Confira os 10 personagens mais carismáticos do Universo Cinematográfico Marvel
Confira os 10 personagens mais carismáticos do Universo Cinematográfico Marvel

Pensar em Marvel é pensar em um dos universos mais incríveis já criados. Desde os heróis mais famosos até meros coadjuvantes, é muito fácil achar um personagem favorito. Assim, ao sair das histórias em quadrinhos para a tela de cinema, a Casa das Ideias trouxe não só grandes momentos, mas também grandes figuras. Por isso, reunimos neste texto os 10 personagens mais carismáticos do Universo Cinematográfico Marvel!

De heróis a vilões, de pessoas com super poderes até uma certa árvore viva, a lista abaixo reúne só os melhores dos melhores. Vamos lá! 

Ah, e fica o aviso: a lista tá cheia de spoilers, ok?

Personagens mais carismáticos do universo Marvel

Antes de dar início a nossa lista, aqui vão algumas menções especiais que não podiam deixar de ser citadas!

  • Stan Lee: Excelsior! Um dos fundadores da Marvel e criador de vários dos principais heróis, Stan Lee apareceu em praticamente todos os filmes da empresa até sua morte. Assim, embora só aparecesse na tela por segundos, sempre arrancava risos de quem o conhecia.
  • Yelena Belova: Mal conheço, mas já considero pacas! Brincadeiras à parte, Yelena Belova chegou recentemente no universo Marvel, mas já tem muitos fãs. Seu carisma vem principalmente pelo senso de humor e tudo indica que ela vai ser uma excelente substituta para a Viúva Negra.
  • Guardiões da Galáxia: Alguns dos membros desse time vão estar na lista, mas, sinceramente, dava pra encaixar todos! Star Lord, Gamora, Rocket Racoon, Mantis e até a Nebula são muito queridos pelos fãs e funcionam com uma sintonia perfeita.
  • MJ e Ned: Os melhores amigos do Cabeça de Teia são maravilhosamente engraçados e mesmo precisando competir com – você sabe quem – em De Volta ao Lar, fizeram bonito e passaram a ocupar um espaço nos nossos corações.
  • Viúva Negra: Junto com o Capitão América e o Homem de Ferro, a Viúva Negra faz parte da trindade principal do MCU. Apesar de ter protagonizado apenas um filme, foi vital em diversos outros, com algumas das melhores cenas de luta. Também foi emocionante ver sua mudança entre Guerra Infinita e Ultimato.
  • Pantera Negra: Claro que não podia faltar o eterno rei de Wakanda. O Pantera Negra, mesmo com um papel de coadjuvante, foi centro das atenções em Guerra Civil. Depois, com seu próprio filme, conseguiu levar a Marvel a uma indicação no Oscar. Wakanda Forever!

Finalmente, vamos para o ranking!

10. Nick Fury, uma forte personalidade na Marvel

Nick Fury – Reprodução Marvel

Lá em 2008, o MCU estava engatinhando com seu primeiro filme. Entretanto, na cena pós-créditos de Homem de Ferro, um certo careca de tapa olho apareceu para apresentar a Tony Stark a Iniciativa Vingadores.

Dessa forma, Fury está rondando toda a história desde o início, com alguns momentos épicos para mostrar porque é tão temido. Chefe da Shield, antigo parceiro da Capitã Marvel, amigo dos Skrulls… Somente por isso, já dava pra colocá-lo como um dos personagens mais incríveis. 

Todavia, o que realmente fez a diferença foi a excelente escolha de elenco: Samuel mother**cker Jackson!

Com sua marra perfeita para o papel, Samuel Jackson transformou um personagem não muito famoso dos quadrinhos em uma das bases para todas as histórias que surgiram. 

E mais: é um dos poucos que permaneceram, com presença confirmada na série Invasão Secreta.

9. Bruce Banner

Bruce Banner – Reprodução Disney+

Uma grande dúvida que tivemos nessa posição foi qual das personalidades colocar: Bruce Banner ou o Hulk? Apesar do Hulk ter uma importância maior, entendemos que o grande diferencial do personagem foi justamente ter tido um Bruce Banner tão carismático como seu contraste.

Dessa forma, Mark Ruffalo fez um trabalho excepcional com o atormentado cientista. Mesmo sem vermos a origem do herói depois que ele assumiu o papel, nenhum outro ator foi tão bem sucedido ao passar o sentimento de angústia que é basilar em Banner.

Melhor ainda foi ver ele evoluindo e encontrando a paz com o Gigante Esmeralda. Dessa forma, vimos lá no primeiro Vingadores um Banner com vergonha e tentando controlar sua raiva destruidora. 

Depois, sua jornada para um planeta estranho, quando o Hulk tomou conta e Bruce ficou anos sem retomar o controle. Por fim, a tão esperada junção entre o controle e a força.

Esse estado final, com um Hulk que é mais Bruce Banner do que nunca, é o melhor exemplo do carisma do personagem no universo cinematográfico Marvel. 

Enquanto nos quadrinhos muitos fãs criticaram essa mudança, nos filmes ela foi praticamente uma unanimidade de elogios. Será que esse posto pode ser ameaçado pela She-Hulk?

8. Doutor Estranho

Dr Estranho – Reprodução Marvel

O Stephen Strange do MCU é bem diferente do original. Mais sarcástico, arrogante e prepotente, podia muito bem ter se tornado um personagem odiado se fosse escrito da forma errada. 

Entretanto, todas essas características se tornaram parte do charme único que o ex-mago supremo possui.

Dessa forma, a Marvel acertou em cheio quando trouxe o Doutor Estranho para o cinema. Com o Homem de Ferro em “fim de carreira”, a chegada de Strange com sua personalidade forte e poderes absurdos não podia ter acontecido em melhor momento. 

Além disso, o próprio universo mágico que chegou junto com seu primeiro filme trouxe novos ares para o MCU.

Outra questão é, mais uma vez, a excelente escolha do Benedict Cumberbatch. Primeiro que o Cumberbatch é um ator de alto escalão, com frequentes indicações a prêmios, capaz de encarnar perfeitamente qualquer pessoa.

Em segundo lugar, com certeza a Marvel observou seu protagonismo em “Sherlock”. Grande parte da arrogância divertida presente em Doutor Estranho já podia ser vista em seu Sherlock Holmes.

E agora, nessa nova fase pós Tony Stark, provavelmente veremos o mago ganhar mais destaque, provavelmente tornando-se o novo líder dos Vingadores. Também vai ser interessante ver suas outras versões no novo filme.

Por fim, alguns cantos da internet possuem uma teoria louca: o próximo grande vilão da Marvel será justamente a versão maléfica do Doutor Estranho, substituindo Thanos, o Titã Louco.

7. Drax

Drax – Reprodução Disney

Embora seja um personagem antigo, criado em 1973, nem mesmo os fãs mais hardcores tinham Drax entre seus favoritos. Ele era um desses milhares de heróis da “série B” da empresa, com até alguns arcos interessantes, mas com uma origem um pouco genérica e sem características marcantes.

E então veio James Gunn. Como tudo que toca, Gunn transformou Drax em um dos personagens mais engraçados de toda a Marvel, com sua falta de noção e honestidade extrema. Seus diálogos são maravilhosos e ele funciona bem tanto com os outros Guardiões da Galáxia quanto com personagens avulsos.

A ótima interpretação de Dave Bautista funciona muito bem, passando a impressão de que o guerreiro alienígena é durão do lado de fora, mas sensível por dentro.

Por fim, sua “invisibilidade” é um dos melhores poderes do MCU. Espero que você tenha pego essa referência!

6. Groot

Groot – Reprodução Disney

Ele é o Groot. Isso ficou bem claro em todas as suas participações. Mas além de ser o Groot, ele também é uma árvore com habilidades absurdas, senso de humor afiado e um arco de história muito bem feito. Dessa forma, mais um ponto para James Gunn e seu Guardiões da Galáxia. 

Groot, pior que o Drax, tinha tudo para ser um personagem difícil de entender, mais voltado para os fãs dos quadrinhos, já que uma planta que anda não é um conceito muito promissor. Ainda assim, Gunn conseguiu subverter essa bizarrice e transformar isso justamente no que o personagem tem de único.

De quebra, a árvore ainda nos emocionou com sua “morte” e nos fez rir diversas vezes ao se tornar um adolescente problemático.

Some isso à excelente dupla com Rocket Racoon e temos um dos personagens mais carismáticos do universo cinematográfico Marvel.

5. Thor

Thor – Reprodução Disney

Agora estamos entrando no panteão dos melhores entre os melhores. Sinceramente, o início do Thor no MCU teve uma recepção bem mista. Seu filme de origem não está entre os preferidos, assim como a continuação. Mas a Marvel foi insistindo, insistindo…

O primeiro fato que precisamos destacar é a diferença entre o Thor dos quadrinhos e o Thor da Marvel. O original é escrito de maneira mais teatral, com um linguajar rebuscado e várias histórias mais profundas. Naturalmente, o MCU até tentou trazer esse Thor para os cinemas, mas não deu tão certo.

Então, no terceiro filme, Thor Ragnarok, veio a grande mudança. Sem os longos cabelos loiros e aproveitando o lado cômico de Chris Hemsworth, o atual Thor se tornou bem mais interessante e carismático. 

Além disso, seu arco em Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato até mesmo conseguiu redimir seus dois primeiros filmes.

Agora, o Deus do Trovão possui realmente questões profundas, como a perda do seu lar e a defesa do seu povo, mas com uma abordagem leve e divertida. Também, tanto o visual de cabelo curto quanto o Fat Thor foram muito bem feitos.

4. Loki

Loki – Reprodução Disney

Sabe aqueles casos em que o vilão consegue ser mais interessante que os heróis? Voltando para o primeiro Thor, foi exatamente o que aconteceu. Enquanto o protagonista da história ainda lutava para ganhar fãs, seu irmão adotivo já chegou arrasando corações.

Loki é um dos vilões clássicos da Marvel, tendo protagonizado excelentes histórias nos quadrinhos. Entretanto, foi com o rosto de Tom Hiddleston que o Deus da Trapaça alcançou um patamar elevado. 

Depois de fazer suas maldades no primeiro Thor, Loki foi o principal vilão também do primeiro Vingadores. E que vilão, meus amigos!

Seu jeito astuto, suas mentiras, sua soberba, até seu jeito de se vestir exalam maldade. Mas, ao contrário de outros seres malignos, o que Loki possui de diabólico, ele possui em dobro no carisma. A cena do seu diálogo com a Viúva Negra dentro do porta aviões da Shield permanece como uma das melhores em todo o MCU.

E com tanto carisma, foi escolhido para uma das primeiras séries na Disney+. A obra não só cumpriu com as expectativas, como mostrou toda a força que o personagem possui.

3. Homem Aranha, um dos clássicos da Marvel

Homem aranha – Reprodução Disney+

O Homem Aranha é, sem dúvidas, um dos maiores heróis do mundo. Mesmo quem não conhece o MCU e nem mesmo curte esse tipo de história provavelmente conhece o personagem e até mesmo sua origem.

Em adição, fora do universo cinematográfico Marvel, suas duas primeiras adaptações possuem legiões de fãs, fato comprovado pelo sucesso de De Volta ao Lar.

Dessa forma, a nova encarnação do Amigão da Vizinhança precisava lidar com muita tradição e expectativa. Também, seria a primeira vez que o Aranha interage com outros heróis. E o que aconteceu? Sucesso absoluto!

Com certeza o Homem Aranha de Tom Holland é um dos personagens mais carismáticos do universo cinematográfico da Marvel. Além de trazer uma abordagem diferente, ele também consegue se destacar mesmo entre tantos personagens famosos.

Suas piadas, sua forma de lutar e seu lado heroico combinaram perfeitamente com Holland, a ponto da parceria entre Sony e Marvel se prolongar para mais uma trilogia. Ainda, vale destacar a passagem de bastão do Tony Stark para Peter Parker. O relacionamento entre os dois funcionou muito bem, sendo importante tanto para a despedida de Stark quanto para a evolução de Parker.

E, claro, não dá para deixar de falar do que aconteceu em De Volta ao Lar. Facilmente o filme poderia ter virado uma bagunça ou, na pior das hipóteses, não ter entregando um clima agradável entre os Homens Aranha. 

Todavia, Holland segurou a barra e conseguiu ser a conexão entre os Peters de Tobey e Andrew, num dos melhores filmes da Marvel.

Por fim, a nova fase do Teioso tem prometido entregar o que faltava nessa versão. Assim, veremos um Peter Parker mais pé no chão, sem grana e sem amigos. Vem coisa boa por aí!

2. Capitão América

Capitão América – Reprodução Marvel Comics

Criado em 1941, o Capitão América foi um dos vários heróis que surgiram durante a Segunda Guerra. Seu objetivo era claro: fazer propaganda a favor dos aliados contra os vilões da vida real. Assim, já fez bastante sucesso desde seu início.

Mesmo sendo tão antigo, ele ainda permaneceu no panteão da Marvel, estando sempre no protagonismo das melhores histórias. Basta lembrar da saga Guerra Civil, em que sua suposta morte chegou a ser noticiada em grandes jornais da vida real.

Apesar disso, o Capitão não é um personagem tão fácil de ser adaptado para outras mídias. Seus valores e sua moral clássicas podem não ser aceitas por públicos jovens. Entretanto, retirar isso seria descaracterizar o personagem. 

Apesar disso, o MCU conseguiu não só trazer o Capitão América em toda sua forma física de forma genuína para as telonas, como tornou ele uma das colunas de todo o seu universo.

Seu senso de dever, bem estabelecido com o excelente O Primeiro Vingador, foi sendo reafirmado filme após filme. Depois, o excelente conflito com o Soldado Invernal, seguido da Guerra Civil, mostrou que Steve Roger estava do lado da justiça, mesmo que isso significasse ir contra a lei.

E, claro, seu papel fundamental na conclusão dessa era, com a cena do Mjolnir se transformando num ícone do cinema moderno.

Hoje, o escudo não pertence mais a Roger, mas seu novo dono não tem deixado a desejar. Sam Wilson é um Capitão América da nossa era, mais sintonizado com os problemas atuais e com potencial para conquistar ainda mais fãs.

1. Homem de Ferro, um dos mais carismáticos da Marvel

Homem de Ferro - Reprodução Disney
Homem de Ferro – Reprodução Disney

O início e o fim da era que fez do MCU o que é hoje. Talvez ele seja superado? Talvez. Mas tenho certeza que nenhum personagem fez você se emocionar tanto com uma frase: … And i am Iron Man.

O Homem de Ferro do universo cinematográfico da Marvel é um personagem tão carismático que, se não fosse por ele, provavelmente todo o resto não existiria. Primeiro, ele começa como um playboy que, embora seja um gênio, deixou-se levar pelos prazeres da vida.

Assim sua origem e redenção já colocaram um patamar muito alto para o que veio depois. Sua personalidade arrogante, mas com grande senso de justiça, marcaram o primeiro e segundo Vingadores. 

Sua participação em Guerra Civil, fazendo frente ao Capitão América, mostrou a profundidade que Stark possui, com defeitos tão grandes quanto suas qualidades.

Já no final de tudo, Tony mostrou como um herói evolui e se torna praticamente um deus. Mesmo sendo apenas um humano, sua determinação absurda foi um poder capaz de vencer o próprio Thanos. 

E seu fim arrancou lágrimas em todo o mundo, com a dúvida pairando até hoje: Quem será capaz de substituir o Homem de Ferro?

Essa questão fica ainda mais cabeluda quando pensamos que Robert Downey Junior nasceu para esse papel, sendo quase impossível encontrar algum ator que se encaixou tão bem em um papel. Nas devidas proporções, seu Homem de Ferro é o Superman do Christopher Reeves da nossa época!

Conclusão

E então, o que achou da lista? Sabemos que muita gente incrível ficou de fora. Além disso, muitos personagens ainda vão ganhar mais espaço no MCU, superando vários outros do passado. O mundo das séries, por exemplo, tem permitido que a Marvel explore seus heróis muito mais a fundo, além de trazer arcos mais completos. Falaremos mais sobre o assunto no futuro. Para saber mais sobre o MCU e o mundo nerd, continue acompanhando nossa página!

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui