Em um ano extremamente atípico por conta da pandemia da Covid-19, os serviços de streaming tinham tudo para se destacar nas principais premiações do Oscar 2021, pois foram os principais responsáveis por levar as principais produções de Hollywood para espectadores do mundo todo.

Essa teoria só veio a se comprovar, tendo em vista que juntos, Netflix, Amazon Prime Video e Disney+, somaram um total de 20 filmes indicados, tanto em categorias principais, quanto nas técnicas.

A Netflix se consolidou na posição que já vinha construindo há alguns anos, recebendo 35 indicações. O Amazon Studios vem mais atrás, sendo que concorre em 12 categorias e o Disney Studios entra na disputa, concorrendo à 8 prêmios da Academia.

Depois de uma passagem discreta por premiações anteriores, o filme Mank, dirigido por David Fincher e produzido pela Netflix, lidera este ranking, contabilizando dez indicações. Os 7 de Chicago também da Netflix e O Som do Silêncio do Prime Video, seguem empatados com 6 categorias concorrentes.

Além de impulsionar a utilização dos serviços de streamings, com a ausência de produções de grandes estúdios que foram paralisadas devido às restrições sanitárias, abriu-se mais espaço para projetos independentes, que fizeram da lista de indicados deste ano, uma das mais diversas da história.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, realizará a cerimônia do Oscar 2021 no dia 25 de abril. Confira abaixo, nossa relação com os títulos indicados, que podem ser conferidos através dos principais serviços de streaming do Brasil:

Mank

Disponível na Netflix

“Mank” se passa em Hollywood durante os anos 1930 e 1940 e acompanha a vida conturbada do roteirista Herman J. Mankiewicz, seus problemas com álcool e seu trabalho com Orson Welles no roteiro do filme Cidadão Kane, além de sua relação com grandes nomes da indústria cinematográfica na época, principalmente com o poderoso magnata da mídia William Randolph Hearst.

O filme é dirigido e produzido por David Fincher, escrito pelo seu pai Jack Fincher e estrelado por Gary Oldman, Amanda Seyfried, Tom Pelphrey, Lily Collins, Arliss Howard, Tuppence Middleton, Tom Burke e Charles Dance.

Mank está no topo da lista dos indicados ao Oscar 2021, com um total de dez indicações:

    • Melhor Filme
    • Melhor Direção
    • Melhor Ator para Gary Oldman
    • Melhor Atriz Coadjuvante para Amanda Seyfried
    • Melhor Fotografia
    • Melhor Figurino
    • Melhor Cabelo e Maquiagem
    • Melhor Trilha Sonora Original
    • Melhor Design de Produção
    • Melhor Som

Era Uma Vez um Sonho

Disponível na Netflix

Era Uma Vez um Sonho é a adaptação do livro “Hillbilly Elegy” e acompanha a história de J.D. Vance, um jovem estudante de direito da Universidade de Yale, que precisa voltar para a cidade natal em Ohio, quando sua mãe tem uma overdose de heroína.

Ao mesmo tempo, ele recorda os momentos de sua infância e adolescência, mas principalmente a forte conexão que tinha com sua avó, Mamaw.

Porém, ao entrar em contato com a luta de sua família contra o racismo, abusos, alcoolismo e pobreza, o jovem logo percebe que o seu sonho americano é um estereótipo extremamente superficial e está muito longe de se parecer com a realidade.

O longa conta com a direção de Ron Howard e com roteiro escrito por Vanessa Taylor. Seu elenco principal é composto por Amy Adams, Glenn Close, Gabriel Basso e Haley Bannett.

Era Uma Vez um Sonho conquistou duas indicações ao Oscar 2021, sendo elas:

    • Melhor Atriz Coadjuvante para Glenn Close
    • Melhor Cabelo e Maquiagem

O Som do Silêncio

Disponível no Amazon Prime Video

O filme de estreia do diretor e roteirista Darius Marder narra a virada repentina na vida de Ruben, quando o baterista de heavy metal começa a perder gradualmente sua audição.

Quando um médico lhe diz que seu estado irá piorar, ele realmente pensa que a vida e também a carreira haviam chegado ao fim.

Incapacitado de tocar na turnê da banda ao lado de sua namorada Lou, ele dá início a um duro tratamento, e agora mais do que nunca, precisará aprender a lidar com sua nova realidade.

O elenco de O Som do Silêncio é formado pelos atores Riz Ahmed, Olivia Cooke, Lauren Ridloff e Paul Raci. O longa está disponível desde novembro de 2020 no Amazon Prime Video e conquistou seis indicações ao Oscar 2021:

    • Melhor Som
    • Melhor Ator para Riz Ahmed
    • Melhor Filme
    • Melhor Ator Coadjuvante para Paul Raci
    • Melhor Montagem
    • Melhor Roteiro Original

Uma Noite em Miami

Disponível no Amazon Prime Video

Uma Noite em Miami é um recorte da vida do lutador de boxe Cassius Clay, mais conhecido como “Muhammad Ali”. O filme acompanha sua trajetória desde jovem, quando ganhou visibilidade após participar do Miami Beach Convention Center e sair como vencedor dos Pesos Pesados, além de mostrar como começou sua amizade com Malcom X, Sam Cooke e Jim Brown.

O filme é assinado pela diretora iniciante Regina King e o roteiro foi escrito por Kemp Powers com base em sua peça teatral homônima, além de ser estrelado por Kingsley Ben-Adir, Eli Goree, Aldis Hodge e Leslie Odom Jr.

Uma Noite em Miami foi indicado a três categorias no Oscar 2021, sendo elas:

    • Melhor Roteiro Adaptado
    • Melhor Ator Coadjuvante para Leslie Odom Jr.
    • Melhor Canção original para “Speak Now”

Borat 2: Fita de Cinema Seguinte

Disponível no Amazon Prime Video

No segundo longa da franquia, Borat Sagdiyev é Libertado da prisão pelo governo do Cazaquistão. O repórter arrisca a sua vida ao retornar aos Estados Unidos com sua filha Tutar e desta vez, ele revela mais sobre a cultura norte-americana e também fala sobre eleições e a pandemia do Covid-19.

Borat: Fita de Cinema Seguinte é dirigido por Jason Woliner e conta com as atuações de Sacha Baron Cohen como Borat Margaret Sagdiyev e Maria Bakalova como Tutar Sagdiyev, além das participações de Dani Popescu, Tom Hanks, Manuel Vieru e Miroslav Tolj.

O filme foi indicado à duas categorias no Oscar 2021:

    • Melhor Atriz Coadjuvante para Maria Bakalova
    • Melhor Roteiro Adaptado

Emma

Disponível no Telecine

Na Inglaterra do século 19, Emma Woodhouse é uma jovem rica e petulante que tem como passatempo, opinar na vida amorosa alheia. Em outras ocasiões, ela ajuda o pai ou promove debates com o amigo sr. Knightley.

Para sua surpresa, Emma vê suas convicções sobre o matrimônio desmoronarem quando se envolve na relação da amiga Harriet. O longa é dirigido por Autumn de Wilde, com roteiro escrito por Eleanor Catton com base no romance homônimo de Jane Austen.

Seu elenco é pomposto por Anya Taylor-Joy como Emma Woodhouse, Mia Goth como Harriet Smith, Johnny Flynn como George Knightley, Miranda Hart como Srta. Bates, Bill Nighy como Sr. Woodhouse e Josh O’Connor como Vicar Elton.

Emma foi indicado ao Oscar 2021 na categoria “Melhor Cabelo e Maquiagem”.

Tenet

Disponível no YouTube Movies

Armado com apenas uma palavra, “Tenet” e lutando pela sobrevivência de todo o planeta, o protagonista viaja por um mundo crepuscular de espionagem internacional em uma missão que se desdobra em algo além do tempo real, não em viagem no tempo, mas inversão.

Tenet foi escrito e dirigido por Christopher Nolan, sendo estrelado por John David Washington, Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Dimple Kapadia, Michael Caine e Kenneth Branagh.

O longa foi indicado a duas categorias no Oscar 2021, sendo:

  • Melhor Design de Produção
  • Melhores Visuais

Mulan

Disponível no Disney+

Uma jovem destemida arrisca a própria vida por amor à família e à pátria para se tornar uma das maiores guerreiras de toda a China. Quando o Imperador emite um decreto estabelecendo que um homem de cada família deve servir no exército imperial para defender o país dos invasores do Norte, Hua Mulan, a filha mais velha de um honrado guerreiro se apresenta no lugar de seu pai adoentado.

Disfarçada de homem, como Hua Jun, ela é testada a cada etapa do caminho e deve controlar sua força interior e abraçar seu verdadeiro potencial. É uma jornada épica que vai transformá-la em uma reverenciada guerreira e levá-la a conquistar o respeito de uma nação agradecida e de um pai orgulhoso.

Mulan foi dirigido por Niki Caro e o roteiro foi escrito por Elizabeth Martin, Lauren Hynek, Rick Jaffa e Amanda Silver. A produção é uma adaptação em live-action da animação da Disney de 1998, que se baseia na lenda chinesa de “Hua Mulan”.

O filme é estrelado por Liu Yifei no papel principal e conta também com os atores Donnie Yen, Tzi Ma, Jason Scott Lee e Jet Li, sendo indicado ao Oscar 2021 na categoria “Melhor Figurino”.

O Grande Ivan

Disponível no Disney+

Um gorila muito especial chamado Ivan sofre por não saber sobre o seu próprio passado. Com a ajuda de sua amiga Stela, uma elefanta, eles vão atrás de pistas para desvendar os mistérios relacionados à vida passada do gorila e planejam uma fuga do cativeiro em que vivem.

O Grande Ivan é dirigido por Thea Sharrock e o roteiro é escrito por Mike White, baseado no romance infantil de mesmo nome de K. A. Applegate e inspirado na história real do gorila Ivan.

O filme conta com as vozes de Sam Rockwell como Ivan, ao lado de Angelina Jolie, Danny DeVito, Helen Mirren, Brooklynn Prince, Chaka Khan, Ron Funches, Phillipa Soo e Mile White, além das atuações de Ramón Rodríguez, Ariana Greenblatt e Bryan Cranston.

O Grande Ivan foi indicado ao Oscar 2021 na categoria “Melhores Efeitos Visuais“.

Soul

Disponível no Disney+

Joe Gardner é um professor de música do ensino médio que sonhava em ser um músico de jazz, e finalmente teve a chance depois de impressionar os integrantes de uma banda durante um ensaio aberto no Half Note Club.

No entanto, um acidente faz com que sua alma seja separada de seu corpo e transportada para o “Seminário Você”, um centro no qual as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem transportadas para um recém-nascido.

O filme foi dirigido por Pete Docter e Kemp Powers e o roteiro foi escrito Docter, Powers e Mike Jones, contando com as vozes de Jamie Foxx, Tina Fey, Questlove, Phylicia Rashad, Daveed Diggs e Angela Bassett.

Soul é uma produção da Disney/Pixar e foi lançado diretamente no Disney+, sendo indicado ao Oscar 2021 em três categorias:

    • Melhor Longa Animado
    • Melhor Trilha Sonora Original
    • Melhor Som

Dois Irmãos

Disponível no Disney+

Em um mundo transformado, no qual as criaturas não dependiam mais da magia para viver, dois irmãos elfos recebem um cajado de bruxo de seu falecido pai, capaz de trazê-lo de volta à vida.

Inexperientes com qualquer tipo de magia, Ian e Barley não conseguem executar o feitiço e acabam gerando uma criatura sem cabeça. Para passar mais um dia com seu pai, eles irão embarcar em uma jornada fantástica.

Ao perceber a ausência dos filhos, sua mãe se une à uma lendária manticora para encontrá-los.

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica foi indicado ao Oscar 2021 na categoria “Melhor Longa Animado”.

Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca

Disponível na Netflix

Um alienígena com poderes estranhos cai perto de Mossy Bottom Farm, e Shaun rapidamente faz um novo amigo. Juntos, eles devem fugir de uma organização perigosa que deseja capturar o visitante intergaláctico.

Dirigido por Will Becher e Richard Phelan, com roteiro escrito por Mark Burton e Jon Brown, é a sequência independente de Shaun the Sheep Movie de 2015, sendo baseado na série Shaun the Sheep.

O filme é estrelado por Justin Fletcher, John Sparkes, Kate Harbour e Rich Webber reprisando seus papéis da série e do filme anterior, enquanto os novos membros do elenco incluem Amalia Vitale, David Holt e Chris Morrell.

Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca foi indicado ao Oscar 2021 na categoria “Melhor Longa Animado“.

Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars

Disponível na Netflix

O filme segue os cantores islandeses Lars Erickssong e Sigrit Ericksdottir, que têm a chance de representar seu país no Festival Eurovisão da Canção. O sonho dos dois cantores é participar da maior competição de música do mundo, mas intrigas de rivais e acidentes no palco testam a relação entre os dois.

Festival Eurovision da Canção: a Saga de Sigrit e Lars foi dirigido por David Dobkin e escrito por Andrew Steele e Will Ferrell, sendo estrelado pelo próprio Ferrell, além de Rachel McAdams, Pierce Brosnan, Dan Stevens e Demi Lovato.

A música “Husavic” foi indicada ao Oscar 2021 na categoria “Melhor Canção Original”.

Relatos do Mundo

Disponível na Netflix

Um veterano de guerra que viaja de cidade em cidade lendo as notícias, faz uma perigosa viagem pelo Texas para levar uma garotinha órfã até seu novo lar. O filme é dirigido por Paul Greengrass com roteiro do próprio Greengrass em parceria de Luke Davies, baseado no romance homônimo de 2016 escrito por Paulette Jiles.

O elenco é composto por Tom Hanks como Capitão Jefferson Kyle Kidd, Helena Zengel como Johanna Leonberger, Michael Covino como Mark Edgefield, Fred Hechinger como Thomas Kidd e Neil Sandilands como Wilhelm Leonberger.

Relatos do Mundo foi indicado ao Oscar 2021 em quatro categorias:

    • Melhor Fotografia
    • Melhor Trilha Sonora Original
    • Melhor Design de Produção
    • Melhor Som

Destacamento Blood

Disponível na Netflix

Quatro veteranos afro-americanos lutam contra as forças dos homens e da natureza quando retornam ao Vietnã, décadas depois do fim da guerra, em busca dos restos mortais de seu líder e a fortuna em ouro que ajudaram esconder.

Destacamento Blood foi dirigido por Spike Lee e produzido por Jon Kilik, Beatriz Levin e Lloyd Levin com roteiro escrito por Danny Bilson, Paul de Meo, Spike Lee e Kevin Willmott.

O elenco do filme é composto por Delroy Lindo como Paul, Jonathan Majors como David, Clarke Peters como Otis, Norm Lewis como Eddie, Isiah Whitlock Jr. como Melvin e Chadwick Boseman como Norman Earl “Stormin’ Norman” Holloway.

Destacamento Blood foi indicado ao Oscar 2021 na categoria “Melhor Trilha Sonora Original“.

 

O Tigre Branco

Disponível na Netflix

O Tigre Branco conta a história de Balram Halwai e sua ascensão meteórica de aldeão pobre a empresário de sucesso, na Índia moderna. Astuto e ambicioso, se torna o motorista dos milionários Ashok e Pinky, que acabam de retornar da América.

Tendo a sociedade o treinado para uma única função “a de servir” Balram tornou-se indispensável aos olhos de seus ricos patrões. Contudo, após uma noite de traição, ele entende o quão longe esses senhores estão dispostos a ir para se protegerem.

Prestes a perder tudo, Balram se rebela contra um sistema fraudulento e desigual, buscando sua autonomia.

O filme foi dirigido por Ramin Bahrani e produzido por Priyanka Chopra Jonas, Prem Akkaraju e Ava DuVernay. O roteiro foi escrito por Ramin Bahrani, adaptando o romance homônimo de Aravind Adiga.

O elenco do filme é composto por Adarsh Gourav como Balram Halwai, Priyanka Chopra Jonas como Pinky Madam, Rajkummar Rao como Ashok, Mahesh Manjrekar como The Stork.

O Tigre Branco foi indicado ao Oscar 2021 na categoria “Melhor Roteiro Adaptado“.

Os 7 de Chicago

Disponível na Netflix

Um protesto pacífico contra a guerra do Vietnã em Chicago no ano de 1968, se transformou em um confronto violento com a polícia. No ano seguinte, sete pessoas foram acusadas de conspiração pelo governo federal dos Estados Unidos.

Escrito e dirigido por Aaron Sorkin, o longa é baseado no caso real do julgamento dos sete de Chicago, um grupo de ativistas e manifestantes acusado pelo governo americano de conspiração e incitação à revolta durante protestos contra a Guerra do Vietnã, durante a Convenção Nacional Democrata de 1968, em Chicago, Illinois.

O elenco é composto por Sacha Baron Cohen como Abbie Hoffman, Eddie Redmayne como Tom Hayden, Alex Sharp como Rennie Davis, Jeremy Strong como Jerry Rubin, John Carroll Lynch como Favid Dellinger, Noah Robbins como Lee Weiner, Daniel Flaherty como John Froines, Yahya Abdul-Mateen II como Bobby Seale e Kelvin Harrison Jr. como Fred Hampton.

Os 7 de Chicago foi indicado ao Oscar 2021 em seis categorias:

    • Melhor Filme
    • Melhor Ator Coadjuvante para “Sacha Baron Cohen”
    • Melhor Fotografia
    • Melhor Montagem
    • Melhor Canção Original para a música “Hear My Voice”
    • Melhor Roteiro Original

Pieces of a Woman

Disponível na Netflix

Martha e Sean Carson formam um casal de Boston à beira da paternidade, que tem sua vida completamente mudada depois de um parto domiciliar feito por uma parteira acusada de negligência criminosa.

Assim começa um longo ano para Martha, que precisa superar sua dor, enquanto lida com relacionamentos turbulentos tanto por parte de seu marido como de sua mãe dominadora. Além disso ela terá que enfrentar uma longa briga nos tribunais.

Pieces of Woman tem a participação de Martin Scorsese que atua como produtor executivo e o filme é dirigido por Kornél Mundruczó com roteiro escrito por Kata Wéber.

O elenco é estrelado por Vanessa Kirby, Shia LaBeouf, Molly Parker, Sarah Snook, Iliza Shlesinger, Benny Safdie, Jimmie Fails e Ellen Burstyn.

Pieces of Woman foi indicado ao Oscar 2021 na categoria “Melhor Atriz” para Vanessa Kirby.

A Voz Suprema do Blues

Disponível na Netflix

As tensões aumentam ao longo de uma sessão de gravação vespertina na Chicago dos anos 1920, enquanto uma banda de músicos espera a artista pioneira, a lendária “Mãe do Blues”, Ma Rainey.

No final da sessão, a destemida e impetuosa Ma se envolve em uma batalha de vontades com seu empresário e produtor branco pelo controle de sua música.

Enquanto a banda espera na claustrofóbica sala de ensaios do estúdio, o ambicioso trompetista Levee que está de olho na namorada de Ma e determinado a reivindicar sua própria vida na indústria da música, incita seus colegas músicos a uma erupção de histórias, verdades, e mentiras que mudarão para sempre o curso de suas vidas

O filme é dirigido por George C. Wolfe, com roteiro escrito por Ruben Santiago-Hudson e produzido por Todd Black, Denzel Washington e Dany Wolf, baseado na peça homônima de 1984 criada por August Wilson.

O elenco é composto por Viola Davis como Ma Rainey, Chadwick Boseman como Levee, Glynn Turman como Toledo, Colman Domingo como Cutler, Michael Potts como Slow Drag, Jeremy Shamos como Irvin e Taylour Paige como Dussie Mae.

A Voz Suprema do Blues marcou a história do cinema por se tratar do último trabalho do ator Chadwick Boseman, que veio a falecer em agosto do ano passado, após uma batalha de quatro anos contra um câncer.

O filme concorre em cinco categorias no Oscar 2021:

    • Melhor Ator para “Chadwick Boseman”
    • Melhor Atriz para “Viola Davis”
    • Melhor Figurino
    • Melhor Cabelo e Maquiagem
    • Melhor Design de Produção.

A Caminho da Lua

Disponível na Netflix

Depois de ter finalizado a construção de uma engenhosa nave espacial, Fei Fei embarca em uma jornada para provar ao seu pai, a existência de uma deusa mística que mora na Lua. Chegando ao seu destino, a jovem conhece criaturas fantásticas que a ajudarão a completar sua missão e retornar para a Terra em segurança.

A Caminho da Lua é dirigido por Glen Keane e John Kahrs e seu roteiro escrito por Audrey Wells em parceria com Alice Wu e Jennifer Yee McDevitt. O projeto foi produzido pela Pearl Studio em parceria com a Netflix Animation e animado pela Sony Pictures Imageworks.

O longa conta com as vozes de Cathy Ang, Phillipa Soo, Ken Jeong, John Cho, Ruthie Ann Miles, Margaret Cho e Sandra Oh. A aventura foi indicada ao Oscar 2021 na categoria “Melhor Longa Animado“.

Oscar 2021
Imagem: Oscar 2021/ Proddigital POP

E aí cinéfilos, depois de todas essas informações o Oscar 2021, bateu aquela vontade assistir todos os episódios disponíveis nos serviços de streaming, não é mesmo?

Então não marque bobeira!!!

Saiba tudo sobre os lançamentos e os clássicos do cinema em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade da cultura POP!!

Leia Mais:
Seja avisado
Me avise sobre
guest
2 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários