oh. Apesar de ser um excelente profissional, com grande renome, ele tem um grande problema. Young Oh, não é capaz de ter simpatia por seus pacientes, afinal tem transtorno de personalidade antissocial. Contudo, em um determinado momento, ele acaba envolvido com as mortes dos seus pacientes.

Logo depois, conhece a jovem policial de trânsito Gye Jin-Sung, que descobre um assassino que tentou burlar o crime através de um acidente de trânsito. Ao levar a vítima ao Hospital Hyunsung, começa a desconfiar do caráter do médico Young-Oh. Nesse sentido, vamos acabar conhecendo toda o mistério em torno da infância de Young-Oh. Assim como também acompanharmos a primeira vez que ele vai realmente se apaixonar.

Assista “Beautiful Mind” no Viki →

2 – Live Up to Your Name (2017)

Um dos doramas médicos preferidos pelo público, por tratar de uma abordagem bem diferenciada é Live Up to Your Name. A série garante tudo, romance, fantasia, comédia, medicina, drama e alguns momentos épicos. Nesse sentido, a produção foi ao ar no ano de 2017 através da emissora tvN, entre agosto e outubro. Assim, a série girou em torno de 16 episódios que continham por volta de 70 minutos cada. Vale lembrar que o personagem principal, Heo Im é de fato uma figura história que já existiu.

Na época, o drama histórico registrou uma audiência final de 6,907% em todo o país. De acordo com a empresa global de informação, Nielsen Media Research se tornou um dos dramas mais cotados da história de televisão a cabo sul-coreana. Por fim, quem dirige o drama de fantasia é Hong Jong-Chan (Juvenile Justice), em volta de um roteiro de Kim Eun-Hee (Signal). Por sua vez, Moon Suk-Hwan e Oh Kwang-Hee atuam como produtores executivos.

Desse modo, o elenco garante a presença de Kim Nam-Gil (Memoir of a Murderer) como Heo Im, Kim Ah-Joong (Punch) como Choi Yeon-Kyung, Yun Ju-Sang (Irmãs Revolucionárias) como Choi Chun-Sool, Yoo Min-Kyu (Mr. Queen) como Yoo Jae-Ha , Eom Hyo-Seop (Shopping King Louie) como Heo Jun e Mun Ka-Young como Dongmakgae (True Beauty).

Assim, a trama acompanha o personagem Heo Im, um médico de medicina oriental conhecido como o melhor acupunturista de Joseon. Durante o dia, ele trabalhava atendendo os mais pobres em uma clínica. Mas de noite, ganhava muito dinheiro ao curar os nobres, funcionários com cargos altos no governo. Quando a corte fica sabendo do seu talento, o chamam para tratar as terríveis enxaquecas do rei. Contudo, após alguns acontecimentos, o acusam de traição e ao invés de ir para prisão, ele foge. Após ser encurralado, é supostamente atingido por uma flecha e morre.

Contudo, na realidade ele acabou nunca morrendo e foi parar direto na cidade de Seul, nos dias atuais, ou seja, viajou no tempo. Ao acordar muito perdido e confuso, ele conhece Choi Yeon-Kyung, uma médica cardiologista que acredita somente em medicina moderna. Por fim, começa uma relação de amor e ódio entre os dois, que se encaminha para um romance divertido. Mas se engana quem pensa que tudo são flores, eles vão sofrer bastante ainda.

Assista “Live Up to Your Name” na Netflix →

1 – Hospital Playlist (2020)

Por fim, o último e mais famoso entre os doramas médicos desta lista e também da atualidade é Hospital Playlist. A serie de televisão sul-coreana foi ao ar todas as quintas entre março e maio de 2020 através da emissora tvN. Contudo, a Netflix lançou os episódios na Coréia do Sul, Ásia-Pacífico, América Latina e outros países após sua transmissão na televisão. Assim, no final de 2020 o programa se tornou o drama sul-coreano de maior audiência da história da televisão a cabo. Além disso, ainda no primeiro episódio, o programa conquistou 10,007% de audiência. Batendo o recorde de maior audiência de estreia na história do canal.

Dessa forma, a série que retrata a vida dos médicos dentro do hospital, como também em seus momentos privados é uma direção de Shin Won Ho (Reply 1988). Enquanto isso, o roteiro é de (Prison Playbook), Park Seung Jae trabalha como produtor executivo e Myung-Han segue na criação A primeira temporada conta com 12 episódios, que variavam entre 70 a 120 minutos. Uma curiosidade bem fora do comum, é que a série demorou quatro anos para ter seu roteiro finalizado.

Vale lembrar que Hospital Playlist recebeu críticas positivas por todo o mundo, sendo até mesmo comparado a Grey’s Anatomy a Friends. Desse modo, a revista Elle, adicionou o programa a lista “10 melhores K-Dramas para assistir sem parar na Netflix”. Por fim, a trama concorreu aos mais diversos prêmios no país como, APAN Star Awards, Asia Artist Awards, Asia Contents Awards, Baeksang Arts Awards, Brand of the Year Awards, Genie Music Awards, Golden Disc Awards, Melon Music Awards, Mnet Asian Music Awards e Seoul Music Awards. Ou seja, foi um dos grandes fenômenos sul-coreanos e um grande sucesso em tempos de pandemia.

Por fim, quem integra o elenco principal é Cho Jung Seok (Jealousy Incarnate) como Lee I Joon, Yoo Yeon Seok (Mr. Sunshine) como Ahn Jeong Won, Jung Kyung Ho (Life on Mars) como Kim Jun Wan, Kim Dae Myung (Vida incompleta) como Yang Seok Hyeong e Jeon Mi Do (Mother) como Chae Song-Hwa. Além disso, Kim Hae Sook (Tomorrow) e Sung Dong-Il (Miss Hammurabi) também aparecem no trama.

Durante a trama, vamos acompanhar a história de cinco médicos e também pacientes dentro de um hospital. Eles permanecem amigos desde a faculdade de medicina no ano de 1999. Assim, conhecemos Lee Ik-Jun, um cirurgião especialista em transplantes. Apesar de alegre e amigável, acabou de se divorciar a precisa cuidar sozinho do seu filho. Por sua vez, Ahn Jeong-Won, é um cirurgião pediatra que é bom em tudo que se propõe. Generoso e atencioso é muito querido por seus pacientes. Contudo, seu desejo é se tornar um padre, após ver todos os seus pacientes sofrerem tanto.

Logo depois, conhecemos Kim Jun-Wan, um cirurgião cardiovascular que mesmo parecendo muito frio por fora, esconde uma alma gentil que ele só releva aos seus amigos mais próximos. Depois aparece Yang Seok-Hyeong, um ginecologista e obstetra, bastante introvertido. Mesmo assim, faz de tudo por suas pacientes garantindo sua segurança. Por fim, conhecemos Chae Song-Hwa, uma neurocirurgiã, carinhosa e que garante cirurgias bem-sucedidas. Além do mais, é dona de uma personalidade maravilhosa. Assim, esse grupo vai nos levar a uma jornada hospitalar que envolve medicina, música e relacionamentos.

Assista “Hospital Playlist” na Netflix →

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui