Fundação: | 30 de setembro de 1993, Nova Iorque, Nova York, EUA |
Sede | Nova Iorque, Nova York, EUA |
Fundador | Ryan Brant |
Atuais donos | Strauss Zelnick |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de jogos |
A Take-Two conquistou espaço no mercado de jogos por causa da perspectiva visionária dos seus diretores. Com o passar do tempo, a empresa mostrou como cada etapa e dificuldade superada a ajudou a crescer e se expandir. Graças ao trabalho árduo e equipe dedicada, hoje a empresa é uma das maiores referências do setor.
Por esse motivo, vale a pena conhecer quem participou dessa trajetória e como a companhia se consolidou. Então, continue a leitura e descubra quando a Take-Two foi fundada, quem foram seus criadores, sua história e muito mais.
Quando a Take-Two foi fundada?
A Take-Two surgiu em 30 de setembro do ano de 1993.
Quem são os fundadores da Take-Two?
Foi Ryan Brant quem fundou a Take-Two. Depois de conseguir o seu diploma de Economia, Ryan Brant iniciou o processo de fundação dessa companhia. Desde o princípio, a empresa tinha grandes planos para a sua inserção e expansão no mercado de jogos.
Quem são os atuais donos da Take-Two?
Hoje, Strauss Zelnick é o dono da Take-Two, assumindo o cargo de diretor executivo do negócio. Desde o ano de 2001 que Zelnick atua como sócio da empresa ZelnickMedia, conseguindo o cargo de presidente da Take-Two em 2007 e atuando como diretor executivo desde 2011.
Strauss Zelnick tem sido fundamental para o desenvolvimento da Take-Two por causa da sua perspectiva visionária. Ele é um líder com projetos inspiradores, mantendo a parte financeira da empresa em constante crescimento. Além disso, ele também defende um espaço mais aberto no ambiente de trabalho onde a equipe tem apoio para explorar suas ideias e paixões em prol dos jogos.
O diretor executivo da Take-Two tem elevado a empresa a alcançar o seu objetivo de ser uma companhia inovadora e eficiente. Para tanto, ele tem sido um aliado da criação de um ambiente mais inclusivo e respeitoso dentro da companhia.
O que a Take-Two oferece?
A Take-Two é uma desenvolvedora, distribuidora e editora de jogos sediada nos EUA. Dona da 2K Games e Rockstar Games, ela é uma das maiores vendedoras de jogos para computador e periféricos da atualidade. Possui estúdios em diversas cidades, incluindo San Diego, Toronto e Califórnia.
Take-Two detém alguns jogos notáveis em seu currículo, como a série Máfia e Grand Theft Auto (GTA). A empresa também adquiriu outros títulos por meio da compra de subsidiárias, como o jogo BioShock. Por causa do poder da empresa no setor, a EA tentou adquirir a Take-Two pelo preço de US$ 2 bilhões. No entanto, os executivos da Take-Two recusaram a proposta.
História da empresa
Ryan Brant fundou a empresa em 30 de setembro do ano de 1993. Depois de 5 anos de trabalho produtivo, a companhia estava mais consolidada no mercado, conseguindo adquirir a BMG Interactive após pagar US$ 14,2 milhões. No fim de 1998, a empresa mudou o nome da BMG Interactive para Rockstar Games.
No ano seguinte, a Take-Two fez uma parceria com a empresa Jumpstart Interactive para lançar o game Byosys. Em julho do mesmo ano, a companhia publicou o jogo Hidden & Dangerous, uma das primeiras referências de jogo tático de tiro em primeira e terceira pessoa. Após pagar mais de US$ 22 milhões para a empresa Infogrames, a Take-Two conseguiu ter acesso aos direitos da série Civilization.
Expansão
A Take-Two reservou mais de US$ 80 milhões para iniciar o seu projeto de aquisições a partir de 2005. Somente US$ 32 milhões foram usados para comprar os estúdios Kus Games e Visual Concepts. Além deles, a empresa pagou US$ 11,8 milhões para adquirir o estúdio Irrational Games e mais US$ 11,4 milhões para comprar a Gaia Capital Group.
O surgimento das editoras 2K Sports e 2K Games teve o propósito de ajudar no gerenciamento de novos estúdios adquiridos. Além disso, as editoras ajudariam no lançamento de novos títulos com outras empresas conhecidas.
A Take-Two conseguiu os direitos de jogos de esportes que antes pertenciam à Sega. Os jogos foram desenvolvidos pelos estúdios Kush Games e Visual Concepts, mudando o nome dos jogos ESPN 2K a fim de apagar o nome “ESPN” do título. Nessa mesma época, a Take-Two adquiriu a empresa Firaxis após pagar US$ 27 milhões.
Negócios não concretizados e rumores
Embora seja considerada imparável, a Take-Two também possui alguns negócios não concretizados em seu currículo. Os mais famosos são:
Activision Blizzard
Em 2011, o site MVC 69 publicou um rumor de que a Activision Blizzard estaria interessada em comprar a Take-Two. O rumor ganhou força em 2014, alegando que a Activision queria refazer a sua abordagem para adquirir a Take-Two. Apesar da valorização das ações da Take-Two por causa esse rumor, nenhuma das empresas confirmou publicamente o interesse de compra e venda.
Electronic Arts
No começo do ano de 2008, a Electronic Arts, a EA, ofertou US$ 2 bilhões para comprar a Take-Two. Enquanto os rumores perduraram por semanas, as empresas viram as suas ações subirem e caírem, como a EA, cujas ações caíram 5% em 1 ano.
Segundo John Riccitiello, CEO da Electronic Arts, a Take-Two já havia recusado uma oferta de compra anterior. A EA persistiu na compra, considerando outras propostas para a aquisição. No entanto, os representantes Take-Two rejeitaram a oferta, afirmando que a EA não entende nem os elementos-chave da empresa nem as propostas internas de revitalização e crescimento do negócio, subestimando-os.
Apesar disso, os representantes da Take-Two consideraram conversar com os donos da EA depois do jogo Grand Theft Auto IV ser lançado. No entanto, a Take-Two não mudou sua decisão, então a EA desistiu da compra após deixar a oferta expirar duas vezes.
Microsoft Games
Depois da tentativa fracassada da EA em comprar a Take-Two, rumores indicaram que era a vez da Microsoft Games dar um lance. Por outro lado, a Redmond negociaria comprar as licenças de jogos da Take-Two, mas a compra nem os rumores se confirmaram.
Tempos depois, representantes da Microsoft Games negaram publicamente qualquer tentativa de comprar a Take-Two. Eles justificaram que não oferecem nenhuma quantia sem entender as circunstâncias de adquirir outro negócio. Além disso, essa compra seria desvantajosa para a Microsoft Games visto que a compra por um valor tão alto deixaria a empresa com problemas financeiros. Por fim, se a Microsoft Games comprasse a Take-Two, os lançamentos ficariam limitados ao Xbox 360 e computador, gerando prejuízos financeiros gigantescos.
Disputas judiciais e expansões
Durante o ano de 2007, a Oasys assinou um contrato que permitiu trazer os jogos da franquia Sid Meier para os dispositivos móveis. A franquia pertencia a Firaxis Games, subsidiária da Take-Two.
Tempos depois, a Take-Two teve que pagar o valor de US$ 20 milhões a fim de incluir um mini-jogo de conteúdo adulto no game Grand Theft Auto: San Andreas. Em paralelo, a empresa também recebeu um processo da UFC a respeito de um dos jogos criados pela Take-Two baseado na organização.
Após a saída de Ben Feder da posição de CEO da Take-Two, Strauss Zelnick assumiu o comando. Ele ajudou a concretizar a compra dos jogos de WWE da THQ após a falência da produtora.
Essa foi uma das apostas de expansão da empresa, já que o diretor de operações Karl Slatoff também anunciou uma série de novos jogos e produtos em desenvolvimento. Na mesma época, Agent e Grand Theft Auto V estavam em produção e outras franquias já consolidadas, como Red Redemption e Mafia, continuam importantes para a empresa.
Aquisição bilionária
Durante o ano de 2021, dispositivos móveis e sociais garantiram uma grande arrecadação para o setor de jogos. Mesmo assim, a Take-Two, apesar do sucesso, ainda tinha uma participação mais tímida no mercado de jogos móveis. Por esse motivo, a empresa decidiu mudar sua estratégia para se consolidar no setor de jogos de celular.
Então, ela adquiriu a Nordeus, uma desenvolvedora de jogos móveis, mudando o seu nome para T2 Mobile Games. Além dela, a Take-Two também comprou a Zynga, uma das maiores empresas desse setor, por mais de US$ 12 bilhões, sendo a sua maior compra até o momento.
A Take-Two comprou todas as ações da empresa, se tornando a sua proprietária. Para tanto, a companhia usou as suas próprias ações e parte da receita para fechar o acordo. Somente assim foi possível aliviar a transação, impedindo que a empresa enfrentasse um problema financeiro por falta de capital.
Detalhes do acordo
O acordo previu que os proprietários das ações da empresa Zynga ganhem US$ 3,50 em cash e mais US$ 6,36 por meio de ações da Take-Two. Assim, cada ação da companhia teria um valor final de US$ 9,86, sendo esse um valor superior em 64% comparado com as ações da Zynga no começo de 2022.
Para Strauss Zelnick, da Take-Two, o acordo ajudará a Take-Two a assumir a frente do mercado de jogos mobile. Além disso, a transação ajudará na diversificação dos jogos da Take-Two, permitindo a empresa crescer na indústria de entretenimento. Logo, a empresa terá liberdade para criar franquias para PC, console ou até jogos que transitem entre os consoles.
A transação de US$ 12,7 bilhões entre a Take-Two e a Zynga é considerada o maior acordo da indústria dos jogos. Esse valor supera a compra das empresas Bethesda e Zenimax pela Microsoft no valor de US$ 8,1 bilhões e a aquisição da Supercell pela empresa Tencent pelo valor de US$ 8,6 bilhões.
A Zynga é a responsável pelo desenvolvimento de franquias bem-sucedidas, como Harry Potter: Puzzles and Spells e Farmville. Durante o período da aquisição, a Zynga e dedicava ao desenvolvimento do jogo Star Wars: Hunters.
Sucesso comercial
Desde os seus primeiros anos no mercado, a Take-Two dava sinais de que seria uma empresa bem-sucedida. O crescimento lento ajudou a testar estratégias de vendas, estudando melhor o mercado e antecipando tendências. Como resultado, ao longo de seus quase 30 anos de história, a empresa registrou um lucro líquido anual de US$ 418 milhões, alcançando US$ 3,5 bilhões somente em receitas durante o ano de 2022.
Esses números se devem, em parte, pelas vendas de consoles de jogos e produtos relacionados, como conteúdos adicionais, moedas virtuais e mais. A venda de consoles que permitem um gasto frequente dos jogadores representa mais de 70% das vendas da companhia. Hoje, a empresa conta com quase 8.000 funcionários trabalhando na sede norte-americana e nas subsidiárias.
Jogos populares da Take-Two
A Take-Two possui um catálogo invejável e com títulos de grande sucesso. Seus jogos se encaixam nos mais diversos tipos de gênero e possuem uma jogabilidade envolvente e única. Então, veja a seguir uma lista com alguns dos títulos mais conhecidos da empresa:
BioShock 2
10 anos após o primeiro jogo, a trama mostra que as Little Sisters, coletoras da ADAM, sumiram da cidade. Porém, uma delas conseguiu fugir e decide retornar à cidade para não só organizar a região, mas também assumi-la. Agora, ela é conhecida como a Big Sister, sendo a nova antagonista do game.
O jogador assume a figura do Big Daddy, um dos vilões do jogo original com um grande arsenal à disposição. Além do arsenal de guerra convencional, o jogador pode acessar as Plasmids com o objetivo de utilizar poderes sobrenaturais. Para vencer os antagonistas, o jogador deve ser astuto, combinando ataques e usando o “Incinerate” para amplificar o dano dos seus golpes.
Borderlands
Jogo de ficção científica de tiro em primeira pessoa, Borderlands mostra a procura de colonizadores espaciais por minérios preciosos. Após chegarem ao planeta Pandora, é relevado que as riquezas são escassas e existe uma raça alienígena bastante perigosa adormecida no local. Para escaparem dela e de piratas, os personagens devem encontrar uma tecnologia antiga guardada por uma entidade misteriosa.
O jogo permite que vários jogadores interajam na história ao mesmo tempo. Mesmo que um jogador inicie o jogo sozinho, outros participantes podem acessar a mesma partida sem interromper a história.
Além disso, cada participante pode assumir funções diferentes. Por exemplo, enquanto um jogador assume a direção do veículo, outro pode usar as armas para disparar contra os adversários, necessitando da cooperação entre a equipe. Ademais, os artefatos que o jogador adquire em uma partida permanecem com ele após iniciar novas sessões.
Grand Theft Auto V (GTA 5)
Ao começar o Grand Theft Auto V, o jogador pode assumir o controle de três personagens. O primeiro é Michael, ex-ladrão de bancos cuja vida de assaltos afetou a sua estrutura familiar. Enquanto Franklin é um ladrão de carros, Trevor é um dependente com tendências psicóticas. Ambos veem seus caminhos se cruzarem no submundo criminoso da cidade de Los Santos.
O GTA V se tornou o jogo mais famoso da franquia, alcançando mais de 170 milhões de cópias vendidas, gerando uma receita de mais de US$ 7 bilhões desde o seu lançamento em 2013. Por causa do sucesso contínuo do jogo, a Take-Two manterá a sua atenção neste game antes de lançar a sua sequência.
Além das vendas, o GTA possui excelentes avaliações na plataforma Twitch, sendo uma das maiores atrações da plataforma. Durante o mês de março de 2022, o jogo e conteúdos relacionados a ele conseguiram acumular quase 30 milhões de horas semanais.
LA Noire
LA Noire é um jogo que mistura aventura, ação e estratégia em um game de tiro. O jogador será apresentado a um mundo aberto mostrando a cidade de Los Angeles durante os anos 40.
Na pele do policial Cole Phelps, o jogador deverá lidar com a criminalidade das ruas e a corrupção dentro da própria polícia. Além disso, o personagem enfrentará o seu próprio passado, visto que Phelps cometeu atitudes questionáveis durante a Segunda Guerra.
Mafia
Na trama, um motorista de táxi é forçado a trabalhar para a família Salieri, protegendo os membros da organização de morrerem nas mãos de rivais. Durante o jogo, alguns mafiosos invadem o táxi e obrigam o condutor a desviar dos perseguidores.
O jogo ambienta uma cidade norte-americana dos anos 30, narrando o contrabando de bebidas durante a Lei Seca. Diante disso, o jogador assume diversos personagens, principalmente o taxista Tommy, para conquistar respeito e poder da família Salieri. A organização ordenará que o personagem principal cobre dívidas ou vingue parceiros assassinados.
Max Payne
Payne trabalhava como policial e em algum momento da sua vida perdeu sua esposa e filho. Decidido a vingar a morte da sua família, ele sai à procura dos assassinos desenvolvendo a partir daí a trama do jogo.
O personagem toma atitudes que reforçam o trauma da perda e sua culpa. Como consequência, o ex-policial mergulha em situações e reviravoltas que o colocam em posição difícil. Além de questionar os seus próprios atos, Max Payne passar a questionar o seu próprio lugar no mundo.
Red Dead Redemption
Ambientado em 1911, o jogo mostra a história de John Marston, ex-caçador de recompensas. John tem a sua família sequestrada pelo governo e é obrigado a trabalhar para ele como um caçador. O trabalho se torna ainda mais difícil quando ele recebe a missão de capturar três conhecidos da sua velha gangue.
O jogador pode caminhar através de um mundo aberto, interagindo com os elementos ao redor. A princípio, o jogador atravessará esse mundo a pé, mas também pode escolher um cavalo para ajudá-lo. Além disso, quem controla o protagonista terá uma jogabilidade diferenciada e divertida. Por exemplo, com o recurso “Dead eye” é possível marcar mais de um alvo e atirar neles com facilidade durante alguns instantes de câmera lenta.
Um dos diferenciais do Red Dead Redemption é o sistema de moralidade do protagonista. Sempre que John Marston executa uma ação os seus níveis de honra e popularidade dentro do jogo mudam. Como resultado, outros personagens reagirão a ele de acordo com os seus pontos.
Caso queiram, jogadores podem acionar o modo multijogador, permitindo que até 17 pessoas participem da mesma partida. É possível utilizar o modo cooperação ou competição, se ajudando ou batalhando entre si. Por causa da ótima narrativa, excelentes gráficos e jogabilidade interativa, a sequência Red Dead Redemption conseguiu vender 17 milhões de cópias em menos de 15 dias após o lançamento, alçando a marca de 50 milhões de cópias vendidas até o fim de 2022.
Sid Meier’s Civilization
Esse game exige estratégia dos jogadores, já que se trata de um jogo de tabuleiro. O jogo com espaço para até quatro jogadores permite que eles assumam os avatares de líderes imperiais conhecidos. Enquanto jogam, os players ampliam os seus territórios e criam novas tecnologias para esse mundo. Porém, somente uma nação terá o direito de governar todas as outras.
O jogo revela novos lugares desconhecidos que os personagens podem conquistar. À medida que interagem, os jogadores podem mudar o cenário adicionando bárbaros, cidades e recursos naturais. Feito isso, é possível planejar expansões ou invasões.
As metas mudam de acordo com o jogo e os jogadores podem adquirir cartas de vitória no começo da partida. Quem conseguir realizar uma agenda completa em cada carta de vitória terá mais chances de se tornar o maior governante dos reinos.
The devil inside
Misturando ação e terror, o jogo proporciona uma narrativa de tiro na visão de terceira pessoa. O jogador assume o controle de Dave, participante de um reality show sobrenatural. Ele e outras pessoas são colocadas em uma casa mal-assombrada e devem sobreviver aos monstros que estão presos lá.
Além das armas que encontra pelo local, o jogador também pode recorrer à Deva, um demônio que habita o corpo de Dave. Feito isso, é possível usar feitiços e outras táticas para superar os adversários e sair vivos do local.
XCOM
O jogo de tabuleiro mostra uma força de guerrilha tentando superar uma invasão alienígena. Embora os viajantes do espaço prometam um futuro glorioso para a terra, há aqueles que acreditam em interesses ocultos por parte dos aliens.
Diante disso, uma equipe é formada para tentar acabar com a invasão e salvar o planeta dos alienígenas. Até quatro pessoas podem jogar numa mesma partida.
Considerações finais sobre Take-Two
A Take-Two é um exemplo de como a determinação e visão de negócio transformam uma empresa. Desde o começo, quando Ryan Barnt gerenciava a companhia, a empresa deu sinais de que seria uma das companhias mais importantes do setor. Quase 30 anos depois, esse objetivo não só foi alcançado, como também superado em larga escala.
Hoje, a Take-Two é conhecida por causa das escolhas criativas e gestão de negócio, sendo uma grande referência para o setor. Por esse motivo, vale a pena esperar pelos próximos passos e o que a empresa trará de novo ao mundo dos jogos.