Um dos próximos super-heróis a ser apresentado no UCM é o Mestre do Kung Fu Shang-Chi. O universo em que opersonagem está inserido possui vários elementos incríveis e o vilão Mandarim foi adaptado para fazer parte desta nova saga, que promete ser muito importante para a Fase 4 do cinema.

O novo trailer que foi recentemente divulgado pelo estúdio, chega para comprovar que muitos conceitos sobre o herói e também sobre o vilão, foram repaginados em relação ao que já conhecemos nas HQ’s.

Confira abaixo o trailer oficial do próximo filme do Marvel Studios Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis:

O Mandarim dos quadrinhos prevalece até hoje como um dos maiores inimigos do Homem de Ferro. Porém, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis irá adaptar personagem para se tornar o principal antagonista na aventura de origem do poderoso Mestre do Kung-Fu.

Outra grande mudança que a Marvel fez para os eu universo do cinema, é o fato do Mandarim ser o pai de Shang-Chi. Nas HQ’s, o herói é filho de um vilão originalmente conhecido como Fu-Manchu, que mais tarde teve seu nome alterado para Zheng-Zu.
0
O que vc tem achado sobre as adaptações que a Marvel vem fazendo em seus personagens para o UCM?x

Fu-Manchu precisou sofrer alterações com o passar dos anos, em consequência de um processo judicial contra a editora, acusada de plagiar o personagem que já teria sido criado pelo escritor inglês Sax Rohmer, na primeira metade do século XX.

Além disso, Zheng-Zu acabou se tornando um símbolo estereotipado e negativista da nação chinesa, um tipo de conceito que a Marvel tenta deixar de lado nos dias atuais. Com as alterações que foram feitas para o UCM, o estúdio pretende modernizar os elementos utilizados nos quadrinhos, porém, sem perder a essência dos personagens clássicos.

A Marvel também parece ter feito mudanças na maneira como o Mandarim usa seus famosos anéis do poder. No último trailer divulgado, conseguimos notar que as armas do vilão são mais parecidas com braceletes e também que elas ficam dispostas em seus pulsos.

Esta é uma grande alteração no conceito clássico das HQ’s, tendo em vista que os anéis são uma marca registrada do personagem, além de fazerem parte tanto do seu visual excêntrico como também da mitologia e de boa parte de sua temática.

Ainda não podemos dizer até que ponto essas mudanças irão afetar no nível de poder do vilão e na sua capacidade em bater de frente com os heróis. Nos quadrinhos, os anéis do Mandarim são armas muito poderosas, que fazem dele um vilão extremamente complicado de ser derrotado.

Por outro lado, precisamos concordar que visualmente, os braceletes ficaram incríveis e compõem perfeitamente a estética dos personagens do novo longa. Se pararmos para analisar, a mudança faz todo o sentido, tendo em vista que se trata de uma tecnologia alienígena que está sendo utilizada por um humano.

No novo filme do Universo Marvel, Wenwu se trata de um monarca guerreiro que já assumiu várias identidades ao longo da história. Uma delas é a de Mandarim, o líder supremo da poderosa Organização dos Dez Anéis.

Mandarim
Imagem: Shang-Chi e a lenda dos dez anéis/ Marvel Studios

Pelo que conseguimos compreender analisando trailer e declarações oficiais, o vilão precisa que o filho retorne para assumir o seu legado. Entretanto, o jovem não deseja seguir a mesma jornada de seu pai e o embate entre os dois será inevitável.

Apesar de todas as mudanças no Mandarim do cinema, incluindo o fato de ainda não conhecermos o real poder de seus braceletes, podemos notar que a Organização dos Dez Anéis é gigantesca e conta com uma gama de assassinos de elite.

Dentre esses “capangas”, o trailer dá um destaque especial para o personagem conhecido nas HQ’s como Death Dealer ou Agente da Morte, que parece ser um dos responsáveis pelo intenso treinamento de Shang-Chi durante sua infância.

Outro lacaio que tem seu espaço no teaser é Rasor Fist ou Punho de Lâmina, como é conhecido no Brasil. Este é um dos principais antagonistas do herói nas histórias em quadrinhos, com a diferença de que nas revistas ele tem os dois braços substituídos por lâminas e não apenas um, como será no filme.

O jovem Shang-Chi foi treinado durante toda sua infância e adolescência para se tornar uma arma viva de combate, muito provavelmente para servir aos interesses obscuros e ainda ocultos de seu pai.

Porém, antes que o herói viesse a assumir seu legado na misteriosa Organização dos Dez Anéis, o Mandarim permitiu que ele tivesse uma vida normal por um período de dez anos.

Shang-Chi viveu durante todo esse tempo de maneira simples, fazendo amigos, trabalhando e se divertindo. Mas agora, ele precisará confrontar seu pai, que deseja utilizar todas as suas habilidades para seus planos maléficos.

Segundo algumas especulações, como todo bom filme de artes marciais, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis também terá um tipo de torneio de luta, onde grandes guerreiros precisarão se enfrentar com algum propósito.

Além disso, o longa parece contar com cenas épicas de batalhas entre exércitos, que muito provavelmente servirão como background para introduzir os conceitos e a mitologia deste herói que com toda certeza, irá somar muito ao futuro do UCM.

Elenco e produção

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis traz consigo, um grande elenco que é formado em sua maioria por atores asiáticos e especialistas em artes marciais. O vilão Mandarim é interpretado por Tony Leung e Simu Liu encarna o papel do herói Shang-Chi.

Simu Liu é um ator de origem chinesa que foi criado no Canadá, sendo relativamente novo na carreira. Ele é mais conhecido por atuar na série canadense Kim’s Convenience, onde interpreta o jovem e rebelde Jung Kim.

Mandarim
Imagem: Simu Liu e Awkwafina/ Elenco de Sang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Por outro lado, Tony Leung já se consolidou no cinema, tendo participado de várias produções, além de ter recebido um prêmio como “Melhor Ator” no Festival de Cinema de Cannes, por seu papel no filme Amor À Flor Da Pele, lançado em 2000.

Além de Tony Leung e Simu Liu, o longa ainda conta com as participações de Awkwafina como Katy, Michelle Yeoh como Jiang Nan, Fala Chen como Jiang Li, Meng’er Zhang como Xialing, Florian Munteanu como William Young/Razor Fist e Ronny Chieng como Jon Jon.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é o vigésimo quinto filme do Universo Cinematográfico Marvel. O longa foi escrito e dirigido por Destin Daniel Cretton, com David Callaham e Andrew Lanham também contribuindo com o roteiro.

O longa está previsto para ser lançado em setembro de 2021, fazendo parte da tão aguardada e lendária Fase 4 do UCM.

O passado do Mandarim no UCM

Poucos se lembram, mas já existiu uma versão do Mandarin no UCM, que por sinal, não foi muito bem recebida pelos fãs. O personagem teve uma participação bastante polêmica no terceiro filme da franquia Homem de Ferro, onde foi interpretado pelo ator Ben Kingsley.

Apesar do bom desempenho de Kingsley no papel, os leitores da Marvel criticaram de maneira enfática, o modo como um dos maiores vilões da história da editora, foi adaptado no longa, de forma extremamente descartável e com status de chacota.

No filme de 2013, o vilão na verdade era um ator chamado Trevor Slattery, que foi contratado pelo cientista Aldrich Killian para se fazer passar por Mandarim. O resultado dessa mancada do estúdio, foi uma tremenda rejeição por parte dos fãs, apesar do sucesso de bilheteria nos cinemas.

Ainda em 2013, a Marvel acabou lançando um One-Shot chamado “All Hail the King”, que vinha incluso no blue-ray de “Thor: O Mundo Sombrio”. Neste curta-metragem, Trevor Slattery precisa dar explicações à um integrante da “real” Organização dos Dez Anéis, por ter usado a identidade do Mandarim.

Segundo o diretor Shane Black, esta foi a maneira que o estúdio encontrou para pedir desculpas aos fãs do personagem, além de estabelecer que aquela versão interpretada por Ben Kingsley, não era a verdadeira faceta do supervilão.

Fora isso, podemos notar no curta de 2013 que toda a Organização dos Dez Anéis ficou muito irritada com o circo que foi armado entorno de seu nome e que o verdadeiro Mandarim não deixaria barato.

Com seu novo filme, a Marvel promete fazer justiça ao legado do vilão nas HQ’s e dar a devida importância que ele merece no UCM. Inclusive existe a esperança de que o Mandarim possa ser uma figura de destaque também no futuro das produções cinematográficas.

A História do Mandarim nas HQ’s

Como já era de se esperar pelo próprio nome do filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, o novo trailer veio para confirmar as especulações de que o vilão Mandarim teria uma grande importância na trama.

Entretanto, a Marvel tratou de fazer um bocado de mudanças, tanto no personagem, como também em alguns elementos que fazem parte da estética e dos conceitos em que ele se encaixa nas HQ’s.

Mandarim
Imagem: Mandarim/ Marvel Comics

Entretanto, se olharmos para a maioria dos heróis e vilões dos filmes da Marvel, iremos perceber que quase todos eles passaram por esse tipo de processo. Na maioria das vezes o estúdio acertou ao aproximar as criações da editora para a linguagem cinematográfica usada nos dias atuais.

Ainda assim, achamos muito importante que as origens dos personagens sejam conhecidas e exploradas pelo público, para que sua essência não se perca e o processo criativo tenha uma base sólida para se expandir.

O Mandarim se encaixa em uma categoria de personagens que além de icônicos e extremamente importantes para a maioria dos leitores, se tornaram parte também da história da editora.

O vilão foi criado por Stan Lee e Don Heck, aparecendo pela primeira vez na revista “Tales of Suspense #50″, lançada em 1964 e que trazia uma das aventuras do Homem de Ferro.

Wenwu nasceu na China, sendo que era filho de um casal de aristocratas e seu pai descendia diretamente da linhagem de Gengis Khan. Porém, seus pais foram assassinados durante a Revolução Comunista e o garoto foi criado por uma tia amargurada.

Cada centavo restante da fortuna de sua família que não foi roubado pelos comunistas, utilizou-se na formação acadêmica e também no treinamento físico e de combate durante a sua juventude.

Como resultado, além de um gênio científico e um estrategista brilhante, no decorrer dos anos, Wenwu também acabou se tornando um exímio artista marcial com grande domínio do seu chi.

Ao chegar na vida adulta, não restava mais nada de sua herança e sua casa também foi tomada pelo governo chinês. Este fato fez com que ele começasse a vagar pelo mundo, passando até mesmo por lugares onde ninguém jamais ousava pisar.

Um dia, quando caminhava por um lugar conhecido como o Vale Proibido dos Espíritos, ele se deparou com uma caverna ancestral, que as lendas diziam ser habitada por um dragão.

Como não tinha mais nada a perder, o rapaz se aventurou e o que encontrou lá dentro, iria mudar o seu destino para sempre. Se tratava dos destroços de uma antiga nave estelar, que havia caído alí há milhares de anos atrás.

A espaçonave pertencia a um viajante alienígena da raça Makluan, conhecido como Axonn Karr. Estes seres eram extremamente inteligentes e sua tecnologia era muito mais avançada, contudo, sua forma física era bem parecida com a de um dragão.

Axonn Karr foi confundido com um monstro pelos nativos daquela região, que o machucaram gravemente e o deixaram a beira da morte. Mesmo ferido, ele conseguiu sobreviver por muitas eras dentro de sua espaçonave, entrando em processo de hibernação.

Ao encontrar a criatura, Wenwu não hesitou em matá-la, deparando-se por fim, com o mecanismo que fazia sua nave funcionar. Eram dez relíquias antigas que se pareciam muito com anéis e que cediam poderes incríveis ao seu portador.

Depois de estudar minunciosamente os anéis, o vilão descobriu que os artefatos, na verdade se tratavam de invólucros. Cada um deles continha a essência de um guerreiro cósmico lendário, sendo a fonte de um poder específico.

Usando o que aprendeu estudando a tecnologia alienígena, Wenwu se tornou um ditador obstinado a fazer com que o mundo inteiro pagasse por tudo o que ele sofreu durante sua juventude, tornando-se o Mandarim.

Um fato muito interessante, é que os anéis não são simplesmente artefatos de poder, mas sim uma força sobrenatural, sendo que cada um deles possui até mesmo um tipo de personalidade específica.

Já foi estabelecido nos quadrinhos, que as relíquias podem se comunicar telepaticamente entre si e também com seu portador. Seus poderes funcionam individualmente, porém unidos, eles se complementam e se tornam bem mais eficientes.

Mandarim
Imagem: Mandarim/ Marvel Comics

Fizemos uma relação com os nomes dos dez anéis do Mandarim, seus respectivos dedos e alguns outros personagens que já foram capazes de utiliza-los. Confira abaixo:

Anéis da mão esquerda

Explosão de Gelo- Zero

Posição: Dedo mínimo da mão esquerda.

Este anel permite ao seu usuário, liberar ondas de frio intenso e gelo, podendo criar construtos sólidos de gelo, atordoar inimigos, reduzir a temperatura de alvos até zero grau e congelar de dentro para fora suas vítimas.

Mento-Intensificador- The Liar (Mentiroso)

Posição: Dedo anelar da mão esquerda.

Este anel permite ao seu usuário, manipular energias psíquicas e mentais, criando ilusões e fazendo seus alvos ficarem sugestivos a ordens e comandos telepáticos. Além disso, ele serve para deixar pessoas em um estado de paralisia mental.

Explosão Elétrica- Lightning (Relâmpago)

Posição: Dedo médio da mão esquerda.

Este anel permite a manipulação e liberação de energia elétrica bruta em vários estados diferentes. É um anel pouco explorado, e seus limites de poder nunca foram revelados.

Maestro Relâmpago era um artista decadente da Broadway que tentou criar uma peça sobre a vida de Tony. Quando o próprio Tony o demitiu por suas ideias absurdas, ele resolveu se vingar utilizando o anel Relâmpago.

Explosão de Chamas- Incandescence (Incandescente)

Posição: Dedo indicador da mão esquerda.

Este anel faz com que seu usuário possa manipular e liberar descargas de radiação, seja infravermelha ou térmica, gerando calor e fogo, que podem ser usados para aquecer um alvo específico ou gerar grandes incêndios.

Perigo Vermelho, é uma ativista e jornalista comunista que certa vez, foi escolhida pelo anel e encarregada da tarefa de livrar o mundo da influência “maligna” de Tony Stark. Ela perdeu o anel quando Malekith arrancou suas mãos em busca de todos os anéis.

Luz Branca- Daimonic (Demoníaco)

Posição: Polegar da mão esquerda.

Este anel é capaz de manipular e emitir diversas formas diferentes de energias encontradas no espectro eletro-magnético. Sua função principal é criar grandes clarões de luz para cegar instantaneamente os inimigos de seu usuário.

Além disso, ele pode gerar campos magnéticos e gravitacionais, além de projetar imagens holográficas. Diferentemente do anel Mentiroso, as ilusões acontecem no mundo “real” e não apenas na mente de suas vítimas.

Mandarin
Mandarin

Anéis da mão direita

Luz Negra- Nightbringer (Noctígeno)

Posição: Dedo mínimo da mão direita.

Este anel controla escuridão e as energias sombrias provenientes da Dimensão Negra. Uma de suas habilidades é a de absorver toda a luz ao seu redor, criando ambientes de escuridão absoluta.

Victor Kohl, é um inumano conhecido como Exilado, que foi escolhido para portar o Noctígeno. Quando as Névoas Terrígenas surgiram, Victor matou seu pai e irmãos involuntariamente, mas o anel sugeriu que tudo tinha sido culpa do Homem de Ferro.

Feixe de Desintegração- Spectral (Espectral)

Posição: Dedo anelar da mão direita.

Considerado por alguns, o anel mais poderoso e terrível, o Espectral é capaz de projetar uma rajada capaz de desfazer todas as ligações entre os átomos, desintegrando seu alvo por completo. Contudo, ele precisa de vinte minutos para se recarregar entre os disparos.

O Rei dos Elfos Negros, Malekith, o Maldito, “sequestrou” este anel e passou a usá-lo para encontrar os restantes e toma-los à força de seus usuários.

Feixe de Vórtice- Spin (Rodopio)

Posição: Dedo médio da mão direita.

Este anel é capaz de gerar agitação dos ventos, formando tornados, furacões, vórtices e ventanias, que podem ser utilizados de forma ofensiva ou então para levitar objetos e o próprio usuário.

Alec Eiffel, é um fascista que foi escolhido pelo próprio anel para destruir o Homem de Ferro.

Feixe de Impacto- Influence (Influente)

Posição: Dedo indicador da mão direita.

Este anel faz com que seu usuário possa projetar diversas formas de energia de concussão, criando impactos sônicos através de ondas eletromagnéticas. Ele também é capaz de disparar rajadas de elétrons e nêutrons, que servem para atacar inimigos ou ainda, destruir objetos com força bruta.

Reorganização de Matéria- Remaker (Recriador)

Posição: Polegar da mão direita.

Tão poderoso quanto o Espectral, esse anel é capaz de manipular e reorganizar moléculas e átomos de qualquer substância, transmutando-as em outros elementos. Usando termos simplistas, é um anel “alquimista”, capaz de transformar água em óleo, ferro em ouro, e até mesmo seres humanos em outros seres ou objetos.

Lorde Recriador é um senhor da guerra que tentou tomar posse da Cidade Mandarim após a morte do vilão, porém teve seus planos frustrados pelo Homem de Ferro.

Este personagem reteve o anel Recriador e foi o primeiro entre os novos escolhidos dos anéis para derrotar o Homem de Ferro. Entretanto, ele logo foi assassinado por Malekith, que roubou seu anel.

Mandarim
Imagem: Mandarim/ Marvel Comics

Sobre o herói Shang-Chi

Apesar de ser pouco conhecido pelo grande público, Shang-Chi já tem uma longa história nas páginas da Marvel. Ele foi criado por Steve Englehart e Jim Starlin e sua primeira aparição foi na revista “Special Marvel Edition #15″ em dezembro de 1973.

Nesta época, Bruce Lee estava despontando para se tornar um ícone da cultura pop e as produções eram muito influenciadas pelas artes marciais no geral, sendo que a aclamada série Kung Fu estrelada por David Carradine estava em seu auge.

As HQ’s de Shang-Chi apresentam um universo místico gigantesco e repleto de novos conceitos, que com certeza serão muito explorados pelo estúdio no futuro de suas produções cinematográficas.

O personagem faz parte de uma proposta do Marvel Studios, em ser mais inclusivo com diferentes raças e etnias, sendo que Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis será o primeiro longa do UCM a ser protagonizado por um ator de origem asiática.

O herói é considerado como um dos maiores artistas marciais nos quadrinhos da Marvel Comics. Mesmo não tendo poderes sobre-humanos, ele já provou que pode bater de frente com vários personagens poderosos, até mesmo contra alguns Deuses.

Shang Chi
Imagem: Shang Chi/ Marvel Comics

Ele é um especialista em todos os estilos de Kung-Fu, tanto em combates desarmados quanto armados, incluindo o uso de espadas, bastões, nunchaku e shuriken. Grande parte das habilidades do personagem estão ligadas ao seu completo domínio da energia vital conhecida como Chi.

Estas técnicas lhe permitem superar as limitações físicas de uma pessoa comum, aumentando impressionantemente sua força e agilidade ao ponto de permitir até mesmo que ele possa desviar de tiros.

Por exercer extremo domínio do seu sistema nervoso, Shang-Chi é muito resistente a ferimentos, a dor e também à certos tipos de venenos.

Nos quadrinhos, o herói recebeu treinamento especial em artes marciais para se tornar uma máquina de combate a serviço do seu pai, o temido Fu-Manchu, que mais tarde viria a se chamar Zeng-Zu.

Com a troca do vilão, a origem de Shang-Chi também seria alterada, fazendo com que o personagem se tornasse um bêbado com passado de treinamentos no território da cidade sagrada de K’un Lun.

Uma adaptação das histórias do herói já vinha sendo desenvolvida desde o ano de 2001, mas só vieram a tomar forma com a contratação do roteirista David Callaham em 2018 e mais ainda, com a introdução de Daniel Cretton no projeto.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Imagem: Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis/ Marvel Studios

E aí nerds, depois de todas essas informações e curiosidades sobre o vilão Mandarim e o universo do herói Shang-Chi, em que nível ficou seu HYPE para a estreia do filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis?

Então não marque bobeira!!!

Saiba tudo sobre os grandes personagens do Universo Cinematográfico da Marvel em nossa página Proddigital POP e também siga nossas redes sociais InstagramTwitterFacebook para não perder nenhuma novidade da cultura POP!!

Leia Mais:
Seja avisado
Me avise sobre
guest
0 Comentários
Comentários de trechos do post
Ver todos os comentários