Logo Capcom - Divulgação
Fundação:30 de maio de 1979
SedeOsaka, Osaka, Japão
FundadorKenzo Tsujimoto
Atuais donosKenzo Tsujimoto
Países que operaAtuação Global
O que ofereceDesenvolvimento de jogos

A Capcom é uma das principais desenvolvedoras e publicadoras de jogos do planeta, responsáveis por títulos de sucesso em todo o mundo, que conseguiram se sobressair do universo gamer, e ganhar inclusive os cinemas.

Os grandes destaques da produtora, neste caso, são Resident Evil, Street Fighter e Monster Hunter, que por si só já mostram a importância da empresa no mercado, uma vez que estão estão entre os principais títulos da história dos jogos.

Quer saber tudo sobre a Capcom? Então continue acompanhando o restante do conteúdo. Boa leitura!

Quando a Capcom foi fundada?

A história da Capcom começou ainda em 1979, no Japão, através da criação da I.R.M. Corporation e da Japan Capsule Computer, empresas fabricantes e distribuidoras de máquinas de jogos eletrônicos.

Continue depois da publicidade

Sua fundação, porém, data de 1983, quando a Capcom surgiu como responsável pelo departamento interno de vendas dessas empresas, agora unificadas. O nome da marca, vale lembrar, é portanto uma abreviação do termo “Capsule Computer”, remetendo às máquinas criadas inicialmente pela corporação.

Atualmente, ainda com sede em Osaka, Japão, a Capcom é uma das líderes no segmento de desenvolvimento e publicação de jogos eletrônicos, com diversos títulos multimilionários em seu portfólio.

Quem são os fundadores da Capcom?

Kenzo Tsujimoto, Fundador da Capcom - Divulgação
Kenzo Tsujimoto, Fundador da Capcom – Divulgação

O grande nome por trás da criação da Capcom é o empresário Kenzo Tsujimoto, que fundou e presidiu a empresa em todos os seus anos iniciais, sendo atualmente o diretor executivo da organização.

Quem são os atuais donos da Capcom?

Atualmente, a Capcom continua sendo propriedade de Kenzo Tsujimoto, fundador da marca, mas conta como presidente o seu filho mais velho, Haruhiro Tsujimoto.

Continue depois da publicidade

O que a Capcom oferece?

Como mencionado, a Capcom atua com destaque dentro do segmento de jogos eletrônicos. Sendo assim, desenvolvendo e publicando títulos para os mais variados consoles e plataformas, como Playstations, X-Box, Nintendo, PC, etc.

Principais jogos produzidos pela Capcom

A Capcom não é um destaque do mercado à toa, e conta com diversos  títulos de sucesso, produzidos em seus 40 anos de história, com o merecido destaque para Resident Evil, Street Fighter, Monster Hunter, Mega Man, Devil May Cry, Dino Crisis e Onimusha.

Resident Evil

Resident Evil - Divulgação
Resident Evil – Divulgação

Sem dúvidas, Resident Evil é uma das séries mais famosas e amadas de toda a história dos jogos. Portanto, conseguiu ir muito além do mundo dos consoles.

Conhecida no Japão pelo nome Biohazard, esse é um dos grandes sucessos da Capcom, líder de vendas. Além disso, é um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento internacional da empresa.

Continue depois da publicidade

A série surgiu no ano de 1996, sendo uma criação de Shinji Mikami, explorando o universo survival horror, com muito tiro, ação e zumbis. Além dos games, Resident Evil também está presente no mundo dos quadrinhos e do cinema, com uma série de filmes live-actions.

Em suma, a franquia gira em torno de um grupo de pessoas que lutam contra a empresa Umbrella Corporation e o chamado Vírus-T, capaz de transformar os seres humanos em zumbis.

Jogabilidade de Resident Evil e títulos

Para quem não sabe, o sucesso da Capcom tem como base outro jogo japonês: Sweet Home, herdando muitos traços e componentes do mesmo.

Quanto a sua jogabilidade em si, a maioria dos games da franquia é em 3ª pessoa, com uma visão aérea de todos os personagens. Além disso, a série é conhecida pela presença frequente de cenas de violência, com bastante sangue e mutilações na luta entre os personagens e as ameaças biológicas presentes nesse universo.

Continue depois da publicidade

Com jogos lançados inicialmente para o Playstation, Resident Evil conta então com uma grande quantidade de títulos, que rodam nos mais variados consoles, como o  Xbox e Nintendo Switch. Confira em seguida:

● 1996 – Resident Evil

● 1998 – Resident Evil 2

● 1999 – Resident Evil 3: Nemesis

Continue depois da publicidade

● 2001 – Resident Evil Code: Veronica X

● 2002 – Resident Evil Remake

● 2002 – Resident Evil Zero

● 2005 – Resident Evil 4

Continue depois da publicidade

● 2009 – Resident Evil 5

● 2012 – Resident Evil 6

● 2017 – Resident Evil 7: Biohazard

● 2019 – Resident Evil 2 Remake

Continue depois da publicidade

● 2020 – Resident Evil 3 Remake

● 2021 – Resident Evil Village

●2023 – Resident Evil 4 Remake

Filmes Resident Evil

O sucesso dos jogos se converteu também em uma franquia de sucesso nos cinemas, que deu seus primeiros passos em 2002. Nos filmes, é explorado o mesmo universo, mas com uma pegada diferente e a adição de novos personagens, como a protagonista Alice, interpretada por Milla Jovovich. No total, foram 7 filmes produzidos até hoje:

Continue depois da publicidade

● 2002 – Resident Evil: O Hóspede Maldito

● 2004 – Resident Evil: Apocalipse

● 2007 – Resident Evil: A Extinção

● 2010 – Resident Evil: Recomeço

Continue depois da publicidade

● 2012 – Resident Evil: Retribuição

● 2017 – Resident Evil: O Capítulo Final

●Enfim, 2021 – Resident Evil: Welcome to Raccoon City

Street Fighter

Street Fighter V - Divulgação
Street Fighter V – Divulgação

Street Fighter é outro grande sucesso da Capcom, e que trilhou caminhos similares a Resident Evil, uma vez que chegou aos cinemas e ao mundo dos animes. Esse é um jogo de luta, onde o jogador consegue controlar um personagem, que representam lutadores de várias regiões do mundo, e se diferenciam por seus golpes especiais.

Continue depois da publicidade

A série foi lançada ainda no ano de 1987, bem antes de Resident Evil, e conseguiu se popularizar a partir do início da década de 90, tornando-se um dos grandes nomes da história dos jogos, e com mais de 30 anos de existência.

Jogabilidade de personagens de Street Fighter

Tendo como personagem principal Ryu, Street Fighter surgiu com um agora clássico jogo de luta, com o controle por parte do jogador, ainda nos fliperamas, migrando posteriormente para os consoles, conforme novos títulos foram lançados.

Além de Ryu, outros personagens de destaque da série são: Ken Masters, Chun-Li, Balrog/M. Bison, Akuma/Gouki, Blanka, Dee Jay, Dhalsim, E. Honda, Fei Long, Gen, Guile, Ibuki, M. Bison/Vega, Sagat, Sakura, Vega/Balrog, Zangief, etc.

Principais títulos

Ao longo de 30 anos de história, Street Fighter ganhou diversos títulos e versões, voltados para consoles como o Playstation, XBox, Nintendo e PC, como:

Continue depois da publicidade

● 1987 – Street Fighter

● 1991 – Street Fighter II: The World Warrior

● 1992 – Street Fighter II: Champion Edition

● 1992 – Street Fighter II: Hyper Fighting

Continue depois da publicidade

● 1993 – Super Street Fighter II: The New Challengers

● 1993 – Super Street Fighter II Turbo

● 1995 – Street Fighter Alpha: Warriors’ Dreams

● 1996 – Street Fighter Alpha II

Continue depois da publicidade

● 1998 – Street Fighter Alpha III

● 1997 – Street Fighter III: New Generation

● 1997 – Street Fighter III: 2nd Impact

● 1999 – Street Fighter III: 3rd Strike

Continue depois da publicidade

● 2006 – Street Fighter Alpha III Max

● 2008 – Street Fighter IV

● 2010 – Super Street Fighter IV

● 2014 – Ultra Street Fighter IV

Continue depois da publicidade

● 2016 – Street Fighter V

● 2023 – Street Fighter VI

Street Fighter nos cinemas

Além da série de animes, o jogo também conseguiu ganhar um filme próprio, intitulado de “Street Fighter: A Batalha Final”, lançado no ano de 1994, e interpretado por nada menos que Jean-Claude Van Damme.

Infelizmente, a obra, apesar da boa bilheteria, não conseguiu bons resultados frente aos críticos especializados e aos próprios fãs do jogo. De todo modo, é segundo a própria Capcom um sucesso quando o assunto é retorno financeiro, e ainda rende milhões de reais para a marca atualmente.

Continue depois da publicidade

Monster Hunter

Monster Hunter - Reprodução Monsterhunter.com
Monster Hunter – Reprodução Monsterhunter.com

Monster Hunter é outro grande sucesso da Capcom, e que assim como os títulos anteriores conseguiu ganhar destaque também nos cinemas. Isso porque em 2020 a série ganhou o filme homônimo, estrelado novamente por Milla Jovovich, com Tony Jaa e Ron Perlman nos outros papéis de destaque.

Quanto ao jogo em si, trata-se de um universo fantasioso, onde o jogador consegue assumir o papel de um caçador, lutar e caçar monstros, dragões, aranhas e escorpiões gigantes, em combates de longa e curta distância.

Além do sucesso internacional, o game é imensamente popular no Japão, e chegou a bater recorde de vendas para a empresa. Desde seu lançamento em 2004, a franquia diversos outros títulos, como:

● Primeiramente, 2004 – Monster Hunter

Continue depois da publicidade

● 2006 – Monster Hunter II

● 2009 – Monster Hunter III: Ultimate

● 2013 – Monster Hunter IV

● 2018 – Monster Hunter: World

Continue depois da publicidade

● 2020 – Monster Hunter World: Iceborne

● 2021 – Monster Hunter Rise

●Enfim, 2022 – Monster Hunter Rise: Sunbreak

Mega Man

Mega Man - Reprodução Nintendo
Mega Man – Reprodução Nintendo

Mega Man é outra importante franquia de jogos da Capcom, que deu seus primeiros passos ainda no ano de 1987, voltado para o Nintendo. Ao todo, são 11 títulos principais que integram a franquia de games, além de outros trabalhos relacionados, como HQs, animes, e diversos spin-offs

Continue depois da publicidade

A história inicial narra as aventuras de Mega Man, um robô criado pelos doutores Wily e Light, responsáveis por uma inovação única no segmento, e pela invenção de uma geração nova de robôs muito acima de qualquer outro criado anteriormente. O drama começa, porém, quando Wily desperta o desejo de utilizar suas criações em benefício próprio e dominar esse incrível poder. Atualmente, há os seguintes títulos:

● Primeiramente, 1987 – Mega Man

● 1988 – Mega Man II

● 1990 – Mega Man III

Continue depois da publicidade

● 1991 – Mega Man IV

● 1992 – Mega Man V

● 1993 – Mega Man VI

● 1994 – Mega Man: The Wily Wars

Continue depois da publicidade

● 1995 – Mega Man VII

● 1996 – Mega Man VIII

● 1998 – Mega Man & Bass

● 2004 – Mega Man Anniversary Collection

Continue depois da publicidade

● 2006 – Mega Man: Powered Up

● 2008 – Mega Man IX

● 2010 – Mega Man X

● 2015 – Mega Man Legacy Collection

Continue depois da publicidade

● 2017 – Mega Man Legacy Collection II

●E enfim, 2018 – Mega Man XI

Devil May Cry

Devil May Cry 3 - Divulgação
Devil May Cry 3 – Divulgação

Devil May Cry surgiu no ano de 2001, voltado inicialmente para o Playstation, mas que logo ganhou adaptação em outros consoles e plataformas, nos títulos seguintes. Apesar de não ter o sucesso de Resident Evil e Street Fighter, o game também é bastante conhecido dentro do gênero hack and slash, de ação e combate corpo a corpo.

A franquia tem como personagem principal Dante, que busca vingança pelo assassinato de sua mãe, e passa a exterminar os demônios. Um ponto importante, aliás, é que a ideia do jogo teria surgido como uma parte do próprio Resident Evil, mas que acabou ganhando seu próprio game independente. Até o momento, já foram lançados os seguintes títulos:

Continue depois da publicidade

● 2001 – Devil May Cry

● 2003 – Devil May Cry 2

● 2005 – Devil May Cry 3: Dante’s Awakening

● 2008 – Devil May Cry 4

Continue depois da publicidade

● 2012 – Devil May Cry: HD Collection

● 2013 – DmC: Devil May Cry

●E enfim, 2019 – Devil May Cry 5

Dino Crisis

Dino Crisis - Divulgação
Dino Crisis – Divulgação

Outro jogo da Capcom inspirado em Resident Evil, e sendo inicialmente lançado como um survival horror, é o Dino Crisis. O game chegou ao mercado em 1999, para o Playstation, e tem bastante semelhança com a franquia base. No fim das contas, o que muda é que ao invés de enfrentarem zumbis, entram em ação os dinossauros.

Continue depois da publicidade

A história narra inicialmente as atividades da S.O.R.T., que é uma unidade de resgate cujo objetivo é chegar em Ibis, uma ilha misteriosa. Por lá, além de dinossauros, eles encontram Edward Kirk, um cientista tido como morto a alguns anos e que conseguiu criar uma fonte de energia surreal, chamada Third Energy, capaz até mesmo de levar a viagens no tempo. A franquia ganhou os seguintes títulos:

● 1999 – Dino Crisis

● 2000 – Dino Crisis 2

● 2002 – Dino Stalker

Continue depois da publicidade

●Enfim, 2003 – Dino Crisis 3

Onimusha

Onimusha 3 - Divulgação
Onimusha 3 – Divulgação

Assim como Devil May Cry e Dino Crisis, Onimusha surgiu da ideia de criar um Resident Evil que se passasse no Japão, no período Sengoku. Apesar da proposta inicial não ter vingado, Onimusha conta sim com muitos detalhes da famosa franquia Capcom de zumbis.

Cada título do jogo conta com seu próprio protagonista, o que é algo bem interessante. Além disso, todos eles se assemelham por serem espadachins extremamente eficientes, e que lutam contra demônios e outros inimigos em suas jornadas na era Sengoku.

A ideia base ocorreu em 1997, mas o primeiro jogo saiu apenas em 2001, intitulado “Onimusha: Warlords”, para o console Playstation. Nos anos seguintes surgiram outros títulos, também para outros consoles. Veja em seguida.

Continue depois da publicidade

Onimusha: Warlords (Senhores da Guerra)

Onimusha II: Samurai’s Destiny (O Destino do Samurai)

Táticas Onimusha

Guerreiros da Lâmina Onimusha

Continue depois da publicidade

Onimusha III: Demon Siege (Cerco Demoníaco)

Onimusha: Dawn of Dreams (Amanhecer dos Sonhos)

Alma Onimusha

Onimusha: Warlords (remasterizado)

Considerações finais sobre a Capcom

Em 4 décadas de história, a Capcom conseguiu enfim alcançar um merecido destaque entre as empresas produtoras de jogos. Afinal, além de lançar diversos títulos de sucesso, seus games conseguiram romper as barreiras do universo gamer, e alcançar diversas outras telas, seja nos desenhos, cinemas, etc.

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui