Após a divulgação que as ações da Netflix caíram em meio a perda de 200 mil assinantes no início desse ano. Assim parece que a solução da rede de streaming foi cortar alguns dos seus projetos de animação. Ou seja, em meio ao ocorrido, parece que a empresa está contendo esforços em lançar filmes e cortando orçamento de animações.
Também existe a informação sobre a demissão de alguns executivos e toda equipe. Bem como, o cancelamentos de alguns programas que já haviam sido previamente anunciados, cujo público esperava há um bom tempo.
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Além disso, há um grande burburinho muito além do fato da que que a Netflix esteja cortando orçamento de animações. Possíveis demissões de alguns executivos bem como uma possível “manipulação de dados” feita pela plataforma.
Demissões e Cancelamento de Projetos
A notícia completa vem do do site The Wrap. A matéria diz que alguns criadores que assinaram contrato com a Netflix, em busca da liberdade criativa, acabaram por ser demitidos, sem procedentes. Como foi o caso de Phil Rynda (Adventure Time) e toda sua equipe de funcionários. O site também informou que até existem mudanças da aérea do espaço Kids & Family da plataforma. Sendo cancelados serieis de alto nível, entre eles a adaptação de Bone, história em quadrinhos do autor Jeff Smith. Por sinal, muito aclamado pela mídia.
Os criadores ainda afirmam que o cancelamento de Bone, foi um grande golpe. Pois o HQ é um grande sucesso e foi confirmado há um bom tempo. Também houve o cancelamento de: The Twits (Roald Dahl), embora esse, a Netflix afirme que o projeto seguirá como um longa-metragem.
A Netflix Animation passou por uma mudança em sua direção e Phil Rynda garante que os cortes são devido a este motivo. E que a frase que disseram ao contrata-lo “Queremos ser o lar do programa favorito de todos”, foi substituída por “Queremos fazer o que nosso público quer ver“. Quando Reed Hastings, co-fundador e CEO da Netflix deu novos rumos a plataforma.
Todavia, o Poderoso Chefinho foi apontado como tudo que uma animação da Netflix precisa ter. Apesar de não ser propriedade da empresa, é licenciada pela DreamWorks. Já Elizabeth Ito, diretora de City of Ghosts, afirmou que a Netflix usa dados manipulados para justificar a falta de financiamento e cancelamento de projetos. Isso, mesmo apesar da popularidade dos projetos.
Possível incoerência de dados
Ela diz que a perda de 200 mil assinantes é incoerente, e explica. A Netflix tecnicamente perdeu 700.000 mil assinantes no total em relação ao trimestre passado. Isso devido ao cancelado do serviço na Rússia, devido ao ataque a Ucrânia. Todavia, a Netflix ganhou 500 mil assinantes em todo o mundo, totalizando 200 mil perdas. Assim essa informação não faz sentido, já que de certa forma o corte foi por parte da rede não do público.
Parece que os protocolos de marketing da Netflix também frustrarão os criadores. Pois a produção começa apenas um mês antes da estreia do programa, e muitas vezes o título não é anunciado anteriormente. Assim, gerando pouca publicidade, já que projetos de animação menores dependem da publicidade nas redes sociais.
Há também a afirmação que a Netflix Animation foi deixada de lado em sua loja oficial. Sem itens de projetos de animação para crianças e família. O projeto executivo da Centaur World, Dominic Bisignano, disse que “a Netflix está orgulhosa de seus dados“.
Bisignano afirma que essa abordagem “levanta muitas questões”. E acaba dando origem a uma série de problemas. Pois depois de oferecer ao streaming mais episódios do que o planejado originalmente, mas não foi dado nenhum contexto sobre o que realmente significava. Bisignano entrou em contato e fez uma série de indagações, mas não obteve nenhuma resposta da plataforma, e agora está no Cartoon Network.