Imagem da atriz/diretora Sofia Coppola
Sofia Coppola - Divulgação

Filha de Francis Ford Coppola, Sofia Coppola é uma cineasta ítalo-americana que se destacou por seus filmes profundos.

Assim, seu estilo é marcado por uma estética delicada, uma trilha sonora envolvente e seus personagens sensíveis e delicados.

Dessa forma, hoje nós vamos falar sobre os melhores filmes da diretora, então se você ficou interessado, fique até o final com a gente.

1. Priscilla (2023): O filme mais recente de Sofia Coppola

Priscilla é um drama biográfico baseado no livro Elvis e Eu, escrito por Priscilla Presley e Sandra Harmon, que conta a história do relacionamento entre um dos casais mais famosos do mundo: Elvis e Priscilla Presley.

Continue depois da publicidade

Assim, o filme segue o ponto de vista de Priscilla, desde seus 14 anos de idade, quando conheceu Elvis Presley, que já era um homem adulto e uma das maiores celebridades da música na época.

O longa mostra os conflitos, as paixões, os excessos e as angústias da jovem, que se sentia deslocada e incompreendida no mudo de futilidades do marido.

A saber, Priscilla ainda não está nos streamings, mas deve chegar em breve aos cinemas brasileiros.

2. On the Rocks (2020)

On the Rocks é um filme de comédia dramática que narra a vida de uma escritora e mãe de dois filhos que suspeita que seu marido esteja tendo um caso.

Continue depois da publicidade

Assim, ela conta com a ajuda de seu pai, um playboy charmoso e divertido, para investigar a possível infidelidade.

A saber, o filme está disponível no Apple TV.

3. O Estranho que Nós Amamos (2017)

Este é um drama de guerra e suspense baseado no romance The Beguiled, de Thomas P. Cullinan, e no filme homônimo de 1971, dirigido por Don Siegel e estrelado por Clint Eastwood.

Dessa forma, o filme se passa em 1864, durante a Guerra Civil Americana, e conta a história de um soldado ferido da União que é encontrado e acolhido por um internato de mulheres no sul dos Estados Unidos.

Continue depois da publicidade

Lá, ele desperta o interesse e o ciúme das alunas e da diretora, que vivem isoladas e reprimidas.

A saber, o filme é uma crítica ao patriarcado, ao machismo e à violência, com uma atmosfera de tensão e erotismo e está disponível no Globo Play.

4. A Very Murray Christmas (2015): Outro filme de Sofia Coppola protagonizado por Bill Murray

Este filme é um especial de Natal musical e cômico produzido pela Netflix e dirigido por Sofia Coppola.

Assim, o filme é uma paródia dos tradicionais programas de variedades natalinos, estrelado por Bill Murray, que interpreta a si mesmo.

Continue depois da publicidade

Ele está em Nova York para gravar um show de Natal, mas uma tempestade de neve impede que seus convidados cheguem.

Ele então decide improvisar com as pessoas que estão no hotel, entre elas Miley Cyrus, George Clooney, Chris Rock, Amy Poehler e Michael Cera.

A saber, o filme está disponível nos catálogos da Netflix.

5. Bling Ring: A Gangue de Hollywood (2013)

Este filme é baseado em fatos reais que conta a história de um grupo de adolescentes obcecados por fama que usam a internet para rastrear o paradeiro das celebridades e roubar as suas casas.

Continue depois da publicidade

Assim, suas vítimas incluem Paris Hilton, Lindsay Lohan, Megan Fox, Rachel Bilson, entre outras.

O filme é uma crítica ao consumismo, ao voyeurismo e à superficialidade da cultura pop, com um tom de humor negro e ironia. A saber, o longa foi exibido no Festival de Cannes e recebeu reações mistas da crítica e do público.

Atualmente Bling Ring está disponível nos catálogos da HBO Max.

6. Um Lugar Qualquer (2010)

Um Lugar Qualquer é uma comédia dramática que narra a vida de um ator decadente que passa os dias em festas ou dirigindo sua Ferrari por puro prazer.

Continue depois da publicidade

Hospedado no lendário hotel Chateau Marmont, em Hollywood, ele tem sua rotina alterada pela presença de sua filha de 11 anos, que o faz reavaliar sua vida e suas atitudes.

Assim, o filme é uma reflexão sobre o amor e a existência, com momentos de humor e melancolia, bem característico de Sofia Coppola.

A saber, o filme está disponível somente para aluguel no YouTube, no Globo Play e na Amazon Prime Video.

7. Maria Antonieta (2006): Um dos mais famosos filmes de Sofia Coppola

Este filme é um drama histórico-biográfico que retrata a vida da rainha consorte Maria Antonieta desde sua chegada à França para se casar com o rei Luís XVI até o início da Revolução Francesa.

Continue depois da publicidade

Dessa forma, o filme mostra os conflitos, as paixões, os excessos e as angústias da jovem monarca, que se sentia deslocada e incompreendida em uma corte rígida e hostil.

O longa é uma mistura de fidelidade histórica e liberdade criativa, com uma trilha sonora moderna e um figurino deslumbrante. O filme recebeu o Oscar de melhor figurino e foi indicado a outras três categorias.

Protagonizado por Kirsten Dunst, Maria Antonieta está disponível nos catálogos da Netflix.

8. Encontros e Desencontros (2003)

Encontros e Desencontros é uma comédia dramática que narra o encontro improvável entre um ator decadente e uma jovem esposa entediada em Tóquio.

Continue depois da publicidade

Assim, os dois se sentem deslocados e incompreendidos em uma cultura estranha e se aproximam por uma afinidade emocional.

O filme é uma reflexão sobre a comunicação, o amor e a existência, e recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor diretor, e venceu o de melhor roteiro original.

Atualmente, Encontros e Desencontros se encontra disponível nos catálogos do Globo Play.

9. As Virgens Suicidas (1999): Outro filme de Sofia Coppola estrelado por Kirsten Dunst

As Virgens Suicidas é um drama baseado no romance homônimo de Jeffrey Eugenides e conta a história de cinco irmãs adolescentes que se suicidam em um subúrbio americano nos anos 70.

Continue depois da publicidade

O filme é narrado pela perspectiva de um grupo de garotos que eram fascinados pelas meninas e tentam entender os motivos de sua tragédia.

Foi o primeiro longa dirigido por Sofia Coppola e recebeu elogios da crítica e do público. A saber, está disponível para aluguel no Prime Video.

10. Lick the Star (1998, curta-metragem)

Este filme é um curta-metragem em preto e branco que marca a estreia de Sofia Coppola como diretora e roteirista.

O filme mostra o cotidiano de um grupo de garotas de 12 anos que planejam um ato de vingança contra os meninos de sua escola.

O filme é uma sátira ao comportamento adolescente, com um tom de humor negro e ironia e pode ser assistido no YouTube.

E se você gostou de explorar os melhores filmes de Sofia Coppola com a gente, comente aqui e nos conte qual seu favorito!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui