Natalie Portman é a Poderosa Thor
Natalie Portman é a Poderosa Thor - Imagem: Marvel Studios

Depois de muita espera, o Universo Cinematográfico da Marvel deu um vislumbre da Poderosa Thor, com a volta de Natalie Portman no papel de Jane Foster. Ao final do trailer Thor: Amor e Trovão, podemos ver a personagem portando o famoso Mjolnir, e já começamos a entender todo o significado do seu reaparecimento para o Deus do Trovão.

Sem contar a pequena aparição especial da personagem em Vingadores: Ultimato de 2019, a última vez que vimos Jane em tela, foi mesmo em Thor: O Mundo Sombrio de 2013. Ou seja, quase uma década depois, vamos relembrar quem é Jane Foster, e o que ela acrescenta dentro da história. Além disso, como Jane se tornou a Poderosa Thor nos quadrinhos, e quais realmente são os seus poderes. Saiba tudo sobre Jane Foster, a mais nova Thor da Marvel.

A primeira Aparição da Personagem

Jane Foster em Journey Into Mystery #84
Jane Foster em Journey Into Mystery #84 – Imagem: Marvel

A primeira aparição de Jane Foster é no HQ Journey into Mystery #84 de 1962, sendo inserida apenas um mês após a primeira aparição de Thor na Marvel, no volume #84 da mesma franquia.

Jack Kirby foi quem desenhou Jane Foster, Stan Lee e seu irmão Larry Lieber também ajudaram na composição da personagem. Durante 52 edições, Jane é uma enfermeira, e aparece apenas como um interesse amoroso do Doutor Donald Blake, o alter ego humano de Thor.

Inicialmente a personagem, vive um triângulo amoro, que ela não sabe na verdade ser com a mesma pessoa. Jane é apaixonada por Thor, e Donald Blake é apaixonado por Jane, e ela simplesmente não sabe que eles são na verdade a mesma pessoa. Já Doutor Blacke, tem medo de relevar sua identidade secreta e acabar colocando todos em perigo por amor.

A História de Jane Foster

A origem de Jane Foster
A origem de Jane Foster – Imagem: Divulgação

Jane Nelson, mais conhecida como Jane Foster, foi a enfermeira do Dr. Donald Blake. Ela acaba se apaixonando por Thor, que sempre aparecia para salva-la, mesmo não tendo ideia que os dois eram a mesma pessoa. Assim, nasce um triângulo amoroso que perdurou por algum tempo, até que Thor revelou sua identidade secreta para para Foster.

Após revelar sua identidade, Thor é punido por Odin, que o alertou muitas vezes para isso nunca acontecer. Mas o herói mais uma vez acaba salvando Asgard, e como recompensa, consegue o direito de levar Jane para seu planeta, como sua noiva. Em Asgard, Foster recebe por um tempo o dom da imortalidade, além do poder dos deuses. Entretanto, Jane é perseguida e atacada por vários inimigos de Thor, como Loki, que acreditava que a enfermeira era a fraqueza do irmão.

Todavia, o maior empecilho do casal era Odin, que arranja inúmeros motivos de separá-los. Assim, tentando mostrar ao rapaz que Jane não conseguiria se adaptar no reino. Odin então propõe que a moça faça um teste de coragem e enfrente um desafio, caso vença, eles poderiam se casar. Contudo, Jane não consegue passar no teste e Thor acaba desistindo do noivado.

Assim, ela volta para a terra, sem nenhum poder, e o principal, nenhuma memória de Thor ou sua vida em Asgard. Entretanto, para que Jane não se sentisse tão infeliz, Odin coloca em seu caminho um novo médico, o Dr. Keith Kincaid, que tem a aparência semelhante ao de Blacke. Por fim, a moça acaba se apaixonando e mais tarde, os dois se casam e têm um filho chamado Jimmy Kincaid.

Após algum tempo, Jane acaba se tornando uma médica ajudando a comunidade heroica na Guerra Civil. Ela já está divorciada do Dr. Keith e não tem a guarda do filho Jimmy. Contudo, em um determinado acidente, Keith e Jimmy morrem e ela descobre um câncer de mama, e embora isso parece o final da história de Jane Foster, é só o começo.

O Surgimento da Poderosa Thor

Jane Foster é a Poderosa Thor
Jane Foster é a Poderosa Thor – Imagem: Divulgação

Após alguns anos separados, Jane Foster e Thor se reencontram, ao ouvir humores que que o Dr. Donald Blake estaria de volta. Depois de alguns acontecimentos, ambos resolvem abrir um consultório médico juntos. Já com câncer de mama, ela aceita o convite de representar a Terra no Congresso dos Mundos em Asgard, ela começa a fazer quimioterapia, mas não aceita os tratamentos mágicos.

Durante a saga de o “Pecado Original” da Marvel Comics do ano de 2014, após Nick Furry contar um segredo para Thor, ele perde suas habilidades sobre o seu martelo, e descobre não ser mais digno para usá-lo. Assim, Jane Foster que está em tratamento contra um câncer, ao tocar o Mjölnir se torna digna de usar a ferramenta e assume os meus poderes como Deusa do Trovão.

Ela enfrenta Malekith, O Maldito provando ser uma grande guerreira, lutando por Midgard e os Dez Reinos. Todavia, mais uma vez, ela provoca a ira de Odin, que toma as dores do seu filho, pois inicialmente, Thor tenta recuperar o que é dele. Além do mais, conforme retornava a forma humana, o câncer de Jane se agravava e a tornava mais fraca. Contudo, ao unir o espírito do vilão Mangog ao do Mjölnir, para que esse fosse derrotado na Guerra dos Reinos, ela acaba esgotando seus poderes e se sacrificando. Por ter morrido de uma forma tão honrada, Odin e Thor a trazem de volta a vida.

Embora, na época em que autor Jason Aaron tenha confirmado que o novo Thor seria uma mulher, tenha sido de muitas manifestações negativas. A estreia de Jane Foster como a Poderosa Thor foi um sucesso e muito bem-sucedida comercialmente.

Jane Foster como Valquíria

Jane Foster como Valquíria
Jane Foster como Valquíria – Imagem: Marvel

Após voltar a vida, desta vez como mortal, ela termina sua quimioterapia. Então, quando a Guerra dos Reinos chega à Terra, ela ajuda os refugiados. Durante uma invasão, ela conhece Valquíria e Frigga, e conta sua experiência como Thor e como derrotou Mangog.

Sabendo dos feitos da moça, Frigga a indica para assumir o seu lugar pelo tempo que ela e Odin protegem a Terra. Enquanto a invasão de Malekith avança, massacrando todas as Valquírias, Jane pela última vez, aparece no papel da Poderosa Thor, se juntando a Thor e lutando contra Makekith. Contudo, ao perceber que o martelo está prestes a despedaçar, ela se despede, mas a arma acaba se fundindo com a pulseira que está no seu braço, se tornando um Undrjarn.

Dotada de novos poderes asgardianos, Jane agora assume o manto de Valquíria, se tornando a primeira da nova geração. Sabendo que precisa seguir em frente, em uma de suas batalhas Jane sacrifica seu Dragonfang para derrotar um vilão.

Poderes e Habilidades

Poderes e Habilidades da Poderosa Thor
Poderes e Habilidades da Poderosa Thor – Imagem: Marvel

Como a Poderosa Thor, Jane Foster é capaz de segurar o Mjölnir e retém todos os poderes de Thor. Entre eles, força sobre-humana, grande resistência, bons reflexos, regeneração e durabilidade. Além disso, ela também consegue invocar tempestades e controlar raios, como também manipular energia.

Diferente do Thor, ela possui uma ligação mais profunda com o Mjolnir, fazendo com que o martelo desse novas habilidades a ela. Para Jane o martelo deu as seguintes habilidades: teletransporte dimensional, transformação física, manipulação elétrica, voar, manipulação do clima, eletrocinese e criação de estrelas.

Já como Valquíria, ela possui super velocidade, visão aguçada e capacidade de voo com uso de asas artificiais. Além disso, ela possui filosofia asgardiana com atributos físicos sobre-humanos. Jane é capaz de usar um Undrjarn, uma arma que pode mudar de forma, conforme sua necessidade. Além do que, ela consegue prever a proximidade da morte.

Jane Foster em Equipe

Poderosa Thor em Equipe
Poderosa Thor em Equipe – Imagem: Divulgação

Em seus tempos de Poderosa Thor, Jane se junta aos Novos Vingadores, ao lado de Capitão América (Sam Wilson), Homem-Aranha (Miles Morales). Ms. Marvel (Kamala) e a Nova Homem de Ferro. Além do mais, ela também se envolve no Multiverso da Marvel, e ajuda a enfrentar a versão malvada de Steve Rogers, se transformando na Caveira Vermelha.

Como já citamos, ela também se junta a Liga dos Reinos, para derrotar o terrível Malekith durante a Guerra dos Reinos. Por fim, Jane ainda é chamada para fazer parte do grupo Médicos da Marvel, equipe criada por Doutor Estranho a fim de salvar vidas.

Jane Foster no MCU

Natalie Portman em Thor: O Mundo Sombrio
Natalie Portman em Thor: O Mundo Sombrio – Imagem: Divulgação

Ao que consta no Universo Cinematográfico da Marvel, Jane Foster é interpretada pela atriz Natalie Portman desde 2011 no filme Thor. Em 2013, ela prosseguiu na sequencia, em Thor: O Mundo Sombrio, até agora, apenas no papel de interesse amoroso do Deus do Trovão.

Muito diferente dos quadrinhos, no MCU Jane é uma astrofísica, apaixonada por sua profissão e que está sempre atrás de novas descobertas. Já, no segundo filme, ela teve maior destaque, quando começamos a saber mais sobre as Joias do Infinito, pois em Thor: O Mundo Sombrio, Jane incorpora os poderes da Joia da Realidade, e bem doente, é levada para Asgard.

Durante uma festa organizada pelos heróis em Vingadores: A Era de Ultron, Thor menciona brevemente que ela se tornou uma grande astrônoma, mas que está a trabalho fora do país. Porém, em Thor: Ragnarok, é apenas revelado que os dois terminaram o romance, mas sobre isso, nada mais se sabe.

Por último, em 2019, em uma das várias viagens no tempo que ocorrem em Vingadores: Ultimato, podemos ver Thor e Rocket, em Asgasd, durante os acontecimentos de Thor: O Mundo Sombrio, e temos a presença de Jane na cena, um pouco antes de Rocket extrair o Ether da personagem.

A Primeira Aparição da Poderosa Thor no MCU

Natalie Portman é a Poderosa Thor
Natalie Portman é a Poderosa Thor – Imagem: Marvel Studios

Na Comic Con de 2019, foi anunciado que Natalie Portman retornaria a franquia, não somente como Jane Foster, mas como a Deusa do Trovão em Thor: Amor e Trovão.

Agora, com super poderes, ela será a Poderosa Thor e portará o Mjölnir, arma que havia sido destruído junto a Asgard por Hela, em Thor: Ragnarok. Mesmo com o primeiro trailer em mãos e todas essas informações confirmadas, é difícil afirmar como a personagem se encaixará no filme e como afinal, ela encontrou o martelo. Além do que, não podemos prever se a história do HQ será mantida ou não, já que até agora, pelo menos sobre a personagem, tudo foi bem diferente.

Sobre Thor, não há o que temer, ele já possui uma nova arma, o Stormbreaker, apesar disso, segundo o trailer, ele não quer mais usá-lo como ferramenta de guerra. Creio que podemos assumir que ambos simultaneamente serão Thor, cada um com sua ferramenta e provavelmente com uma finalidade diferente. No fim das contas, existe material suficiente para inspiração e algumas evidências que Jane Foster pode assumir de vez o manto de Thor, quem sabe, se juntando aos Vingadores em algum lugar no futuro.

Lembrando que Thor: Amor e Trovão têm data de estreia marcada para 7 de Julho no Brasil. Enquanto isso, não deixe de conferir o primeiro trailer do filme em que a Poderosa Thor aparece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui