Excelentes jogos Indie para jogar ainda hoje
Excelentes jogos Indie para jogar ainda hoje - Divulgação

Excelentes jogos Indie para jogar ainda hoje oferecem uma experiência única no mundo dos videogames.

Com o surgimento da era digital e plataformas como Itch.Io e Steam Greenlight, desenvolvedores independentes têm conquistado destaque.

Esses jogos não só proporcionam uma nova onda de mecânicas de jogabilidade, histórias e características inovadoras, mas também competem diretamente com os estúdios AAA.

Abaixo, compilamos uma análise detalhada dos melhores jogos independentes já produzidos. Assim, reduzindo o tempo de pesquisa e maximizando o tempo gasto se familiarizando com essas joias independentes.

Mas chega de conversa, aqui estão nossas escolhas para os melhores jogos índies de todos os tempos.

Stardew Valley: um dos excelentes jogos indie disponíveis

Gênero: Simulador de Fazenda
Plataformas: PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, Android, IOS
Pontuação no Metacritic: 89%
Desenvolvedor/Publisher: Concerned Ape, Chucklefish

Vamos começar com um jogo independente que quebra o molde em muitos aspectos. Enquanto você pode pensar que este jogo é apenas um clone simples de Harvest Moon, ele é muito mais.

Stardew Valley é um explorador de masmorras, uma oportunidade para uma exploração catártica, um contador de histórias surpreendentemente sombrias e comoventes. Além disso, o mais importante, um jogo infinitamente jogável devido a um brilhante e viciante ciclo de jogabilidade.

Criado pelo maravilhoso Eric Barone, este jogo encontrou sucesso em praticamente todas as plataformas de jogos disponíveis, cativou audiências em todo o mundo e continua a receber atualizações regulares, todas gratuitas para a base de jogadores, o que é uma raridade no mundo dos jogos modernos.

Stardew Valley é um dos jogos mais relaxantes, envolventes, encantadores e gratificantes do mercado, e tudo isso foi criado por um homem só. É notável e vale muito a pena o seu tempo.

Undertale

Gênero: RPG
Plataformas: PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Playstation Vita, PC
Pontuação no Metacritic: 92%
Desenvolvedor/Publisher: Toby Fox

Existem alguns jogos que surgem e fazem algo completamente novo e fresco. No entanto, não conseguimos pensar em nenhum outro jogo tão corajoso quanto Undertale nesse sentido.

Undertale é um título de RPG, artisticamente modelado em jogos como a série Earthbound, e decide contar uma história única que satiriza o mundo dos jogos, ensinando você a jogar de forma diferente ao jogar fora os tropos de jogo populares.

O jogo vai te ensinar a fazer amizade com seus inimigos, a transformar o combate em camaradagem, e tudo isso enquanto você testemunha uma trilha sonora incrível e algumas das soluções mais inovadoras que fazem este título competir com os melhores jogos da era, com um orçamento de apenas $40,000 de dólares.

Honestamente, não podemos fazer justiça a esta joia excêntrica sem colocar um controle em suas mãos. Então nos faça um favor e pegue um controle e jogue este jogo.

Celeste

Gênero: Plataforma
Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch
Pontuação no Metacritic: 92%
Desenvolvedor/Publisher: Matt Makes Games Inc.

Desde os dias gloriosos da era dos anos 2000 para os jogos de plataforma, os exemplos de jogos de plataforma de destaque no cenário dos jogos têm sido raros.

No entanto, houve alguns jogos que quebraram essa tendência, e um deles foi o incrível Celeste. Este jogo tem uma das mecânicas de plataforma mais precisas, atende aos speedrunners, oferece uma experiência desafiadora e tem um ciclo de jogabilidade rápido e viciante—tudo isso mantendo uma apresentação minimalista e pixelada que você não consegue deixar de amar.

E quando você pensa que este jogo é apenas sobre a jogabilidade, o jogo te cativa com sua maravilhosa e tocante história, que faz muito para aumentar a conscientização sobre depressão e saúde mental, o que não é algo frequentemente visto no meio dos jogos.

Mais uma vez, você não consegue deixar de amar e admirar essa escolha. Celeste é tanto um jogo de plataforma retrô quanto moderno, e é um jogo que você deve conferir.

Dead Cells: um excelente jogo indie

Gênero: Roguelike/Plataforma de Ação
Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch
Pontuação no Metacritic: 89%
Desenvolvedor/Publisher: Motion Twin

Antes de jogos como Returnal e Hades, havia jogos nas trincheiras, lutando para tornar os jogos Roguelike o subgênero popular que é hoje.

Antes do hype e da aceitação mainstream deste subgênero de jogos, Dead Cells era o jogo que fazia muito do trabalho pesado e oferecia um título replayable e viciante que os fãs de indie adotaram como pato à água.

Dead Cells é muito parecido com Rogue Legacy ao misturar elementos de Roguelike e Metroidvania. Tudo na esperança de criar um mundo infinitamente explorável.

No entanto, graças a mecânicas muito mais refinadas, visuais que são uma alegria de se ver, e um sistema de geração procedural que oferece tanta variedade no design dos níveis, tanto que você nunca se sente entediado ou como se tivesse visto a mesma coisa duas vezes. Temos que dizer que este é o jogo que realmente fez a indústria de jogos falar sobre Roguelikes.

Super Meat Boy

Gênero: Plataforma
Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch
Pontuação no Metacritic: 84%
Desenvolvedor/Publisher: Team Meat

Super Meat Boy foi outro projeto que foi muito destacado no filme Indie Game: The Movie, e dos dois, este é de longe o mais bem-sucedido financeira e comercialmente. Super Meat Boy é um jogo de plataforma hardcore que te faz atravessar estágios cada vez mais difíceis, tudo na esperança de libertar seu verdadeiro amor, ‘Meat Girl’, das garras do Dr. Fetus.

Imagine como uma configuração típica no título do Super Mario; só que em vez de se machucar com Goombas, há serras, poços de lava, monstros malvados e muitos outros perigos colocados em seu caminho, todos esperando te impedir de chegar ao final do estágio.

Este jogo foi o modelo para outro jogo desta lista, Celeste, e tem o mesmo ciclo implacavelmente rápido de morrer e jogar novamente, o que torna o jogo tão viciante.

Este jogo é a escolha dos sonhos para qualquer amante de indie que queira algo que os desafie e os treine na arte da precisão e do timing. Se isso parece certo para você, você precisa jogar este jogo.

Hades

Gênero: Roguelike
Plataformas: PS4, PS5, Xbox Series X, Xbox One, PC, Nintendo Switch
Pontuação no Metacritic: 93%
Desenvolvedor/Publisher: Supergiant Games

Hades é um desses raros exemplos em que um jogo indie tem tanta profundidade e qualidade que desafia as probabilidades e é coroado o Jogo do Ano por muitas publicações, uma façanha normalmente reservada para projetos de estúdios com bolsos fundos.

No entanto, quando todas as engrenagens começam a se mover e todos na equipe puxam na direção certa, coisas especiais podem acontecer no mundo do desenvolvimento de jogos.

Esse foi muito o caso de Hades, um jogo roguelike que coloca o jogador no papel de Zagreus, filho de Hades, enquanto ele tenta abrir caminho para fora do submundo para se encontrar com seus parentes no Olimpo. No entanto, não é tão fácil quanto simplesmente pedir um táxi.

Este jogo oferece um dos combates mais incríveis e acelerados que você provavelmente encontrará em qualquer jogo de hack and slash. A escrita é excelente, pegando a Mitologia Grega e oferecendo uma história espirituosa e frequentemente humorística, muito parecida com o que Immortals: Fenyx Rising fez no mesmo ano.

Além disso, o ciclo principal do jogo é tão viciante que você se verá lutando para sair do submundo muito depois de sua primeira fuga. Sem mencionar que este jogo tem um visual excepcional com um estilo de arte semelhante a títulos como Bastion, Pyre, Transistor e outras entidades da Supergiant. Então, se você quer experimentar o que talvez seja o melhor jogo roguelike de todos os tempos, entre neste.

Braid: um dos jogos indie com final surpreendente

Gênero: Plataforma de Ação
Plataformas: PS3, Xbox 360, PC, Nintendo Switch
Pontuação no Metacritic: 93%
Desenvolvedor/Publisher: Hothead Games, Number None Inc

Braid é um jogo que provavelmente seria considerado um dos, senão o primeiro ‘jogo Indie’ a quebrar o molde e receber aclamação crítica sem nenhum grande apoio de editora. Este jogo acontece em uma terra fofa e caprichosa onde você assume o papel de Tim, um homem que está tentando salvar uma princesa de um monstro.

Parece familiar? Bem, não se engane, ao longo deste jogo, o desenvolvedor tece cuidadosamente exposição e pistas sutis, delineando as verdadeiras motivações do personagem jogador, levando a um final dramático que realmente vira o tema do jogo de cabeça para baixo e deixará alguns jogadores com um gosto amargo na boca, de uma maneira estranhamente filosófica e satisfatória, se isso for possível.

Ao lado de sua narrativa interessante, Braid oferece uma direção de arte maravilhosa, plataforma de quebra-cabeça que é desafiadora, mas não ao ponto de frustração, e emprega mecânicas divertidas como manipulação do tempo para ajudar o jogador a progredir através de cada fase.

Este jogo foi lançado aproximadamente na mesma época que a entrada acima, Limbo, e, na verdade, este representa o mais caprichoso e vibrante dos dois. No entanto, ambos são quebra-cabeças de plataforma essenciais, e se você de alguma forma perdeu este, você precisa começar a jogar.

Hotline Miami

Gênero: Ação, Shooter Top-Down
Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch, PlayStation Vita
Pontuação no Metacritic: 85%
Desenvolvedor/Publisher: Dennaton, Devolver Digital

Há muitas coisas que foram ótimas nos anos 1980. A música era ótima, a moda era interessante, para dizer o mínimo, e todos estavam super envolvidos com neon.

Bem, todas essas coisas estão presentes em Hotline Miami, um jogo que realmente abraça o tema Miami Vice e oferece um formato de missão rápido onde o jogador deve se mover rapidamente, eliminando alvos de várias maneiras criativas.

Este é um título de shooter top-down com uma trilha sonora incrível, design de níveis incrível, uma ampla variedade de diferentes opções de combate e estilos de jogo. Além disso, é super acessível, mas desafiador de dominar, o que é exatamente o que você quer. Então, se você quer abraçar os anos oitenta da maneira mais sangrenta possível, Hotline Miami é seu bilhete dos sonhos.

Minecraft

Gênero: Sobrevivência, Construção
Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch, IOS, Android, PS3, Xbox 360, Wii U, 3DS
Pontuação no Metacritic: 93%
Desenvolvedor/Publisher: Mojang

Pode ser difícil para as gerações mais jovens acreditarem que Minecraft já foi algo menos do que o fenômeno global que é hoje. No entanto, eu mesmo lembro dos dias em que a Mojang estava recebendo inscrições de jogadores para jogar Minecraft através de uma extensão de navegador web.

No entanto, a partir de humildes começos, este jogo continuou a crescer, e com a aquisição pela Microsoft, Minecraft se tornou um dos projetos mais lucrativos da história dos jogos.

Este jogo não é apenas um incrível sandbox para jogadores de sobrevivência e criativos. Também se tornou um hub para desenvolvedores criativos criarem jogos dentro de projetos como Hypixel.

Tornou-se um recurso educacional que agora é usado para ensinar crianças a codificar, e sinceramente, estamos animados para ver para onde o Minecraft vai a seguir. Sabemos uma coisa com certeza, porém. A trajetória do jogo ainda está em ascensão, e não vemos motivo para acreditar que isso mudará em breve.

Journey

Gênero: Walking Simulator, Aventura
Plataformas: PS3, PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch, IOS
Pontuação no Metacritic: 92%
Desenvolvedor/Publisher: That Game Company

Se houvesse um jogo que pessoalmente abriu meus olhos, não apenas para o valor dos jogos indie como um todo dentro da indústria de jogos, mas também para o fato de que os jogos poderiam e deveriam ser considerados obras de arte, então Journey seria esse jogo. Este jogo explodiu na cena em 2012 e impressionou críticos e jogadores com sua apresentação e estilo de arte incríveis.

É raro que o desenvolvedor possa fazer o gameplay ficar em segundo plano e não sofrer como resultado, mas com Journey, a pura pompa da experiência geral é suficiente para manter os jogadores totalmente envolvidos durante a curta duração deste jogo.

Este título tem inúmeros prêmios por seu estilo de arte incrível, sua trilha sonora envolvente, sua capacidade de contar histórias sem diálogos e também recebeu elogios por seus aspectos multijogador sutis.

Adicione a isso cenários incríveis como o intenso escorregão pelas ruínas contra um pano de fundo ensolarado, ou as profundezas escuras imediatamente depois com monstros à espreita nas sombras, e você tem um produto final que mais do que justifica seu status de Jogo do Ano.

Este jogo leva apenas cerca de duas horas para ser concluído do início ao fim. No entanto, quando você terminar este, sentirá como se tivesse acabado de completar uma aventura monumental, e a experiência ficará com você muito depois dos créditos rolarem.

Este jogo tem morado gratuitamente em minha cabeça pela maior parte de uma década agora, e duvido que algum dia receba ordens para desocupar. Então, considere isso uma recomendação e jogue este assim que puder.

Among Us

Gênero: Dedução Social
Plataformas: PS4, PS5, Xbox Series X, Xbox One, PC, Nintendo Switch, IOS, Android
Pontuação no Metacritic: 85%
Desenvolvedor/Publisher: Innersloth

Você pode se lembrar deste jogo que veio e manteve todos sãos e entretidos durante aquele terrível período de bloqueio global em 2020. No entanto, o que muitos não sabem é que Among Us era um jogo que existia há quase dois anos naquele ponto.

O jogo de dedução social havia recebido críticas modestas e algum sucesso após o lançamento. No entanto, até meados de 2020, este jogo tinha uma média de cerca de 300 jogadores por dia. Então, quando todos fomos designados para nossas casas, este jogo de repente se tornou um farol de luz solar em uma rotina diária caso contrário sombria e monótona.

Desde então, este jogo nunca mais olhou para trás e continua sendo uma das experiências de jogos multiplayer mais populares por aí.

Este jogo coloca você em uma nave espacial e pede para você completar uma série de tarefas mundanas e rudimentares para consertar a nave. Faça isso e você ganha o jogo. No entanto, dentro da sua equipe, uma quantidade seleta de jogadores será designada como impostor, que está gradualmente matando a tripulação um por um.

Então, igualmente, é seu trabalho pegar o assassino e expulsá-lo da nave antes que eles reduzam todos vocês a nada. Este jogo é uma diversão para jogar com amigos e realmente traz à tona os detetives e mentirosos compulsivos dentro do grupo. Certifique-se de conferir este quando tiver planejada sua próxima noite de jogos sociais.

Sifu: um dos jogos indie mais desafiadores

Gênero: Beat-em-up
Plataformas: PS4/5, Xbox Series X/S, PC
Pontuação no Metacritic: 86%
Desenvolvedor/Publisher: Sloclap

Muitos formatos antigos se reinventarem na forma de jogos indie modernos, mas um gênero que sempre pareceu se apegar aos métodos testados e verdadeiros foram os títulos Beat-em-up. Quando você coloca títulos antigos como Streets of Rage e títulos modernos como TMNT Shredder’s Revenge lado a lado, eles parecem que poderiam ser da mesma era.

No entanto, a Sloclap viu o potencial de lançar uma bola curva e desenvolver um beat-em-up que tinha todos os adornos de um beat-em-up tradicional, mas com o benefício de visuais modernos e mecânicas de combate complexas.

Sifu é um título roguelike que o faz buscar dominar a arte do kung-fu e rastrear os cinco agressores que assassinaram seu pai. Uma premissa simples, quase clichê, eu sei. No entanto, através de um combate meticulosamente elaborado, o jogo tem sucesso puramente com base na força de seu gameplay.

É quase Souls-like em sua abordagem de fazer com que os jogadores se tornem mestres de sua arte apenas para progredir através de cada fase, e embora o jogo seja muito mais fácil com a introdução do modo Estudante, o jogo ainda é um lutador muito difícil, mas recompensador, que vale a pena conferir.

Lies of P: um dos jogos indie emocionantes

Gênero: Soulsborne
Plataforma: PS4/5, Xbox X/S, PC
Pontuação no Metacritic: 80%
Desenvolvedor: Round8

Por muito tempo, jogos Souls que não estão sob o guarda-chuva da From Software tiveram dificuldade em capturar a essência e oferecer um jogo Souls árduo e difícil que vale a pena jogar.

Isso foi até Lies of P, um jogo Souls temático de Pinóquio, de todas as coisas, cortar pelo mar de clones de Souls para oferecer algo que está tão perto de um remaster de Bloodborne quanto podemos conseguir.

O jogo oferece algumas das batalhas de chefes mais envolventes e brutais que já encontrei em um jogo desse tipo, a cidade de Krat é lindamente sombria, e o combate é fluído e dinâmico, ao contrário de outros jogos Souls em que você passa se escondendo atrás de um escudo.

Não é um jogo Souls perfeito de forma alguma, mas considerando que a FromSoft não teve nada a ver com este, é impressionante e vale muito a pena jogar!

Hollow Knight: um dos ótimos jogos indie com excelente avaliação

Gênero: Metroidvania
Plataforma: PC, PS4/5, XBOX Series X/S, Nintendo Switch
Pontuação no Metacritic: 90%
Desenvolvedor: Team Cherry

Como alguém que geralmente detesta Metroidvanias, eu pensei que seria certo que eu iria desprezar Hollow Knight, mas contra meu melhor julgamento, dei uma chance a este jogo, e estou tão feliz por ter feito isso, porque este não é apenas um Metroidvania, é uma obra-prima.

Em suma, os jogos indie têm proporcionado experiências incríveis e inovadoras nos últimos anos.

Títulos como Stardew Valley, Undertale, Celeste, Dead Cells e outros mencionados aqui são exemplos brilhantes da criatividade e talento presentes na indústria de jogos independentes.

Se você é fã de jogos indie ou está apenas começando a explorar esse mundo, não deixe de conferir esses jogos incríveis e mergulhar em experiências únicas e cativantes.

E você, já jogou algum desses títulos? Conte-nos nos comentários abaixo e compartilhe suas experiências com esses excelentes jogos Índies para jogar ainda hoje.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui