Logo LOUD
Logo Oficial da LOUD - Divulgação
Fundação:28 de fevereiro de 2019
SedeSão Paulo, Brasil
FundadorBruno Bittencourt, Jean Ortega e Matthew Ho
Atuais donosBruno Bittencourt, Jean Ortega e Matthew Ho
Países que operaAtuação Global
O que ofereceOrganização profissional de esportes eletrônicos

A LOUD tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de e-sports e entretenimento online. Os eventos da empresa têm ótimo apelo ao público e movimenta milhares de pessoas a acompanharem as suas ações. Por esse motivo, os eventos da companhia têm ganhado cada vez mais notoriedade e reconhecimento midiático.

Conhecer melhor a empresa ajudará a explicar o fenômeno que a LOUD se tornou atualmente. Então, continue a leitura e descubra o que ela oferece, quando foi fundada e quem administra esse bem-sucedido negócio.

Quando a LOUD foi fundada?

A LOUD foi fundada em 28 de fevereiro do ano de 2019. O negócio surgiu após uma parceria entre profissionais do Marketing Digital, criadores de conteúdo e outros desenvolvedores. Como resultado, desde a sua fundação, é uma das marcas brasileiras de grande destaque na plataforma Youtube.

Quem são os fundadores da LOUD?

Bruno Bittencourt, conhecido como “PlayHard”, fundou a LOUD ao lado de Jean Ortega e Matthew Ho, ambos empresários. O trabalho do trio ajudou a marca a ser uma das empresas do setor mais famosas no país. Um grande feito do grupo é ser a primeira equipe de e-sports a atingir 1 bilhão de visualizações no site do Youtube.

Quem são os atuais donos da LOUD?

O trio Bruno Bittencourt, Jean Ortega e Matthew Ho ainda comandam a empresa LOUD. Eles permanecem à frente de iniciativas do grupo para expandir o negócio e popularizar ainda mais a marca. Até 2022, a empresa já contava com quase 50 funcionários.

O que a LOUD oferece?

A LOUD é uma companhia dedicada a criação de conteúdos para jogos online. Nesse sentido, a empresa trabalha com entretenimento, esportes eletrônicos, vestuário, estilo de vida e outros investimentos relacionados à cultura digital dos jogos. Sediada em São Paulo, a empresa surgiu em 28 de fevereiro do ano de 2019, sendo uma criação conjunta do influenciador digital Bruno Bittencourt (PlayHard), Jean Ortega e Matthew Ho.

Hoje, a LOUD tem muitos seguidores em diversos canais de mídia. A empresa é popularmente chamada de “FaZe Clan do Brasil”, já que foca bastante no desenvolvimento de conteúdo digital no país. O poder de influência da companhia é gigantesco, visto que qualquer associado ligado a ela, como um jogador ou famoso convidado, ganha bastante popularidade, aumentando o número de seguidores virtuais em pouco tempo.

A própria empresa se beneficia desse efeito, visto que ela é uma das organizações de e-sports mais conhecidas da rede social Instagram. Mundialmente, é a segunda empresa do setor mais seguida na internet, com quase 40 milhões de seguidores no total.

História da empresa

Publicidade LOUD - Reprodução LOUD
Publicidade LOUD – Reprodução LOUD

A LOUD surgiu no começo do ano de 2019 com a proposta de ser uma empresa influente no setor de e-sports e dispositivos móveis. A princípio, a empresa contava somente com equipes para disputar partidas do jogo FreeFire, mas logo a companhia expandiu seus times para participarem do Fortnite.

No último trimestre de 2020, a LOUD fechou uma parceria com a Riot Games a fim de incluir uma equipe no campeonato nacional de League Of Legends, o CBLOL. Nos dois anos seguintes, a empresa já havia selecionado personalidades para participarem do Valorant, dentre eles Matias Delipetro (Saadhak) e Gustavo Rossi, o “Sacy”.

Enquanto participava do campeonato de Fortnite, a empresa trouxe nomes famosos, como Vinícius “Frosty” e Leonardo Arcanjo, o “Leleo”, que conquistaram alguns prêmios para a empresa. A equipe chegou a participar do FNCS Invitational na Carolina do Norte. Com a saída desses jogadores do time da empresa, a participação da LOUD nesse torneio até o momento é incerta.

Novos colaboradores

Luva de Pedreiro - Reprodução LOUD
Luva de Pedreiro – Reprodução LOUD

Apesar do fluxo de colaboradores, a LOUD continua a crescer, seja em popularidade ou números de participantes. Como resultado, ela conquistou a quarta maior audiência em agosto de 2022 na Twitch, sendo a única empresa do Brasil a ficar entre os primeiros lugares.

Meses depois, a empresa contratou o influencer digital Luva de Pedreiro para o seu time. Ele se tornou o primeiro embaixador da empresa. Como consequência, a parceria trouxe mais popularidade, tanto para a LOUD quanto para o influenciador. Afinal, Luva de Pedreiro já é conhecido de algumas marcas e redes televisivas.

A LOUD conquistou o seu primeiro prêmio da LBFF no ano de 2022. Antes disso, a companhia já havia disputado o título com o Fluxo, perdendo para a rival no quesito de desempate. Felizmente para a companhia, a empresa já tinha outros títulos no currículo, como o troféu Copa América de 2020, conquistado no México. Ademais, a LOUD também alcançou no segundo lugar do FFWS de 2021 onde a Phoenix Force foi campeã do evento.

Conquistas com o Valorant

Durante o ano de 2022, a LOUD conquistou grandes feitos enquanto disputava o Valorant. Por exemplo, ela é a única empresa a manter bons resultados no evento, conquistando o Bicampeonato no VCTBR. Além disso, a companhia participou do torneio Master Reykjavik, cotada entre os melhores para vencer o prêmio. Ela se tornou a vice-campeã, perdendo para o time da OpTic num placar de 3 a 0.

Apesar disso, os pontos ganhos no Master Reykjavik e VCTBR garantiram à LOUD uma vaga direta para participar do Valorant Champions. LOUD manteve um ótimo desempenho no torneio, perdendo somente uma vez na fase dos grupos para a OpTic. Depois das partidas Playoffs, a final do campeonato ficou novamente entre a LOUD e a OpTic.

Os players tiveram dificuldades, já que os mapas do evento estavam difíceis. No entanto, a LOUD conquistou o torneio, vencendo a OpTic por 3 a 1, levando o título do Valorant Champions de 2022.

Participação nas Olimpíadas

A LOUD tomou a iniciativa de participar das Olimpíadas de Tóquio e para isso contratou Pedro Quintas e Luizinho para o Skateboarding. O investimento trouxe retorno, sendo Luizinho o primeiro skatista do Brasil a ser classificado para o torneio. Atualmente, Pedro Quintas ocupa a oitava posição do ranking masculino de parking enquanto Luizinho conquistou a quarta colocação.

Luizinho é um dos maiores nomes do skate no Brasil e já participou de diversos campeonatos do esporte ao redor do mundo. Além de competir no X Games, o skatista conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Skate de 2019.

Trajetória no League Of Legends

Equipe LOUD campeã do CBLOL - Reprodução loudgg
Equipe LOUD campeã do CBLOL – Reprodução loudgg

A LOUD colocou o seu time no Campeonato Brasileiro de League Of Legends em 2021, tendo boas chances de vitória nas disputas playoffs. Nessa mesma fase, o time da empresa disputou com a Rensga, mas perdeu de 0 a 3. O resultado impediu a equipe de avançar após as quartas de finais.

Na disputa de jogos regulares, a LOUD alcançou a quarta posição do ranking, conquistando sua passagem para a fase eliminatória. Durante os jogos das quartas de finais, a LOUD disputou contra a PaIN Gaming. Apesar de começar o jogo com vantagem, a PaIN Gaming conseguiu reverter o placar, ganhando da LOUD de 3 a 2. Após algumas alterações do grupo, a LOUD alcançou o quinto lugar na etapa de pontos, mantendo um empate com a equipe RED Canids.

Após mudar a equipe de LOL, a LOUD conquistou um lugar nos jogos playoffs de segundo split. Embora a fase de pontos tenha sido desafiadora, a equipe da LOUD se reorganizou e venceu cinco partidas consecutivas. Nas etapas de playoffs, o time participou de algumas vitórias e derrotas que afetaram a sua colocação no ranking.

Depois de chegar à final contra a PaIN Gaming, a LOUD venceu a equipe adversária por 3 a 0. Como resultado, o time venceu o Campeonato Brasileiro de League Of Legends segundo split do ano de 2022.

Mundial

No Worlds 2022, a LOUD teve dificuldades para disputar as partidas até alcançar a fase de grupos. A equipe perdeu a MD5 para DFM num placar de 3 pontos contra 1, saindo da competição já na fase de grupos. No entanto, o pico da equipe no torneio foi a conquista mais alta já alcançada por um grupo brasileiro em um campeonato internacional de League Of Legends.

O desempenho da equipe da LOUD foi satisfatório moralmente, pois mostrou que mesmo as equipes favoritas aos títulos não tinham garantias de vitória. A equipe dominou a maioria das partidas que participou, conseguindo superar com facilidade alguns adversários. Apesar da perda, a LOUD conquistou respeito e admiração de quem acompanhava a disputa.

Reconhecimento

Mesmo durante os seus primeiros meses no mercado, a LOUD conquistou uma ótima visibilidade. Afinal, a empresa participou de campeonatos importantes e conseguiu boas colocações nas disputas. Não o bastante, a sinergia e trabalho interno entre a equipe também chamou a atenção de entidades e especialistas do setor de e-sports.

Diante disso, a LOUD recebeu indicações ao Prêmio eSports Brasil de 2019 e 2020. No Esports Awards de 2021, a LOUD foi indicada nas categorias “Esports Video Production Team of the Year” e “Esports Organization of the Year                             “.

Em 2022, a LOUD foi uma das grandes indicadas do Esports Awards, concorrendo em quatro categorias distintas. A empresa venceu as categorias “Esports Team of the Year” e “Esports Creative Team of the Year” do evento. Não o suficiente, a empresa também ganhou o “Best Esports Team” do evento The Game Awards 2022 e “Organização do Ano” pelo Prêmio eSports Brasil.

Parceria com o Burguer King

Parceria com a Burguer King - Reprodução Burguer King
Parceria com a Burguer King – Reprodução Burguer King

A LOUD e o Burguer King fecharam um grande acordo e essa parceria trouxe como embaixadores os influencers digitais Bruno PH, CaioX, Coringa, Guxta, Thurzin e Voltan promovendo a campanha #BknaLOUD. Uma das primeiras ações foi o lançamento de um vídeo musical do artista Guxta ambientado em um dos restaurantes do Burguer King.

Dias antes do anúncio, a BK já interagia com usuários do Twitter sobre o jogo Free Fire, dando pistas dos planos internos. Como forma de divulgação, os embaixadores apresentaram alguns produtos da Burguer King durante a transmissão de lives.

Representantes do BK declararam que os gamers consomem bastante os seus lanches. Por esse motivo, a empresa quer se conectar mais aos jogadores por meio de uma ação com a LOUD. Para tanto, as duas empresas criaram iniciativas relacionadas ao mundo dos jogos como forma de entreter o público gamer. Um dos objetivos é dar ao consumidor fiel experiências diferenciadas enquanto adquirem os produtos da LOUD e Burguer King.

A LOUD espera que a parceria influencie na criação de conteúdos diferenciados e inovadores para o público, trazendo uma série de atrações únicas e de qualidade para o cotidiano dos jogadores. Ademais, o Burguer King pretende reformular os seus lanches, diminuindo a quantidade de conservantes e outros químicos. Desse modo, os gamers poderão consumir lanches mais saudáveis, porém saborosos.

Patrocínio do Itaú

Loud fecha contrato com Itau - Reprodução Itau
Loud fecha contrato com Itau – Reprodução Itau

Assim como o Burguer King, o banco Itaú também firmou um acordo de patrocínio com a LOUD. O objetivo é investir na companhia de e-sports a fim de conquistar uma geração mais jovem. Além disso, a parceria trará oportunidades para ambas as empresas no setor de jogos. Para dar início ao projeto, o Itaú iniciou a campanha #IssoMudaOGame nas redes sociais.

O banco e a LOUD trarão alguns documentários para a série “Somos LOUD” como forma de se conectar ao público. Essa série revelará como os jogos influenciaram no crescimento dos jogadores profissionais influencers que hoje participam da LOUD. Ao longo da série, diversos criadores de conteúdo terão a sua trajetória contada.

Esse projeto entre as empresas ajudará os consumidores do setor de e-sports a terem uma melhor experiência nas redes. Para tanto, as companhias estudarão as necessidades desse grupo em plataformas digitais, assim como a experiência de cada usuário. Bruno Bittencourt, CEO da LOUD, afirmou que a parceria visa alcançar um relacionamento e interação de maior qualidade entre os usuários e jogadores.

Para Robson Harada do Itaú, a inclusão do Itaú é coerente quando se pensa na questão da inspiração, entretenimento e economia para o público e o influencer. O acordo ajudará as marcas a se aproximarem mais das pessoas envolvidas no setor de jogos, alcançando-as através de produtos de qualidade, serviços e outras ações.

Impacto da parceria

Os times da LOUD terão uniformes personalizados com a marca do Itaú. Esses trajes recebem a assinatura de Pedro Andrade, diretor responsável pelo setor de moda da empresa. Os uniformes serão o cartão de visita para a proposta de soluções financeiras diferenciadas, além de ações que priorizam a inclusão social.

Robson Harada também acredita que o acordo causará um impacto positivo nas pessoas, quebrando velhos padrões da indústria. Harada afirma que os jogos são capazes de influenciar bastante as pessoas, causando transformações sociais. Por isso, o banco se aliou a LOUD, já que a empresa possui uma grande influência para a comunidade de jogos.

O documentário mostrará como os membros da LOUD alcançaram o sucesso por meio de evoluções profissionais, além do crescimento pessoal com a ajuda do e-sports. Afinal, esses profissionais não chegam a ser tão famosos quanto atletas de esportes mais tradicionais. Porém, eles ainda são inspiração para milhares de pessoas.

Então, a proposta do documentário “Somos LOUD” é comprovar que os jogos podem ser fatores de mudança positiva para as pessoas. Não só ajudar na escolha de carreira, mas também servir de referencial na sua área de atuação. Além da criação de serviços e produtos, o objetivo também é aumentar a visibilidade para os influencers, usando essas histórias como materiais de referência para a melhora desse ambiente virtual.

Ação com a Fusion Energy

Fusion Energy Loud - Reprodução fusionenergydrink instagram
Fusion Energy Loud – Reprodução fusionenergydrink instagram

A empresa LOUD também conseguiu um patrocínio da marca Fusion Energy. Uma das primeiras ações foi o lançamento de uma edição especial da marca de energético em que a garrafa terá o logo da LOUD. O desenho do produto é resultado de uma parceria entre as equipes da Fusion Energy e o time de jogadores de Free Fire da LOUD.

Representantes da Fusion Energy afirmaram que o acordo visa homenagear os jogadores do mundo dos games. Por esse motivo, a empresa garantiu que o produto final estivesse à altura da expectativa das pessoas, já que a marca também possui bom relacionamento com os gamers. Assim, a parceria atenderá as necessidades dos consumidores, melhorando a experiência de uso deles no cotidiano.

Para divulgar a novidade, a LOUD lançou um vídeo promocional com Bruno Bittencourt e os influenciadores da LOUD onde eles tinham o objetivo de criar uma bebida Fusion perfeita. A equipe concluiu que a bebida já estava no auge do seu sabor e eficiência, porém era possível renovar e melhorar a embalagem do produto.

Mais detalhes do patrocínio

O patrocínio da Fusion Energy na LOUD é mais um dos investimentos da marca de bebida no setor de e-sports. Além da LOUD, a empresa também patrocina o jogador da PaIN Gaming Felipe Gonçalves, o “brTT”. Ademais, a Fusion também patrocina o influenciador Tom Toledo e mantém uma equipe para as disputas do Valorant, a Fusion Fraggers.

A Fusion Energy trará novidades em seu canal da plataforma Twitch, tanto para os amantes profissionais de jogos quanto para amadores. Desse modo, os telespectadores poderão participar de propostas diferenciadas da plataforma enquanto melhoram as suas habilidades como players.

Para tanto, a empresa tem investido cada vez mais na produção de conteúdos autorais. Além da parceria com a LOUD, a Fusion trará conteúdos explicativos sobre o mundo dos games, lives, conteúdos de entretenimento e desafios interativos.

Primeiro embaixador da LOUD

Iran Ferreira - Reprodução Loud
Iran Ferreira – Reprodução Loud

A LOUD tomou a iniciativa de convidar Iran Ferreira, o famoso “Luva de Pedreiro”, para ser o primeiro embaixador da marca. O objetivo é desenvolver iniciativas ao lado do influencer, trazendo visibilidade para os novos projetos da companhia. Além disso, Luva de Pedreiro, o primeiro influencer de futebol a participar de uma iniciativa desse tipo, se beneficiará da experiência para se aprimorar como criador de conteúdo virtual.

Para Bruno Bittencourt, a inclusão de Luva de Pedreiro no time da LOUD ajudará a organização a inovar as suas ações no setor de games. Por causa da forte presença do influenciador na área de conteúdo de futebol, a LOUD enxergou uma possibilidade de explorar melhor essa temática. Afinal, o influenciador e a empresa possuem trajetórias parecidas fazendo aquilo que amam. Com a parceria, espera-se que a conexão entre os jogos virtuais e o futebol se fortaleça, divulgando experiências novas capazes de unir as duas comunidades.

Reconhecimento da Forbes

As grandes conquistas da LOUD não passaram despercebidas mesmo para a Forbes. Jean Ortega, um dos fundadores da empresa, entrou para a lista “Forbes 30 under 30” na categoria de jogos. Todos os anos, a Forbes divulga a lista com o objetivo de destacar os empreendedores abaixo dos 30 anos que se destacaram em suas áreas. Jean Ortega recebeu a nomeação por causa do trabalho na LOUD.

Na sua publicação, a Forbes descreveu Jean como parte de um time de e-sports que apenas cresce no Brasil. Ademais, o ótimo desempenho da LOUD durante a participação dela no campeonato do Valorant em 2022 ajudou Jean Ortega a aparecer na lista.

Além disso, a revista Forbes destacou a grande conexão que a LOUD mantém com os seguidores da empresa. Por esses motivos, Jean Ortega conquistou o seu lugar de destaque na homenagem da Forbes under 30.

Movimentação de mercado

A empresa de consultoria Newzoo destacou a relevância do Brasil no setor de e-sports, afirmando que o país possui a terceira maior audiência do setor. Em virtude disso, o número de negócios relacionados ao e-sports só aumentou com investimentos, fusões, compras e abertura de empresas.

A LOUD é um ótimo exemplo, visto que em abril de 2022 a empresa conseguiu reunir R$ 50 milhões com a nova startup Snackclub. Meses depois, a empresa anunciou a Spacecaps, holding que reúne outras sete companhias em seu domínio, sendo elas a Dropull, Druid, LOUD, Monomyto, Outplay, Snackclub e Sundae.

Considerações finais sobre a LOUD

A LOUD entende a importância de se conectar com a sua audiência. Por esse motivo, a empresa investe bastante no desenvolvimento de conteúdo capaz de acompanhar o cenário competitivo dos games. Para a empresa, não basta somente ser a líder no setor, mas também é necessário ajudar no desenvolvimento do cenário de jogos em todas as suas nuances.

Essa marca possui uma trajetória inspiradora e, apesar de relativamente nova no mercado, já possui conquistas importantes no currículo. Por isso, vale a pena estudar a trajetória da empresa com atenção a fim de buscar incentivo para as suas próprias conquistas. Independente da sua área, conhecer o trabalho de uma entidade que superou desafios em um cenário competitivo pode te dar mais motivação na sua jornada pessoal.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

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