Logo da empresa Eighting
Eighting - Divulgação
Fundação:1993
SedeJapão
FundadorEx-funcionários da Compile Corporation
Atuais donossubsidiária integral da COLOPL Co.
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvedora de jogos

A Eighting ou 8ing, formalmente denominada Eighting Co., Ltd. é uma importante desenvolvedora e também editora japonesa. A empresa já conta com 30 anos no mercado de jogos, e foi responsável por projetos como as séries de videogames “Tatsunoko vs. Capcom”, “Bloody Roar” e “Kamen Rider”.

Com grande renome dentro do mercado japonês, mas também chegando ao cenário internacional, graças a parcerias de peso, como com as marcas Capcom, Hudson Soft, Bandai Namco, etc. a Eighting continua ativa no setor, renovando-se frente à evolução do próprio mercado.

Famosa por explorar muito bem os shoot ‘em ups, um subgênero dos jogos de ação, a desenvolvedora conta com um amplo catálogo de produções nessas mais de 3 décadas de trabalho.

Neste artigo, vamos explorar a história, características, pontos relevantes e conhecer melhor também os principais jogos da Eighting. Preparado para essa aventura? Então continue com a gente!

Continue depois da publicidade

Quando a Eighting foi fundada?

A Eighting foi fundada no dia 15 de março de 1993, em Tóquio, no Japão.

Quem são os fundadores da Eighting?

Os fundadores da empresa, em sua grande maioria, eram ex-funcionários da Compile Corporation. Outros colaboradores chegaram também de outras desenvolvedoras de jogos japonesa, como a Toaplan, Takumi, Cave e da Gazelle.

De toda forma, o sócio fundador mais conhecido da Eighting é Tomonori Fujisawa, que também tornou-se CEO do grupo.

Quem são os atuais proprietários da Eighting?

Atualmente, a Eighting é uma subsidiária integral da COLOPL Co., Ltd., empresa que também atua no cenário gamer e é presidida por Takashi Miyamoto. Vale lembrar, é claro, que, internamente, Tomonori Fujisawa continua como CEO da marca.

Continue depois da publicidade

O que a Eighting oferece?

Como observado, a Eighting é uma desenvolvedora e editora gamer, responsável pela criação de jogos de videogame. Nesse caso, embora tenha iniciado seus trabalhos no universo arcade, a marca acompanhou a evolução do setor, e também cria títulos para as mais variadas plataformas.

Um pouco da história da empresa

A história da Eighting está paralelamente relacionada a da Raizing, que foi criada no mesmo período, também através de ex-funcionários da Compile. Assim, ambas as marcas mantiveram uma relação de parceria desde o início.

Sua fundação, nesse caso, aconteceu na região de Ota-ku, Tóquio, através de um investimento inicial de 300 milhões de ienes. O objetivo da empresa era justamente atuar com o desenvolvimento de software de jogos, além de design, produção e vendas.

O primeiro jogo

Com uma equipe comprometida, não demorou muito para a Eighting lançar o seu primeiro jogo. Tanto que ainda em 1993 a empresa chegou com Magic Strategy, um jogo de tiro.

Continue depois da publicidade

Posteriormente, continuou seu trabalhos, lançando mais algumas obras dentro dessa inter-relação com a Raizing, a exemplo de Bomberman: Panic Bomber (1994), Kingdom Grand Prix (1994), Battle Garegga (1996), Bloody Roar (1997) e Armed Police Batrider (1998).

Integração da Raizing

No ano 2000 a Eighting adquiriu a Logic & Magic Co., Ltd. e a então Rising Co., Ltd. (que foi renomeada como Raizing) e as fundiu. Mas foi somente em 2001 que efetivamente a marca foi completamente absorvida pelo grupo.

Desde esse período, a Eighting passou a concentrar todo o seu foco realmente, dentro do ramo de video games, nos consoles domésticos e também nos jogos mobiles.

Outra mudança importante na época foi a mudança da sede da empresa, que saiu de Ota-ku para Shinagawa-ku, também em Tóquio.

Continue depois da publicidade

Abertura de capital e aquisição pela COLOPL

Apesar de ser uma empresa de capital fechado atualmente, a Eighting teve por mais de 10 anos seu capital aberto, na seção Tokyo Stock Exchange Mothers. O IPO aconteceu em 2005, em um período de grande expansão da desenvolvedora.

Foi somente em 2016 que ela foi desligada da Bolsa de Valores de Tóquio, justamente por ser adquirida pela COLOPL Co., Ltd., que é sua empresa mãe nos dias atuais.

Quais são os principais jogos da Eighting?

Depois de acompanhar um pouco da história da Eighting, nada melhor do que mergulhar em alguns dos grandes trabalhos realizados pela empresa. Como mencionado, o catálogo de jogos da marca é bastante extenso, mas aqui estão alguns dos principais:

Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars

“Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars” é um jogo de luta eletrônica desenvolvido pela Eighting e publicado pela própria Capcom. Originalmente lançado em 2008 para arcades e Wii, este título ganhou atualizações em 2010, expandindo seu alcance para outras plataformas.

Continue depois da publicidade

A característica mais marcante deste jogo é o cruzamento de personagens das franquias da Capcom com heróis e personagens de séries de anime da Tatsunoko Production, uma renomada empresa de animação japonesa.

O jogo se destaca por sua jogabilidade intensa e frenética, onde os jogadores formam equipes de dois personagens para participar de combates épicos. Cada personagem tem suas próprias habilidades e golpes especiais, oferecendo uma ampla variedade de estilos de jogo.

“Tatsunoko vs. Capcom” apresenta uma seleção impressionante de personagens icônicos, desde Ryu e Chun-Li da série “Street Fighter” até heróis de anime como Ken, de “Gatchaman”. O jogo também se destaca por seus visuais coloridos e vibrantes, que capturam a essência das séries de anime da Tatsunoko.

Bloody Roar

“Bloody Roar” é uma série de jogos de luta que marcou seu início em 1997 e cresceu em popularidade ao longo dos anos, totalizando quatro títulos nos anos seguintes. O sucesso da franquia deveu-se, em grande parte, à sua adaptação para o PlayStation pelo estúdio Hudson Soft, o que expandiu significativamente sua base de fãs.

Continue depois da publicidade

A trama do jogo é envolvente e gira em torno dos “zoantropos”, indivíduos com a capacidade única de se transformar em seres místicos conhecidos como “Beasts”, que são uma combinação de humanos e animais. No mundo de “Bloody Roar”, uma organização secreta chamada Tylon Corporation busca controlar esses guerreiros zoantropos e usá-los como armas de combate.

O aspecto mais distintivo da série é a capacidade dos personagens de se transformarem durante as batalhas, aumentando suas habilidades e movimentos especiais. Cada personagem possui uma “Besta” única que adiciona uma camada estratégica às lutas.

Monster Hunter Tri

“Monster Hunter Tri”, lançado em 2011, é o terceiro título da renomada franquia Monster Hunter, que é conhecida por sua ênfase na caça a monstros colossais. O jogo, nesse caso, foi desenvolvido em colaboração entre a Eighting e a Capcom. A história em questão se passa na remota vila de Moga Village, que está sob constante ameaça de monstros que habitam uma ilha vizinha.

No jogo, os jogadores assumem o papel de um caçador personalizável, cuja missão é proteger Moga Village enfrentando uma variedade de criaturas ferozes. Os jogadores precisam preparar estrategicamente suas missões, escolher seu equipamento e rastrear monstros em batalhas épicas. A coleta de recursos e a fabricação de equipamentos desempenham um papel crucial na jogabilidade, tornando cada caçada única.

Continue depois da publicidade

Uma das características mais relevantes do “Monster Hunter Tri” é o combate visceral e tático. Os jogadores devem estudar os padrões de ataque dos monstros, aprender seus pontos fracos e usar táticas inteligentes para derrotá-los. Além disso, o jogo introduziu a mecânica de natação, permitindo que os caçadores explorem ambientes subaquáticos e enfrentem monstros aquáticos.

Naruto: Clash of Ninja

A série “Naruto: Clash of Ninja” teve início em 2003, com o desenvolvimento pela Eighting e a publicação pela Tomy e pela D3 Publisher. Esses jogos de luta trouxeram o mundo do popular anime e mangá “Naruto” para os consoles, proporcionando aos fãs a oportunidade de controlar seus personagens favoritos em batalhas emocionantes e fiéis à série original.

A jogabilidade de “Naruto: Clash of Ninja” segue o formato padrão de jogos de luta, onde os jogadores selecionam um dos personagens icônicos da série Naruto e enfrentam diretamente um adversário, que pode ser controlado pela IA do jogo ou por outro jogador. Cada personagem tem um conjunto único de movimentos e técnicas especiais que se alinham com suas características no anime e mangá, o que adiciona autenticidade à experiência do jogo.

Uma das características mais marcantes desses jogos é a atenção aos detalhes na reprodução dos personagens e locais do mundo Naruto. Os visuais são coloridos e vibrantes, capturando a estética do anime. Além disso, os cenários interativos e dinâmicos contribuem para uma experiência de luta envolvente.

Continue depois da publicidade

Ao longo dos anos, a série “Naruto: Clash of Ninja” evoluiu, apresentando novos personagens, movimentos especiais e modos de jogo. Isso permitiu que eles explorassem as diferentes sagas e momentos da história de Naruto. Veja os jogos lançados dentro da franquia:

  • 2003 – Naruto: Clash of Ninja e Naruto: Clash of Ninja 2;
  • 2004 – Naruto: Gekitō Ninja Taisen! 3;
  • 2005 – Naruto: Gekitō Ninja Taisen! 4;
  • 2007 – Naruto: Clash of Ninja Revolution, Naruto Shippūden: Gekitō Ninja Taisen! EX e Naruto Shippūden: Gekitō Ninja Taisen! EX 2.
  • 2008 – Naruto: Clash of Ninja Revolution 2 e Naruto Shippūden: Gekitō Ninja Taisen! EX 3;
  • 2009 – Naruto Shippuden: Dragon Blade Chronicles e Naruto Shippuden: Clash of Ninjas Revolution 3;
  • 2010 – Naruto Shippūden: Gekitō Ninja Taisen! Special

Dimahoo

“Dimahoo” é um jogo de tiro que foi desenvolvido pela Eighting e publicado pela Capcom para arcades no ano 2000. Ele é uma sequência direta de dois títulos anteriores da marca: “Sorcer Striker” (1993) e “Kingdom Grand Prix” (1994). O jogo mergulha os jogadores em um mundo futurista que combina elementos fantásticos, apresentando dragões, duendes verdes e outros seres místicos.

A história de “Dimahoo” gira em torno de um ambiente onde seres fantásticos e tecnologia futurista se misturam. Os jogadores assumem o papel de heróis que devem escolher um companheiro para embarcar em uma jornada épica onde devem coletar itens, incluindo comida, armaduras e espadas. Esses itens são essenciais para enfrentar os desafios e inimigos que surgem ao longo do jogo.

O aspecto mais notável de “Dimahoo” é a jogabilidade intensa e a ação constante. Os jogadores pilotam naves mágicas e disparam projéteis em inimigos que vêm de todas as direções. Além disso, o jogo apresenta batalhas contra chefes desafiadores que testam a habilidade dos jogadores em desviar de ataques poderosos e reagir rapidamente.

Continue depois da publicidade

Sorcer Striker

“Sorcer Striker” é um dos jogos de estreia da Eighting, e foi publicado pela Able Corporation, sendo projetado para arcades. A obra, nesse caso, trata-se de um exemplar do gênero de tiro com uma temática de fantasia científica.

A trama de “Sorcer Striker” coloca os jogadores no papel de um caçador de recompensas corajoso. O objetivo do jogador é derrotar o império Goblin, liderado pelo temível Rei Gobligan, e reivindicar a recompensa oferecida pelo Rei Codwenna. A jornada do jogador envolve enfrentar hordas de inimigos e chefes desafiadores, enquanto busca a glória e a recompensa final.

Kamen Rider: Climax Heroes

“Kamen Rider: Climax Heroes,” lançado em 2009, faz parte de uma série de jogos desenvolvidos pela Eighting que são ambientados no universo da popular série de TV japonesa “Heisei Kamen Rider”.

Essa série, produzida pela Toei, Ishimori Productions, TV Asahi e Bandai, é um fenômeno de sucesso no Japão e apresenta heróis mascarados conhecidos como Kamen Riders, que lutam contra o mal com seus poderes especiais. Em termos práticos, assemelha-se bastante a outros grandes fenômenos da cultura oriental, como Power Rangers, Jaspion, Jiraiya e Changeman.

Continue depois da publicidade

O jogo “Kamen Rider: Climax Heroes” teve seu lançamento em comemoração ao 10º aniversário da série, servindo como uma homenagem aos fãs leais. Ele permite aos jogadores assumir o controle dos icônicos Riders em emocionantes batalhas 3D. Cada personagem tem habilidades únicas e movimentos especiais que refletem sua contraparte na série de TV.

O sucesso do jogo levou ao desenvolvimento de várias sequências e versões aprimoradas, mantendo os fãs com novos personagens, modos de jogo e melhorias gráficas. Veja algumas das sequências:

  • 2009 – Kamen Rider: Dragon Knight e Kamen Rider: Climax Heroes W;
  • 2010 – Kamen Rider: Climax Heroes OOO;
  • 2011 – Kamen Rider: Climax Heroes Fourze;
  • 2012 – Kamen Rider: Super Climax Heroes;
  • 2013 – Kamen Rider: Battride War;
  • 2014 – Kamen Rider: Battride War II;
  • 2016 – Kamen Rider: Battride War Genesis; e
  • 2017 – Kamen Rider: Climax Fighters.

Considerações finais

Como foi possível observar, a Eighting é uma importante empresa dentro da indústria de jogos, e que conseguiu contribuir positivamente para a construção e evolução do mercado ao longo dos seus anos de atividade, assim como ainda faz atualmente.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui