Melhores caracterizações do cinema
Melhores caracterizações do cinema - Divulgação

Hoje vamos falar um pouco sobre as melhores caracterizações do cinema, pois merecem reconhecimento.

Afinal, o cinema é uma arte que envolve muitos elementos, como direção, fotografia, montagem e, claro, caracterização.

Já que para certos personagens é preciso que o ator fique irreconhecível, o que exige muito dele e também dos artistas de maquiagem.

Portanto, hoje vamos te contar mais sobre as caracterizações mais aclamadas do cinema, então não deixe de ler até o final.

Ralph Fiennes – Voldemort – Uma das melhores caracterizações do cinema de todos os tempos

Ralph Fiennes é um ator britânico que já foi indicado duas vezes ao Oscar por seus papéis em A Lista de Schindler e O Paciente Inglês.

Mas talvez o seu personagem mais famoso seja o vilão Voldemort, da saga Harry Potter.

Assim, Fiennes interpreta o Lorde das Trevas em cinco filmes da franquia, e teve que passar por um processo de maquiagem e efeitos especiais para se tornar o bruxo mais temido do mundo mágico.

Para encarnar Voldemort, Fiennes teve que usar uma prótese na testa, que simulava as veias salientes do personagem.

Além disso, ele teve que modificar sua voz, seu sotaque e sua postura, para criar uma presença ameaçadora e carismática.

O resultado foi uma das caracterizações mais memoráveis do cinema, que fez de Voldemort um antagonista à altura de Harry Potter, o protagonista interpretado por Daniel Radcliffe.

A saber, Fiennes recebeu muitos elogios da crítica e do público por sua atuação, e se tornou um dos atores mais associados à saga Harry Potter.

Jeffrey Dean Morgan – Xindi Reptilian

Este ator americano é conhecido por seus papéis em séries como Supernatural e The Walking Dead.

Mas antes de se tornar famoso, ele teve uma participação especial em um episódio da série Star Trek: Enterprise, em 2003, onde interpretou um alienígena chamado Damron, da raça Xindi-Reptilian.

Para fazer esse papel, Morgan teve que passar por um processo de maquiagem e próteses que durava cerca de quatro horas, e que cobria todo o seu rosto e corpo.

Ele usava uma máscara de látex e uma roupa que imitava a pele de um réptil, e que tinha uma cauda.

O papel de Morgan foi um desafio, pois ele tinha que atuar sob uma camada de maquiagem que limitava sua expressão facial e sua visão.

No entanto, o papel de Morgan foi bem recebido pelos fãs de Star Trek, que elogiaram sua caracterização e sua performance.

Hugo Weaving – Caveira Vermelha – Uma das melhores caracterizações do cinema e da Marvel

Você provavelmente conhece Hugo Weaving por seus papéis em grandes franquias como Matrix, O Senhor dos Anéis e V de Vingança.

Mas ele também teve um papel importante no Universo Cinematográfico da Marvel, como o vilão Caveira Vermelha, o líder da organização nazista HYDRA e o principal antagonista de Capitão América: O Primeiro Vingador (2011).

Para o papel de Caveira Vermelha, Weaving teve que passar por um processo de maquiagem que transformava seu rosto, obviamente, em uma caveira vermelha, com um nariz completamente “ausente”.

Ele também usava um uniforme militar e teve que adotar um sotaque alemão e uma voz grave e ameaçadora.

Assim, Weaving conseguiu transmitir a personalidade do personagem, que era ambicioso, cruel, fanático e obcecado pela Joia do Infinito.

Bill Skarsgård – It: A Coisa

Bill Skarsgård é um ator sueco que vem se destacando no cinema e na televisão, com papéis em filmes como John Wick 4: Baba Yaga.

No entanto, seu personagem mais conhecido é o palhaço Pennywise, o monstro que aterroriza as crianças na cidade de Derry, nos filmes It: A Coisa.

Assim, para encarnar Pennywise, Skarsgård teve que passar por um processo de maquiagem e próteses que durava cerca de duas horas e meia, e que mudava completamente sua aparência.

Ele usava uma peruca ruiva, uma roupa de palhaço do século 19, lentes de contato amarelas e dentes falsos.

O resultado foi uma das caracterizações mais aterrorizantes e icônicas do cinema, que fez de Pennywise um dos maiores vilões do gênero de terror.

Skarsgård recebeu muitos elogios da crítica e do público por sua atuação, provou ter sido a escolha certa para o papel.

Brad Pitt – Benjamin Button

Você com certeza sabe quem é Brad Pitt, um ator americano famoso conhecido por seus papéis em O Curioso Caso de Benjamin Button e Bastardos Inglórios.

Dessa forma, o seu personagem mais desafiador é o próprio Benjamin Button, do filme de 2008 dirigido por David Fincher.

Antes de interpretar Benjamin Button, Pitt teve que passar por um processo de maquiagem e efeitos especiais que duravam horas, e que alterava sua aparência conforme o personagem envelhecia ao contrário.

Ou seja, não foi apenas uma caracterização, foram várias caracterizações diferentes para um mesmo personagem.

Para isso, ele usava próteses, lentes de contato, perucas e até mesmo um traje especial que reduzia sua altura.

Além disso, ele teve que adaptar sua voz e expressão corporal, para criar uma performance convincente e emocionante.

Tilda Swinton – Dr. Josef Klemperer – Uma das mais chocantes e melhores caracterizações do cinema

Tilda Swinton é uma atriz britânica aclamada, que já ganhou um Oscar por seu papel em Conduta de Risco.

Swinton é conhecida por sua versatilidade e por seus papéis incomuns, como a Anciã de Doutor Estranho e a Madame D. de O Grande Hotel Budapeste.

E sem dúvidas um de seus papéis mais surpreendentes foi o do Dr. Josef Klemperer, um psicoterapeuta idoso e masculino, no filme Suspiria, de 2018.

Para encarnar o Dr. Klemperer, Swinton teve que passar por um processo de maquiagem e próteses de aproximadamente quatro horas, e que transformava seu rosto e seu corpo em um homem de 82 anos.

Ela usava peruca, bigode, nariz falso, queixo falso, pescoço falso e até um peito falso.

Por fim, o resultado foi uma das caracterizações mais secretas e impressionantes do cinema, que fez do Dr. Klemperer um personagem misterioso e importante para a trama do filme.

Donald Glover – Theodore Perkins

Donald Glover é um ator, comediante, músico e produtor americano, conhecido por seus papéis em Community, Han Solo: Uma História Star Wars e O Rei Leão.

Um de seus papéis mais assustadores foi o de Theodore Perkins, um homem pálido e deformado, no episódio Teddy Perkins da segunda temporada de Atlanta.

Para se passar por Theodore Perkins, Glover teve que passar por um processo de maquiagem que alterava sua aparência para se parecer com um homem que sofreu de abuso e de cirurgias plásticas.

Além disso, ele teve que modificar sua voz, resultando em uma das caracterizações mais aterrorizantes e icônicas da televisão. Glover ficou praticamente irreconhecível.

Doug Jones – Homem Pálido – O mestre entre as melhores caracterizações do cinema

Doug Jones é um ator americano especializado em papéis que envolvem maquiagem e próteses.

A saber, ele tem uma parceria com o diretor Guillermo del Toro, tendo interpretado várias criaturas em seus filmes.

Assim, uma de suas criaturas mais famosas é o Homem Pálido, um monstro que devora crianças, no filme O Labirinto do Fauno, de 2006, dirigido por del Toro.

Para interpretar a criatura, Jones teve que passar por um processo que transformava seu rosto e seu corpo em uma criatura pálida, magra e sem olhos.

Ele usava uma máscara, lentes de contato, dentes afiados e olhos nas palmas das mãos. Jones disse que foi preciso aprender a se movimentar com os olhos nas mãos.

Mas todo o esforço valeu a pena, pois seu trabalho ficou incrível e foi amplamente elogiado.

Portanto, se você gostou de saber mais sobre as melhores caracterizações do cinema, comente aqui e nos conte qual sua favorita!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui