Todo Mundo Odeia o Chris ou Everybody Hates Chris é uma série inspirada na vida do ator e comediante Chris Rock, quando ainda morava no bairro Bedford-Stuyvesant, também conhecido como Bed-Stuy, durante a década de 1980.

A região fica localizada no centro do Brooklyn no Condado de Kings, Nova Iorque, sendo que a infância de Chris Rock na verdade foi entre os anos 1978 e 1984, mas os produtores acharam melhor que a série se passasse entre 1982 e 1987.

Segundo eles, o período poderia ser melhor explorado com relação às referências pop, além de já haver outra série de muito sucesso na época, que se passava nos anos 70, chamada That ’70s Show.

Everybody Hates Chris
Imagem: Todo Mundo Odeia o Chris/ Divulgação

Na vida real, o comediante tem seis irmãos, sendo eles, Brian, Kenny, Andi, Jordam, Andrew e Tony. Contudo, apenas os dois últimos foram utilizados como inspirações para Drew e Tonya na série, uma vez que na realidade, Tonya era um menino.

Chris Rock estudou em uma escola pública com uma vizinhança predominantemente branca e assim como na ficção, sofreu vários episódios de racismo por ser um dos únicos garotos negros.

Sua mãe já chegou a declarar em uma entrevista para a Fox News que em um determinado momento, precisou tira-lo da escola por causa das represarias que o garoto sofria:

“Aos 17 anos, tivemos que tirá-lo de lá, senão ele seria morto”.

O nome verdadeiro da escola em que Chris estudava era James Madison, mas na série, ela foi renomeada como “Corleone” fazendo uma referência direta à Dom Vito Corleone do filme O Poderoso Chefão.

O título da série também se trata de uma parodia da premiada sitcom Everybody Loves Raymond, estrelada por Ray Romano.

Em uma foto recuperada pela ABC, podemos ver Chris, Greg e o valentão Joe Caruso na vida real. Confira abaixo:

Todo Mundo Odeia O Chris
Imagem: Da esquerda para a direita: Greg, Chris e Caruso/ ABC Studios

Everybody Hates Chris conta com a direção de Andrew Orenstein e seu roteiro foi escrito por Chris Rock e Ali LeRoi. A série foi produzida pela CBS Paramount Television e possui 4 temporadas somando um total de 88 episódios.

O elenco principal é formado pelos atores Tyler James Williams como Chris Rock, Tichina Arnold como Rochelle Rock, Terry Crews como Julius Rock, Vincent Martella como Gregory “Greg” Wuliger, Tequan Richmond como Drew Rock e Imani Hakim como Tonya Rock.

A enredo de Todo Mundo Odeia o Chris

A história se passa no Brooklyn em Nova Iorque quando a família de Chris se muda de um conjunto habitacional para uma casa no bairro de Bed-Stuy, que é conhecido pelo ditado: Bed-Stuy, só doido vai.

Sua mãe, Rochelle, é uma mulher autoritária que tenta manter a família toda na linha e seu maior medo é que seus filhos usem drogas ou acabem entrando para o crime. Ela vive pedindo demissão de seus empregos e se gaba por seu marido ter dois empregos.

Seu pai, Julius, é um homem trabalhador, que luta pelo sustento de sua família tendo dois empregos. Ele odeia gastar dinheiro além do extremamente necessário, fato que se tornou sua marca registrada.

Chris tem 13 anos, sendo o filho mais velho de Julius e Rochelle, e seu irmão se chama Drew, um garoto atlético e bonito que sempre é paquerado pelas garotas. A caçula Tonya, é fã do cantor Billy Ocean e tem prazer em infernizar a vida dos irmãos.

Rochelle decide que Chris deve estudar em uma escola fora de Bed-Stuy, acreditando que o garoto terá melhores oportunidades na vida. Por isso ele começa a cursar o sétimo ano na “Escola Secundária Corleone”.

O problema é que o Colégio é muito longe de sua casa e além disso é frequentado apenas por alunos brancos. Temos que deixar claro que tudo isso se passa em uma época onde o racismo estava em seu auge nos Estados Unidos.

Joey Caruso
Imagem: Joey Caruso/ Reprodução

No primeiro dia de aula ele arruma confusão com um valentão da escola chamado Joey Caruso, que passa a infernizar sua vida. Entre uma surra e outra, Chris acaba fazendo amizade com Greg, um garoto nerd que não sabe brigar, mas sabe correr muito bem.

Na escola o garoto ainda terá que lidar com a professora Morello, que tenta ser politicamente correta, mas sem querer, acaba reforçando os estereótipos raciais.

Em meio a isso tudo, Chris vive o primeiro amor não correspondido por sua vizinha Keisha. Nas horas vagas o garoto vai à Mercearia do Doc, onde joga o Game “Asteroids” em uma máquina de fliperama e se torna o melhor jogador do bairro.

A segunda temporada se passa de 1984 a 1985, onde Chris começa a trabalhar na Mercearia do Doc para ajudar a pagar as contas da casa. Ele se apaixona por sua vizinha Tasha, porém a avó da menina é uma mulher muito rabugenta que não gosta muito dele.

Chris decide se candidatar a presidente do grêmio escolar, concorrendo contra Joey Caruso e Rochelle resolve alugar o apartamento de cima para o Sr. Omar, o dono de uma funerária.

O ator Antonio Fargas, que faz o papel de Doc Harris, também interpretou o personagem conhecido como Formigāo na primeira temporada. Descobrimos então, que Doc e Formigão são irmãos gêmeos.

A terceira temporada se passa de 1985 a 1986, onde o próprio Chris Rock, participada série no episódio “Todo Mundo Odeia o Orientador”. Chris também dirige pela primeira vez, tendo que ir até a escola com o carro do pai no episódio “Todo Mundo Odeia Dirigir”

todo mundo odeia o chris
Imagem: Todo Mundo Odeia o Chris/ Reprodução

Somos apresentados a um outro garoto negro na Corleone durante o episódio “Todo Mundo Odeia O Novato” e no dia das Dia das Mães, Chris presenteia Rochelle com um perfume Pure Vodoo falso.

A quarta e última temporada da série, se passa entre 1986 e 1987, e Chris agora está com quinze anos, começando a manifestar algumas atitudes adolescentes, como por exemplo, desobedecer sua mãe Rochelle.

Chris e seu amigo Greg vão para o Colégio Tattaglia, que não era frequentado somente por brancos, porém ele ainda precisa conviver com o valentão Joey Caruso e a Senhorita Morello, que acaba indo para lá, mas agora como diretora.

No último episódio “Todo Mundo Odeia Supletivo”, é revelado que no Tattaglia existe um limite para a quantidade de atrasos. Chris chegou 30 vezes atrasado, sendo “reprovado” no 1° Ano.

Ele terá que fazer o supletivo, onde precisa tirar uma nota de no mínimo 800 pontos para passar de ano. Na última cena, quando Julius estaciona o caminhão, há uma câmera que foca o número 735, sugerindo a pontuação que não seria o suficiente.

Ainda no último episódio, durante a cena do restaurante, um homem com óculos escuros e casaco cinzento fica encarando nosso protagonista. Esse homem, seria na vida real, o agente de Chris Rock que o contrataria para ser comediante.

Personagens Principais

Chris

Christopher Julius Rock III conhecido como Chris é o protagonista Everybody Hates Chris (Todo Mundo Odeia o Chris). O personagem é interpretado por Tyler James Williams e foi baseado na história do comediante Chris Rock.

Todo Mundo Odeia o Chris
Imagem: Todo Mundo Odeia o Chris/ Reprodução

Chris nasceu na cidade de Nova York em 1971, mas na vida real, Chris Rock nasceu em 1965, sendo o primeiro dos tres filhos de Rochelle e Julius Rock.

Rochelle convence Julius a mudar de onde eles moravam em Nova Iorque para um apartamento em Bedford-Stuyvesant no Brooklyn, também uma cidade do estado de Nova Iorque

Quando Chris fez 13 anos de idade em 1982, os pais decidiram transferi-lo para a escola Corleone Junior High School, do outro lado da cidade de Brooklyn Beach. Lá, Chris se tornou o melhor amigo de Greg Wuliger, um menino branco descendente de italianos.

Mas a todo momento ele é ridicularizado por ser o único negro em um colégio considerado para brancos. Seu pior atrito, é com o valentão Joey Caruso, que insiste em não deixa-lo em paz.

Drew

Andrew Rock mais conhecido como Drew é interpretado por Tequan Richmondo, sendo o segundo dos três filhos de Rochelle e Julius Rock.

O garoto dá conselhos para Chris sobre as garotas, que ele acaba não conseguindo seguir com sucesso. Além disso Drew é maior e mais atraente, apesar de ser mais novo do que seu irmão.

Sem querer, ele acaba conquistando Keisha, a menina dos sonhos de Chris, o que o deixa bastante nervoso. Quando Tonya estava brincando com suas amigas e Drew estava assistindo a TV, as meninas davam mais atenção para ele do que para Tonya.

Drew não sabe cantar muito bem, tem medo de aranhas, luta karatê (e inclusive sabe dar golpes mortais), joga basquete e gosta de assistir televisão com sua mãe.

Tonya

Tonya Rock tem 9 anos de idade na primeira temporada e nasceu em Nova Iorque, sendo a mais nova da família e a terceira dos filhos de Rochelle e Julius Rock. A personagem é interpretada pela atriz Imani Hakim.

Tonya
Imagem: Tonya/ Todo Mundo Odeia o Chris

A garota é a antagonista em alguns episódios, quando faz maldades e coloca a culpa em seus irmãos. Ela é muito inconveniente e sacana com os dois, mas principalmente com Chris.

Tonya é também uma grande fã do cantor Billy Ocean e do ator Danny Glover e tal admiração é tão grande, que em um episódio Tonya quer que Drew a ensine a dançar como Billy Ocean, mas Drew afirma que a dança na verdade é do Michael Jackson.

Rochelle

Rochelle Jenna Rock é baseada em Rosalie Tingman Rock, a mãe de Chris Rock na vida real. A personagem é interpretada por Tichina Arnold.

Ela é uma dona-de-casa, esposa de Julius Rock, com quem se casou durante a década de 1970. Ela é estressada e não para em nenhum trabalho, sempre fazendo questão de dizer que não precisa daquilo, por seu marido ter dois empregos.

Rochelle é bastante severa, mas ama sua família, e sempre está preocupada com o que as pessoas pensam sobre ela. A partir dos anos 80, ela começa a trabalhar no salão de beleza de sua melhor amiga, Vanessa.

A mãe de Chris é apaixonada por tartarugas de chocolate e balas, sendo também uma fã incondicional de Iolanda Rownn e Christoper Reeves.

Julius

Christopher Julius Rock II, mais conhecido como Julius, é o pai de Chris na série, sendo interpretado pelo ator Terry Crews. O personagem é baseado no pai de Chris Rock na vida real, um caminhoneiro e entregador de jornais.

Em Todo Mundo Odeia o Chris ele trabalha em 2 empregos também, um como jornaleiro e o outro como segurança.

Todo Mundo Odeia o Chris
Imagem: Julius/ Todo Mundo Odeia o Chris

Julius vive com sua esposa, Rochelle, e com seus três filhos, Chris, Drew e Tonya. Em 1982, ele e sua família se mudaram para um apartamento do qual eles são proprietários, no Brooklin, Nova York.

Julius sempre dorme com o uniforme do trabalho, para já estar pronto quando acordar e sempre sabe o preço de qualquer coisa. O pai de Chris tem como hobby, assistir novelas, principalmente “The Young and the Restless“.

Greg

Gregory Wuliger, mais conhecido como Greg, é o melhor amigo de Chris, sendo interpretado por Vincent Martella. O personagem foi baseado em David Moskowitz que é o atual melhor amigo do ator/comediante Chris Rock na vida real.

Ele é descendente de italianos por parte do pai e de alemães por parte de mãe, e nasceu em Queens, Nova Iorque, em 1970. O garoto estuda na Escola Secundária Corleone, na mesma sala de Chris.

O garoto também é fã das charges de jornais, documentários científicos e literatura medieval, podendo ser considerado um nerd. Na verdade, ele é o único garoto no colégio que não odeia Chris.

Greg tem um livro sobre quase tudo em seu armário e Chris sempre pede conselhos para seu amigo, embora geralmente ele seja péssimo em encontrar soluções.

O cancelamento da série

Os motivos para o cancelamento da série ainda são incertos, mas rumores apontam para que tenha sido por causa da baixa audiência na emissora The CW.

Outra explicação se deve ao fato de que, como 1988 foi o ano em que Julius Rock faleceu na vida real, não havia sentido em incluir isso na série e tão pouco continuá-la sem o personagem.

Everybody Hates Chris teve quatro temporadas, exibidas originalmente nos Estados Unidos entre setembro de 2005 a maio de 2009, pelos canais de televisão The CW Television Network e United Paramount Network.

A série também foi reprisada nos canais pagos Nick at Nite, MTV2, VH1 e BET e por lá, a série completa está disponível nos serviços de streaming Hulu, CBS All Access, CW Seed e no iTunes Store.

No Brasil, Todo Mundo Odeia O Chris foi exibida inicialmente pelo canal Sony e posteriormente na Record TV, TBS, e no Comedy Central, deixando de ser exibida na Record em setembro de 2017 e retornando em janeiro de 2019.

Em março de 2020, a série saiu da grade para dar lugar a nova programação da emissora, mas voltou ao ar três semanas depois, devido aos baixos índices de audiência da atração que havia substituído.

Todas as temporadas de Todo Mundo Odeia o Chris estão atualmente disponíveis no catálogo do serviço de streaming Amazon Prime Video, é só clicar aqui!!

E aí, o que achou de todas essas curiosidades e informações sobre Todo Mundo Odeia o Chris? Deixe sua opinião sobre nosso conteúdo nos comentários e continue acompanhando as análises da nossa página!!

Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários