Invasão Skrull ou Invasão Secreta, é um minissérie da Marvel Comics, que foi publicada entre junho de 2008 e janeiro de 2009. A história foi escrita por Brian Michael Bendis e brilhantemente ilustrada pelo mestre Leinil Yu.

Por mais que tenha sido uma das sagas mais famosas do início dos anos 2000, por conta de suas consequências, a recepção da crítica na época não foi das melhores. Entretanto, com o passar dos anos, acabou se tornando um dos grandes clássicos da editora.

O arco gira em torno de uma infiltração dos Skrulls na Terra e foi bastante controverso, por alterar vários elementos na estrutura do Universo Marvel, com consequências que estão presentes nos quadrinhos até hoje.

Em Invasão Secreta, estamos no auge de uma reformulação na equipe dos Vingadores, sendo que a Guerra Civil chegou ao seu fim e o registro de super-humanos implantado pelo governo, se tornou uma realidade.

Invasão Secreta
Imagem: Invasão Secreta/ Marvel Comics

Tony Stark mantém a liderança da S.H.I.E.L.D., e a Iniciativa dos 50 Estados vem criando um clima de renovação que nunca havia sido alcançado antes. Entretanto, os heróis estão completamente divididos depois da morte do Capitão América, e nem todos aderiram ao registro.

A saga parte do momento onde nos é revelado que muitos heróis e vilões, além de pessoas altamente influentes no governo, haviam sido substituídos por Skrulls disfarçados.

Para entender um pouco do contexto em que Invasão Secreta se passa, é necessário saber que os Skrulls, apesar de sempre serem retratados como vilões, possuem divergências políticas e ideológicas em sua própria sociedade.

A famosa raça transmorfa da Galáxia de Andrômeda, foi apresentada em 1962 nas páginas de “Fantastic Four” #2, sendo criados por Stan Lee e Jack Kirby. Na época, sua intenção era tomar o planeta, trocando de lugar com os integrantes do Quarteto Fantástico.

Enganados por Reed Richards, os Skrulls são levados a acreditar que a Terra é muito ameaçadora e acabam fugindo. Muitas tentativas de invasão aconteceram depois disso, mas todas foram fracassadas e nenhuma foi tão intensa e bem arquitetada como a que ocorreu em Invasão Secreta.

Uma peça chave para compreender como tudo isso teve início, é a influência que a Rainha Veranke mantinha sob as facções extremistas do seu planeta. Inicialmente ela estava na linha de sucessão ao trono, mas foi exilada pelo Imperador Dorrek, por incitar o caos e a desordem no povo Skrull.
0
Vc já conhecia a raça dos Skrulls e a ameaça que ela pode representar?x

Porém, ao ganhar força entre os membros de sua raça, ela acaba se tornando a líder do Império e dá início aos seus planos de invasão à Terra. Muito disso aconteceu, devido ao planeta dos Skrulls ter sido praticamente destruído durante os eventos da saga Aniquilação.

Rainha Veranke
Imagem: Rainha Veranke/ Invasão Secreta

Com o apoio de alguns fanáticos, a Rainha Veranke prega a ideia de que a Terra é a última esperança para a sobrevivência da raça, além de ser religiosamente e legitimamente pertencente a sua linhagem.

Os alienígenas metamorfos passaram décadas se preparando para a invasão, usando sua capacidade de metamorfose para se infiltrar até os escalões mais altos do governo.

As tentativas frustradas de invadir a Terra, levaram os Skrulls à aperfeiçoarem suas técnicas, chegando ao ponto de conseguirem camuflar seu cheiro, e sendo capaz até mesmo de passarem despercebidos pelo sentido aranha e pela magia do Dr. Estranho.

Alguns deles chegaram a sofrer um tipo de lavagem cerebral, para esquecerem que eram Skrulls invadindo a Terra, acreditando na ideia de que realmente eram super-heróis.

Como resultado, as principais linhas de defesa do planeta, S.H.IE.L.D., Vingadores e Quarteto Fantástico, estavam comprometidas. Este clima de conspiração é um dos elementos que torna o arco tão interessante e diferenciado.

Chegamos em várias ocasiões onde os heróis se confrontam devido a desconfiança que foi implantada com os invasores. Até mesmo a identidade do Homem de Ferro fica abalada e todas as consequências da Guerra Civil são colocadas em cheque.

Tony Stark ter entrado em um combate a favor do registro de super-heróis e o fato disso ter causado a ruptura dos Vingadores e a morte do Capitão América, são motivos mais do que suficientes para duvidarmos de suas atitudes.

Series-Invasao-Secreta
Imagem: Invasão Secreta/ Marvel Comics

Algumas situações são bastante óbvias, mas muitas surpresas são inesperadamente chocantes. Temos dificuldades em saber quem são os infiltrados e isso faz com que busquemos por detalhes e furos para tentar descobrir suas identidades.

O interessante é que o autor Brian Michael Bendis foi preparando o terreno para Invasão Secreta ao longo dos anos, antes de dar início a saga. Ele pedia aos colegas artistas, que colocassem Skrulls em suas histórias, como aconteceu em “Vingadores: A Queda”.

Durante a revista dos “Novos Vingadores”, acontece um grande confronto entre Eco e Elektra, que na época era a líder da organização Tentáculo. A luta resulta na morte de Elektra, onde descobrimos que ela era uma Skrull disfarçada.

Como todo bom evento desse tipo, Invasão Secreta termina em uma gigantesca batalha entre os heróis e vilões sem contar que aqui até mesmo os malfeitores se juntam aos Vingadores para impedir a tomada definitiva do planeta.

Ao fim da batalha, é revelado que um dos Skrulls, se fazendo passar por Hank Pym, transformou a Vespa em uma arma biológica capaz de dizimar o planeta inteiro.

Para salvar a todos e impedir uma grande catastrofe, Thor é obrigado a sacrificar a vida da Vingadora, e enquanto isso, Veranke, a Rainha do Império Skrull (que por sinal, tem um dos disfarces mais inesperados da trama) é assassinada por Norman Osborn.

Tony Stark descobre que praticamente todos os heróis substituídos pelos Skrulls disfarçados, estavam sendo mantidos vivos em uma das naves da frota invasora.

Invasão Secreta trouxe várias consequências para o Universo Marvel, e talvez a maior delas tenha sido a de preparar o terreno para o arco “Reinado Sombrio”, onde Norman Osborn ocupou o cargo de Secretário de Defesa dos EUA, liderando os Vingadores Sombrios.

Vingadores Sombrios
Imagem: Vingadores Sombrios/ Marvel Comics

Além disso, os vilões conseguem atingir o status de heróis, e Osborn, depois de ter contido a Rainha Veranke, se torna o homem mais poderoso do mundo, adotando a identidade de Patriota de Ferro.

Após os eventos de Invasão Secreta, a S.H.I.E.L.D. foi completamente desacreditada por não conseguir lidar com a ameaça interna. Norman aproveitou o momento para fundar sua própria agência de defesa conhecida como MARTELO.

O grande problema de Invasão Secreta, talvez seja a interrupção que ela causa na revolução que Stark iniciou em Guerra Civil e praticamente coloca um ponto final na Iniciativa dos 50 Estados, que tinha bastante potencial, mas foi desperdiçada.

Para muitos fãs, esse é um dos maiores problemas, juntamente às resoluções demasiadamente simples e seu foco centrado nos Estados Unidos, sem mostrar como a invasão se passou em outras partes do mundo.

Ainda assim, Invasão Secreta é uma saga extremamente divertida que trouxe diversos elementos inovadores, com muitas reviravoltas e uma ótima construção de enredo.

Agora que a Marvel confirmou a sua adaptação para se tornar uma série do Disney+, a história se tornou praticamente obrigatória para os leitores.

Invasão Secreta
Imagem: Invasão Secreta/ Marvel Comics

E aí galera, o que acharam da nossa análise do arco Invasão Secreta da Marvel? Deixe nos comentários se tiver alguma observação sobre algo que deixamos passar!!

E não marque bobeira!!!

Fique por dentro de todas as histórias da Marvel Comics na página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade da cultura POP!!

 

Leia Mais:
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários