Fundação: | 2002 |
Sede | Estados Unidos |
Fundador | John Faulkenberry, Peter Mack, Robert Erwin, Rob Hieronimus e Dan Kramer |
Atuais donos | Dissolvida no ano de 2011 |
Países que opera | Atuação Global |
O que oferece | Desenvolvimento de games |
A Pi Studios foi uma desenvolvedora de jogos estadunidense. Embora fosse uma empresa independente, ficou famosa na indústria por muitos de seus trabalhos de colaboração realizados.
Durante os nove anos em que esteve ativa, funcionou a plenos pulmões, desenvolvendo para empresas conceituadas no mercado, como Activision, por exemplo. Para se ter uma ideia, a empresa colaborou em muitas franquias conhecidas do grande público, como Call of Duty e Halo.
Neste artigo vamos conhecer melhor a história, características e evolução da Pi Studios, além de conferir alguns dos seus trabalhos mais famosos. Acompanhe!
Quando a Pi Studios foi fundada?
A história da empresa iniciou-se em 2002, ano em que foi fundada na região de Plano, Texas, Estados Unidos da América.
Quem são os fundadores da Pi Studios?
A Pi Studios tem como criadores: John Faulkenberry, Peter Mack, Robert Erwin, Rob Hieronimus e Dan Kramer.
Quem são os atuais proprietários da Pi Studios?
A Pi Studios foi efetivamente dissolvida no ano de 2011, sendo uma marca extinta desde esse período. No entanto, muitos de seus funcionários criaram uma nova empresa para atuarem: a Category 6 Studios.
O que a Pi Studios oferece?
Como mencionado, a Pi Studios foi uma desenvolvedora de jogos de videogame. Em seus quase 10 anos de atividade, ela conseguiu colaborar com grandes empresas do setor, a exemplo da Activision e a Hudson Soft, participando de algumas das franquias mais conhecidas do universo gamer, como é o caso de Call of Duty.
Um pouco da história da empresa
A trajetória da Pi Studios começou no início dos anos 2000, quando um grupo de desenvolvedores, encabeçados por Robert Erwin, decidiram colocar um propósito maior em sua paixão por tudo relacionado ao desenvolvimento de vídeo games, criando assim uma marca própria para atuar no setor.
A escolha do nome, como se pode pressupor, está diretamente ligada ao número Pi (representado por π), que serviu também como símbolo da empresa.
Atuação no mercado
Mesmo jovem dentro desse cenário, não demorou muito para a Pi Studios colher frutos. Isso porque, logo em 2004, dois anos após sua fundação, a empresa já realizou seu mais importante trabalho comercial: Call of Duty: United Offensive, um pacote de expansão para a Activision.
Esse primeiro trabalho também lhe rendeu no ano seguinte, em 2005, um outro: “Call of Duty 2: Big Red One”, realizado para GameCube, PlayStation 2 e Xbox, sendo um projeto feito juntamente com a Treyarch Corporation.
O trabalho em conjunto continuou por mais alguns anos, pois a Pi Studios ainda ajudou no desenvolvimento de Call of Duty 3, lançado em 2006; Call of Duty: World at War, em 2008; e Call of Duty: Black Ops de 2010, todos publicados pela Activision.
Em 2006 o Estúdio também ajudou no desenvolvimento de uma versão de Halo 2 para o Windows que teve lançamento em 2007. Neste trabalho, ajudou na criação das ferramentas de edição e também nos conteúdos do mapa multijogador do jogo.
Além de outros trabalhos para diversas empresas, a Pi Studios também tem um longo histórico de jogos para o PlayStation. Ajudou no desenvolvimento de Rock Band para o console em 2007 e, posteriormente, criou uma versão para Nintendo Wii, em 2008. Também ajudou na criação de outros jogos da franquia Rock Band Track Packs para essas plataformas.
Fim da Pi Studios e o surgimento de uma nova marca
No ano de 2011, a Pi Studios estava trabalhando no desenvolvimento de um jogo para o Xbox Live Arcade e o PlayStation 3, chamado Bonk: Brink of Extinction. O projeto liderado pela Hudson Soft, no entanto, acabou sendo cancelado, em muito devido ao terremoto de grande escala que abalou o Japão nesse período.
A tragédia, que também acabou provocando um tsunami e o acidente nuclear de Fukushima, foi uma das mais marcantes da história recente do país. Para se ter uma ideia, é considerada a maior catástrofe que o Japão enfrentou desde que os Estados Unidos lançaram as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, no ano de 1945.
Assim, em meio a esse cenário, a Pi Studios acabou também fechando oficialmente as portas, mesmo sem dar uma explicação concreta para a dissolução da marca. Vale lembrar, é claro, que mesmo possuindo um certo reconhecimento do público, devido a suas colaborações em franquias de grande sucesso, a desenvolvedora ainda era um estúdio independente e pequeno, sensível a grandes mudanças.
O fim da Pi Studios, no entanto, foi totalmente alinhado ainda ao nascimento de uma nova desenvolvedora: a Category 6 Studios. A empresa foi formada por muitos dos funcionários do dissolvido estúdio – cerca de 15 -, incluindo o veterano do mercado, Kenn Hoekstra.
Quais são os principais jogos da Pi Studios?
Durante a história, já foi possível observar alguns dos principais trabalhos que a Pi Studios realizou. Neste tópico, porém, vamos ainda mais fundo nesse tema, abordando mais profundamente os jogos destacáveis que a desenvolvedora contribuiu ou criou. Acompanhe!
Call of Duty: United Offensive
Call of Duty: United Offensive é um pacote de expansão desenvolvido pela Pi Studios juntamente com a Gray Matter Interactive para o jogo Call of Duty. O título teve seu lançamento em 2003 pela Activision.
A história do jogo circula entre um dos períodos mais turbulentos da história do mundo: a Segunda Grande Guerra. O jogador tem a chance de escolher um soldado dentre os países que compõem potências aliadas, o soldado Yuri Petrenko (URSS), Comandante Scott Riley (EUA) e Sargento James Doyle (Reino Unido).
Durante a ação, é englobado cenários e conflitos reais como a invasão da Sicília e Batalha de Kursk. Para completar missões, o personagem é munido se diversos objetos de artilharias como metralhadoras, lança chamas e também tanques, jipes e motocicletas e vários outros automóveis para locomoção.
O título tem duas versões, single player e multiplayer. Nessa última, o jogador consegue através do seu desempenho ganhar pontos que possibilita ao jogador mudar de status através do acúmulos destes pontos que vem acompanhado não só de títulos como Líder do Esquadrão e Sargento do Pelotão, como também de novos apetrechos.
Além Call of Duty: United Offensive, a Pi Studios também ajudou no desenvolvimento de Call of Duty 2: Big Red One (2005), Call of Duty 3 (2006), Call of Duty: World at War (2008) e Call of Duty: Black Ops (2010), outros jogos pertencentes a saga, sendo todos lançados pela Artvision.
Halo 2
Halo 2 é um título lançado em 2007, desenvolvido pela Pi Studios em colaboração com a equipe da Microsoft Game Studios para o Windows Vista. Trata-se de uma versão de Halo 2 desenvolvido primariamente para o console Xbox da Microsoft em 2001.
O jogo é o segundo título da franquia e segue elementos do seu antecessor “Halo: Combat Evolved”. A trama do jogo se passa nos século 26 e acompanha os conflitos entre Master Chief, a Flood e os covenants. A temática agora gira mais em torno dos covenants, mostrando os ocorridos sobre os seus pontos de vistas, sendo possível controlar The Arbiter.
Alguns elementos se mantiveram do jogo anterior e acrescentado mais algumas novidades como a possibilidade de usar duas armas ao mesmo tempo, por exemplo.
Rock Band
Rock Band é um jogo lançado em 2007 desenvolvido pela Pi Studios e Harmonix Music System e publicado pela MTV Games, lançado para Xbox 360 e Playstation 2 e 3.
No título, o jogador tem a chance de viver uma vida de astro do rock, tocando em bandas e utilizando vários instrumentos musicais. O jogo tem versão single player, que pode ser jogado sozinho, e multiplayer, que permite até quatro jogadores de uma vez. Há três consoles em formato de instrumentos que podem ser utilizados: um microfone, uma guitarra e uma bateria.
Ao longo dos anos, a Pi Studios ajudou a lançar vários outros jogos da saga como: Rock Band, em 2008, para o Nintendo Wii; Rock Band AC/DC, em 2008, para Xbox 360 e PlayStation 2 e 3; Rock Band Track Pack Vol. 2, ainda em 2008, para Wii, Xbox, playstation 2 e 3; dentre outros.
Mercenaries 2: World in Flames
Mercenaries 2: World in Flames é um jogo de ação lançado em 2008, desenvolvido pela Pi Studios e a Pandemic Studios para a Microsoft Windows, PlayStation 2, PlayStation e Xbox 360.
A história do jogo se passa na Venezuela, que está sofrendo graves crises políticas. A missão é derrotar Ramon Solano, um oportunista que usou da instabilidade do país para dar um golpe de estado e tomar a liderança do mesmo.
O jogador pode escolher entre três personagens, cada um com seus pontos fortes e fracos: Chris Jacobs, que tem como principal vantagem a possibilidade de levar mais munições; Mattias Nilsson, que como ponto forte a velocidade de regeneração de vida; e Jennifer Mui, que é mais veloz.
Mercenary é a sequência de Mercenaries: Playground of Destruction de 2005, o que o torna um título bem semelhante ao seu antecessor. Porém, foi melhorado algumas coisas, como o fato de agora o personagem conseguir nadar, e o modo de tomar um veículo que agora é preciso fazer de quick time event, enquanto o anterior era bem diferente.
Quake Arena Arcade
Quake Arena Arcade é uma versão remodelada do famoso título “Quake III Arcade”, desenvolvido pela id Software em 1999. A nova versão teve lançamento em 2010 para Xbox 360, onde, dentre as desenvolvedoras, estava a Pi Studios.
Quake III faz parte de uma saga, porém diferente dos anteriores, foca inteiramente no modo multijogador, utilizando jogadores controlados por computador para simular uma experiência multiplayer.
O enredo do jogo é simples e direto: os melhores guerreiros encontrados são colocados um à frente do outro para uma batalha de vida ou morte. O propósito de tal embate é somente um: trazer entretenimento para o povo Vadrigar.
Para avançar no jogo e mudar de nível, é preciso combater com alguns guerreiros que aumentam em dificuldade conforme o nível. Há diversas armas que se pode utilizar em combate, algumas são desbloqueáveis, sendo conseguida conforme se progride no jogo.
Wolfenstein
Outra colaboração importante da Pi Studios foi no jogo Wolfenstein, de 2009. O título contou efetivamente com desenvolvimento pela Raven Software, sendo publicado pela Activision para o Microsoft Windows, PlayStation 3 e o Xbox 360.
Trata-se de um jogo de tiro em primeira pessoa que utiliza uma versão melhorada do motor id Tech 4, equipado com a tecnologia MegaTexture, permitindo a criação de vastas áreas abertas.
Em Wolfenstein, a trama se desenrola depois dos ocorridos em Return to Castle Wolfenstein. No ano de 1943, as forças Aliadas obtiveram êxito em deter a expansão do Terceiro Reich de Hitler.
No entanto, o Führer não ficará contente com algo menor do que simplesmente o controle do mundo inteiro. Assim, Heinrich Himmler, chefe da SS, cria um plano de domínio e controle sobre a força denominada Black Sun.
Possuindo esse poder oculto em suas mãos, os nazistas conseguiram ganhar uma clara vantagem dentro da guerra. Nesse cenário, a única esperança que resta aos Aliados está nas habilidades de B.J. Blazkowicz, um corajoso agente especial.
Bomberman Live: Battlefest
Lançado no ano de 2010 para o Xbox 360, Bomberman Live: Battlefest foi um jogo desenvolvido pela Pi Studios e publicado pela Hudson Soft. A obra integra a famosa franquia Bomberman, sucedendo diretamente o título Bomberman Live, que chegou ao mercado em 2007.
Nesse caso, ele foi justamente a última entrada de console que a Hudson Soft publicou antes de ser efetivamente adquirida pela Konami, o que levou a sua posterior dissolução.
Assim como no Bomberman tradicional, a jogabilidade de Bomberman Live: Battlefest é bem simples. Os jogadores precisam utilizar bombas para que possam explodir e derrotar os demais jogadores.
Além disso, é preciso explodir os tijolos colocados no caminho, a fim de abrir passagem e acessar os inimigos. Essa ação dará power-ups, seja uma maior velocidade ou até mesmo o comprimento de explosão. No jogo, a última pessoa a restar em cada uma das rodadas é considerada o vencedor. Caso ninguém permaneça de pé, é declarado empate.
Considerações finais
Como foi possível observar, a Pi Studios, mesmo não estando mais ativa atualmente, conseguiu marcar seu nome na história da indústria dos jogos. A empresa “nasceu” e “morreu” como uma desenvolvedora pequena e independente, mas que, através das parcerias certas, pôde realizar feitos importantes.
Sua contribuição nas séries Call of Duty, Bomberman e Halo, algumas das franquias de jogos mais conhecidas do mundo, além de outros trabalhos significativos, a fizeram uma marca vitoriosa.
E, felizmente, apesar de não existir mais como empresa, uma parte intelectual do seu legado continua viva agora sob outra marca, a Category 6 Studios, já que são os ex-funcionários da Pi Studios que estão atuando nesse novo estúdio.