Invencível é uma das séries animadas do Amazon Prime Video, e vem dando o que falar entre os fãs do universo de super-heróis. Apesar de não ser indicada para o público infantil, a animação estreou no final de março e já chegou fazendo um enorme sucesso entre os assinantes.

A história segue os passos do jovem Mark Grayson que além de passar por vários dilemas, ainda precisa lidar com as responsabilidades da escola e todos os desafios de estar se tornando um adulto.

Entretanto, além de todos os problemas comuns aos garotos de sua idade, Mark carrega o grande fardo de ser filho do poderoso Omini-Man, que é simplesmente o maior e mais conhecido super-herói da Terra.

O universo de Invencível é repleto de heróis e vilões super-poderosos que desafiam as leis da física em suas batalhas. Desde pequeno, o rapaz aguarda ansiosamente pelo dia em que seus poderes aflorem, para enfim se tornar mais parecido com seu pai.

Quando isso acontece, Mark decide quase que instantaneamente se tornar um super-herói e sair pela cidade combatendo os vilões. Porém esta tarefa não é tão simples como parece, sendo que ele precisará aprender a controlar seus poderes, além de lidar com seus dilemas e questões pessoais.

invencivel
Imagem: Invencível/ Reprodução

A série vem sendo comparada em vários aspectos com o sucesso The Boys, tanto pelas paródias de super-heróis famosos da DC e da Marvel, como pelo tom escrachado e os combates extremamente violentos.

Entretanto, Invencível parte para uma abordagem diferente no que se diz respeito aos relacionamentos entre os personagens, deixando muitas vezes a temática dos super-heróis em segundo ou terceiro plano.

Tendo em vista que a premissa de tratar dos assuntos relacionados aos dilemas enfrentados pelos personagens, não apaga o brilho das batalhas épicas e absurdamente sangrentas que a série pode proporcionar.

A origem de Invencível

Nenhuma das características impactantes de Invencível estão ali por mero acaso, levando em consideração que o projeto se baseia em uma série de HQ’s escritas por Robert Kirkman, o mesmo criador de The Walking Dead.

As ilustrações foram feitas inicialmente por Cory Walker e depois por Ryan Ottley, sendo que as revistas começaram a ser publicadas em janeiro de 2003 pela Image Comics e foram até 2017, somando um total de 144 edições.

Esta obra em específico, chamou bastante atenção quando foi lançada, tanto por sua história abertamente inspirada em heróis clássicos da Marvel e da DC, como também por sua temática bastante moderna e direta com um enredo extremamente fluido.

Porém, mesmo ganhando o respeito do público e da crítica na época, a revista nunca emplacou fora de seu nicho. Porém, este fato que pode estar prestes a mudar, graças à estreia da série animada produzida pelo Amazon Prime Video.

Invencível
Imagem: Invencível/ Image Comics

Embora “Invincible #1″ de 2003 seja considerada a primeira aparição oficial do herói, ele estreou tecnicamente na revista “Tech Jacket #1″ de 2002 (também criada por Kirkman), que incluía uma prévia do personagem.

Invencível pode remeter à outras histórias de super-heróis conhecidos, mas passa longe de ser mais uma cópia. Assim como nos quadrinhos, a animação é uma grande declaração de amor ao gênero, sem vergonha de fazer homenagens aos heróis clássicos, ou mesmo piada com seus maiores clichês.

Tanta familiaridade com os personagens faz com que o espectador fique envolvido logo de cara na aventura e abre o caminho para que a narrativa conquiste definitivamente sua atenção, devido aos vários plot-twists e à trama que vai sendo construída de forma sutil.

Há alguns anos circulam rumores sobre um possível projeto que adaptaria o material de Robert Kirkman para o cinema ou para a TV. Porém, enquanto The Walking Dead se consolidava como uma das maiores séries de todos os tempos, Invencível acabou sendo deixada de lado por um tempo.

A ideia de uma adaptação completa dos quadrinhos só começou a ganhar força em 2017, quando Seth Rogen e Evan Goldberg (produtores de Preacher e The Boys) apresentaram um projeto de longa-metragem para a Universal Pictures.

Este filme pode ou não estar em andamento, pois nada ainda foi oficialmente confirmado, mas por enquanto o foco parece estar concentrado na série animada do Amazon Prime Video, que por sinal vem rendendo bons frutos para o estúdio.

Invencível conta com produção executiva do próprio criador, Robert Kirkman e também com Simon Racioppa atuando como showrunner. A série traz ainda com um elenco de peso, sendo estrelada por Steven Yuen como Mmark Greyson, J.K. Simmons como Omni-Man e Sandra Oh como Deborah Grayson.

O nascimento da Image Comics

Pra quem achava que somente Marvel e DC têm boas histórias de super-heróis, a série Invencível chegou mostrando que a Image Comics também está nesta disputa. A editora foi criada em 1992 por ilustradores e roteiristas que acabavam de finalizar seus contratos com a Marvel.

A intenção era criar um selo onde os criadores pudessem publicar suas histórias, sem a necessidade de ceder os direitos dos seus personagens. Com o passar dos anos, várias HQ’s da Image Comics fizeram sucesso e ganharam o carinho do público e também da crítica especializada.

Além de Invencível e The Walking Dead, podemos destacar também, alguns títulos como Spawn, Savage Dragon, ShadowHawk e Witchblade, que se tornaram muito famosos na década de 90.
1
Vc já conhecia todos esses títulos de sucesso da Image Comics?x
Spawn
Imagem: Spawn/ Image Comics

Nesta época a editora chegou a ocupar o posto de “segunda maior”, tendo ultrapassado a DC Comics pela média de revistas vendidas mensalmente nos Estados Unidos, e ficando atrás apenas da Marvel.

Invencível faz parte de uma leva de histórias muito interessantes que foram publicadas no início dos anos 2000. A revista apresentava um universo gigantesco de super-heróis, fazendo diferentes leituras sobre suas questões familiares e seus dramas pessoais.

Se analisarmos os trabalhos de Robert Kirkman, podemos perceber que há uma certa semelhança na abordagem que ele utiliza nas narrativas, de forma que todo o contexto da existência dos seres superpoderosos em Invencível, acaba funcionando como palco para os dilemas e as relações que acontecem entre os personagens.

A história de Invencível nas HQ’s

Podemos dizer que um dos grandes trunfos de Invencível são as reviravoltas que o autor vai introduzindo no decorrer da trama. Uma história cheia de segredos que vão sendo revelados e acabam se tornando o brilho extra responsável por todo seu sucesso.

Aos sete anos de idade, Mark Greyson descobre que seu pai, Nolan, esconde uma identidade secreta. Ele é o grande Omni-Man, o maior e mais poderoso super-herói da Terra.

O herói na verdade se chama Nolan Greyson e nasceu em um planeta chamado Viltrum, que fica localizado a bilhões de quilômetros de distância através do espaço.

Os Viltrumitas não são fisicamente diferentes dos humanos, mas ao longo de sua vida, eles desenvolvem várias habilidades especiais como, voo, superforça, supervelocidade e alta resistência.

Um detalhe importante é que estes superpoderes vão aumentando de forma exponencial na medida em que ficam mais velhos e inclusive seu envelhecimento segue um ritmo muito mais desacelerado, se for comparado com o dos seres humanos.

Viltrum se trata de uma utopia, sendo um mundo perfeito e super avançado tecnologicamente. A muitas gerações, essa civilização vive em absoluta paz, sem guerras, pobreza ou doenças.

A partir do momento em que os viltrumitas conseguiram alcançar esse avanço em sua sociedade, eles decidiram levar toda sua tecnologia e seus conhecimentos para outros planetas que ainda estivessem em processo de desenvolvimento.

Os habitantes de Viltrum criaram uma sociedade interestelar que tinha a finalidade de espalhar seus ensinamentos por toda a galáxia. Fazer parte deste Comitê de Melhorias era uma honra para os viltrumitas e um grande sonho para Nolan Greyson.

Viltrumitas
Imagem: Viltrumitas/ Image Comics

Em seu terceiro ano de serviço, ele foi enviado para uma longa expedição pelo espaço, onde fez seu primeiro contato com a Terra. Ele acabou se encantando por sua grande beleza e também por vários aspectos da raça humana.

Porém o planeta não encaixava nos padrões exigidos para receber o Comitê de Melhorias e Nolan não hesitou, decidindo que iria ficar ali sozinho preparando tudo para que no futuro, os viltrumitas pudessem trazer seus conhecimentos.

Greyson se apaixonou pelas culturas da Terra e por todas as diferenças existentes entre cada uma das pessoas, algo que às tornavam seres únicos no universo. Porém realmente aquele era um planeta precário que precisava de muita ajuda para florescer.

Para mudar essa situação ele decidiu se tornar um super-herói para lutar contra os vilões que impediam a evolução daquele lugar. Em uma de suas aventuras ele conheceu uma moça chamada Debora, com quem se casou e teve um filho.

Mark Greyson é filho de Nolan e Debora, e por esse motivo ele é metade viltrumita e metade humano. Nem mesmo seu pai sabia ao certo, se ele iria desenvolver os poderes dos habitantes de Viltrum.

Contudo aos 17 anos, em um dia comum no seu serviço, Mark acaba lançando um saco de lixo para o espaço sem querer. Naquele momento seu grande sonho havia se realizado e ele tinha acabado de ganhar suas habilidades.

Aos poucos seus poderes afloravam e ele se tornava mais parecido com seu pai, dominando até mesmo as técnicas de voo e treinando arduamente para conseguir chegar ao nível do Omni-Man.

Certo dia na escola, Mark percebe que um garoto estava sendo agredido por um valentão e com o mínimo de esforço foi capaz de enfrenta-lo. Porém a briga fez com que ele fosse levado para a diretoria.

O diretor ficou decepcionado, sabendo que Mark não fazia o tipo briguento, e pediu para o garoto não se meter mais em confusões, pois ele não era “INVENCÍVEL”. Este então, seria o codinome que ele usaria como super-herói em suas aventuras.

Invencível passou a atuar na cidade e foi aos poucos construindo sua fama como vigilante, além de conhecer outros heróis. Ele acabou até mesmo entrando para uma equipe que se chamava Teen Team.

Invencível
Imagem: Teen Team/ Image Comics

No universo de Invencível, existem outras equipes de super-heróis espalhadas pelo mundo, sendo que a mais poderosa delas é conhecida como os Guardiões do Globo. A história começa a tomar um rumo muito mais intrigante, quando todos os participantes deste grupo são brutalmente assassinados.

O que torna Invencível tão especial? (SPOILER!!!)

Invencível pode até parecer uma história comum de super-heróis em um primeiro contato, devido às suas paródias de personagens famosos e também por sua estética que remete a outras obras já consolidadas.

Porém, seu enredo passa muito longe de ser considerado simples ou clichê, começando pelo fato de que a solução do mistério envolvendo a morte dos Guardiões do Globo, acaba mudando completamente o rumo da história.

Outro diferencial interessante é que o foco principal da trama, não são as batalhas entre os heróis e os vilões, mas sim as interações e a dinâmica entre os personagens que vão se tornando cada vez mais surpreendentes.

A escrita de Robert Kirkman faz toda a diferença, tornando praticamente todos os assuntos abordados pela trama, dignos de uma certa reflexão. O autor também consegue plantar pequenos elementos no enredo, que são capazes de prender o interesse e que deixam a leitura extremamente agradável.

Tudo isso sem contar com os vários coadjuvantes que vão sendo introduzidos no decorrer da história e que são muito interessantes e divertidos, além de somarem bastante para a construção da narrativa.

A HQ também vai ganhando muitas camadas com o passar das edições, sem falar das reviravoltas inimagináveis que acontecem o tempo inteiro.

Devido ao fato de levantar muitas questões controversas e também por trazer várias cenas violentas e brutais, Invencível definitivamente não é uma história recomendada para crianças.

spoiler… spoiler… spoiler… spoiler… spoiler…!!!

O primeiro grande plot-twist da série é uma das reviravoltas mais impactantes de se imaginar, tratando-se da impensável traição do Omni-Man. Toda a história contada por ele sobre os viltrumitas espalharem seu conhecimento pela galáxia, não passa de uma grande farsa.

Viltrum na verdade, é habitado por conquistadores extremamente violentos, que se infiltram em outros planetas, destruindo suas defesas para conquista-los. Tudo isso com a intenção de expandir cada vez mais o seu império.

Descobrimos também que Nolan Greyson, foi o grande responsável pelo assassinato de todos os Guardiões do Globo. Ele o fez para finalmente dar início à conquista do planeta, e dessa forma, o maior super-herói da Terra acabou se tornando seu pior super-vilão.

É importante deixar bem claro, que isto acontece logo no início da série e se trata de apenas uma das inúmeras reviravoltas que o enredo é capaz de proporcionar. Sendo assim, é bom se preparar para fortes emoções, nesta história que promete ser muito intensa e “poderosa”.

E aí galera, depois de todas essas informações e curiosidades sobre o universo de Invencível, bateu aquela vontade assistir todos os episódios disponíveis da série animada, não é mesmo?

Então não marque bobeira!!!

Saiba tudo sobre os lançamentos de filmes e séries do Amazon Prime Video em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade da cultura POP!!

Leia Mais:
Seja avisado
Me avise sobre
guest
2 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários