Se há um fato que podemos afirmar sem sombra de dúvidas é que nenhum outro herói foi reproduzido por tantos atores quanto o Batman na história desse mundo. Infelizmente, foram poucos que conseguiram reproduzir o Homem-Morcego em mais de um único filme. Sendo Christian Bale o único ator a interpretar Bruce Wayne mais de duas vezes nos cinemas no papel principal. Afinal, Bale não teve muita concorrência, pelo menos nos cinemas. Outro ator que conseguiu reprisar o papel de herói foi Michael Keaton. Mas acredito que para mim e outros fãs Bale é o maior dos exemplos de grandes atores que já interpretaram o Batman.

Todavia se formos somar, Keaton fará uma participação em The Flash e em Batgirl, ou seja, já sobe para quatro o número de aparições no papel. Além disso, se somarmos também todas as participações de Ben Affleck em Batman vs. Superman a Origem da Justiça, Esquadrão Suicida, Liga da Justiça e a possível cota que o ator fará em The Flash, há um empate. Mesmo algumas obras não sendo estrelados por eles, sendo mais uma participação especial, vamos supor que realmente é um grande número de vezes.

Portanto, antes que Affleck e Keaton façam ainda mais história no papel do morcego, vamos conferir a lista de todos os atores que já interpretaram o Batman.

Leia também:

1 – Lewis G. Wilson

Lewis G. Wilson em atores que interpretaram o Batman
Lewis G. Wilson em atores que interpretaram o Batman – Imagem: Divulgação

Nascido em 28 de Janeiro de 1920, em Massachusetts, Lewis G. Wilson foi o primeiro ator ao interpretar o herói. Com apenas 23 anos, o rapaz que ainda não era famoso, fez sua estreia nos cinemas, protagonizando 15 capítulos no ano de 1943, intitulado Batman. Entretanto, a série foi muito mal sucedida, tendo enxurradas de reclamações. Mesmo sendo o ator mais jovem ao interpretar o homem-morcego, Wilson não possuía o “corpo ideal” que os fãs do Batman procuravam. Além disso, os críticos não gostaram nada da sua voz, dizendo que era muito alta para um homem que vivia na noite.

Em 1949, houve uma sequência do filme, um seriado intitulado Batman & Robin. Entretanto, o ator acabou não interpretando o herói, devido aos problemas do insucesso da sua atuação. Após isso, a carreira do ator, não teve mais nenhuma obra de destaque. Sendo o clássico filme cult de 1951 Wild Women seu único outro papel relevante. A última aparição datada do ator foi em Fúria Assassina de Jerry Hopper, em 1955. Ainda assim, existem obras do ator que nem foram creditadas com sua participação.

Após se retirar do show-business, passou a trabalhar para a General Foods (atual Kraft) por muitos anos. Wilson faleceu aos oitenta anos no dia 9 de agosto de 2000 na Califórnia. Contudo, seu filho Michael G. Wilson, teve grande destaque nos cinemas, sendo encarregado de produzir os filmes da franquia James Bond.

2 – Robert Lowery

Robert Lowery em atores que interpretaram o Batman
Robert Lowery em atores que interpretaram o Batman – Imagem: Divulgação

Em 1949, quando a segunda série sobre o herói começou a ser produzida, o ator Robert Lowery assumiu o papel principal em Batman & Robin. Como na obra anterior, essa série também têm 15 capítulos, mas desta vez a dupla enfrentou um antagonista diferente, o Feiticeiro.

Lowery, ao contrário do primeiro Batman Lewis, já era um atoe veterano de 36 anos. Tendo atuado em A Marca do Zorro (1940), O Fantasma da Múmia (1944) e Passagem Perigosa (1944). Já Robin foi interpretado pelo ator John Duncan.

A boa forma física do ator, foi conquistada quando ele ainda era adolescente e trabalhava em uma fábrica do papel. Além disso, ele era considerado um atleta, versátil, fazendo parte de um time de baseball. Sendo este, o físico que os fãs esperavam para o herói. Lowery interpretou o Batman apenas na série, mas fez fez uma participação em As Aventuras do Superman com o ator George Reeves. Sendo assim, a primeira vez que Batman e Superman compartilharam cena nas telonas.

O ator protagonizou várias obras de sucesso ao longo dos seus 20 anos de cinema, TV e teatro. Entre elas, Homesteaders (1953), The Parson and the Outlaw (1957), Young Guns of Texas (1962) e Johnny Reno (1966). Em 1971 ele morreu de insuficiência cardíaca aos 58 anos em Los Angeles

3 – Adam West

Adam West em atores que interpretaram o Batman
Adam West em atores que interpretaram o Batman – Imagem: Divulgação

Mas foi somente em 1966, com a chegada da série de TV Batman, que o O Cavaleiro das Trevas conquistou de fato a fama precisava. Nascido em 19 de setembro de 1928 na cidade de Walla Walla, William West Anderson, mais conhecido como Adam West, estrelava o papel conjunto de Bruce Wayne e Batman. No elenco, também se juntaram, Burt Ward como Robin e Yvonne Craig como Batgirl.

West interpretou o Homem-Morcego por décadas, mas muito diferente do que conhecemos hoje. O Batman de Adam era um grande comediante, ele fazia de tudo, seja filmes ou animações. Além disso o Batman de Adam West se metia nas maiores cenas engraçadas, jogava bombas maiores que sua cabeça, fazia piadas exageradas e até surfava.

Em 1970, o papel de James Bond em 007 – Os Diamantes São Eternos, foi oferecido ao ator, mas recusando. O que talvez tenha sido um erro. Em sua defesa, durante sua velhice, ele disse que acreditava que Bond seria melhor interpretado por um ator britânico.

Entretanto, após a série Batman ser finalizada em 1968, o ator precisou fazer aparições públicas vestido de Batman para ganhar dinheiro. Por sorte, em 1977, ele voltou em cena como o Batman, dublando desenho As Novas Aventuras do Batman. Logo depois, na quase liga da justiça, intitulada Super Friends.

Depois, o ator retomou como o herói no curta-metragem animado Batman: New Times em 2005. Mas tarde, em 2016, retornou mais uma vez no papel do Guardião de Gotham na animação Batman: Return of the Caped Crusaders. Infelizmente, um ano depois Adam West morreu em 9 de junho de 2017, em Los Angeles, aos 88 anos de idade, vítima de leucemia, interpretando o herói até seu último ano de vida.

4 – Michael Keaton

Michael Keaton como Batman
Michael Keaton como Batman – Imagem: Divulgação

Após 20 anos de legado de Adam West como Batman, eis que em 1989, o diretor Tim Burton anunciou Michael Keaton como o mais novo Batman. A escolha de Michael John Douglas, mais conhecido como Michael Keaton para o papel, causou uma enorme revolta por parte dos fãs, que fizeram cerca de 50 mil cartas de protesto enviadas aos estúdios Warner Bros.

Os fãs não queriam que o herói tivesse a reputação manchada novamente, se tornando alívio cômico, ao invés da grande presença sombria dos HQs. Já que até então, a filmografia de Keaton possuía apenas romances e comédias. Para tranquilizar os fãs, Bob Kane, co-criador do herói nos HQ’s foi contratado como consultor criativo do filme.

Inúmeros atores, muito famosos na época, foram considerados para o papel, nomes como Mel Gibson, Kevin Costner, Pierce Brosnan, Tom Selleck, Bill Murray e até Charlie Sheen. Todavia, o produtor do filme, Jon Peters, disse que queria para o papel, uma pessoa real, mas que ao colocar a armadura, se transformasse. Sendo ao mesmo tempo algo assustador, mas engraçado. E por isso, o papel era pra Michael Keaton, que possuía ambas facetas.

Muito diferente do que os fãs imaginavam, o desempenho de Keaton recebeu inúmeras críticas positivas. Além disso, o filme foi um sucesso de bilheteria. Na época a Revista Variety rasgou elogios para com o ator, dizendo que o Michael captava a essência assombrada do personagem. Assim, Keaton se tornou o primeiro ator a participar de uma sequencia nos cinemas em Batman Regressa de 1992, no qual, novamente recebeu críticas positivas. Agora, aos 70 anos, Keaton irá retornar como Cavaleiro das Trevas em The Flash e Batgirl.

5 – Kevin Conroy

Kevin Conroy como Batman
Kevin Conroy como Batman – Imagem: Divulgação

Nascido em Westbury, Nova Iorque no ano de 1955. Kevin Conroy começou a estudar na divisão de drama da conceituosa escola de música, dança e dramaturgia, Julliard. Em seus primeiros anos de atuação, Kevin participava principalmente de peças de teatro. Em 1980 entrou para o mercado televisivo, mas acabou voltando para o teatro e atuando em várias peças de época.

A partir de 1992, o ator e dublador, tornou-se o responsável pela voz do personagem Batman em dezenas de séries e animações do herói. Para muitos fãs, ele é quase o verdadeiro Batman. A voz que o ator deu ao personagem, é uma grande influência para que hoje tomemos algo por bom ou ruim. Kevin, passou a dar voz ao personagem em Batman: A Série Animada. Assim, acabou realizando o feito de três séries do Batman, além de várias animações. Além disso, ele deu a voz ao Cavaleiro das Trevas na enorme franquia de jogos Batman: Arkham.

Kevin fazia a dublagem, mas também foi um dos melhores atores que já interpretaram o Batman. Em Batman – A Máscara do Fantasma de 1993, o dublador deu origem a uma das melhores versões do personagem já feitas até hoje. O último trabalho do ator até agora, foi o sexto crossover anual do universo Arrow intitulado Crise nas Infinitas Terras da DC. Hoje, com 66 anos, podemos ter a certeza que Kevin Conroy interpretou o Cavaleiro das Trevas mais vezes que Christian Bale, George Clooney, Val Kilmer, Michael Keaton e Adam West juntos.

6 – Val Kilmer

Val Kilmer como Batman
Val Kilmer como Batman -Imagem: Divulgação

Após Tim Burton deixar a série, Michael Keaton também decidiu abandonar o papel do herói. Assim, quem assumiu o papel na direção foi Joel Schumacher. Os atores Johnny Depp, Daniel Day-Lewis, Ralph Fiennes e William Baldwin foram considerados para o papel do morcego. Entretanto, foi Val Kilmer o escolhido para interpretar o herói em sua nova fase.

O interesse de Schumacher por Kilmer, veio após ele assistir sua atuação em Tombstone de 1993. No filme, ele interpreta Doc Holiday, e ai está o detalhe, Adam West também interpretou este papel antes de começar a atuar como Batman. No entanto, o que era para ser uma admiração se tornou um caos. Já que Val Kilmer sequer leu o roteiro mas aceitou o papel. Então, houve uma série de confrontos entre Schumacher e Kilmer no set de gravações.

O diretor descreveu o ator como “infantil e impossível” após uma briga onde Joel pediu para Kilmer deixar de ser rude. Val, ficou sem falar com Schumacher por duas semanas, isso, enquanto o filme ainda estava sendo gravado. Mesmo assim, na Chicago Comic & Entertainment Expo, de alguns anos atrás, o ator falou adoraria voltar ao papel do herói, mas também relatou os desafios de usar o traje de morcego. 

Em 1995, estreava nos cinemas o filme Batman Para Sempre. Ao lado de Chris O’Donnell (Robin) e enfrentando os vilões Charada (Jim Carrey) e Duas Caras (Tommy Lee Jones) o desempenho do ator recebeu críticas variadas. O jornal The New York Times disse “o traje principal agora é usado por Val Kilmer, que faz um bom Batman, mas não melhor do que Michael Keaton”. Já Bob Kane, criador dos quadrinhos do Homem-Morcego, afirmou que Kilmer foi o melhor intérprete de Batman que ele já havia visto. Entretanto, Kilmer relevou sua insatisfação com seu tempo de tela, alegando que os vilões possuíam mais destaque que ele, e não voltou para a sequência de Batman & Robin. 

7. George Clooney

George Clooney como Batman
George Clooney como Batman – Imagem: Divulgação

O ator George Clooney estava apenas começando quando fez uma parada para interpretar o Homem-Morcego. Escalado por seu trabalho antecessor em From Dusk Till Dawn no roteiro de Quentin Tarantino. Joel Schumacher comentou em uma nota oficial que Clooney não só tinha a aparência adequada, como também o talento e carisma para o filme. Assim, ele começou a desenhar o capuz do Batman, em cima de um anúncio de jornal que o rosto de Clooney estava estampado. Então, ele sugeriu a ideia para Bob Daly e Terry Semel, presidentes da Warner Bros.

Batman & Robin chegou no ano de 1997 e não importa o que os produtores pensaram quando escolherem uma futura grande estrela do cinema para o papel do herói, o filme foi um completo desastre. Além de ser um fracasso crítico, a bilheteria não foi tão boa quanto o filme anterior com Val Kilmer. Com trocadilhos terríveis, um uniforme ridículo e cenas mal feitas, até Clooney já disse que ajudou a matar a franquia, além de que o filme foi um “desperdício de dinheiro”.

Todos concordavam, o filme era terrível, entre fãs e críticos, a opinião era mútua. Mick LaSalle do jornal San Francisco Chronicle “George Clooney é o grande zero do filme e deve entrar para a história como o George Lazenby da série”.

Batman & Robin recebeu 11 indicações no Framboesa de Ouro, sendo também a pior bilheteria de um filme do Batman nos tempos atuais. Todavia, claro que isso não prejudicou a carreira do ator, que nos próximos anos se tornaria um dos melhores atores de sua geração, com papéis memoráveis em Romance Perigoso (1998) Três Reis (1999) O Brother, Where Art Thou (2000).

8 – Christian Bale

Christian Bale como Batman
Christian Bale como Batman – Imagem: Divulgação

A grande evolução do Batman, veio para as telas em forma de Christian Bale, com Batman Begins (2005), O Cavaleiro das Trevas (2008) e O Cavaleiro das Trevas Renasce (2012). Quem planejava reinventar a franquia era Christopher Nolan, diretor de Memento (2000) e Insomnia (2002), transformando o Cavaleiro das Trevas em algo nunca visto antes.

Os candidatos ao papel do herói eram Jake Gyllenhaal, Heath Ledger, Billy Crudup, Joshua Jackson e Cillian Murphy. Entretanto, Nolan acabou escolhendo Bale, afirmando que ele era o equilíbrio perfeito entre escuridão e luz. Algo que já foi dito outras vezes, em outras escalações. Entretanto, desta vez era realmente verdade.

Em Batman Begins, a atuação de Bale recebeu boas críticas. Todavia, vários críticos disseram não gostar da voz do novo Cavaleiro das Trevas. Alguns compararam a voz do ator a de uma criança passando trote. Assim, em 2008 em O Cavaleiro das Trevas, a voz foi alterada, ficando um pouco mais grave. Já em 2012 com o O Cavaleiro das Trevas Renasce, o filme parece não ter sido bem recebido pelos fãs, que aguardavam mais após o segundo ser uma verdadeira obra-prima. Mas o problema em si, não foi a atuação de Bale, mas sim o enredo do filme.

O fato é, aceite ou não, Batman: O Cavaleiro das Trevas é considerado referência em filmes de super-herói. Sendo o primeiro e único filme a ganhar um Oscar pela atuação impecável e inesquecível de Heath Ledger como Coringa. Sendo este, o motivo para uma grande mudança na tradição do Oscar, que antes tinha apenas cinco filmes indicados para melhor filme, passando a ter dez. Assim, o Batman de Christian Bale se tornou parâmetro para todos os outros que estavam ou estão por vim. Claro, com uma grande ajuda no elenco e com um excelente diretor.

9 – Will Arnett

 Will Arnett como Batman
Will Arnett como Batman – Imagem: Divulgação

Em Uma Aventura Lego de 2014, algo que podia dar errado se tornou bem legal na voz de do ator canadense Will Arnett. Fazendo um trabalho incrível ao dar a voz ao Batman de Lego, o ator conseguiu transmitir uma vulnerabilidade nunca vista antes. Além disso, o ator adicionou um toque de comédia para o personagem que ganhou um Spin-Off próprio em Lego Batman: O Filme de 2017. Ele ainda retorna em Uma Aventura Lego 2 no ano de 2019, interpretando o Cavaleiro das Trevas, se assim podemos dizer nesse caso.

Um ano após O Cavaleiro das Trevas Ressurge, tivemos a chance de ver o nascimento do Batman de Will Arnett e matarmos a saudade do herói. Mostrando o quão diferente são esses dois morcegos, e como um ano foi o tempo certo para dar um toque final, satirizando o personagem.

Sendo essa, com toda certeza a história mais engraçada e honesta do herói, Arnett está impecável. Com piadas maravilhosas, como tentar escrever letras mais sombrias, esconder a identidade secreta, e se atrapalhar com os equipamentos, o público mais jovem adorou o personagem. Entretanto, também havia piadas para os fãs mais crescidos e criteriosos, com diálogos que faziam referencia aos HQ’s. Por final, o Batman de Will Arnett se tornou um dos mais legais e divertidos entre os fãs.

10 – Ben Affleck

Ben Affleck como Batman
Ben Affleck como Batman – Imagem: Divulgação

Com dezenas de papéis ao longo de sua carreira, é de se esperar que um dia você vá interpretar um super-herói, apesar de isso já ter acontecido em Demolidor, no ano de 2002. Ou quando ele interpretou o ator George Reeves, que era o Superman na série de TV dos 50, em Hollywoodland – Bastidores da Fama em 2006. Acredito que nem ele sabia, que dez anos depois, em 2016 ele iria voltar a viver um herói em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça.

Affleck já tinha 41 anos e era um dos atores mais consolidados de Hollywood. Tendo ganho o Oscar de Melhor Filme com Argo, que ele mesmo dirigiu. Além disso, tinha finalizado sua participação no maravilhoso Garota Exemplar, em um papel incrível. E mesmo assim, quando foi anunciado que ele seria o novo Batman, os fãs se indignaram, porque o ator conta com alguns fracassos em seu portfólio.

Mas por fim, em Batman vs. Superman o ator é a única surpresa boa. Claro, a interpretação do ator não é tão louvada quanto a de Bale, mas mesmo assim, ele entregou um Batman bastante sólido. Seu Batman, não é tão frio quanto o de Michael Keaton, e também não é tão nobre, quanto o de Christian Bale. Mas ele estava com um físico perfeito para viver o herói e também tinha carisma suficiente para isso.

Entretanto, mais uma vez a voz foi prejudicada, mas agora, devido o motivo reverso. O fato do Batman de Affleck, ser praticamente um terrível assassino, que explode granadas, dá facadas, esmaga cabeça entre outras coisinhas ruins em junção com uma voz assustadora, trás o personagem para uma atmosfera cruel e às vezes até imperdoável.

O personagem tem uma mudança de caráter significativa em Liga da Justiça. Provavelmente, depois do Superman se sacrificar, o herói passou a ser um pouco menos raivoso e mais equilibrado. Entretanto, como era de se esperar em Liga da Justiça de Zack Snyder, o herói volta a ser violento e explosivo na cena pós-credito entre ele e o Coringa. Todavia, o ator não faz mais parte do elenco oficial da Liga da Justiça, mas é bem provável que sua cena no filme solo do The Flash não seja cortado.

11 – Robert Pattinson

Robert Pattinson como Batman
Robert Pattinson como Batman – Imagem: Divulgação

Eu sei que não precisamos fazer sobre isso, mas o galã da franquia Crepúsculo, que tem um portfólio recheado de ótimos filmes, é sim, o mais novo Batman. Em 2019 Robert Pattinson foi escolhido como o herói de The Batman, do diretor Matt Reeves. E após uma legião de fãs dizendo que o ator não merecia o papel e outra turma falando que ele era sim um bom ator. The Batman estreou nos cinemas no dia 3 de março de 2022.

Muito diferente de qualquer outra interpretação do herói, o Bruce Wayne de Pattinson é único. O órfão bilionário é esquisito, não gosta da luz do dia, é recluso e muito desleixado. E mesmo que o personagem esteja na faixa entre 25 aos 30 anos ele é bem revoltado e aparenta ser um adolescente em crise existencial, o que não é ruim. O rapaz é frio, e deixa claro que Alfred não é seu pai para lhe dar ordens, mas no fundo, essa é a única figura paterna que ele possui.

O herói, neste filme é realmente um Cavaleiro das Trevas. O jovem ainda não quer saber das empresas Wayne, não é um homem muito conhecido e sociável e tão pouco liga para o legado da sua família. Sua casa está bem mal cuidada e suja, assim como ele na maioria do tempo. Seu Batman tem traumas que ainda não foram curados, isso porque na verdade, para ele, tudo isso é recente. Assim, tudo que acontece a sua volta, lembra seu passado. Seu Bruce Wayne é quase nulo, sem personalidade exposta ou marcada. Todavia seu Batman é um exímio detetive, inteligente e sagaz, consegue desvendar pistas que a polícia está longe de entender.

E embora sua escalação para seu papel em The Batman quase tenha levado os fãs à loucura, no mal sentido. O Cavaleiro das Trevas de Robert Pattinson é ótimo, com menos ação e muito mais presença física. É bem possível que com mais filmes do herói, Pattinson possa se tornar um Batman digno de referência, podendo sim dizer que ele foi um dos melhores atores que interpretaram o Batman.

Bônus: David Mazouz e Iain Glen

David Mazouz e Iain Glen como Bruce Wayne
David Mazouz e Iain Glen como Bruce Wayne – Imagem: Divulgação

Na série Gotham, temos o ator David Mazouz no papel de jovem Bruce Wayne. A trama conta a origem da criança que um dia se tornará o Cavaleiro das Trevas. Embora, ele não seja o foco da história em sim, é realmente gratificante que após cinco temporadas conseguimos ver o ator no traje do Batman. Gotham conta muito sobre cada vilão que um dia ele irá enfrentar mais seriamente. Além do Coringa, há alguns personagens clássicos e mais velhos que ele.

Já na série Titãs, o ator Iain Glen (Game of Thrones) dá vida ao personagem Batman a partir da segunda temporada. Na série, é explorado um lado mais mentor de Bruce. Ele nunca está trajado, mas sempre está dando ordens e conselhos para a próxima geração de heróis. Ao longo da série, podemos ver que o herói erra e muito, principalmente ao tentar guiar os jovens contra uma guerra que na verdade, foi sua.

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários