Supermassive Games

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Supermassive games - Divulgação
Supermassive games - Divulgação
Fundação:2008, Reino Unido
SedeGuildford, Reino Unido
FundadorPete Samuels
Atuais donosNordisk Games
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de jogos

A Supermassive Games conquistou aos poucos o respeito do público e especialistas em jogos. Tudo por causa da experiência imersiva proporcionada pela empresa em cada jogo produzido por ela. Afinal, a empresa permitiu que o jogador participasse e influenciasse o desfecho de cada história contada.

Como resultado, a companhia se tornou referência nos jogos de terror, criando jogos famosos, como Until Dawn e The Quarry. Diante disso, continue a leitura e descubra mais sobre a Supermassive Games, sua fundação, quem gerencia o negócio e mais.

O que a Supermassive Games oferece?

A Supermassive Games é uma empresa desenvolvedora de jogos do gênero de terror. Ela é uma das principais produtoras de jogos para o console da PlaysStation.

Apesar de ser considerada uma novata no ramo, a Supermassive Games já é um estúdio consolidado no mercado. Seu primeiro grande sucesso mundial, o jogo Until Dawn, redefiniu as metas e projetos da companhia. Após o lançamento dele, a companhia considerada independente se tornou uma grande referência no mercado de jogos para console.

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Um dos grandes diferenciais da companhia é aumentar a imersão e participação do jogador em cada lançamento. Assim, em vez de um mero espectador, o jogador também decide os resultados dos enredos. Para produzir os seus jogos mais recentes com extrema qualidade gráfica, a empresa usa o motor Décima Engine da Guerrila Games.

Quando a Supermassive Games foi fundada?

A Supermassive Games surgiu no mercado em 2008 na cidade de Guildford, Reino Unido, Inglaterra. No começo, a empresa teve um crescimento discreto e demorou para ser reconhecida. Somente em 2015, 7 anos após a sua fundação, que a companhia teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho com um alcance maior.

Hoje, a empresa possui mais de 300 funcionários. Juntos, a equipe crescente desde a fundação trabalha para aumentar o catálogo da empresa com jogos únicos. Apesar do grande renome que possui hoje, a Supermassive Games ainda mantém o seu princípio da fundação: oferecer novas experiências de jogo com narrativas diferenciadas.

Quem são os fundadores da Supermassive Games?

Pete Samuels – IMDb

Pete Samuels é o responsável pela fundação da Supermassive Games no ano de 2008. Na época, ele já tinha bastante experiência na área, visto que ocupou cargos de liderança na empresa Psygnosis nos anos 90. Além disso, Pete Samuels também trabalhou para a Electronic Arts European Studio no cargo de diretor de desenvolvimento sênior.

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Com o auxílio do seu irmão Joe Samuels, Pete conseguiu fundar a Supermassive Games. Ele atuou como CEO da empresa, recebendo o apoio de diretores durante o crescimento da companhia. Desde o princípio, uma das metas dele era reunir um grupo com diversas equipes empenhadas na criação de jogos futuristas com reconhecimento mundial. Ademais, Pete Samuels e seus parceiros sempre mantiveram o modo de negócio independente para a empresa.

Quem são os atuais donos da Supermassive Games?

Nordisk Games - Divulgação
Nordisk Games – Divulgação

Hoje, a Supermassive Games pertence à empresa Nordisk Games. A Nordisk Games já era uma acionista da Supermassive Games, possuindo 30% das ações da companhia. Porém, a Nordisk Games conseguiu fechar um acordo e adquirir a Supermassive Games em sua totalidade, gerenciando todos os lançamentos da produtora.

A aquisição aumentou o controle da Nordisk Games sobre o setor de jogos. Ela é a dona de estúdios como Avalanche Studios Group, Flashbulb Games, MercurySteam, Nitro Games, Star Stable Entertainment e mais. E apesar da aquisição, a intenção da empresa é continuar a produzir jogos com narrativas envolventes e cinematográficas.

A Nordisk Games busca diversificar a sua participação na indústria de jogos adquirindo ações de diversas companhias do setor. O investimento em empresas de maioria europeia aumentou o portfólio e influência da Nordisk Games no setor de jogos para consoles.

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Mesmo com a aquisição por parte da Nordisk Games, a Supermassive Games continuará o seu trabalho na produção dos seus jogos. A Nordisk Games colocará o investimento necessário para ampliar o alcance da empresa no setor. De acordo com Pete Samuels, o investimento da compradora também trará mais segurança financeira para a companhia durante o seu projeto de expansão.

História da empresa

Pete Samuels já era um nome conhecido no setor de jogos por ter trabalhado na Psygnosis e Electronic Arts. Em 2008, ele fundou a Supermassive Games e oficializou um acordo que permitia a companhia trabalhar como desenvolvedora terceirizada da Sony. Em seguida, a produtora trabalhou com a empresa Media Molecule para criar jogos da franquia LittleBigPlanet. Além disso, a empresa também trabalhou no desenvolvimento de jogos com controle PlayStation Move.

A princípio, a parceria e os trabalhos da Supermassive Games trouxeram bons resultados, já que as vendas anuais renderam £ 5,7 milhões somente em 2011. No ano seguinte, foi a vez da BBC propor uma parceria à Supermassive Games para criar um jogo baseado na série Doctor Who. Infelizmente, a má recepção do jogo cancelou os planos para uma trilogia. Porém, a BBC ainda manteve contrato para lançar Wonderbook: Walking with Dinosaurs em 2013.

Em 2015, a Supermassive Games lançou o título Until Dawn que antes era concebido para ser um jogo do PlayStation Move até ser reformulado para PlayStation 4. O jogo de terror é um filme interativo e trouxe à Supermassive Games um sucesso inesperado. Por isso, a empresa trabalhou em outros títulos derivados da franquia, como o The Inpatient e Rush of Blood.

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Após enfrentar problemas no desenvolvimento de jogos de ação, a Supermassive Games retornou aos jogos de terror. Dessa vez, a parceria aconteceu com a empresa Bandai Namco Entertainment. Juntos, as companhias trabalharam em uma antologia de jogos com o título The Dark Pictures.

Caso a antologia faça sucesso, o planejamento da empresa é lançar um título a cada 6 meses. Além disso, a empresa também lançou The Quarry, jogo que utiliza uma mecânica parecida com Until Dawn, sendo influenciado por filmes de terror. Em paralelo, a Nordisk Games adquiriu a Supermassive Games em 2022 com planos de expandir as produções do estúdio.

Reconhecimento e iniciativas sociais

Os jogos da Supermassive Games são conhecidos por sua excelência narrativa e gráfica. Por causa das suas produções inovadoras, a empresa conquistou diversos prêmios, dentre eles o BAFTA. Esse reconhecimento ajudou a consolidar a companhia como um estúdio promissor e capaz de influenciar as tendências do mercado de jogo.

A crescente equipe possui algumas centenas de colaboradores que trabalham em constantes melhorias e propostas inovadoras para os títulos. Não só o jogo Until Dawn ganhou reconhecimento com um BAFTA, mas também o corpo comercial da empresa.

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Na parte social, a produtora também trabalha com instituições de caridade. Além disso, a companhia também presta apoio a instituições de ensino e operações com o GamesAid. Ou seja, além da transformação na mecânica dos seus jogos, a Supermassive Games também trabalha para a melhoria do mundo ao redor, transformando a rotina dos cidadãos comuns.

A receita do medo

A receita do medo - Divulgação
A receita do medo – Divulgação

Hoje, a Supermassive Games foca na produção de jogos narrativos no gênero de terror. Alguns dos maiores sucessos da empresa nesse nicho são a antologia The Dark Pictures, Until Dawn e o recente The Quarry.

A Supermassive Games trabalha nos seus jogos com uma postura “de fã para fã”. Em outras palavras, a empresa utiliza mecânicas e fórmulas diferenciadas que ajudem o jogador a ter uma experiência de jogo diferenciada. Por isso, a produtora dá ao seu jogador o controle da narrativa da história. Dessa forma, segundo ela, o jogador terá consequências mais realistas para as suas ações no jogo.

Nesse sentido, o jogador acaba assumindo a posição de diretor em vez de apenas ser um espectador. É necessário pesar as decisões, pois cada atitude terá um impacto importante na narrativa. Em Until Dawn, por exemplo, se um personagem for salvo, o outro pode acabar tendo o seu fim depois. Porém, mesmo que um personagem não sobreviva, a história continuará a partir desse evento.

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As consequências dos jogos determinam o caminho seguido pelo jogador dentro da trama. Não o bastante, cada escolha do jogador desencadeará eventos no futuro da trama.

Outro ponto importante para a Supermassive Games nos seus jogos é a exposição gradual ao elemento do terror. Como o antagonista é mostrado aos poucos, o jogador sente uma tensão, ansiedade e medo graduais ao desenrolar do jogo. Apesar de ser uma experiência assustadora para alguns, a tática da Supermassive Games para assustar também é bastante divertida.

Quais os segredos da empresa para criar jogos de terror envolventes?

Os colaboradores da Supermassive Games valorizam a criação da tensão e do suspense. Todavia, a equipe sempre planeja os rumos das narrativas dos seus jogos para alcançar o resultado esperado. Por esse motivo, a equipe sempre segue as seguintes regras na criação dos jogos:

1°: Os jogadores têm direito a escolhas justas

Para a Supermassive Games é importante que os jogadores tenham opções justas no desenrolar dos jogos. As opções devem ter uma explicação mais lógica e os desfechos dos personagens devem ser coerentes. Dessa forma, os jogadores não se frustrarão caso um personagem tenha um desfecho considerado inadequado. Para a produtora, é essencial que o player saiba que está no controle de fazer escolhas.

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Além disso, o personagem não deve ter um desfecho trágico logo após o jogador tomar uma decisão equivocada. Nesse caso, é importante que o indivíduo tenha algum sinal prévio de que precisará tomar uma decisão mais drástica para a história.

O jogador deve ter compreensão dos prós e contras de cada escolha que ele faz. Por conta disso, ele tem acesso a NPCs capazes de revelar detalhes importantes nos diálogos antes de tomar qualquer decisão. Contudo, as escolhas apresentadas sempre serão opostas entre si para trazer consequências diferentes aos personagens.

A equipe da Supermassive Games nunca revela qual escolha é a certa ou errada. Para ela, é essencial que o jogador passe a questionar se a sua decisão é a melhor ou pior para um personagem. Somente quando as consequências da sua escolha forem apresentadas que ele terá a sua resposta.

2°: Enredo deve ser dramático e envolvente

Para a Supermassive Games é essencial trabalhar com histórias que atraiam e mantenham a atenção dos jogadores. Dramas ou conflitos internos e externos são importantes para manter a narrativa atraente. Como resultado, o jogador pode concluir a história de forma satisfatória e sem a sensação de ter sido um passeio vazio.

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A criação de dramas envolventes dá ao jogador a sensação de ser alguém fundamental para o desenrolar do jogo. Os jogadores devem sentir que são peças vitais nos conflitos apresentados. Desse modo, eles se sentem mais envolvidos por saberem que suas escolhas definirão os rumos da história, aumentando o drama.

De acordo com a equipe da Supermassive Games, os jogadores devem tomar decisões capazes de afetar os personagens com frequência. Ou seja, não só os eventos externos, mas também o mundo interior dos protagonistas. Na prática, é como se o jogo refletisse os acontecimentos de um cenário real, por isso o drama parece tão verdadeiro.

Todavia, é importante destacar que os jogadores também fazem escolhas menores e poucos vitais. Assim, com essas escolhas menores, os players não sentirão cansaço por experimentarem uma tensão contínua. É quando eles poderão explorar o mundo do jogo na pele dos seus personagens.

3°: As escolhas precisam trazer consequências rápidas e importantes à história

Por último, o jogador deve perceber os resultados das suas escolhas afetando o enredo principal. A Supermassive Games afirma que as decisões trazem consequências diretas para o centro do jogo. Não o bastante, os resultados devem acontecer o quanto antes para manter a sensação de que o jogo é verdadeiro.

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A rapidez das consequências das escolhas trará objetividade às ações do personagem. Logo, elas devem ser mostradas com rapidez. Por exemplo, se um personagem decide correr, ele deve correr logo após revelar esse desejo. Não fará sentido se ele mantiver esse desejo de correr, mas escolher fazer isso em outro momento.

Além do cenário principal

Assim como outras histórias, os jogos da Supermassive Games revelam a importância do enredo principal do jogo com detalhes. No entanto, a produtora também revela como os detalhes gráficos e narrativos se ramificam a cada escolha nova. De acordo com a empresa, essa iniciativa permite aos jogadores perceberem os impactos das suas escolhas na narrativa geral em pequenas escalas.

Por esse motivo, o engajamento dos jogadores durante o desenrolar da história se torna mais ativo. Afinal, eles sabem que as decisões tomadas importam para a narrativa. Então, o efeito dominó das produções da Supermassive Games trazem um aspecto mais realistas para os jogos.

A natureza humana nos jogos e influência dos filmes

A Supermassive Games costuma utilizar elementos comuns aos filmes clássicos de terror. Por exemplo, em um dos jogos da antologia The Dark Pictures é possível observar corredores apertados com poucas luzes. O jogador tem a oportunidade de revisitar esses elementos e também participar deles, recebendo uma nova experiência de entretenimento.

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Embora trabalhe com jogos de terror, a Supermassive Games sempre desenvolveu o lado humano e emocional nas histórias. Por exemplo, as narrativas sempre abordam temáticas sobre confiança, lealdade entre família e amigos e o dever. Na prática, o personagem deve decidir se salvará um amigo ou inimigo ou salvará a si mesmo.

Os enredos dos jogos sempre colocam os personagens numa relação de colaboração para sobreviverem. Nesse caso, os jogadores devem decidir se deixam a diferença de lado e sobrevivem ou mantém desavenças e colocam em risco a sobrevivência do grupo. Mesmo que sejam um divertimento, os jogos dão a oportunidade do player refletir a respeito de escolhas reais em um ambiente de risco simulado.

A escolha dos diálogos também pode revelar sentimentos ou escondê-los. Ou seja, dependendo da situação, é possível trabalhar o aspecto emocional de cada personagem. Como resultado, é possível revelar a personalidade de cada indivíduo e criar um jogo emocional mais envolvente, tanto entre os outros personagens quanto para o próprio jogador.

Tal como na vida real, as decisões dos jogadores resultam em finais diferentes para a história. Nesse sentido, é possível que todos os personagens tenham um final trágico ou fazer com que a maioria ou todos sobrevivam. Esse recurso aumenta a longevidade dos jogos, pois os jogadores se sentem interessados em descobrir todos os finais possíveis.

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Mitologia e ambientação dos jogos

Os desenvolvedores da Supermassive Games são empenhados na criação dos seus vilões. Eles sempre apresentam uma criatura ameaçadora e perigosa, mas também acreditável. Afinal, o jogador precisa entender que ele será o responsável pelo destino dos personagens.

A princípio, os ambientes apresentados nos jogos causam uma sensação profunda de aperto e pouco espaço. Os ambientes se abrem à medida que a história se desenvolve. No entanto, a apresentação de espaços mais abertos serve para aumentar a exposição dos personagens e vulnerabilidade do jogador.

Cada título da Supermassive Games usa um mito ou lenda como base para a história. Por exemplo, no jogo The Quarry, há a presença de lobisomens agressivos. Após a apresentação desses monstros, a Supermassive Games usa da liberdade criativa para criar e continuar uma história única e com a identidade da empresa.

Valores da Supermassive Games

A Supermassive Games carrega valores pessoais que influenciam o seu método de trabalho. Desde a sua fundação, a produtora sempre deixou claro o quanto os jogadores são importantes para os lançamentos dela. Por esse motivo, a companhia sempre mantém:

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Comunicação clara

A empresa busca manter a honestidade em sua comunicação, seja com os colaboradores ou com os clientes. Não o bastante, ela não alimenta políticas no seu corpo administrativo, preferindo uma organização mais leve e hierarquia limitada.

Inovação nos seus lançamentos

O grupo da Supermassive Games possui colaboradores de alto nível criativo. Para a produtora, é essencial que a equipe de trabalho tenha vontade de explorar novas ideias. Apesar de existir desafios quanto à parte técnica dos jogos, as equipes trabalham para superá-los.

Excelência

A empresa sempre prioriza a qualidade de suas produções, tanto na parte narrativa quanto na execução dos jogos. Para ela, é fundamental que os jogadores se envolvam e terminem os jogos sentindo a experiência com satisfação.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe garante a superação de desafios e comemoração dos resultados. Cada colaborador da equipe de criação tem as suas ideias ouvidas pelos superiores. Por sua vez, a empresa promove a cultura de apoio para incentivar os colaboradores e conquistar novas metas.

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Jogos produzidos

Veja a seguir o catálogo da Supermassive Games atualizado até o momento em ordem alfabética:

– Big Match Striker

– Bravo Team

– Doctor who: The eternity clock

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– Hidden Agenda

– House of Ashes (The Dark Pictures Anthology)

– Killzone

– LittleBigPlanet;LittleBigPlanet 2; LittleBigPlanet PS Vita

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– Little Hope (The Dark Pictures Anthology)

– Man od Medan (The Dark Pictures Anthology)

– Sackboys’s Prehistoric Moves

– Shattered State

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– Start the Party!

– Start the Party! Save the World

– The Inpatient

– The devil in me (The Dark Pictures Anthology)

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– Tumble

– The Quarry

– Tumble VR

– Until Dawn

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– Until Dawn: Rush of blood

– Walking with Dinossaurs

Trabalhe na Supermassive Games

Caso queira e tenha os requisitos certos, você pode fazer parte da equipe da Supermassive Games. O estúdio tem conquistas grandiosas no setor de jogos e é reconhecido com prêmios internacionais importantes. Ou seja, será uma excelente experiência para quem deseja melhorar o currículo profissional.

A Supermassive Games procura por pessoas experientes e apaixonadas pela criação de jogos. Os candidatos devem empregar as suas habilidades no desenvolvimento de ideias para os próximos lançamentos. Depois, os colaboradores devem trabalhar na execução dessas ideias, explorando possibilidades que levem a criação de novos títulos.

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Com o intuito de aprimorar a qualidade das suas narrativas e entregar experiências de jogo mais envolventes, a Supermassive Games procura por:

– Animadores;

– Artistas, incluindo desenhistas;

– Profissionais de áudio;

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– Equipe de produção;

– Aplicação especulativa;

– Operadores;

– Programadores.

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Benefícios e vantagens de trabalhar na Supermassive Games

Embora a equipe seja menor em comparação as outras produtoras, a Supermassive Games valoriza cada colaborador. Por esse motivo, a empresa oferece como vantagens do trabalho:

– 25 dias de férias por ano;

– Ambientação e fluxo de trabalho que favoreçam a criatividade e suporte da equipe;

– Bônus trimestral de acordo com o lucro da empresa no período;

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– Eventos sociais interativos para a equipe;

– Jornada de trabalho conciliável com a vida pessoal;

– Participação ativa da equipe durante as etapas de desenvolvimento e abordagem de ideias;

– Pensão em caso de acidentes e programa de proteção à renda;

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– Seguro de saúde para os funcionários;

– Valorização de talentos e mais.

Considerações finais sobre a Supermassive Games

A Supermassive Games é uma das maiores e melhores empresas de jogos de terror da atualidade. Grande parte desse sucesso se deve a participação ativa dos jogadores no desenrolar da trama. O catálogo da empresa é modesto se comparado ao de outras companhias. No entanto, a Supermassive Games compensa com títulos de alta qualidade e relevância para o cenário atual dos jogos. Então, com os futuros lançamentos, aproveite o que a empresa pode te proporcionar e descubra narrativas e realidades desafiadoras, mas prazerosas de explorar.

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